Toyota apresenta equipe para o mundial de Endurance

 
Sem muita pompa a Toyota fez o lançamento oficial da sua equipe para o mundial de endurance. A solenidade foi realizada no circuito de Paul Ricard já que lá está sendo feito os testes de desenvolvimento do modelo. Os pilotos que já foram divulgadas em diversos sites se confirmou com Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima e Alex Wurz. O carro que foi batizado de TS030 teve sua construção na mesma fábrica que construía os modelos de F1 e deve rodar mais de 40 mil km no desenvolvimento do modelo. A equipe ainda não definiu o nome dos pilotos do segundo carro já que tem dois convites para Le Mans.

Para o presidente da Montadora Yohiaki Kinoshita é uma nova era para a empresa “É claro que nosso objetivo é vencer  Le Mans … Este é o sonho de cada concorrente. Mas nós somos realistas, sabemos que o desenvolvimento e a aprendizagem para ser capaz de competir contra adversários muito difíceis. Nossa meta este ano? Mostrar o nível de desempenho do carro e, especialmente, o seu motor. A tecnologia híbrida é fundamental para a Toyota, é importante testar na arena do automobilismo porque queremos provar seus benefícios potenciais, tanto em termos de tempos de volta como na economia de combustível.”

O nome do modelo vem da alusão e segue a nomenclatura adotada pela montadora na construção de seus modelos. TS010 foi o modelo que disputou o grupo C nos anos 90, TS020 o modelo que competiu em Le Mans no ano de 1999 e 2000.

O motor a combustão é um V8 3,4 litros aclopado a um motor elétrico na parte dianteira. Em apenas 2 segundos de frenagem o sistema está totalmente carregado e com uma potencia de 500 kJ. Assim o piloto pode usar o ganho de energia para aumentar a potencia ou economizar combustível do motor a gasolina.

 

Grid Mod para Rfactor – Pegueot 909, Lola Rebellion entre outros.

Com este problema do megaupload vários mods, pistas entre outros utilitários foram perdidos. Com isso nós amantes do mundo da simulação perdemos uma grande fonte de novidades. Mas por outro lado a vida sempre encontra um meio de seguir em frente. A algum tempo postei aqui a conversão do mod GRID do GTR2 para Rfactor. Seus primeiros modelos foram o HPD e o Oreca FLM. Com o passar do tempo outros modelos foram sendo lançados e resolvi reunir todos aqui para facilitar as coisas. Para quem tem o mod enduracers instalado por por os carros sem problemas não tendo a necessidade de instalação de mais um mod. O download dos carros pode ser feito no fórum listado abaixo bem como a relação completa dos carros. Lembrando que para entrar no fórum é necessário cadastro.

https://gt-imt.forumattivo.it/f7-rfactor

Modelos lançados após o primeiro mod.

Chevrolet Corvette
Peugeot 908 HDI e 908 2011
Rebellion Racing Lola Toyota
Ford GT GT1
Audi R10 TDI

Equipes definem pilotos para 2012.

 
A Corvette Racing definiu seus pilotos para a temporada 2012 da ALMS. No carro #3 Jan Magnussen divide o volante com Antonio Garcia. Para as corridas longas como Sebring, Petit Le Mans e Le Mans terão a companhia de Jordan Taylor. No carro #4 Oliver Gavin e Tommy Milner com o apoio de Richard Westbrook. A equipe começa os trabalhos nos dias 8 e 9 de Fevereiro nos testes de inverno em Sebring.

Team Ferbermayr Proton confirma 2 Porsche 997 GT3-RSR

Se especulou muito que o programa de 2012 da Ferbermayr Proton mas tudo mudou. A equipe anuncio sua participação no mundial endurance com 2 Porsche 997 GT3-RSR. O primeiro será pilotado na classe GTE-PRO por Marc Lieb e Richard Lietz. O segundo será na GTE-AM com Gianluca Roda e Christian Ried.

Rebellion Racing com dois Lola no WEC

 
A Rebellion também confirmou sua participação no WEC e Le Mans com seus dois Lola Toyota. Seu objetivo é claro, ser a melhor equipe privada do campeonato.

Em 2011 a equipe venceu na classe P1 entre os modelos a gasolina na LMS e no ILMC a equipe terminou em terceiro lugar atrás de Audi e Peugeot. A equipe vai manter a parceria com a Toyota e receberá de forma exclusiva uma versão melhorada do motor RV8KLM um V8 de 3,4 litros. Entre os pilotos a equipe renovou com três. Andrea Belecchi, Neel Jani e Nicolas Prost. O piloto estreante da equipe é Harold Primat que foi piloto oficial da Aston Martin até o ano passado. Primat já venceu as 6 horas de Laguna Seca em 2011 e os 500km de Okayama em 2009, além de vários pódios tanto na ALMS quanto LMS.

Pescarolo confirma sua participação no WEC.

 

A equipe Pescarolo Sport anunciou a sua participação no mundial desde ano. Henri que é um dos ícones da resistência irá por um carro competindo nas provas regulares e 2 em Le Mans. O anúncio foi feito em Sarthe durante o concurso de fotos promovido anualmente pela ACO. A escolha de carros e pilotos ainda é algo indefinido. Se cogitou um Peugeot mas com a desistência do fabricante isto é algo pouco provável. Tudo indica que a equipe deve correr com os carros da OAK Racing. Pescarolo ainda não definiu datas para revelar seus planos.

Zytek Jota Nissan Sport é lançada.

A equipe Jota que até ano passado competia com Aston Martin na classe GT anunciou a aquisição de um Zytek Z011SN Nissan para competir na ELMS na classe P2. A equipe também irá solicitar um convite para Le Mans.

Sam Hancock proprietário da marca revela mais detalhes do novo carro.
Para mim, é um acordo muito importante. Ao longo dos anos tenho vivido uma experiência fantástica como a Aston Martin especialmente tendo terminado em quarto lugar geral nas 24 Horas de Le Mans esta é hora de avançar e a oportunidade com um Zytek LMP2 Jota é muito excitante.
Gostei muito do desafio que foi o GT, e espero mesmo continuar a conduzir para outras equipes, além de meus compromissos com a Zytek, mas não há nada melhor do que dirigir um protótipo. Estou realmente ansioso para atacar novamente a Eau Rouge ou as curvas Porsche em alta velocidade. É são esses pensamentos que me tire da cama todas as manhãs.
Além disso, ele deve ser uma temporada emocionante. Como eu disse, espero melhorar o  programa Zytek com os outros pilotos”

Até o momento Sam irá fazer dupla com Simon Dolan.

Peugeot desiste de competir no endurance

 
Triste notícia para os fãs do Endurance que viram o ano de 2012 como o começo de uma nova era com a criação do “mundial” da categoria. A Peugeot divulgou nota informando que está abandonando as competições de endurance. Abaixo a nota oficial emitida.
 
Peugeot finaliza seu programa de endurance visando garantir o lançamento e sucesso  de seus carros para 2012.
Depois de 14 vitórias nas últimas 16 corridas, incluindo uma dupla no 24 Horas de Le Mans de 2009 como parte do campeonato. No ILMC a Peugeot venceu por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011, a Marca decidiu encerrar seu programa de endurance para  2012  e não participar das próximas 24 Horas de Le Mans .
 
Esta decisão foi tomada pelo ambiente econômico desafiador na Europa juntamente com um ano particularmente movimentado para a marca em termos de lançamentos de novos veículos. Neste contexto, a Peugeot prefere concentrar seus esforços e recursos para garantir o lançamento bem sucedido dos modelos 208, 3008 HYbrid4, 508 RXH, 508 HYbrid4 e 4008, que terá à frente a estratégia da marca de automóveis de luxo e a extensão sua presença global.
 
De acordo com as suas obrigações de responsabilidade social e como parte do acordo (gestão provisional de empregos e competências) GPEC assinada por cinco sindicatos, todos os trabalhadores serão realocados no Grupo, graças a um sistema especial criado para supervisionar e levar a mobilidade, formação e reciclagem”.
 
E o que essa desistência mudará no atual cenário do Endurance? A priori teremos uma grande lacuna na competitividade já que a Peugeot era a única que rivalizava com a Audi a liderança das corridas. Com que o fabricante Alemão irá brigar de igual para igual? Toyota? Acho pouco provável já que neste primeiro ano o carro deve ser desenvolvido. Entre as equipes privadas mesmo com a tão falada equivalência é pouco provável que teremos uma competição realmente dita.
Também devemos ficar alertas para o comportamento da Audi já que nenhum fabricante gosta de torrar dinheiro sem competitividade. Isto já foi visto em 2009 quando a Penske desistiu de competir na ALMS e a Audi sem concorrentes resolveu se focar apenas em Le Mans. Vamos esperar nos próximos dias para saber qual será a reação do construtor de 4 argolas.

Primeiras imagens do novo protótipo da Toyota em Paul Ricard.

 
 
A foto está por ai, em fóruns sobre automobilismo, e imprensa especializada. A dita imagem é do mais novo protótipo da Toyota que irá disputar o mundial de endurance deste ano.
Se sabe que ele terá motorização híbrida com motor elétrico e a combustão alimentado por gasolina vai correr na classe LMP1. As fotos foram tiras no circuito de Paul Ricard e mostra uma grande semelhança com modelos como Peugeot 908, Lola Coupe e por que não Lola Aston Martin?

Virgina confirmada no calendário da ALMS e Strakka Racing revela novos planos para a temporada.

 

A Strakka Racing pequena equipe inglesa quer reviver os áureos tempos das pequenas equipes da terra da rainha. A equipe que este ano compete no WEC com um ARX-03a está a todo vapor. O lançamento do carro é a poucos dias bem como a preparação dos pilotos está em ritmo acelerado.

“Estou muito animado para participar do Campeonato Mundial de Endurance. Temos um grande desafio e nosso objetivo é vencer entre as equipes privadas. É encorajador ver que há um número de equipes particulares no WEC, o que significa que estou confiante sobre o nível de competitividade do campeonato. Estamos realmente ansiosos para começar em Sebring, pois haverá concorrência das equipes americanas. Sempre tive a ambição de competir contra as equipes americanas. Para nós, será um momento especial na história da Strakka Racing e estou ansioso para mostrar o que podemos. Esta é uma oportunidade única para nós ir a lugares que não conhecemos, e é especialmente importante ir para o Japão por conta da Honda. As corridas em casa como às 24 Horas de Le Mans e Silverstone são sempre dois momentos muito intensos e todos nós queremos mostrar o nosso desempenho. “ Revela Danny Watts dono da equipe.

Watts também comenta sobre as outras pistas do campeonato “Liderar em um Campeonato do Mundo será uma experiência nova para mim. Participar do WEC é natural para mim como piloto, e para a equipe, será um desafio totalmente novo. Temos um novo HPD onde iremos por a prova em pistas ainda inéditas para a equipe. Sebring, Monte Fuji e Interlagos será uma novidade.”
A ALMS divulgou a etapa da Virginia para o dia 15 de Setembro. Esta será a primeira vez que os carros da ALMS irão riscar uma das mais belas pistas dos EUA. Segundo Scott Atherton presidente da ALMS este foi um pedido antigo dos fãs. A pista foi inaugurada em 1957 e sediou corridas até 1974 para ser reaberta no ano 2000 com várias melhorias no quesito segurança. Além da rodada da ALMS terá uma corrida dos Porsche GT3 e Cooper Tires Prototype.  O vídeo abaixo mostra a pista no ano de 1998 passando por reformas.