Toyota TS030 by Sadeternal para mod Enduracers

A algum tempo o BONGASAT.com.br postou o Toyota TS030 feito por Anels9. Pois bem o tempo passou e uma nova versão deste Toyota feita por Sadeternal nos foi apresentada. Visualmente os dois carros são bem semelhantes porém o destaque vai para este modelos, já que sua física foi melhorada. Quem baixou o modelo feito por Anels9 sabe que o carro se comportava como um modelo LMP2 e tinha que ter braço para fazer o modelo figurar entre os primeiros do grid. Nesta versão ele é realmente um LMP1 tanto quando você dirige quanto está como IA. Outra novidade são os faróis ligados automaticamente como nos modelos reais. Você pode acessar os links abaixo para obter o download do carro bem como a pagina do Facebook do desenvolvedor para saber dos seus novos projetos. Lembrando que o cadastro é gratuito.

https://enduracebrazil.forumeiros.com/ 

https://www.facebook.com/EnduraceBrasil

Ferrari F50 GT1–Apenas um projeto

Nos anos 90 o endurance era dominado por modelos GT. Os LMP estavam em segundo plano e carros como Porsche 911 GT1, McLaren F1 e Nissan R390 GT1 eram modelos que mandavam nas pistas e conquistando vitórias no “geral”.

Para um carro ser classificado como GT1 eram necessários ter uma versão de rua com pelo menos 50 copias para homologação. Pensando em um retorno de forma oficial ao endurance a Ferrari desenvolveu uma versão GT1 do seu modelo F50 que contava na versão de rua com um motor V12 e cerca de 750 cv.

O piloto de testes da Ferrari na época Nicola Larini fez os primeiros testes no circuito de Fiorano em 1996 e superou o tempo de outro modelo destinado ao endurance, o 333SP que conseguiu marcar o melhor tempo nas 24 horas de Le Mans daquele ano.

Porém os planos do time mudaram quando Michael Schumacher foi contratado a peso de ouro para tirar a equipe do ostracismo de títulos e é claro todas as atenções foram voltadas para a F1 novamente.

Ao todo foram feitos 3 F50 GT1 e elas foram vendidas a fiéis compradores da marca com apenas uma restrição. Não serem usadas em qualquer campeonato GT.

Apenas em 2002 o Maserati MC12 que é derivada do modelo Enzo fez bonito no FIA GT vencendo 5 títulos em sequencias mas jamais correu em Le Mans por não estar em conformidade com os regulamentos da ACO.

Aston Martin se prepara para o TUSC

A Aston Martin está decidida a diversificar sua atuação no mundo do endurance. O piloto Paul Dalla Lana que compete no WEC pela equipe está planejando uma estrutura para a Aston competir nas duas classes GT do USRC GT e GTD.

“Um dos objetivos foi pegar carona em nossa experiência em Le Mans e fazer algumas corridas de resistência adicional”, Dalla Lana ao Sportscar365. “Eu acho que o sonho de Aston foi é correr nos Estados Unidos. Acho que estamos muito perto de avançar em um programa para o campeonato de endurance, começando com Daytona e Sebring e Petit Le Mans.”

Para tal operação a Aston Martin está finalizando uma fábrica nos EUA para preparar seus carros.

Fonte: sportcar365.net

OAK Racing e Greaves Motorsport analisam sua participação em Daytona e no USRC

O cenário do Endurance dos EUA caminha para ser um dos protagonistas ano que vem. A unificação da ALMS com a Grand-AM resultou além é claro de uma grande variedade de carros a quantidade e principalmente qualidade dos circuitos para 2014.

Já foi anunciado que Sebring, Daytona e Road Atlanta farão parte do calendário e essas três somadas a pistas como Laguna Seca e Road América trazem uma enorme variedade de traçados e situações que hoje não existem mais na Europa.

A OAK Racing que lidera a classe LMP2 no mundial de Endurance é uma dessas equipes que planeja competir nos EUA ano que vem, faltando apenas uma maior clareza por parte das regras entre LMP2 e DP.

São todos os regulamentos que precisamos, não apenas os regulamentos da classe P2,” Questiona o diretor da OAK Racing Sebastien Philippe. “Precisamos saber o que está acontecendo com os carros DP e quais as mudanças que vão fazer nesses carros. Porque vamos competir contra eles, de modo que precisamos saber antes de tomar decisões. “

O Morgan da equipe Conquest Racing foi o primeiro LMP moderno a testar em Daytona e além de uma eventual participação vários clientes estão esperando a regulamentação ser definida para decidir o que fazer.

“Para nós, mas também para os nossos clientes, porque há muitas pessoas esperando essa definição”, disse Philippe. “Eles não tem certeza de onde ele estão indo. Todo mundo está esperando. O problema é que leva tempo para construir carros e estamos quase ficando sem tempo agora. Este é um dos principais problemas. É uma pena, porque eu acho que todo mundo quer competir ali. É realmente um bom campeonato, com corridas muito agradáveis. Mas há também muitos pontos de interrogação no momento e que está em ambos os lados. Para as equipes dos EUA, é a mesma situação. Nós falamos com algumas pessoas que estão sendo competindo com os modelos DP e que nem sabem o caminho que devem seguir. ” Conclui.

Outra equipe que também espera uma definição é a Greaves Motorsports. Para Tim Greaves é inviável as alterações para forçar os DPs serem tão rápidos quanto os LMP2.

“Para mim, é surreal tentar  forçar os DPs a serem mais rápidos, ou do que os P2″, disse Greaves. “No primeiro ano, eles devem ficar um pouco a frente dos GTs e seguir em frente a partir daí. Caso contrário, as equipes irão optar pela LMP2 o que pode sair caro. Mudar custa muito dinheiro. E não é o custo da mudança, mas o custo de treinos para comprovar estas alterações.”

Fonte: Sportcar 365.com

Foto do dia Nissan ZeoD RC com estrei para as 6 horas de Fuji

A Nissan confirmou hoje que o seu ZEOD RC protótipo elétrico vai fazer sua estreia em Fuji mês que vem durante a etapa de 6 horas do Mundial de Endurance. O carro será conduzido por Michael Krumm que também participou do desenvolvimento do Delta Wing.

“Um dos nossos objetivos com o Nissan Zeod RC é que os fãs podem ver o que acontece por trás do desenvolvimento de um carro de corrida único” , disse Darren Cox, diretor global Nissan Motorsport. “Para implementar esta filosofia, achamos que seria apropriado dar aos fãs a chance de ver o carro em ação em vez de fazer isso no interior da fábrica. A oportunidade era boa demais para começar em um lugar Fuji Speedway, que está localizado a apenas 90 minutos na NISMO em Yokohama. Estaremos na pista em Le Mans no ano que vem com a maioria dos carros que rodam no FIA WEC. Esta execução nos permitirá coletar dados para comparação. “

WEC Austin–28 carros na lista prévia

A próxima rodada do WEC em conjunto com a ALMS será nos dias 21 e 22 de Setembro no Circuito das Américas. Todos os 28 carros que estiveram na etapa de Interlagos estarão presentes até o #71 da equipe AF Corse que pegou fogo por problemas mecânicos. Abaixo a lista.

O piloto Vitantonio Liuzzi volta ao Lotus #31 depois da ausência no Brasil, Rudy Junco confirmado no Oreca 03 da equipe Delta-ADR. No Ztek da Greaves Motorsports a volta de Chris Dyson e Christian Zugel no #41 da equipe OAK Racing.

Na classe GTE-PRO a volta de Fred Makowiecki ao lado de Bruno Senna no Aston #99. Abaixo a lista completa.

Algarve Pro Racing pensa no USCR

Os custos, o planejamento para disputar um campeonato de endurance muitas vezes ultrapassam milhões, e historicamente equipes amadoras é que são o pilar da categoria. Este ano tivemos o surgimento da Algarve Pro Racing que participou de algumas etapas da ELMS na classe LMPC com um Oreca FLM 09 usado.

A equipe dirigida por Stewart Cox ex mecânico da Jordan os planos da equipe são ambiciosos. Além de disputar a série europeia um ataque a USCR não está descartado, principalmente pelos atrativos que o campeonato apresenta se comparada a série europeia. Competitividade.

“Daytona e Sebring são as mais famosas pistas para carros esportivos do mundo”, disse Cox.”Mas também, a forma de como o campeonato norte-americano é, é incrível e é exatamente do jeito que deveria ser. É entretenimento para os fãs, é um ótimo ambiente para trabalhar, É muito divertido. América é o lugar para se estar. ” Completa.

A vem fazendo uma extensa bateria de teste para dar ritmo ao carro e aos pilotos Cornelius Jones e Nicky Catsburg.

Para Cox que esteve em Road América para sentir o “clima” da ALMS o jeito americano de fazer corridas de longa duração é mais animado do que a Europa.

“Eu acho que USCR tem que vender este estilo de corrida e é aonde precisamos estar. Eu não acho que a Europa tem a admiração de corridas de carros como os americanos. Embora existam algumas LMP2 com bons carros no grid, eu realmente olho para eles e os vejo lutando em termos de apoio financeiro. “

Fonte: Speed.com

Dança das cadeiras para rodada de Austin do WEC.

Algumas equipes irão promover mudanças em suas duplas para as próximas rodadas do WEC

Equipe Delta-ADR: O piloto Rudy Junco se junta a dupla James e Walker e Tor Graves no Oreca #25. Junco já competiu na ALMS nas classes GTC e LMPC e possui uma vitória e seis pódios.

Equipe OAK Racing: Para o Art Car #45 Erik Maris vai ocupar a vaga de Keiko Ihara que correu em São Paulo. Tanto Jaques Nicolet e Jean-Marc Merlin vão continuar no carro, Maris é visto principalmente em corridas de carros antigos.

Equipe Aston Martin: Bruno Senna teve uma péssima corrida no Brasil, para a próxima rodada em Austin seu companheiro Frederic Makowiecki. A dupla tem um pódio em SPA e nas 24 horas.

ELMS Hungria–Lista atualizada com 23 carros.

A próxima etapa da ELMS em Hungaroring tem algumas baixas confirmadas. A primeira e mais triste é a do Lola da equipe DKR Engineering que pegou fogo nas oficinas da equipe esta semana junto com o Lola B11 que era da equipe Pecom Racing.  A segunda baixa é do Zytek Z11SN da equipe Greaves Motorsport que enfrenta problemas com patrocínio e também vai cancelar sua participação.

Na classe LMPC que contava com 4 inscritos não teremos o #47 Oreca da equipe Endurance Challenge dos pilotos Loran e Lecuyer também com problemas financeiros. Na classe GTC não teremos o #65 o Audi da equipe MOMO DF1 mas sem motivo divulgado. Abaixo a lista atualizada.

    LM P2  
1 Thiriet by TDS Racing ORECA 03-Nissan Thiriet-Hirschi
4 Boutsen Ginion Racing ORECA 03-Nissan Al Mudhaf-Hartshorne-Kapadia
18 Murphy Prototypes ORECA 03-Nissan Hartley-Hirschi
34 Race Performance ORECA 03-Judd Frey-Niederhauser
30 Signatech-Alpine Alpine 450 Ragues-Panciatici
34 SMP Racing ORECA 03-Nissan Zlobin-Mediani
36 Jota Sport Zytek Z11SN Turvey-Dolan
43 Morand Racing Morgan LMP2 Klien-Gachnang
    LM GTE  
52 RAM Racing Ferrari F458 Italia Mowlem-Griffin
53 RAM Racing Ferrari F458 Italia Jeannette-Montecalvo
54 AF Corse Ferrari F458 Italia Mallegol-Bachelier-Blank
55 AF Corse Ferrari F458 Italia Perazzini-Cioci-Leo
66 JMW Motorsport Ferrari F458 Italia Bertolini-Camathias
67 IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3-RSR Milesi-Vernay
75 ProSpeed Competition Porsche 911 GT3-RSR Collard-Perrodo
77 Proton Competition Porsche 911 GT3-RSR Ried-Bachler-Tandy
    LMPC  
46 Algarve Pro Racing Team ORECA FLM-09 Catsburg-Jones
48 Team Endurance Challenge ORECA-FLM09 Pons-Ayari
49 Team Endurance Challenge ORECA-FLM09 Chatin-Loan
    LMGTC   
60 Kox Racing Lamborghini Gallardo FL2 Kox-Pronk
62 AF Corse Ferrari 458 Italia GT3 Rizzoli-Gai-Casé
69 SMP Racing Ferrari 458 Italia GT3 Babini-Shaitar-Ladygin
72 SMP Racing Ferrari 458 Italia GT3 Markosov-Frolov-Persiani
79 Ecurie Ecosse BMW Z4 GT3 Millroy-Twyman-McCaig