O domínio da Audi foi evidente em todos os treinos livres e consequentemente se estendeu a qualificação. Com o tempo de 1:59.961 que é a media dos 2 tempos de 2 pilotos o Audi #1 do trio Lotterer, Tréluyer e Fassler vai largar na frente. Em segundo o #3 de Di Grassi, Gené e Jarvis. Fechando o pódio o #2 de Kristensen, Duval e McNish.
A Toyota na soma dos tempos ficou a 0.986 segundos do primeiro Audi o que causou surpresas e vai ter que remar muito durante a corrida se quiser um melhor resultado.
Na classe LMP2 o melhor foi o Nissan da equipe Pecon com o tempo de 2:08.540. Entre os GTs da PRO novo feito para a equipe Aston Martin #98 do trio Senna, Makowiecki e Bell superando os experientes Fisichella e Bruni com o tempo de 2:19.811. A mesma Aston Martin conquistou a pole na AM o #95 de Nygaard, Poulsen e Simonsen com o tempo de 2:21.265. Fernando Rees com o Corvette da Larbre Competition acabou em 4º. Abaixo os tempos completos.
O Toyota TS030 mudou… A versão de estreia do modelo ano passado causou alvoroço por vencer em cima do Audi R18. Neste ano no primeiro embate dos dois modelos a Audi com o carro versão 2013 venceu com grande superioridade o rival Japonês que estava com o carro 2012.
As fotos mostram a evolução do TS030 principalmente na frente com um novo jogo ótico e aerofólios traseiros. Se vai funcionar? Veremos neste final de semana em SPA.
A ACO divulgou hoje a relação dos incritos para a prova de Imola, segunda etapa da ELMS. Ao todo e por enquanto 28 carros estão inscritos, número que pode aumentar o diminuir até a prova.
Serão 10 carros na LMP2, 8 na GTE, 3 na LMPC e 7 na GTC. Abaixo a relação completa.
Parece que foi ontem, mas já fazem 19 anos que nosso maior piloto e brasileiro está correndo em outra pista. Quem não lembra o que fazia naquele 1º de maio de 1994? Pois é…Saudades.
Nos primórdios do automobilismo o endurance sempre conviveu em paz com outras categorias em uma época que carros podiam correr em provas de longa duração, F1, Rally e por ai vai. Isso bem no começo da coisa. Porém um dos pilares do automobilismo é a inovação e a busca de soluções para nossos carros do dia a dia.
Nos anos 80 os grandes fabricantes estavam muito envolvidos com o grupo C, até chegar o Sr. Ecclestone com sua F1 e pressionar a FIA a mexer nos regulamentos. Deu no que deu e grandes montadoras acabaram indo para a F1 esta sendo a “categoria” principal do automobilismo.
Para nós brasileiros sempre foi assim pois nossos maiores nomes no área foram feitos lá. Nos anos 2000 mais precisamente no começo a presença de equipes “oficiais” na F1 era representativa. Porém nem sempre dinheiro em abundancia é sinônimo de vitórias e equipes como Toyota, Honda e BMW que torraram milhões tiveram resultados pífios para não dizer medíocres. Neste meio tempo o Endurance se rastejava e a coisa começou a melhorar com a ALMS e em 2004 com a ELMS. Desde então se viu montadoras investindo na categoria. O melhor exemplo que temos é a Audi que desde 1999 abraçou as corridas de longa duração e praticamente domina a mais de uma década.
Desde então fabricantes como, Aston Martin, Peugeot, Corvette, Viper, Nissan tem acreditado na categoria.Seja nos tempos do ILMC e mais recentemente no WEC montadoras sempre anunciam sua participação. A Porsche é a bola da vez que atualmente compete na classe GTE e que para 2014 vem com um LMP1. Talvez este seja o melhor exemplo em conjunto com a Audi dos motivos que montadoras buscam o endurance ao invés de F1.
Wolfgang Hatz um dos diretores da Porsche explicou o por que da equipe voltar ao endurance e não a F1. “A Porsche sempre viveu para a transferência de tecnologia das corridas para carros de produção.Por esta razão, era óbvio que a dois ou três anos atrás, nós tivemos que levar nosso carro no esporte de alto nível. Tivemos que fazer uma escolha entre as duas disciplinas mais importantes, ou seja, protótipos ou a Fórmula 1. Mas a decisão final rapidamente se estabeleceu para o endurance. F1 era uma alternativa, mas a relevância da estrada não está lá. Há também uma grande quantidade de comentários em termos de política e os pneus, mas não tanto de motor e chassis. A aerodinâmica também é levada em conta, mas é tão extrema que muitas vezes não é aplicada a nossos carros de produção”.
Trocando em miúdos a F1 não representa (pelo menos para a Porsche e acredito para outros fabricantes) mais o que se espera de uma categoria que possa fornecer tecnologia para os nossos carros de rua. Claro que existe muita inovações no quesito segurança mas o endurance vem apresentando alternativas a energia a combustão seja com modelos híbridos ou a combustíveis como o etanol e o gás.
Talvez um dos empecilhos para maior visibilidade da categoria seja a falta de interesse da mídia. Na Europa a série é amplamente divulgada assim como nos EUA aonde divide espaço com NASCAR e Indy. No Brasil é sofrível visto que espaço na grande imprensa se deu apenas na etapa do WEC e muito pela participação de brasileiros do que pela categoria.
Espaço tem, um exemplo que sempre dou foi quando o MMA foi “descoberto” pela Globo. Por semanas foram vinculadas matérias ensinando o que era, as regras os grandes lutadores e tudo envolvendo o tema. Por que tal “campanha” não pode ser feita com o endurance?
Outro fator que tem elevado a moral da classe é a participação de ex pilotos da F1 e novas promessas. Antes vista como uma categoria de aposentados hoje o endurance é sim roteiro certo para pilotos jovens e é claro os mais experientes. É só ver quantos pilotos bons que não tiveram espaço na F1 estão na categoria e com bons desempenho. Nossos brasileiros Senna e di Grassi ou Fischella e até Kabayashi que estreou na etapa da Silverstone fez uma boa corrida.
Mas para mim o principal argumento de patrocinadores, montadoras, pilotos e público seria a hombridade da categoria. Sem jogos de equipe ou ordens no rádio para bater no muro como se vê na F1 o endurance tem mostrado que o esporte e a vontade de ganhar estão acima da politica e do dinheiro. O melhor exemplo foi a vitória do Audi de McNish sobre seus companheiros de equipe faltando menos de 10 minutos para o final da etapa de Silverstone. E se fosse na F1? Deixariam passar?
O Site do WEC divulgou uma lista com todas as emissoras que transmitem o campeonato pelo mundo. Nas Américas temos o SPEED para os EUA e o Sportv 3 para o Brasil. Se entendi bem a emissora vai transmitir a primeira e a última hora da corrida, se transmitir né? A Eurosport por exemplo vai transmitir a corrida na integra. Fica a pergunta com três canais não poderiam dedicar mais tempo a competição? Ah. O futebol não deixa…
Em 1999 a Audi entrou no mundo do endurance com 2 carros, o R8 e o R8C. Na época a montadora alemã experimentava qual dos dois se sairia melhor. Prevaleceu o modelo conversível e dele vieram a segunda geração do R8, R10, R15 e R15+. Apenas em 2010 com o avanço da Peugeot estreou o R18.
O mod que pode ser adicionado ao mod SCC é bem feito e tem uma física compatível com as dos outros modelos. Pode ser adicionado a qualquer outra série do jogo bastando apenas editar o arquivo .CAR. O download pode ser feito através do fórum abaixo mediante cadastro.
A Audi vai competir nas 6 horas e SPA com uma versão “cauda longa” do seu R18 e-tron quattro visando uma melhor preparação para Le Mans e é claro roubar pontos da Toyota que deve apresentar seu TS030 “2013”.
Segundo Dr. Wolfgang Ullrich SPA é importante para os planos da equipe.“Como sempre, a Audi vai usar a corrida de Spa como um” ensaio geral. Spa é uma pista completamente diferente de Silverstone. Nós absolutamente revisamos a primeira corrida da temporada e realizamos nossos testes, a fim de estar bem preparado para a segunda rodada do WEC. Colocando uma variante aerodinâmica no terceiro veículo que não foi otimizado para os tempos de volta em Spa é um elemento importante da preparação para a corrida de 24 horas. “
Assim os carros de Loic Duval, Tom Kristensen e Allan McNish e Marcel Fassler, André Loterrer e Benoit Treluyer estarão com os modelos “normais” e Marc Gené, Lucas di Grassi e Oliver Jarvis com o modelo longo.
Abaixo dois vídeos de dois momentos do R18. O primeiro data de 2012 ainda em sua versão “normal” o outro desta semana já o modelo híbrido. As imagens foram feitas no circuito de Monza. Aumente o som!!!