Mudanças no regulamento do WEC beneficia Toyota.

O comitê da FIA para o WEC fez alterações no regulamento da classe LMP1. Abaixo alguns trechos das alterações:

"Após a mudança nos regulamentos do Campeonato Mundial de Endurance da FIA realizadas em dezembro de 2011, apenas carros da classe LMP1 que obtiveram as maiores pontuações receberão pontos pelo título mundial de construtores em cada uma das oito corridas do campeonato em 2012 e apenas os seis melhores pontuarão, que devem incluir os pontos obtidos nas 24 Horas de junho.

Com tais mudanças a Toyota que vai começar a competir apenas na etapa de SPA poderá lutar de igual para igual com a Audi se esta por exemplo não tiver uma boa colocação em Sebring. As mudanças foram aprovadas por todas as equipes envolvidas depois da desistência da Peugeot no mês passado. Antes os pontos eram obtidos pelos carros da equipe.

Martin Brundle volta a Sarthe em companhia do filho Alex.

 

A graça de competir no endurance é que não existe uma idade limite. O maior limite são os reflexos e a vontade de ganhar. Com este pensamento Martin Brundle que já competiu na F1 e tem 9 participações em Sarthe volta em 2012 na companhia do filho Alex ao volante do Zytek Nissan da equipe Greaves Motorsport.

Martin estreou em Sarhe em 1987, Venceu em 90 com Jaguar. Também marcou a pole da edição de 99 com Toyota. Sua última participação foi com a Bentley  em 2001. Acompanhe abaixo a entrevista do piloto ao site da ACO.

Qual sua melhor lembrança sobre Le Mans?
R. Em 1990, no pódio. Havia muitos fãs da Jaguar e foi bom sentir esta emoção, esse apoio. Várias horas antes do final da corrida eles já torceram por nós.

Como foi correr em Mulsane sem os defletores?
R. Em tais velocidades o risco era inevitável, mas a sensação foi única. Nós realmente não tínhamos tempo para relaxar, pois poderia haver sujeira, carros e fiscais na pista. O tempo podia mudar de repente como aconteceu com Win Percy (O piloto sofreu um grave acidente na edição de 1987 quando o pneu de seu carro estourou em plena reta Mulsane fazendo o carro voar sendo atirado a mais de 600 metros da pista. O piloto saiu ileso com apenas cortes no capacete)

Voltando ao presente. Qual sua opinião sobre a carreira de Alex?
R. Ele se movimenta muito bem. Estou confiante nele. Nesta temporada que irá disputar Le Mans, a GP3 e ELMS. Agora que ele completou seus estudos universitários, ele tem um ano ou dois para se dedicar completamente a carreira de piloto. Espero que ele continue o endurance, porque sinto que esta categoria vai crescer muito nos próximos anos.

Como surgiu a idéia de competir com ele em Le Mans?
R. Nós já dividimos o volante de um Radical SR8 em Brands Hatch, e participamos do troféu Lamborghini em Hockenheim. Ele está pronto. Pela minha parte tenho preparo físico e e velocidade. Estou muito grato a Nissan por me ajudar neste projeto.

Como você vai ajudar Alex?
R. Em Le Mans aprendemos muito com experiências ruins. Mas espero salvá-lo um pouco. Quanto estamos treinando falamos constantemente sobre o carro, a pista e aprendemos muito um com o outro.

E o que vai ajudar você lá?
R. Levarei minha experiência técnica. Como análise de dados e telemetria. Estou ansioso para ver como pilotamos e aprender com isso.
Quem será o mais rápido?
R. Alex  tem 21 anos e eu tenho 52. A minha experiência será um trunfo na corrida. Mas espero ser mais rápido em velocidade final.
Qual será seu objetivo?
R. Quero aproveitar ao máximo esta experiência com meu filho. Ganhar na classe LMP2 seria muito especial.

Foto do dia – Panoz LMP preparado para “Guerra”

 

As festividades para os 50 anos de Sebring prometem muito. A Gunnar Racing customizou um Panoz LMP de 1999 com as cores de antigos caças da segunda guerra. Acompanhe abaixo a transformação. O carro será pilotado por Gunnar Janete. Atente para as metralhadoras nas laterais e na frente. Será que alguém vai inventar moda e não dar passagem?

 
 
 
 
 
 

Stephane Sarrazin confirmado na Starworks Motorsports.

 

O piloto Stephane Sarrazin que até outro dia competia pela Peugeot e que depois do cancelamento do programa do fabricante Francês estava sem emprego. Hoje foi anunciado que irá competir pela Starworks na classe P2 com equipamento HPD ARX-03a.

“Estou muito feliz por se juntar à equipe” , diz Stephane. “Eu passei muito tempo como piloto da Peugeot mas eles decidiram parar há duas semanas e eu me vi sem um programa. Fiquei muito satisfeito com o telefonema de Peter (Baron). Tenho certeza que isso é uma grande oportunidade para mim correr com esta equipe neste carro. Acho que podemos conseguir bons resultados. A equipe figurou em Daytona e isso me dá confiança para a temporada. Também estou muito contente por participar no Campeonato Mundial de Endurance. O nível é alto e sei já competi em todas as pistas. Estou ansioso para entrar no carro e ir para a pista. “

ELMS divulga lista prévia

 

A ACO divulgou hoje a lista prévia com as equipes que irão disputar a ELMS este ano. A relação com 21 nomes deve aumentar nos próximos dias. Este ano a categoria tem como classe principal a LMP2. A lista conta com 12 carros nesta classe, 5 na GTE-PRO 2 na GTE-AM e 1 na GTC. Confira abaixo a lista completa.

C # Equipe CHASSIS / MOTOR
PILOTOS
P2 10 PECOM RACING ORECA 03 NISSAN LUIS PEREZ COMPANC
SOHEIL AYARI
PIERRE KAFFER
P2 11 RACE PERFORMANCE ORECA 03 NISSAN JONATHAN HIRSCHI
MICHEL FREY
P2 12 GREAVES MOTORSPORT ZYTEK Z11SN NISSAN ALEX BRUNDLE
LUCAS ORDONEZ
TOM KIMBER-SMITH
P2 14 JOTA ZYTEK Z11SN NISSAN SAM HANCOCK
SIMON DOLAN
P2 15 NORMA M200P JUDD EXTREME LIMITE ARIC FABIEN ROSIER
(A ANUNCIAR)
P2 16 BOUTSEN GINION RACING ORECA 03 NISSAN BASTIEN BRIERE
(A ANUNCIAR)
P2 17 STATUS GRAND PRIX LOLA B12/80 JUDD (A ANUNCIAR)
(A ANUNCIAR)
P2 18 MURPHY PROTOTYPES ORECA 03 JUDD JODY FIRTH
WARREN HUGHES
(A ANUNCIAR)
P2 19 SEBASTIEN LOEB RACING ORECA 03 NISSAN NICOLAS MARROC
(A ANUNCIAR)
P2 20 JETALIANCE RACING LOLA B12/80 JUDD DAVID HEINEMEIER-HANSSON
KRISTIAN POULSEN
LUKAS LICHTNER-HOYER
P2 24 OAK RACING MORGAN JUDD JACQUES NICOLET
(A ANUNCIAR)
P2 35 OAK RACING MORGAN JUDD (A ANUNCIAR)
(A ANUNCIAR)
P2 46 THIRIET BY TDS RACING ORECA 03 NISSAN MATHIAS BECHE
PIERRE THIRIET
GTE P 50 JMW MOTORSPORT FERRARI 458 ITÁLIA JAMES WALKER
(A ANUNCIAR)
GTE P 51 PROSPEED COMPETITION PORSCHE 997 GT3-RSR (A ANUNCIAR)
(A ANUNCIAR)
GTE P 52 JMB FERRARI 458 ITALIA (A ANUNCIAR)
(A ANUNCIAR)
GTE P 53 LOTUS LOTUS EVORA (A ANUNCIAR)
(A ANUNCIAR)
GTE P 54 DOWNFORCE1 ASTON MARTIN VANTAGE (A ANUNCIAR)
(A ANUNCIAR)
GTE A 60 AF CORSE FERRARI 458 ITALIA PIERGIUSEPPE PERAZZINI
MARCO CIOCI
(A ANUNCIAR)
GTE A 61 IMSA PERFORMANCE MATMUT PORSCHE 997 GT3-RSR ANTHONY PONS
NICOLAS ARMINDO
RAYMOND NARAC

Sebastien Loeb confirma Oreca 03 para este ano.

 

A equipe Loeb Racing confirmou a participação da equipe já para este ano na classe LMP2. Ao contrário do que a equipe divulgou anteriormente a decisão de partir direto para a classe LMP2. “A aquisição de um Oreca 03 este ano representa uma excelente oportunidade para aprender mais rápido. Isto irá permitir-nos ser mais ambiciosos para 2013 e chegar mais bem preparados para as 24 horas de Le Mans, que continua ser a nossa prioridade.Nosso desejo é ser um grande competidor em 2014 “. Comenta Loeb.

A equipe também anunciou a contratação de Nicolas Marroc piloto de 25 anos que já teve passagens pelo kart, F. Renault E F3 Euro Series. Os outros dois pilotos serão anunciados em breve.

Foto do dia – HDP da equipe Muscle Milk


Os testes em Sebring sempre nos revelam boas histórias neste começo do ano. No segundo dia Luiz dias com o HPD da Level 5 marcou o melhor tempo superando a pole da prova das 12 horas do ano passado com o tempo de 1:53.044. Outra novidade são as primeiras imagens do novo carro da equipe Muscle Milk. A equipe que também vai competir na classe LMPC deve mostrar o carro nos próximos dias.

Aston Martin AMR-ONE nas mãos de Pescarolo???

 

Na lista divulgada pela ACO para as 24 horas de Le Mans se viu a equipe Pescarolo surpreendendo a todos com a volta do protótipo Japonês Dome além de seu velho protótipo. Porém o que poucos sabem é que Henry adquiriu os protótipos AMR-ONE que foram a decepção do endurance no ano passado.

Depois dos problemas enfrentados a Aston Martin resolveu voltar para a competição com modelos GT e deixou o programa com protótipos de lado. Assim deixou o caminho livre para Pescarolo comprar os chassis e fazer uma verdadeira reformulação.

As alterações começam por um novo motor Judd que será feito exclusivamente para o AMR-ONE. Estas mudanças não ficariam prontas a tempo das 24 horas de Le Mans desde ano. “Tudo nele não é bom, apenas o chassi que é excelente. O Pescarolo 03 usará o chassi do AMR-ONE como base, mas tudo nele será novo.” revela Pescarolo. Dois dos seis chassis feitos pela Prodrive estão em poder de Henry.
Além dos dois carros comprados por Pescarolo é sabido que o Deltawing também utiliza um dos chassis AMR-ONE. A pergunta que não quer calar. O que aconteceu com os dois carros que largaram em Le Mans ano passado?

Dempsey Racing marca sua estréia na ALMS

 

A equipe Dempsey Racing revelou as cores do seu Oreca FLM09 que irá disputar o campeonato da ALMS este ano. A equipe que faz sua estréia terá como pilotos Duncan Ende e Henri Richard. Segundo informações da Endurance.info a equipe planeja um protótipo LMP2 para o segundo semestre. O dindin fica por conta da HP, Future Electronics