ALMS–Patrick Racing estuda utilizar gás natural como combustível na classe LMPC

A IMSA anunciou que firmou uma parceria com a equipe Patrick Racing que compete na classe LMPC na ALMS para estudar a utilização e gás natural na motorização dos Oreca FLM09 para 2013.

“Somos líderes em corridas verdes e como forma de incentivar o desenvolvimento de tecnologia para os veículos de série e com menor consumo, além de aumentar a segurança energética nacional, e reduzir as emissões de carbono. Vemos a adição de gás natural para a série como um meio de continuar a nossa missão de estar na linha de frente do avanço da tecnologia automotiva, proporcionando entretenimento inigualável para os nossos fãs”. Destaca Scot Elkins chefe de operações da IMSA

Atualmente um protótipo FLM tem o peso de 1.985 libras e seu motor Chevrolet conta com uma potencia de 430 cavalos.

Resumo das 24 horas de Le Mans 2012 em vídeo!!!

Perdeu algum lance das 24 horas deste ano? Não viu a corrida? Abaixo um resumo com o melhor da prova.


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 1


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 2


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 3


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 4


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 5


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 6


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 7


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 8


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 9
24 Heures du Mans 2012 – Highlights 10


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 11


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 12


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 13


24 Heures du Mans 2012 – Highlights 14

Entrevista com Jean-Claude Plassart

A frente da ACO por 8 anos Jean Claude consegui ressuscitar o endurance que tinha sido morto com o fim do Grupo C, regionalizou o esporte com a ALMS, LMS e Asian LMS além é claro de criar o Mundial de Endurance. Passada sua presidente Jean deu uma entrevista ao site endurance info e conta pormenores do mundo da ACO.

P. Como foi assistir as 24 horas deste ano não sendo mais presidente?
R. Durante meus anos como presidente, eu não fui capaz de desfrutar a corrida. Havia sempre muitas reuniões com os fabricantes e equipes, mesmo durante as 24 horas, onde todos querem vê-lo. Cabe agora a Pierre Fillon assumir isso (risos). As 24 Horas de Le Mans também é feita para reuniões informais. “

P. Você vai ficar por perto da ACO
R.”Continuo diretor e ajudo muito as 75 pessoas que trabalham na entidade.  A nova equipe é muito bem feita e desejo-lhes todo o sucesso. Pierre trabalhou no conselho de membros de Administração e ficamos trabalhando durante seis anos e está familiarizado com questões atuais. Nós compartilhamos muito e as nossas ideias são as mesmas”

P. Ser presidente da ACO não é apenas organizar as 24 horas. Quais as outras funções na entidade?
R. De fato! Ao longo do ano, congratulamos com até 600.000 pessoas em todos os eventos esportivos diversos. Há muitas operações a serem gerenciados entre o Circuito Bugatti, o Circuito Alain Prost, Casa Branca, a formação do pilotos, aluguel da pista, a escola de condução Porsche ou a escola de vôo. Existe uma vida real sobre o circuito de cada dia do ano.Não devemos esquecer os nossos laços com Don Panoz na American Le Mans Series, a Comissão Europeia Le Mans Series e agora o renascimento da Ásia Le Mans Series. Isso não acontece assim. O presidente tem grandes responsabilidades. “

P. As 24 horas de Le Mans sempre despertaram o maior interesse?
R. Houve sempre de grandes lutas em Le Mans e as últimas entre Audi contra Peugeot.Toyota vai agora assumir o controle e a corrida promete ser emocionante, assim como GTE e a LMP2. Basta olhar para o número de grandes pilotos e fabricantes. O regulamento de 2014 é uma pedra importante para o futuro da Endurance. Corridas de Endurance são um esporte real, onde há a busca por novas tecnologias antes transferir para os carros de passeio. Sempre à um objetivo. “

P. Como foi lançar o mundial de endurance?
R. As discussões com a FIA eram em sua maioria por muito tempo já que no passado tivemos uma relação um tanto tempestuosa. Tudo não acontece sem discussão e compromisso, mas chegamos lá. O fato de que Jean Todt é apaixonado por Le Mans foi positivo. Foi um desejo comum de colocar o endurance em um patamar maior. O campeonato tem apenas um ano. As equipes trabalham em conjunto e isso é uma grande satisfação que isto poderia trazer as duas entidades. Como uma satisfação maior, eu me lembro de ter renovado as instalações. O nome “Le Mans” é uma mina de ouro e é preciso fazê-lo crescer. Nós tivemos que dar um conforto ao circuito que ele não tinha. As instalações obsoletas foram completamente refeitas. Também tivemos que melhorar as instalações dentro do paddock. Eu também quis manter o desenvolvimento no estrangeiro, seja na Europa, EUA ou na Ásia. Temos trabalhado para trazer as grandes marcas em Le Mans e sei que muitas estão por vir”.

P. Especialmente por Le Mans ser sempre uma grande festa.
R. “Quando eu era muito jovem, que tinha um stand com nosso nome no final do parque, onde se vendiam frango frito. Acho que foi o primeiro alimento rápido nos anos 70. Havia uma  atmosfera festiva além do lado popular.

P. Nestes oito anos que equipe lhe marcou mais?
R. “Eu digo a Audi para suas habilidades extraordinárias. Sempre fui um apreciador da Audi. Todos os pilotos são incrivelmente amáveis l e uma humildade extraordinária. Prevalece uma atmosfera agradável e amigável. “

P. Como você vê Le Mans no futuro?
R. “Temos o DeltaWing Nissan que é um grande projeto. Há o hidrogênio que vai acontecer e eu não sei o que os engenheiros têm em suas cabeças. O que sei é que este será testado em Le Mans. Em 50 anos, ainda vamos Le Mans 24 Horas como um laboratório de tecnologia. Este é também o orgulho de Le Mans

Carros do grupo C ainda “voam”

Quando falo que o Grupo C foi o melhor do melhor do automobilismo ninguém acredita pois bem, vasculhando os arquivos do site da categoria achei um dado interessante. Durante os treinos classificatórios para a corrida da classe a maior velocidade de TODO FINAL de semana incluindo as 24 horas foi do Sauber-Mercedes C9 com espantosos 340.4 km/h. Fico imaginando se o campeonato tivesse continuado sem o dedo podre da FIA. A Audi com seu R18 chegou a 335 km.h. Pensa!!!! Abaixo o link com as velocidades dos velhinhos.

Etapa de Lime Rock tem lista prévia com 34 carros

O Site da ALMS divulgou a lista prévia para próxima etapa no apertado circuito de Lime Rock aonde sempre, sempre acontece alguma coisa. A prova que é a primeira após as 24 horas de Le Mans não tem muitas surpresas se comparada a etapa de Lime Rock a Dyson Racing marca a estreia de seu segundo carro. A ausência fica por conta da Aston Martin que não compete. Abaixo a lista.

LMP1
6 MUSCLE MILK PICKETT RACING
HPD ARX-03a (M)
Lucas Luhr/Klaus Graf


16 DYSON RACING
Lola B12/60 Mazda (D)
Chris Dyson/Guy Smith


20 DYSON RACING
Lola B11/66 Mazda (D)
Michael Marsal/Eric Lux


LMP2
27 DEMPSEY RACING
Lola B12/87 Judd BMW (M)
Patrick Dempsey/Joe Foster


37 CONQUEST ENDURANCE
Morgan Zytek Nissan LMP2 (D)
Martin Plowman/David Heinemeier-Hänsson/Antonio Pizzonia


95 LEVEL 5 MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (D)
Luis Diaz/Scott Tucker


055 LEVEL 5 MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (D)
Scott Tucker/Christophe Bouchut


LMPC
7 MERCHANT SERVICES LTD.
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Tony Burgess/Chapman Ducote/Antonio Downs


8 MERCHANT SERVICES LTD.
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Kyle Marcelli/Lucas Downs/Dean Stirling


9 RSR
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Bruno Junqueira/Tomy Drissi


18 PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Anthony Nicolosi/Ricardo Vera


25 DEMPSEY RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Duncan Ende/Henri Richard


52 PR1 MATHIASEN MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Butch Leitzinger/Ken Dobson


05 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Colin Braun/Jon Bennett


06 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (M)
Alex Popow/TBA


LMGT
3 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1 (M)
Jan Magnussen/Antonio Garcia


4 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R ZR1 (M)
Oliver Gavin/Tommy Milner


17 TEAM FALKEN TIRE
Porsche 997 GT3 RSR (F)
Wolf Henzler/Bryan Sellers


23 LOTUS ALEX JOB RACING
Lotus Évora GTE (Y)
Bill Sweedler/Townsend Bell


44 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR (M)
Marco Holzer/Seth Neiman


45 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 997 GT3 RSR (M)
Jörg Bergmeister/Patrick Long


48 PAUL MILLER RACING
Porsche 997 GT3 RSR (D)
Bryce Miller/Sascha Maassen


55 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR (D)
Bill Auberlen/Jörg Müller


56 BMW TEAM RLL
BMW M3 E92 GTR (D)
Joey Hand/Dirk Müller


01 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (M)
Scott Sharp/Johannes van Overbeek


02 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (M)
Ed Brown/Guy Cosmo


LMGTC
11 JDX RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Chris Cumming/Michael Valiante


22 ALEX JOB RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Cooper MacNeil/Leh Keen


32 GMG RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
James Sofronas/Alex Welch


33 GREEN HORNET RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Peter LeSaffre/Anthony Lazzaro


34 GREEN HORNET RACING
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
Peter LeSaffre/Damien Faulkner


66 TRG
Porsche 997 GT3 Cup (Y)
TBA/TBA

Etapa do Bahrein do WEC será 100% noturna.

Do atual calendário do WEC talvez a prova mais sem tradição no endurance seja a prova que irá ocorrer no deserto do Bahrein que será no dia 29.09.

Devido as altas temperaturas a organização da prova sugeriu e a FIA acabou acatando e a prova será realizada em sua totalidade a noite. Assim a prova terá seu início as 18 horas (12horas horário de Brasília) e se encerra a meia noite. Até ai tudo tranquilo visto que em um ambiente quente fazer um motor rodar durante 6 horas não seria algo fácil.

FIAGT1 com poucos carros e o dedo podre da FIA mais uma vez.

As vezes acho que a FIA definitivamente não gosta de emoção nos campeonatos que levam seu nome. Depois de muitos anos a F1 está interessante, mas campeonatos como o WTCC e FIAGT1 (com carros GT3 antes que alguém esqueça) estão indo pelo mesmo lado. Algo sem graça;

As equipes que querem participar do campeonato de 2013 tem até o dia 30 de agosto para fazer suas inscrições. Além do mais a entidade quer no mínimo 10 equipes com carros de diversas marcas para dar continuidade no campeonato. A data antecipada é para a organização do campeonato ter tempo de fazer planos de marketing além de garimpar patrocínios para as corridas além de tentar criar uma estabilidade que a série nunca teve.

Para se ter uma ideia na última prova que ocorreu na Eslováquia 15 carros estavam na pista o que não é nada para um campeonato que se intitula “mundial”. Esta mesma atitude deve ser adotada no Europeu de GT3 que quer apenas 2 carros de cada fabricante o que pode espantar muitos dos competidores. Por outro lado a Bancpain Series com suas corridas longas tem grids com mais de 50 carros por corrida.

Ai eu me pergunto qual era o problema com Sallen, Maserati MC12 e Ford GT1 e outros modelos que realmente merecem ter o GT1 no nome???? Já sei eram rápidos demais!!!!

O qualidade do automobilismo na TV Europeia. Enquanto isso no Brasil…

Que as grandes redes brasileiras não dão o devido valor para o automobilismo isso ninguém mais duvida. Se não existissem contratos a serem respeitados com certeza F1 passaria apenas quando a prova fosse no Brasil e olhe lá.

Pois bem este ano que quis acompanhar as 24 horas de Le Mans teve apenas uma alternativa. Assistir por Live Stream pelo site da ACO ou por sites das montadoras como Audi e Corvette. Nestes casos o destaque maior era os carros e não a corrida como um todo. Para quem teve paciência de procurar algum sinal pirata não teve do que se arrepender.

Em quase todos os sites que pude acompanhar 99% estavam pegando o sinal da EuroSport o principal canal de esportes da Europa. Em uma rápida pesquisada quase todos os países tem um EuroSport além de um sinal que passa eventos para todo o continente europeu.

O canal passou praticamente toda a corrida alternando entre estes canais e o que se viu foi um show de narração sem aquelas frases feitas ou falsas perspectivas sem contar que durante a madrugada quando a corrida fica mais calma entrevistavam ex-pilotos e ficava aquele clima de um bate papo agradável. Outra coisa que notei se comparado com os eventos transmitidos pelos canais brasileiros é a figura do narrador e comentarias. Um não rouba a função do outro e não existe aquela “guerrinha” de quem sabe mais e quer se fazer em cima do colega. Tipos como o Galvão Bueno com certeza não iriam se criar em um lugar assim.

Em determinados momentos entrava  um repórter com um boletim intitulado “24 minutos” aonde entrevista chefes de equipe e destacava o que de relevante tinha acontecido durante a última hora. Mesmo para um evento que durou dois dias TODAS as corridas preliminares foram transmitidas e pasmem sem cortar nada.

Os intervalos comercias curtos e alusivos ao evento em questão. Porém não só de automobilismo se vive e outras categorias são transmitidas pelo canal porém com igual importância e sem aquele ufanismo de futebol e olha que está acontecendo a Eurocopa.

E no Brasil? recentemente o blog do canal Sportv anunciou com pompa e circunstancia que detêm os direitos de transmitir o WEC. Detalhe que segundo o próprio blog o contrato foi assinado bem antes das 24 horas de Le Mans o que em tese não seria empecilho mostrar a prova mesmo que em intervalos ou em sua totalidade já que o SporTV tem 3 canais fixos e quando existem modalidades em uma mesma faixa de horário é aberto mais canais. Como está acontecendo este final de semana com a Eurocopa com 2 canais em HD. Será que nestes 5 canais em meio a tantos VT e repetecos de campeonatos da série Z, W, X não sobraria espaço para a transmissão da prova? Ou será que o canal só adquiriu os direitos para nenhum concorrente transmitir a prova. Como acontece com o WTCC que teve apenas 1 prova transmitida ao vivo coincidentemente a que o piloto Cacá Bueno correu em Curitiba isso em 2011!!!

Segundo o próprio blog do canal as provas do WEC serão transmitidas em VTs de 1 hora de duração. Dai me pergunto uma prova de 24 horas como Le Mans ou 12 como Sebring só tem conteúdo relevante com apenas 1 hora de duração? Será que a corrida é tão monótona assim? Ou será que as 220 mil pessoas que estivaram em Sarthe este ano apareceram lá como em Lost?
Se formos levar em conta o VT da etapa do Canadá da F1 que teve míseros 30 minutos de duração ou tentar achar os compactos do WTCC na grade do “canal campeão” estamos muito bem informados sobre o que acontece no mundo do endurance. Ainda segundo o blog a única etapa que deve ser transmitida ao vivo isto se não tiver algum jogo de várzea mais importante passado deve ser as 6 horas de São Paulo no final do ano.

Como querem que o esporte se popularize com este tipo de comportamento? Ou será que realmente querem que ele seja visto? Depois vem os “entendidos” em automobilismo falar de boca cheia de que não temos uma escola de formação de pilotos e que as categorias de base estão praticamente nulas. E eles queriam que elas estivesse como? Passar corrida na TV? Existe um estimulo para que jovens tenham vontade de entrar em um kart. Acredito que muitos teriam esta vontade mas que por total falta de respeito não mostram a grande diversidade de eventos automobilísticos que acontecem ao redor do mundo (sim existem outros países além do Brasil).
Enquanto não temos um maior respeito (isso que pagamos a conta desses canais) temos que nos contentar com transmissões piratas e dar uma de garimpeiro da web em busca das melhores notícias ou se contentar em ver um jogo de futebol da série W.

Entrevista com Anthony Davidson após o acidente!

A Toyota não pode se queixar de monotonia em seu retorno a Le Mans. Mesmo não completando a prova a equipe chegou a liderar e um de seus carros foi protagonista do acidente mais sério da corrida. Acompanhe abaixo algumas palavras de Anthony Davidson que fica até a próxima quarta feira internado no hospital em Sarthe. A entrevista foi dada ao site endurance.info

P. Anthony como você está se sentindo?
R. “Eu já me sento melhor, com certeza. Estou um pouco dolorido, especialmente em volta do pescoço. Esta é a única coisa que me faz muito mal. “

P. Qual é o diagnóstico e quando você irá voltar?
R. “Concretamente, eu tenho duas vértebras quebradas, T11 e T12. Os médicos disseram que o tempo médio de recuperação é de três meses, mas esta é uma média para uma pessoa, em geral, e não para um atleta. Esta estimativa é válida por um osso completamente curado e forte como era antes. Isto corresponde a um período adicional de três semanas para a dor ir embora e eu ter uma plena mobilidade das minhas costas. “

P. Você pode nos dizer como foi o acidente?
R: Eu atrás do carro após o ápice da curva. Vi um Corvette e uma Ferrari com um adesivo “Pro”. Eles lutaram entre si. O carro estava completamente à esquerda, como seria de esperar de um piloto profissional. Só quando cheguei logo atrás que eu percebi que este era um amador. No entanto, eu não estava preocupado: eu fiquei pensando que a manobra era legal e que ele iria ficar do lado esquerdo. Isso parecia acontecer. Comecei a fazer a tomada da curva estava devagar e quando estava quase na saída da curva senti um toque na parte traseira esquerda. “

P. E depois?
R. Imediatamente, o carro rodou da um giro à esquerda e, em seguida, decolou e rolou. Neste ponto, achei que estava em um avião fora de controle. Eu sabia que era assim já que estava perto da barreira de pneus e que na velocidade em que estava iria alcançá-los muito rapidamente. Esta parte do acidente foi um pouco assustadora. Eu esmagado no chão me senti muita dor como se parafuso de ponta estivesse entrando em minha espinha quando o carro tocou o chão. Eu sempre tinha os olhos fechados e as mãos em posição de segurança. Meio segundo mais tarde, tive um impacto com a parede do pneu. “

P. O que você fez quando o carro ficou parado?
R. “Eu abri meus olhos e percebi que estava vivo! todo dolorido. consegui mover meus pés, tudo funcionou. Eu sei que eu deveria ter ficado no carro, especialmente com uma dor nas costas, mas eu me senti em pânico e com claustrofobia. Eu só tinha que sair do carro. Foi muito estranho. Abri a porta e sai com cuidado, pois eu sabia que tinha muita dor. Me estiquei no canto mais próximo ao lado do carro. Então o médico chegou. “


P. A equipe já lhe visitou?
R. “Todos os pilotos vieram. Sebastien e Stephane passaram na outra noite e os pilotos do #7 vieram esta manhã. Também foi bom que o meu companheiro de equipe, Sebastien Bourdais, foi um dos primeiro a chegar e falar com os médicos. Foi bom ver um rosto conhecido e amigável neste momento. Toda a equipe também chegou na parte da manhã para ver como eu estava. “

P. Quais são suas impressões sobre a estreia do TS030?
R. Quando a equipe visitou-me, todos me deram um tapinha no ombro pelo nosso desempenho. Mais do que tudo, queríamos mostrar a velocidade de ponta do carro. Olhando para trás, até mesmo da minha cama de hospital. Tivemos uma boa qualificação, intercalada entre os Audi. E começamos com um bom ritmo de corrida e chegamos até a liderar. Eu pensei que era muito bom para os fãs. “