Audi apresenta R18 Híbrido dia 29 de Fevereiro

 

Com data prevista para 29 de Fevereiro no aeroporto de Monique na Alemanha a Audi dá o primeiro passo para mais uma vitória em Sarthe. Desta vez o destaque não será o modelo movido a Diesel e sim um protótipo híbrido. Na oportunidade cerca de 300 jornalistas estarão presentas na apresentação intitulada “Olhando para o futuro – a tecnologia automotiva de amanha”

Esteticamente o carro será parecido com o R18 que estamos habituados com pequenas alterações já que o modelo irá carregar motorização elétrica. Também serão revelado o nome dos 12 pilotos que irão participar da grande clássica já que além dos dois modelos híbridos o fabricante levará dois R18 “normais”.

Toyota realiza corrida de 30 horas para desenvolver TS030

 

Se para alguns uma corrida que dura 24 horas é um absurdo, pense em um que dura 30? Este é o objetivo da Toyota no seu programa de desenvolvimento do modelo TS030. Os pilotos Sebastien Buemi, Hiroaki Ishiura, Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima se revezam. Este não será a única corrida. Em Abril outra bateria de testes será realizada.

Pascal Vasselon diretor técnico explica a importância deste tipo de testes antes das grandes corridas.“Realizamos testes que contribuem para enriquecer os desenvolvimentos atuais em termos de desempenho, confiabilidade e organização. O teste de resistência foi interessante devemos enfrentar alguns desafios. Isso não tem sido fácil, nem para o carro ou os membros da equipe, mas todos nós somos apaixonados por este projeto e o espírito de equipe é tal que nos permitiu chegar ao fim. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e as conclusões que podemos tirar. Tudo isso nos permitirá acelerar os preparativos para nossa primeira corrida. “

Hiroaki Ishiura se deslumbrou com o modelo. “”Liderar o HYBRID TS030 pela primeira vez durante um teste de resistência foi uma experiência muito emocionante. Na verdade, era a minha primeira vez no circuito de Paul Ricard  e minha seção foi durante a noite. Meu primeiro objetivo era encontrar meu caminho! Nós dirigimos uma noite curta no Super GT: Eu não tenho muita experiência. Com isto em mente, estes testes foram muito úteis para mim. Foi uma coisa boa para completar muitas voltas”.

Dome S102 já se encontra nas oficinas da Pescarolo

 
Com certeza a mais surpreendente parceria dos últimos anos a Pescarolo com a Dome já começa a render as primeiras imagens. Chegou na manha de hoje nas oficinas da equipe em Le Mans o protótipo que será alimentado por um motor Judd. Na oportunidade além de Henri Pescarolo , Sebastien Bordais e Nicolas Minassian pilotos estavam presentes. Mais informações serão reveladas hoje a noite no lançamento oficial da equipe.

Toyota GT-One 1999 para Rfactor.

Que tal pilotar o modelo que chegou em segundo lugar em Le Mans em 99? Graças a uma conversão feita do jogo Forza Motorsports do Xbox temos a chance de competir no Rfactor com o Toyota GT-One. O carro que foi convertido por Dave. O único senão do mod fica por conta dele ter apenas este carro, mas pode ser facilmente instalado no mod enduracers por exemplo.

https://www.gamefront.com/files/service/thankyou?id=21007701

Mudanças no regulamento do WEC beneficia Toyota.

O comitê da FIA para o WEC fez alterações no regulamento da classe LMP1. Abaixo alguns trechos das alterações:

"Após a mudança nos regulamentos do Campeonato Mundial de Endurance da FIA realizadas em dezembro de 2011, apenas carros da classe LMP1 que obtiveram as maiores pontuações receberão pontos pelo título mundial de construtores em cada uma das oito corridas do campeonato em 2012 e apenas os seis melhores pontuarão, que devem incluir os pontos obtidos nas 24 Horas de junho.

Com tais mudanças a Toyota que vai começar a competir apenas na etapa de SPA poderá lutar de igual para igual com a Audi se esta por exemplo não tiver uma boa colocação em Sebring. As mudanças foram aprovadas por todas as equipes envolvidas depois da desistência da Peugeot no mês passado. Antes os pontos eram obtidos pelos carros da equipe.

Martin Brundle volta a Sarthe em companhia do filho Alex.

 

A graça de competir no endurance é que não existe uma idade limite. O maior limite são os reflexos e a vontade de ganhar. Com este pensamento Martin Brundle que já competiu na F1 e tem 9 participações em Sarthe volta em 2012 na companhia do filho Alex ao volante do Zytek Nissan da equipe Greaves Motorsport.

Martin estreou em Sarhe em 1987, Venceu em 90 com Jaguar. Também marcou a pole da edição de 99 com Toyota. Sua última participação foi com a Bentley  em 2001. Acompanhe abaixo a entrevista do piloto ao site da ACO.

Qual sua melhor lembrança sobre Le Mans?
R. Em 1990, no pódio. Havia muitos fãs da Jaguar e foi bom sentir esta emoção, esse apoio. Várias horas antes do final da corrida eles já torceram por nós.

Como foi correr em Mulsane sem os defletores?
R. Em tais velocidades o risco era inevitável, mas a sensação foi única. Nós realmente não tínhamos tempo para relaxar, pois poderia haver sujeira, carros e fiscais na pista. O tempo podia mudar de repente como aconteceu com Win Percy (O piloto sofreu um grave acidente na edição de 1987 quando o pneu de seu carro estourou em plena reta Mulsane fazendo o carro voar sendo atirado a mais de 600 metros da pista. O piloto saiu ileso com apenas cortes no capacete)

Voltando ao presente. Qual sua opinião sobre a carreira de Alex?
R. Ele se movimenta muito bem. Estou confiante nele. Nesta temporada que irá disputar Le Mans, a GP3 e ELMS. Agora que ele completou seus estudos universitários, ele tem um ano ou dois para se dedicar completamente a carreira de piloto. Espero que ele continue o endurance, porque sinto que esta categoria vai crescer muito nos próximos anos.

Como surgiu a idéia de competir com ele em Le Mans?
R. Nós já dividimos o volante de um Radical SR8 em Brands Hatch, e participamos do troféu Lamborghini em Hockenheim. Ele está pronto. Pela minha parte tenho preparo físico e e velocidade. Estou muito grato a Nissan por me ajudar neste projeto.

Como você vai ajudar Alex?
R. Em Le Mans aprendemos muito com experiências ruins. Mas espero salvá-lo um pouco. Quanto estamos treinando falamos constantemente sobre o carro, a pista e aprendemos muito um com o outro.

E o que vai ajudar você lá?
R. Levarei minha experiência técnica. Como análise de dados e telemetria. Estou ansioso para ver como pilotamos e aprender com isso.
Quem será o mais rápido?
R. Alex  tem 21 anos e eu tenho 52. A minha experiência será um trunfo na corrida. Mas espero ser mais rápido em velocidade final.
Qual será seu objetivo?
R. Quero aproveitar ao máximo esta experiência com meu filho. Ganhar na classe LMP2 seria muito especial.

Foto do dia – Panoz LMP preparado para “Guerra”

 

As festividades para os 50 anos de Sebring prometem muito. A Gunnar Racing customizou um Panoz LMP de 1999 com as cores de antigos caças da segunda guerra. Acompanhe abaixo a transformação. O carro será pilotado por Gunnar Janete. Atente para as metralhadoras nas laterais e na frente. Será que alguém vai inventar moda e não dar passagem?