Primeiro Viper GT3 é vendido para equipe da USR

Anunciado na semana das 24 horas de Le Mans o Viper GT3R tem seu primeiro comprador. O felizardo é Ben Keating que compete neste ano pela equipe TRG com um Porsche na classe GTC na ALMS.

“Quando o GTS-R foi lançado no ano passado, eu estava lá e muito animado. Eu queria comprar um para disputar a ALMS, mas era algo que não poderia ser feito.” Completa. O carro deve estrear nas 24 horas de Daytona primeira prova da USR na classe GTD.

Starworks Motorsport vai “estrar” na ALMS como preparação para 2014

A equipe Starworks Motorsports que compete na Grand-AM na classe DP e que já competiu no WEC anunciou hoje seu retorno a ALMS visando a temporada 2014 da USR. Os trabalhos já começam na próxima etapa da ALMS em Road América na classe LMPC.

O piloto Alex Popow que competiu no último final de semana em parceria com Ryan Dalziel no Porsche da equipe TRG na classe GTC em Mosport deve “migrar” para a classe PC. Para Peter Baron diretor da equipe os trabalhos para 2014 já começaram.

“Nós ainda estamos trabalhando no programa P2 para o WEC em 2014, mas para ir correr este ano, Alex é, obviamente, a melhor escolha visto que é campeão da classe PC e quer voltar a ALMS”, disse Baron. “Originalmente, nós estávamos trabalhando para começar um programa de P2 ,mas agora é muito tarde, com a fusão de classes para o próximo ano, nós realmente não desejamos possuir um P2 e um DP no mesmo campeonato. Um dos maiores problemas está em encontrar um carro PC. esse é o nosso maior obstáculo. Mas acho que estamos perto de algo. Estamos tentando competir já na próxima etapa, por isso não podemos esperar até setembro para receber um carro novo”. Completa.

Peter Baron ainda considera a classe PC que não sofreu qualquer mudança técnica por parte da fusão das 2 categorias a preferida das equipes neste primeiro ano da USR principalmente pelo custo. “Eu acho que há muito interesse em carros da classe PC. É carro com orçamento significativamente menor [do que um P2 ou DP]. para o próximo ano, sabemos que podemos preencher os lugares no  PC. As intenções de Alex estão em competir na classe DP”.

Os planos da equipe são de alinhar 2 DP e dois PC no USR e um LMP2 no WEC. Nomes de pilotos para os demais carros ainda não foram confirmados.

Fonte: Site Speed TV.

Muscle Milk sem adversários vence etapa de Mosport

A tese de que o endurance americano é mais combativo do que o europeu teve mais um ingrediente hoje, durante a etapa de Mosport da ALMS. A briga entre os pilotos, e principalmente o tráfego, deram um sabor a mais na etapa canadense do campeonato. Os embates na classe LMP1, como era de se esperarar, não ocorreram. Dos 3 carros inscritos, a vitória obviamente ficou com o #6 o HPD da dupla Klaus Graf e Lucas Luhr que não viram qualquer dificuldade em superar o #16 da equipe Dyson, que já anunciou que está apenas cumprindo tabela e visa a temporada 2014, quando vai se transferir para a classe LMP2, e o DeltaWing que ficou em segundo lugar por algum tempo até ter problemas mecânicos e abandonar.

Na classe LMP2 a briga prometida entre os dois carros das equipes Level 5 e Extreme Speed Motorsport foi intenso, bem como a alternância de posições. A briga foi boa, tanto que o #551 da Level 5 da dupla Scott Tucker e Marino Franchitti vencedor da classe acabou chegando em segundo no geral. Em segundo na classe o #01 da Extreme Speed com Scoot Sharp e Guy Cosmo. Fechando o pódio o #552 da Level 5 pilotado por Tucker e Mike Conway.

Entre os LMPC a vitória foi da equipe CORE com #5 de Jonathan Bennett e Colin Braun. Foi da classe LMPC a única bandeira amarela da prova protagonizada pelo piloto Tomy Drisdi do #7 da equipe BAR1 Motorsports na primeira curva depois da reta dos boxes. Em segundo chegou o #81 da 8Star Mishumotors de Mirco Schultis e Renger van der Zande. Fechando o pódio, o #8 também da BAR1 Motorsport com Kyle Marcelli e Chris Cumming. Vale destacar a grande competitividade da classe que, por várias vezes, chegou a atrapalhar os carros da classe GT e LMP2. Seria interessante a organização da ALMS rever os procedimentos, pois uma coisa é você disputar uma posição, outra é saber que compete na única categoria que anda mais que os GT e menos que os LMP. O brasileiro Bruno Junqueira da equipe RSR Racing acabou em 5º na classe e 21º no geral.

Core Vence na PC

O embate na classe GT, como sempre, foi bom e injusto. A vitória ficou com o Corvette #4 da dupla Olivier Gavin e Tom Milner que com uma estratégia ousada superou o bom rendimento dos dois Viper que estavam na liderança. A briga entre o #4 e o Viper #91 segundo colocado de Dominik Farnbacher e Marc Groossens durou até a última curva. O Viper poderia ter ganho porém o tráfego, principalmente da classe LMPC, acabou prejudicando qualquer tentativa de vitória. O mérito sem dúvida vai para a equipe STR que tem mostrado uma evolução impressionante a cada prova e que chegou em terceiro com o #93 de Jonathan Bomarito e Kuno Wittmer. Entre os GTC a vitória ficou com o #22 da equipe Alex Job Racing de Jeroen Bleekemolen e Cooper MacNeil, em segundo o #45 da Flying Lizard de Nelson Canache e Spencer Pumpelly que também lutaram até os metros finais pela vitória e fechando o pódio.

Corvette #4 supera dupla da SRT e vence na GT

O “senão” para nos torcedores brasileiros foi a grande mancada proporcionada pelo Fox Sports em dividir a corrida ao meio para mostrar o que? Futebol… gols e as besteiras destes programas que não acrescentem em nada, já que o que importa é a partida propriamente dita. Lamentável depois da bela transmissão da etapa de Lime Rock na íntegra. Gostaria de saber se em algum dia eles iriam cortar a transmissão do futebol para passar qualquer corrida de carros. Lamentável. Fica a dica, todos os grandes campeonatos sejam de Endurance, GT ou moto possuem transmissões através de seus sites oficiais.

Neste final de semana a organização do futuro campeonato USR divulgou novas regras para 2014. A principal delas diz respeito a igualdade entre os LMP e DP além do Delta Wing. Para as equipes que atualmente competem com LMP qualquer alteração em termos de desempenho está sendo duramente criticada já que assim deixariam de participar de provas do mundial de Endurance e claro as 24 horas de Le Man. Atualmente temos 3 equipes competindo na classe LMP1 que terão que se mudar para a LMP2. Se espiculou que estas equipes e outras descontentes com os rumos do novo campeonato estariam organizando por conta própria um campeonato paralelo apenas com LMP. Então se os LMP2 não terão qualquer mudança em termos técnicos fica evidente que as equipes com os DP terão que fazer grandes modificações para que seus carros consigam andar no mesmo tempo dos P2 visto que são mais rápidos.

Alex Job Racing vence na GTC

Outra mudança é que todos os carros terão sistemas de cambio com 6 velocidades e trocas no volante. Em todos os modelos P2 e DP serão instalados restritores de ar (P2 já tem). Já na futura classe GT Le Mans, atual GT todos os modelos terão uma rede de proteção em torno do piloto, além do regulamento técnico ser idêntico ao da ALMS. BoP (Ajuste de desempenho) poderá ser voltado mais a realidade americana e a IMSA poderá aceitar motores que não passem pela regulamentação da ACO.

Na classe GT Daytona as mudanças foram mais sutis. Todos os carros devem ter a mesma asa traseira e restritores também serão instalados. Carros com especificação FIA GT3 serão aceitos com ajustes pertinentes ao novo campeonato além de uma redução de custos para manter a classe competitiva. Os carros da atual classe GX também serão integrados e adaptados para a classe. A atual classe PC com os Oreca FLM09 não terá nenhum tipo de mudança do que existe hoje. Também serão mantidos as cores das classes como na ALMS bem como as luzes nas portas informando os três primeiros de cada classe.

A próxima etapa será entre os dias 9 e 11 de em Road América. Resultado final.

Fonte: ALMS, Motorsports.com

BLANCPAIN ENDURANCE SERIES 2012 SP1.2 By Gpfan & Alex Koda

Um dos melhores mods para Rfactor quando a categoria escolhida é a GT3. A versão SP1.2 feita por GpFan e Alex Koda melhora o que já era bom. O mod recria a temporada 2012 da Blancpain Endurance Series em especial a tapa de Monza com um grid de 55 carros divididos em 5 categorias.

A nova versão traz melhorias na física, gráficos e pode baixado no link abaixo.

Link 1

Link 2

Tutorial para configurar volante, sons…

TDS Racing vence terceira etapa da European Le Mans Series

Com provas semelhantes em continentes diferentes teremos uma oportunidade única de avaliar o endurance americano e europeu em um mesmo final de semana. Enquanto que na ALMS a competitividade é mais evidente na classe GT na ELMS a P2 com uma maior quantidade de carros apresenta mais “interação”. Porém acompanhando o estilo o jeito americano de competir é mais bruto.

Quando digo bruto, é algo mais combativo as provas tem muito mais toques e divididas em curvas, enquanto que na Europa o estilo é mais calmo, conservador e por que não cerebral?

RAM Racing vence mais uma

A vitória do #1 Oreca da Thiriet by TDS Racing da dupla Pierre Thiriet e Mathias Beche foi uma bela dose de sorte. Mesmo com a pole feita pelo Oreca #36 da Signatech Alpine quem dominou a primeira parte da corrida abrindo uma grande vantagem foi o Zytek #38 da Jota Sport com Olivier Torvey e Simon Dolan mas os problemas para a equipe começaram depois do carro ter saído dos pits com excesso de velocidade. Com uma penalidade de 30 segundos o #38 acabou caindo para 6º e teve que tirar leite de pedra para recuperar as posições. Faltando pouco mais de 1 hora para o fim da prova e fazendo voltas rápidas a equipe aos poucos foi tirando a diferença para os ponteiros mas ficou mesmo com a 4º colocação. Em segundo fazendo uma corrida discreta e se aproveitando mais dos problemas dos adversários chegou o #36 da equipe Signatech Alpine com Pierre Ragues e Nelson Panciatici. Fechando o pódio mais um bom resultado da equipe Morand Racing #43 com o Morgan Judd. Franck Mailleux e Natacha Gachnang foram perfeitos e frente a tantos adversários equipados com motores Nissan o velho e bom Judd fez a diferença mostrando velocidade e confiabilidade. A estreante na classe #37 da SMP Racing acabou em 6º mostrando bom entrosamento da dupla Maurizio Mediani e Serguey Zlobin talentos promissores.

#47 vence entre os LMPC

Na classe LMPC o primeiro lugar ficou com o #47 da Team Endurance Challenge de Nicolas Verdonck e Alex Loan. Em segundo e terceiro vieram os #49 da mesma equipe e a estreante Algarve Pro Racing Team fechando o pódio.

O embate foi interessante na classe GT. Enquanto o #52 da RAM Racing da dupla Johnny Mowlem e Matt Griffin sumiram na liderança a disputa pelo segundo lugar ficou entre o #53 também da RAM Racing e o ##66 da JMW Racing que chegou a ser superado até com facilidade mas que depois de um erro da Ferrari #53 acabou ficando com o segundo lugar. O Porsche #77 da equipe Proton Competition que marcou a pole terminou em 6º. Na classe GTC mais uma vitória para a Ferrari #69 da SMP Racing da dupla Fabio Badini e Viktor Shaitar que herdou a primeira posição depois de problemas no pneu traseiro direito da Ferrari #62 da equipe AF Corse. Fechando o pódio o BMZ Z4 #79 da Ecurie Ecosse.

Ferrari também dominando na GTC

Uma prova tranquila, inteligente como um jogo de xadrez. A sorte falou mais alto para as equipes das classes LMP2 e GTC o que não tira seus méritos. A próxima etapa será no dia 14 de Setembro no travado circuito de Hungaroring na Hungria aonde em 2010 se viu um LMP2 vencendo no geral o que foi um espanto na época já que os LMP1 mais pesados ficaram lentos nas saídas de curvas. Vai ser interessante. Abaixo a classificação final e o resultado da etapa de 2010 em Hungaroring.

Resultado final.

1000km de Hungaroring 2010


Fotos: Equipes e Motorsports.com

European Le Mans Series rumo a Reb Bull Ring.

Um dos circuitos mais interessantes da Europa. Não é o mais longo nem o mais bonito porém é funcional com retas e curvas fechadas o que nos brinda com ultrapassagens clássicas. Este é Red Bull Ring na Áustria e que recebe pelas primeira vez os carros da ELMS.

Com um GRID de 27 carros algumas equipes tradicionais acabaram cancelando sua participação na prova muito por ser a primeira prova depois das 24 horas de Le Mans a principal prova do ano e consequentemente os custos elevados acabaram deixando as equipes pequenas sem “caixa”.

Teremos 8 carros na classe principal a LMP2 com o destaque para o #1 Thiriet By TDS Racing da dupla Pierre Thiriet e Mathias Beche que lidera o campeonato com 40 pontos, seguida pela #34 Race Performance com 40 e #36 Signatech Alpine também com 30. As três equipes competem com chassi Oreca 03. Corrrendo por fora temos a #38 da equipe Jota com Zytek Z11SN da dupla Simon Dolan e Oliver Turvey e o Morgan Judd #43 da dupla Natacha Gachnang e Franck Mailleux. A estreante na categoria é a SMP Racing que já compete na GTC com duas Ferrari 458. A equipe vai competir com um Oreca 03 #37 com os pilotos Maurizio Mediani e Serguey Zlobin

NA classe LMPC com modelos Oreca FLM09 4 equipes estarão napa disputa. Três carros do Team Endurance Challange e a estreante Algerve Pro Racing Team, equipe portuguesa dos pilotos C.O Jones e Nick Catsburg.

Na classe GTE uma sadia briga entre modelos Ferrari e Porsche. Com destaque para a equipe RAM Racing com suas Ferrari 458. A equipe que lidera o campeonato com o #52 de Johnny Mowlem e Matt Griff tem que se preparar para as investidas do Porsche #77 da Proton Competition que estão com 35 pontos, a equipe vai para a Áustria com o trio formado por Christian Ried, Gianluca Roda e Nicholas Tandy. Equipes como a AF Corse e Prospeed Competition também podem surpreender.

Entre os GT3 da classe GTC nenhuma mudança na quantidade e equipes que competiram em Imola. Serão 5 carros. O líder do campeonato a BMW #79 da Ecurie Ecosse vai ter uma bela batalha com a Ferrari #62 da AF Corse e o #69 também com Ferrari da SMP Racing.

American Le Mans Series em Mosport Canadá promete boas disputas neste final de semana

A American Le Mans Series volta a pista neste final de semana no tradicional circuito de Mosport no Canadá. A prova que é a quinta do campeonato é realizada em um traçado rápido e que sempre nos brindou com boas corridas. Com seus 4.102 km tem uma sequência de curvas em alta velocidade o que deve ser um adversário a mais para as equipes com protótipos que vão enfrentar tráfego intenso. O ponto alto do circuito sem dúvida é a curva Five A e Moss aonde as ultrapassagens são frequentes e na grande reta na sequência que deve ser usada para dar o “troco” no adversário.

Para a etapa teremos 32 carros divididos nas 5 classes. Na LMP1 a eterna luta entre o HPD da equipe Muscle Milke e o Lola da Dyson Racing que anunciou estar focado no desenvolvimento do novo carro para 2014, tanto que para a etapa Tony Burgess e Chris McMurry estarão ao volante do belo Lola B12/60. A Muscle Milk favoritíssima a vencer a prova e ampliar ainda mais a liderança do campeonato mantem a dupla de pilotos Klaus Graf e Lucas Luhr. Correndo por fora teremos o Delta Wing com Andy Meyrick e Katherine Legge aonde terminar a prova será uma grande vitória ao revolucionário modelo.

Na LMP2 os HPD da equipe Extreme Speed e Level 5 Motorsports farão uma bela disputa principalmente depois da colisão entre os carros #551 da Level 5 e o #01 de Extreme na etapa de Lime Rock. Se esperava um punição contra o piloto Ryan Briscoe pelo toque mas nada aconteceu. Teremos retaliação neste final de semana?

Os sete Oreca FLM09 da classe PC também prometem um bom embate. Teremos Bruno Junqueira mais uma vez ao volante do #9 da RSR Racing. A luta será contra o #52 da equipe PR1 Mathiasen Motorsports que lidera o campeonato com 68 e é seguido bem de perto por Colin Braun do #05 da Core Autosport e Bruno Junqueira que está em terceiro com 55 pontos.

A classe GT com 10 inscritos será sem dúvida a mais disputada. A ausência da Ferrari da equipe Rizi Competizione por conta do acidente em Lime Rock também será sentida e deixa a marca desfalcada com apenas um representante o #23 da equipe West. O líder do campeonato Dirk Muller do BMW #56 espera ampliar a vantagem de 62 pontos sobre Antônio Garcia da Corvette, porem todos os 10 carros são sérios candidatos a vitória.

Já Henrique Cisneros do Porsche #30 da NGT Motorsport com 62 pontos, 1 a mais do que Nelson Canache Jr do #45 da Flying Lizard Motorspot esperam fazer uma boa corrida na classe GTC com 8 modelos Porsche GT3. A prova deve ser transmitida pelo Fox Sports tem a largada as 13:30 de Domingo.

Classe GX e GT Daytona se unem em 2014.

O lado “verde” da Grand Am pode não ver o sol do dia em 2014. De acordo com informações do site Speed.tv a classe GX destinada a modelos verdes pode não fazer parte do United SportsCar Racing como “classe”, e vai acabar sendo adicionada a GTD.

Um dos motivos para o cancelamento e remanejamento é o baixo número de carros. Atualmente apenas a Mazda mantem modelos competindo. O CEO da ALMS e futuro presidente da USR Scott Atherton não confirma nem nega. “Não podemos confirmar oficialmente o status de GX em 2014, mas nós pensamos que os carros GX estão perto o suficiente em termos de  desempenho de uma fusão com os GT Daytona”.  disse Atherton ao SPEED.com. "Nós pensamos que adicionar um elemento interessante em termos de carros e da tecnologia competindo entre os GT Daytona”.

O modelo da Mazda o 6GX é movido a diesel e bastaria apenas o aumento de potencia para os carros serem competitivos com os demais carros da classe GTD.

Para John Doonan da Mazda a iniciativa trará benefícios para o fabricante. "Eu acho que é provavelmente a melhor coisa para a série. Isso permite que a plataforma continue a competir. Ele nos permite vender carros a clientes que tem mostrado interesse. Ele vai nos permitir continuar a perseguir com nosso modelo e desenvolvimento. Obviamente, para competir na classe GTD, nós vamos ter que aumentar a potencia. Eu gostaria de fazer mais testes nesse na faixa de 420-450 hp.” Disse.

Fonte. Site Speed TV

Greaves Motorsports cancela participação em Red Bull Ring

A equipe Greaves Motorsport que compete regulamente na ELMS e que não perde uma etapa desde 2006 não vai participar neste final de semana em Red Bull Ring na Áustria. O motivo segundo a equipe é o ajuste com os patrocinadores e a captação de recursos para correr nesta etapa.

“É realmente lamentável estamos capitalizando os bons resultados no mês passado nas 24 Horas de Le Mans. Como uma equipe, nós apoiamos fortemente o Le Mans Series europeu, mas uma mudança tardia de planos a partir de um dos nossos patrocinadores nos forçou a retirarmos nossa participação”. Revela Jacob Greaves Tem Manager da equipe.