ALMS Austin–Mesmo com pista molhada Mulcle Milk marca pole.

Todo mundo se perguntou hoje como pode o DeltaWing fazer o melhor tempo nos treinos livres e o que teria acontecido com o HPD da equipe Muscle Milk. Pois bem quando o carro devia realmente andar as coisas voltaram a sua normalidade e o #6 de Lucas Luhr e Klaus Graf novamente marcaram o melhor tempo com 2:07.851.

Com a pista molhada tivemos algumas surpresas. O segundo colocado foi o #552 da classe LMP2 da equipe Level 5 sob o comando do piloto Marino Franchitti marcando 2:10.573. Na classe GT o BMW #55 com Joey Hand ao volante marcou 2:17.178. Na classe PC o #81 da equipe DragonSpeed Mishumotors marcou 2:17.865.

Entre os Porsche da classe GTC o #66 da equipe TRG marcou 2:27.816.

Tempos da seção classificatória.

United Sports Car Racing e WEC divulgam calendários para 2014

Demorou mais saiu. Depois da unificação da ALMS com a Grand Am uma das coisas que mais se especularam sem dúvida foi o calendário para 2014. Depois de muitas discussões hoje em Austin a organização da “Tudor United SportCar Championship” revelou as datas para as 12 etapas do certame.

Os trabalhos começam nos dias 25 e 16 de Janeiro com as 24 horas de Daytona e se encerram em 4 de Outubro com as 10 horas de Petit Le Mans. O campeonato vai ter algumas particularidades com etapas aonde algumas classes de carros irão correr como o caso de Long Beach aonde os protótipos e apenas os GTLM estarão na pista ou em Detroit aonde Protótipos, PC e GTD serão os carros da vez.

25-26 de Janeiro – Rolex 24h de Daytona
15 de Março – 12h de Sebring
12 de Abril – Long Beach (Protótipos e GTLM)
4 de Maio – Mazda Raceway Laguna Seca
31 de Maio – Detroit (Protótipos, PC e GTD)
29 de Junho – 6h de Watkins Glen
13 de Julho – Canadian Tire Motorsports Park
25 de Julho – Indianapolis Motor Speedway
10 de Agosto – Road America
24 de Agosto – Virginia International Raceway ( PC, GTLM e GTD)
20 de Setembro – Circuit of The Americas
4 de Outubro – Petit Le Mans

Além da USCC (nova sigla que deverá ser usada) a FIA divulgou o calendário para o mundial de Endurance. Serão 8 etapas com as mesmas pistas desde ano. Se esperava uma prova na Alemanha em Nurburgring mas a organização da pista e a do evento não chegaram a um acordo. Tudo começa nos testes oficiais em Paul Ricard no dia 28 e 29 de Março. O campeonato começa oficialmente em Silverstone entre os dias 18 e 20 de Abril e se encerra no Bahrain entre 13 e 5 de Novembro. Le Mans ficou para os dias 14 e 15 de Junho. Falta ainda a provação por conta do conselho mundial da FIA. Abaixo as datas.

28 a29 de Março – Testes oficiais em Paul Ricard
18 a 20 de Abril – Silverstone
9 a 10 de Maio – Spa
14 a 15 de Junho – 24 horas de Le Mans
29 a 31 de Agosto – Interlagos
19 a 21 de Setembro – Austin
10 a 12 de Outubro – Fuji
31 de Outubro a 1º de Novembro – Shanghai
13 a 15 de Novembro – Bahrain.

ALMS Austin–DeltaWing marca o melhor tempo!

Se em sua versão aberta o polémico DeltaWing foi um fracasso a versão fechada é bem mais promissora. Nos primeiros treinos da ALMS em Austin o carro #0 marcou o melhor tempo com 2:14.909. O segundo melhor tempo ficou com o HPD #02 da equipe Extreme Speed da dupla Brown e van Overbeek.

Na classe PC o #81 da equipe Draghon Speed de Mirco Schultis e Renger der Sande marcou 2:18.602. Entre os GT o BMW #55 marcou 2:17.370 com Auberlen e Hand.

Entre os Porsche da classe GTC o melhor tempo ficou com #30 da equipe NGT Motorsports com 2:23.996. Abaixo os tempos completos.

Tempos ALMS Austin

Asian LMS Fuji–Morgan da equipe KCMG na frente.

Os trabalhos já começaram em Fuji para a segunda etapa da Asian LMS. E nos primeiros treinos o melhor tempo ficou com o Morgan da equipe KCMG dos pilotos JAmes Winslow e Hiroshi Kozumi com o tempo de 1:33.917. Em segundo o Morgan da OAK Racing com 1:35.848.

O melhor tempo na classe SGT com modelos da Super GT ficou com o Subaru da equipe R&D Sport com 1:39.049. Na GTC a Ferrari da equipe AF Corse #77 marcou 1:40.725. Na GTE com apenas 1 carro inscrito da equipe Taisan Ken Endle Ferrari 458 marcando 1:42.989.

ELMS Paul Ricard–26 carros na última prova do campeonato

A ACO divulgou hoje a lista provisória dos participantes da última etapa da ELMS de 2013 em Paul Ricard. Ao todo 26 carros irão correr em uma das pistas preferidas das equipes de endurance quando o assunto é acerto o carro.

Na classe LMP2 teremos 8 carros e a disputa será entre o Oreca da equipe TDS Racing contra o Oreca da equipe Alpine. Ambos estão com 73 pontos e quem chegar em primeiro fatura o título. Já a classe LMPC conta apenas com 2 carros da equipe Team Endurance Challenge aonde basta uma vitória da dupla do carro #49 para faturarem o título.

Entre os Gts 8 inscritos na classe GTE e oito na GTC. Os líderes do campeonato a Ferrari #52 dos pilotos Johnny Mowlem e Matt Griffin da equipe Ram Racing tem uma boa vantagem sobre o Porsche #77 da equipe Proton Competition do trio Christian Ried, Klaus Bachler e Nick Tandy.

Já na classe GTC duas boas surpresas. A equipe SMP que lidera o campeonato inscreveu uma terceira Ferrari F458 para ajudar o #69 na consolidação do título. O terceiro carro de #68 será pilotado por Luca Persiani, Devi Markozov e Alexander Frolov. A outra surpresa será o BMW Z4 versão 2011 da equipe DKR Engineering que por enquanto tem apenas o piloto Matthieu Lecuyer confirmado como piloto. Abaixo a lista completa com todos os inscritos. A prova será realizada entre os dias 27 e 28 de Setembro.

Lista de inscritos para as 3 horas de Paul Ricard

Entrevista com Gerard Neveu presidente do WEC

Estamos na segunda temporada do mundial de endurance promovida entre ACO e FIA. Quando foi anunciado depois de duas temporadas do ILMC se temia que a FIA estaria matando o endurance pela segunda vez como fez na época do grupo C. Eu sempre tive um pé de desconfiança de tudo que vem por parte da FIA, e temos como exemplo a F1 que perdeu a tempos o seu espírito esportivo.

Porém em seu segundo ano a média de carros caiu um pouco principalmente na classe LMP1 muito por conta dos novos regulamentos para 2014. Em entrevista a John Dagys Gerard Neveu vê um futuro próspero para a categoria com a adição de novos fabricantes.

Para a próxima prova em Austin o grid com 28 carros, o mesmo da etapa brasileira segundo Neveu está dentro dos patamares estabelecido pela ACO.

“Como dissemos desde o início, temos um plano de quatro anos. Nós dissemos que, em 2015, iriamos parar no final da temporada e tirar uma foto para ver onde estamos. Agora estamos no segundo ano e estamos dentro do programa planejado. Sabemos também que este é o pior ano, porque temos um ano de transição para a LMP1. Mas, neste momento, eu diria que todas as luzes estão verdes”.

O ano de 2013 viu a chegada da Porsche com um programa oficial na classe GT além da Aston Martin com mais carros além é claro da Ferrari que da total suporte a equipe AF Corse.

Quando questionado sobre a classe LMP1 para o ano que vem e o novo sistema de energia o dirigente afirma que as equipes privadas terão chances se tiveram uma estrutura oficial por parte dos fabricantes por traz. Até o momento apenas Audi, Toyota e Porsche confirmaram e estão desenvolvendo seus carros. Entre as equipes privada a Rebellion é a única que já está desenvolvendo seu novo modelo em parceria com a Oreca.

“Não faz sentido as equipes privadas que entram na classe LMP1 com as novas regras terem o mesmo desempenho dos times de fábrica. No entanto, para lutar e ser muito competitivo na LMP1, um bom contrato com um fabricante para o fornecimento de motores e sistema de recuperação de energia.” comenta.

Vários fabricantes estão desenvolvendo seus propulsores. A Toyota vai fornecer a Rebellion uma versão melhorada do seu V8 3.4 litros. É sabido que a HPD vai entregar a equipes de clientes uma variação do seu motor utilizado atualmente na Fórmula Indy. Outros fabricantes tradicionais Judd e AER também estão desenvolvendo novos propulsores.

Já na parte dos chassis a OAK Racing está desenvolvendo o seu para uso próprio e para venda. a HPD em parceria com a Wirth Research também desenvolve um LMP1 ambas as equipes tem no momento apenas esboços dos carros. Outras já anunciaram seus modelos como a Perrin, Adess e Dome, estes últimos focados na construção de modelos LMP2

“Eu compreendo que há muitas discussões”, disse Neveu sobre a classe LMP1 privada. “Vamos ver durante o inverno se os projetos vão decolar ou não. Há muitos esboços, mas nem todos provavelmente terão sucesso neste primeiro ano do novo regulamento. Vamos ver o que vai acontecer. Devemos ser otimistas porque a condição de ter uma equipe privada na LMP1 vai certamente ser melhor no próximo ano. “

Nos planos do dirigente a expectativa é de que 18 a 20 protótipos farão a temporada completa ano que vem, além de uma dúvida de modelos GT2. Segundo Neveu o campeonato comporta no máximo 34 carros visto que este é um número aceitável em termos logísticos e pelos convites automotivos para Le Mans.

“O próximo ano será realmente interessante porque sabemos que vamos ter mais carros LMP1”, disse ele. “Nós provavelmente vamos manter o mesmo nível dos LMP2 porque  está funcionando muito bem. No GT, temos uma grande variedade de modelos o que parece muito interessante. Nós tivemos discussões com vários fabricantes e estamos comprometidos com um diversas equipes privadas e há um grande interesse deste lado. Finaliza.

Fonte: Sportcar365.com

Vídeo– A expectativa dos pilotos para a etapa de Austin

No próximo final de semana teremos rodada dupla de endurance no Circuito das Américas em Austin no Texas. Tanto a ALMS quando o WEC vão estrear no traçado (se não o único) que Hermann Tilke acertou a mão no traçado. O vídeo abaixo mostra a expectativa dos pilotos para correrem no circuito.

WEC Austin–Zonas de recuperação de energia

A FIA divulgou hoje as áreas aonde será possível recuperar energia dos modelos híbridos que disputam o mundial de endurance. A roda de Austin terá 4 setores aonde será possível “recarregar as baterias” dos modelos da Audi e Toyota.

O sistema poderá ser carregado a 50 metros das curvas 1,11, 12 e 20 aonde o sistema de freios será usado mais intensamente.