ELMS Paul Ricard–26 carros na última prova do campeonato

A ACO divulgou hoje a lista provisória dos participantes da última etapa da ELMS de 2013 em Paul Ricard. Ao todo 26 carros irão correr em uma das pistas preferidas das equipes de endurance quando o assunto é acerto o carro.

Na classe LMP2 teremos 8 carros e a disputa será entre o Oreca da equipe TDS Racing contra o Oreca da equipe Alpine. Ambos estão com 73 pontos e quem chegar em primeiro fatura o título. Já a classe LMPC conta apenas com 2 carros da equipe Team Endurance Challenge aonde basta uma vitória da dupla do carro #49 para faturarem o título.

Entre os Gts 8 inscritos na classe GTE e oito na GTC. Os líderes do campeonato a Ferrari #52 dos pilotos Johnny Mowlem e Matt Griffin da equipe Ram Racing tem uma boa vantagem sobre o Porsche #77 da equipe Proton Competition do trio Christian Ried, Klaus Bachler e Nick Tandy.

Já na classe GTC duas boas surpresas. A equipe SMP que lidera o campeonato inscreveu uma terceira Ferrari F458 para ajudar o #69 na consolidação do título. O terceiro carro de #68 será pilotado por Luca Persiani, Devi Markozov e Alexander Frolov. A outra surpresa será o BMW Z4 versão 2011 da equipe DKR Engineering que por enquanto tem apenas o piloto Matthieu Lecuyer confirmado como piloto. Abaixo a lista completa com todos os inscritos. A prova será realizada entre os dias 27 e 28 de Setembro.

Lista de inscritos para as 3 horas de Paul Ricard

Entrevista com Gerard Neveu presidente do WEC

Estamos na segunda temporada do mundial de endurance promovida entre ACO e FIA. Quando foi anunciado depois de duas temporadas do ILMC se temia que a FIA estaria matando o endurance pela segunda vez como fez na época do grupo C. Eu sempre tive um pé de desconfiança de tudo que vem por parte da FIA, e temos como exemplo a F1 que perdeu a tempos o seu espírito esportivo.

Porém em seu segundo ano a média de carros caiu um pouco principalmente na classe LMP1 muito por conta dos novos regulamentos para 2014. Em entrevista a John Dagys Gerard Neveu vê um futuro próspero para a categoria com a adição de novos fabricantes.

Para a próxima prova em Austin o grid com 28 carros, o mesmo da etapa brasileira segundo Neveu está dentro dos patamares estabelecido pela ACO.

“Como dissemos desde o início, temos um plano de quatro anos. Nós dissemos que, em 2015, iriamos parar no final da temporada e tirar uma foto para ver onde estamos. Agora estamos no segundo ano e estamos dentro do programa planejado. Sabemos também que este é o pior ano, porque temos um ano de transição para a LMP1. Mas, neste momento, eu diria que todas as luzes estão verdes”.

O ano de 2013 viu a chegada da Porsche com um programa oficial na classe GT além da Aston Martin com mais carros além é claro da Ferrari que da total suporte a equipe AF Corse.

Quando questionado sobre a classe LMP1 para o ano que vem e o novo sistema de energia o dirigente afirma que as equipes privadas terão chances se tiveram uma estrutura oficial por parte dos fabricantes por traz. Até o momento apenas Audi, Toyota e Porsche confirmaram e estão desenvolvendo seus carros. Entre as equipes privada a Rebellion é a única que já está desenvolvendo seu novo modelo em parceria com a Oreca.

“Não faz sentido as equipes privadas que entram na classe LMP1 com as novas regras terem o mesmo desempenho dos times de fábrica. No entanto, para lutar e ser muito competitivo na LMP1, um bom contrato com um fabricante para o fornecimento de motores e sistema de recuperação de energia.” comenta.

Vários fabricantes estão desenvolvendo seus propulsores. A Toyota vai fornecer a Rebellion uma versão melhorada do seu V8 3.4 litros. É sabido que a HPD vai entregar a equipes de clientes uma variação do seu motor utilizado atualmente na Fórmula Indy. Outros fabricantes tradicionais Judd e AER também estão desenvolvendo novos propulsores.

Já na parte dos chassis a OAK Racing está desenvolvendo o seu para uso próprio e para venda. a HPD em parceria com a Wirth Research também desenvolve um LMP1 ambas as equipes tem no momento apenas esboços dos carros. Outras já anunciaram seus modelos como a Perrin, Adess e Dome, estes últimos focados na construção de modelos LMP2

“Eu compreendo que há muitas discussões”, disse Neveu sobre a classe LMP1 privada. “Vamos ver durante o inverno se os projetos vão decolar ou não. Há muitos esboços, mas nem todos provavelmente terão sucesso neste primeiro ano do novo regulamento. Vamos ver o que vai acontecer. Devemos ser otimistas porque a condição de ter uma equipe privada na LMP1 vai certamente ser melhor no próximo ano. “

Nos planos do dirigente a expectativa é de que 18 a 20 protótipos farão a temporada completa ano que vem, além de uma dúvida de modelos GT2. Segundo Neveu o campeonato comporta no máximo 34 carros visto que este é um número aceitável em termos logísticos e pelos convites automotivos para Le Mans.

“O próximo ano será realmente interessante porque sabemos que vamos ter mais carros LMP1”, disse ele. “Nós provavelmente vamos manter o mesmo nível dos LMP2 porque  está funcionando muito bem. No GT, temos uma grande variedade de modelos o que parece muito interessante. Nós tivemos discussões com vários fabricantes e estamos comprometidos com um diversas equipes privadas e há um grande interesse deste lado. Finaliza.

Fonte: Sportcar365.com

Vídeo– A expectativa dos pilotos para a etapa de Austin

No próximo final de semana teremos rodada dupla de endurance no Circuito das Américas em Austin no Texas. Tanto a ALMS quando o WEC vão estrear no traçado (se não o único) que Hermann Tilke acertou a mão no traçado. O vídeo abaixo mostra a expectativa dos pilotos para correrem no circuito.

WEC Austin–Zonas de recuperação de energia

A FIA divulgou hoje as áreas aonde será possível recuperar energia dos modelos híbridos que disputam o mundial de endurance. A roda de Austin terá 4 setores aonde será possível “recarregar as baterias” dos modelos da Audi e Toyota.

O sistema poderá ser carregado a 50 metros das curvas 1,11, 12 e 20 aonde o sistema de freios será usado mais intensamente.

Skins da classe GTC da American Le Mans Series para mod Flat6 Enduracers by 21wraith– Atualizado em 23.09.2013

Uma bela novidade nas últimas atualizações do mod enduracers sem dúvida foi a adição dos Porsche 911 chamado de Flat 6 por conta de problemas legais. Além de vários skins dos campeonatos da Porsche Cup pelo mundo quem gosta da ALMS sempre reclamava de que não tinha os skins da classe. Agora os problemas acabaram. O user 21wraith vem desenvolvendo as pinturas de toda a temporada 2013. Abaixo as primeiras lançadas.

Flying Lizard Motorsports

Competition Motorsports

JDX Racing

NGT MotorsportsSkin (ALMS Austin)

Dempsei Del Pierro Racing

TRG Racing

Brumos Porsche Grand-Am

Fictionnal Pepsi Flat6 GT3

Australia Cup Presentation

ELMS Hungria–Signatech Alpine tem sua primeira vitória.

Desde que retornou ao endurance este ano de forma oficial a Alpine sempre dizia que vencer seria questão de tempo e o tempo não foi tão curto assim. O #36 da dupla Pierre Ragues e Nelson Panciatici ditou o ritmo da prova desde os treinos livres e não conseguiu a pole por muito pouco.

O ritmo da prova para o carro azul foi intenso e com pista molhada viu um dos seus principais adversários o #38 Zytek da equipe JOTA já na largada acabou rodando o que colaborou muito para o passeio do Alpine. O #18 da equipe Murphy Prototypes bem que tentou mas ficou a 38.268 terminando em segundo e o #38 Zytek da JOTA mesmo com os problemas iniciais acabou em terceiro.

Porsche supera hegemonia da Ferrari e vence com o #77

O líder do campeonato #1 da equipe Thiriet by TDS Racing acabou perdeu tempo após uma passeada pela área de escape e acabou em 6º. A chuva terminou com o passar das horas e as equipes tiveram que quebrar a cabeça para escolher a melhor hora para a troca de pneus e como a grande maioria dos pilotos são “amadores” a saída dos boxes foi o ponto aonde todos tiveram que redobrar a atenção.

Na classe LMPC com apenas 3 carros a vitória ficou com o #49 da Tem Endurance Challenge da dupla Paul Loup Chatin e Alex Loan. Em segundo e 14 voltas atrás o #48 também do Team Endurance Challenge de Anthony Pons e Soheil Ayari. Já o #46 da Algarve Pro Racing teve problemas de cambio e não completou a prova.

Na LMPC vitória ficou com o #49 da Team Endurance Challenge.

Entre os GTs a Porsche ditou o ritmo depois de levar uma surra da Ferrari nas primeiras provas do campeonato. A vitória do #77 Proton Competition do trio Christian Ried, Klaus Bachler e Nic Tandy surpreendeu quem esperava outro passeio dos times com equipamento Ferrari. O Porsche #67 da equipe IMSA Matmut que liderava a prova acabou sendo punido com um stop and go e acabou em 5º. Em segundo a Ferrari #52 da equipe RAM Racing e completando o pódio outra Ferrari desta vez da equipe a #55 da equipe AF Corse.

Dobradinha da SMP Racing na classe GTC.

Na Classe GTC a equipe SMP fez dobradinha com as Ferrari 458. O primeiro lugar ficou com #69  do trio Banini. Shaitar e Ladygin e o #72 de Markozy, Frolov e Persiani, fechando o pódio o #62 Ferrari da equipe AF Corse. A próxima etapa e última do campeonato serã nos dias 27 e 28 de Setembro em Paul Ricard. Abaixo o resultado final da prova.

3 horas de Hungaroring – Resultado final.

Viper SRT GTS by Sadeternal para Rfactor.

Mas um belo exemplar para a nossa corrida de longa duração de cada dia. O Viper SRT GTS causou frison depois que a Chrysler foi assumida pela FIAT. Com dinheiro em caixa o mítico Viper foi relançado em versão de rua e logo em seguia a versão GT2. O modelo apresentado aqui foi convertido por Sadeternal e um dos seus pontos fortes além do belo desenho e textura é a física. O painel é recriado nos mínimos detalhes ao modelo real. O carro conta com os skins da ALMS e 24 horas de Le Mans desde ano. Abaixo link para download e fotos. Ah! o carro é totalmente compatível com o mod enduracers.

https://enduracebrazil.forumeiros.com/