Calendário provisório da ELMS para 2014 é revelado.

Se em 2012 a ELMS foi uma fracasso com provas canceladas em 2013 a coisa foi um pouco melhor. Sem os medalhões da classe P1 e com provas de 3 horas em conjunto com outras séries a ELMS obteve bons grids.

Hoje a ACO lançou o calendário provisório para o ano que vem com algumas boas novidades. A primeira será o aumento de 3 para 4 horas o tempo de duração das provas. Depois de ter sido uma preliminar da World Series by Renault para o ano que vem o final de semana de provas será totalmente da ELMS sendo um evento único como nos últimos anos.

Os trabalhos começam com os testes coletivos em Paul Ricard nos dias 1 e 2 de Abril. Outra novidade é a volta da prova em Estoril Portugal. As seções de treinos passam de 30 minutos para 90 minutos para todos os carros e pilotos. Abaixo o calendário com datas a confirmar.

1 e 2 de Abril – Testes em Paul Ricard.

18 e 19 de Abril – 4 horas de Silverstone (Conjunto com o WEC)

10 e 11 de Maio – 4 horas de Imola. (data a ser confirmada)

19 e 20 de Julho – 4 horas de Red Bull Ring

13 e 14 de Setembro – 4 horas de Paul Ricard

11 e 12 de Outubro – 4 horas de Estoril.

Lembrando que a edição de 2014 das 24 horas de Le Mans será nos dias 14 e 15 de Junho com seus testes marcados para 1º de Junho,

Fonte. ELMS

Carros clássicos de Le Mans by StawmanAndy para Rfactor

Existe uma grande lacuna entre os mods de Endurance. Se temos bons mods com carros dos anos 70 e 80 os anos 90 são esquecidos já que a atual geração de protótipos vem dos anos 2000. Os verdadeiros modelos GT1 agora podem ser adicionados ao mod endurace sem problemas de compatibildade. O destaque vai para a ótima conversão do Porsche 911 e Mercedes CLK do GTR2. Abaixo links para download.

Pacote com modelos:

  • Mercedes CLK-LM
  • Panoz GTR1
  • Porsche 911 GT1
  • Nissan R390 (Long and short tail)
  • McLaren F1 GTR (Long tail)

Mod: putlocker.com 05866C911340E02C

Toyota GT-One Fix: www.putlocker.com/file/7FDB62414782C31D  ATUALIZADO!!!

Morgam Aero GT2

MG-Lola EX257

Maserati MC12 GT1

Ford GT GT1

PR1 Mathiasen compra seu segundo Oreca FLM

Se a briga para uma definição na equivalência entre os LMP2 e DP ainda está longe de terminar, uma das classes que deve crescer muito em 2014 por conta da estabilizada é a LMPC que compete com o mesmo equipamento desde 2009.

A equipe líder do campeonato na classe este ano na ALMS a PR1 Mathiasen confirmou em entrevista ao site Spotcar365 que fez a encomenda do seu segundo Oreca FLM09.

“Nós estamos olhando frente, mas a razão para a compra do novo carro é ter opções e mostrar que estamos totalmente comprometidos com o futuro", disse Oergel. "Há opções para se tornar uma equipe com dois carros,  ter um carro de teste ou até mesmo vender o carro atual. Mas, mesmo assim, queremos que o programa do próximo ano comece com tudo."

O carro deve ser entregue no início de Dezembro a tempo de começar os trabalhos para as 24 horas de Daytona que será nos dias 3 a 5 de Janeiro.

Além da PR1 outras equipes já confirmaram a intenção de comprar novos Oreca FLM09 como a RSR Racing, 8Star Motorsports, Starworks Motorsport e Level 5.

Flying Lizard na classe GTD em 2014

Causou estranheza quando a Porsche anunciou sua parceria com a Core Motorsports como parceiro oficial para o USCC em 2014, todos esperavam que seria a equipe Flying Lizard que era a equipe “oficial” da Porsche na ALMS até o ano passado.

Para o USCC ano que vem a escolha da equipe não foi a classe GTLM que compete com os modelos GTE e sim a GTD com carros GT3 e os GTs que disputam atualmente a Grand-Am.

Eric Ingraham chefe da equipe explica os planos. ”Estamos trabalhando em nosso programa de 2014 no USCC.Esperamos executar vários carros da categoria GTD. Estamos em conversa com pilotos profissionais e senhores motoristas e devemos tomar nossa decisão dentro de algumas semanas. “

Sobre competir com o novo 911 RSR. “Vamos competir mesmo com o 991 Cup na classe GTD em Daytona em 2014 Na verdade, eu acho que tem um nome especial, o América GT 911 ou algo parecido. É muito improvável que nós executemos um RSR a menos que alguém chega até nós com o orçamento para fazê-lo “.

Porsche anuncia programa de clientes para 2014

A Porsche anunciou o que equipes e fãs esperavam desde que lançou seu novo 911 RSR. A partir de 2014 o fabricante vai fornecer se modelo para equipes privadas. Depois de ter anunciado que vai competir de forma oficial no USRC ano que vem o próximo passo será vender os carros aos atuais clientes que competem pela marca e é claro os novos.

“Vamos ver os carros nas mãos de clientes no próximo ano,” confirma Hartmut Kristen chefe de competições da marca. “Estamos apenas trabalhando nos detalhes e no cronograma. Eu não posso anunciar no momento, porque a última etapa do WEC sendo no Bahrain [no final de novembro] e a primeira corrida do próximo ano sendo Daytona [no final de janeiro],  nos dá pouco menos de  seis semanas. Isso é um calendário muito apertado e a decisão não foi tomada há muito tempo “.

Para a empreitada oficial no URSC a CORE Motorsport foi a equipe escolhida para administrar os novos carros em 2014. Atualmente a equipe compete com uma versão “evo” do 911. Já a a Paul Millner e a Falken Tire são equipes que competem com a versão 2011 do modelo.

Segundo Kristen será difícil de ver já na abertura em Daytona mais carros além dos oficiais de fábrica.

“Eu diria que não é muito provável que veremos mais do que os dois carros oficiais da fábrica em Daytona“, disse Kristen. “Quando começamos a pensar sobre esse projeto, não havia corrida em Daytona para este tipo de carros, e isso nos pegou de surpresa”. Completa. “O ponto principal é a disponibilidade de peças, e o segundo ponto, talvez ainda mais importante é a forma como podemos apoiar essas equipes no início, porque o carro é muito diferente do atual 997 GT3 RSR. Isso é algo que temos de levar em consideração, porque as equipes estão gastando muito dinheiro, e se querem competir com este novo vamos dar total apoio. Para isso temos que crescer dentro de nossa organização e é por isso que temos que ser um pouco mais cuidadosos. ” Finaliza.

O atual regulamento GTE congelou o desenvolvimento dos carros pelos próximos 2 anos para os modelos novos, mas permite uma pequena atualização para o próximo. A nova versão do 911 deve estrear no WEC no final deste ano. A Porsche ainda não definiu qual será seu programa para 2014 além da LMP1 e se vai manter alguma estrutura em parceria com a Manthey Racing, já que o programa LMP1 é um projeto totalmente separado do GT.

Fonte: Sportcar 365.com

Audi festeja 100º vitória em Austin

Tudo começou no dia 18 de Março de 2000 nas 12 horas de Sebring validas pela American Le Mans Series. Emanuele Pirro, Franck Biela e Tom Kristensen venceram o esburacado circuito americano com o mítico modelo R8 recordista de vitórias em Le Mans. A partir dali a Audi construiu uma brilhante carreira no endurance, muitas vezes criticada por não ter optado pela F1. A insistência nas provas de resistência deu resultado. No último final de semana em Austin a 100º vitória veio pelas mãos de Tom Kristensen, Allan McNish e Loic Duval.

Ao todo a Audi vence 63 provas com o R8. Seu sucessor em 2006 o R10 venceu 22 vezes. Grande parte destas vistorias foram na ALMS em especial nos anos de 2007 e 2008 depois de uma guerra com Porsche e Acura e Peugeot na Le Mans Europeia, considerada por muitos os melhores anos do endurance recente.

No meio da crise que assolou o automobilismo em 2009 a participação da Audi na ALMS se restringiu as provas de Sebring e Road Atlanta. O sucessor do R10 o R15 e depois o R15 mais não tiveram o mesmo sucesso dos seus irmãos porém a redenção veio com o R18 e depois sua verão híbrida se tornaram imbatíveis Le Mans desde 2011.

Para o próximo ano a disputa será ainda mais intensa ao lado de Toyota e Porsche.

Pescarolo / Morgan para Rfactor by Sadeternal

Henri Pescarolo é uma das figuras mais tradicionais no mundo do endurance, venceu em Le Mans, construiu uma equipe e chegou a produzir carros para equipes de clientes. Afundado em uma crise financeira teve seus bens leiloados e adquiridos pela OAK Racing que reformulou a fabricação da carros e atualmente são batizados como o nome do tradicional fabricante Inglês Morgan. O mod apresenta os skins da equipe Pescarolo, OAK Racing,  Conquest Racing e Morand Racing. Abaixo link e mais fotos dos modelos.

https://enduracebrazil.forumeiros.com/

Vitória da Audi com bom desempenho da Toyota

(Foto: Divulgação)

O Circuito das Américas provou neste final de semana, que além de muito bonito é funcional é perfeito para um tipo de categoria, o Endurance. Com suas retas longas e cotovelos foi o cenário perfeito para ultrapassagens e é claro toques. Assim como alguns voos já que muitas zebras tinham uma espécie de lombada o que acabou determinando o destino de muitos carros.

A primeira vítima foi o Audi #1 dos pilotos André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fassler que ainda nas primeiras voltas e na pressa e alcançar o Audi #2 acabaram voando e logo na sequência acertado por um dos Porsche da classe GTE-PRO, resultado. Uma parada longa nos boxes e qualquer chance de lutar pela vitória indo por terra ainda mais depois de receber uma punição por “usar” a pisa de forma incorreta já nas horas finais. O fato é que o trio em nenhum momento do final de semana foi páreo para os vencedores Tom Kristesen, Loic Duval e Allan McNish que foram impecáveis na condução e até surpresos com o desempenho do Toyota #8 do trio Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin que deu um certo trabalho parta os vencedores principalmente durante as paradas para troca de pilotos e reabastecimento. O Toyota tinha um menor consumo e nos trechos sinuosos do circuito tinha um rendimento melhor do que os Audi. A diferença de apenas 23.617 segundos mostra que a história teria sido outra em Interlagos se o carro não tivesse sofrido um acidente nas voltas iniciais.

#26 repete vitória da etapa de Interlagos. (Foto: Divulgação)

Tanto que na saída do carro nos boxes a comemoração efusiva de McNish, mostra que a coisa não foi tão fácil como era esperado. Para a próxima etapa em Fuji a coisa será interessante. Em quarto lugar na classe o #12 da equipe Rebellion Racing chega a 4 voltas do vencedor e apenas cumpre tabela já que não tem adversários diretos.

Bruno Senna com ótima pilotagem vence na GTE-PRO

Na classe LMP2 a falta de controle, acabou tirando uma dobradinha certa da equipe OAK Racing. Os dois carros da equipe o #24 e #35 que vinham muito próximos, acabaram se chocando depois de um deles ter perdido o controle no final da grande reta, e “voado” em cima do carro irmão. Os dois acabaram voltando para os boxes perdendo muito tempo com reparos. Assim a vitória ficou com o #26 da equipe G-Drive Racing, de Roman Rusniv, Mike Conway e John Martin, que repetiram o feito de Interlagos. Em segundo, o #49 da equipe Pecom Racing de Luiz Perez Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer. O terceiro lugar ficou com o Lotus T128 #32 de Thomas Holzer, Dominik Kraihamer e Jan Charouz, que conquistou o primeiro pódio da temporada. O outro carro da equipe #31 teve problemas ainda na largada e abandonou sem completar nenhuma volta.

Entre os GTs da classe PRO a vitória incontestável do #99 o Aston Martin de Bruno Senna e Fréderic Makwiecki. Senna que fez a volta mais rápida nos treinos, ganhou praticamente de ponta a pontaae vem se firmando com um dos novos talentos do Endurance. Seria de muita burrice querer abandonar a carreia vitoriosa, que está tendo nas corridas de longa duração para pilotar em alguma equipe medíocre na F1. A Ferrari reagiu e conquistou os outros lugares no pódio, em segundo com o #51 de Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella e o #71 de Kamui Kobayashi e Toni Vilander. Em quarto o Porsche #92 de Marc Lieb e Rrichard Lietz. O segundo carro da equipe acabou abandonando depois de problemas incendiários quando na sua parada dos boxes.

Dobradinha da Aston Martin na GTE-AM com #96 e #95

Na classe GTE-AM, a dobradinha da Aston Martin mostra a força que a equipe apresentando no campeonato mesmo depois dos ajustes de desempenho. O Vencedor foi o #96 de Stuart Hall, Jamie Campbell, seguido sempre de perto pelo #95 de Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Nick Thiim. Fechando o pódio o Porsche 911 #76 da equipe IMSA Performance Matmut de Raymond Narac e Jean-Karl Vernay.

A prova foi boa com pegas em praticamente todas as classes. Claro que o bom desempenho do Toyota ajudou em muito no bom andamento da prova visto que teremos dois TS030 na prova de Fuji que será realizada no dia 20 de Outubro.

Classificação final das 6 horas de Austin

Asian LMS–Vitória da KCMG em Fuji

Era um ou outro… A vitória no “geral” da segunda etapa da Asian LMS teria que ser o #24 da OAK Racing ou do #18 da KCMG. Coube ao AOK azul e branco da dupla James Winslow e Hiroshi Koizumi vencer as 3 horas da segunda etapa e consecutiva. O #24  de Cong Fu Cheng e David Cheng chegou em segundo.

Com o sol brilhando todos os carros largaram de forma limpa, o que não demorou muito para o #18 da KCMG atacar. Na primeira curva Hiroshi Koizumi fez uma bela manobra em torno Jeffrey Lee com o OAK Racing # 24. No entanto, como sempre acontece nas corridas de endurance este foi apenas o começo de uma alternância na liderança que mudou de mãos algumas vezes durante as primeiras voltas. O #18 estava na liderança quando da sua primeira parada os boxes , quando James Winslow assumiu, assim como David Cheng que começou no #24 ambos mantendo um bom ristmo. No #24 entrou Cong Fu Cheng iniciando uma caçada já que voltou uma volta atrás do #18 KCMG. Com uma série de voltas rápidas cravou a melhor da prova com 1’35 0,843 . No entanto , apesar de todos os esforços Cong Fu Cheng não foi capaz de superar seu adversário e assumir a ponta. No último turno da prova Winslow fez conduziu o carro a vitória.

Ferrari #70 da equipe Taisan vence na GTE

Na classe GTE a equipe Taisan Ken Endlees teve resultados regulares em todos os treinos livres e sessões de qualificação. A equipe de Akira Iida, Shinji Nakano, e Shogo Mitsuyama foram capazes de colocar um bom desempenho durante a corrida ficando em 12º no geral.

Já na classe GTC A Craft Racing fez uma boa qualificação largando em primeiro, e repetindo o feito de Inje. Richard Lyons foi capaz de manter um bom ritmo durante todo o primeiro turno e entregou o carro na liderança para Frank Yu que  que soube manter uma boa distancia da Ferrari #77 da AF Corse de Steve Wyatt e Michele Rugolo. A vitória do Aston #007 foi apertada terminando em 8º no geral, em segundo a Ferrari  #77 da AF Corse.  Houve uma forte batalha pelo terceiro lugar também entre o #9 da equipe Pacific Direction Racing com Porsche 911 e #26 Team Taisan Ken Endlees com seu segundo carro culmina. O #9 de Yuya Sakamoto e You Yokomatu acabaram subindo ao pódio.

Na SGT o Honda CR-Z vende sem grandes esforços

NA classe SGT  as equipes tiveram um desempenho muito equilibrados durante toda o final de semana e sem surpresa a vitória acabou com o #16 do Team Mugen de Hediki Mutoh e Yuhki Nakayama que ao longo da corrida foram capazes de evitar os problemas técnicos que afetaram seus principais adversários e conquistaram o primeiro lugar. Em segundo o #11 com um Mercedes SLS GTE da equipe Gainer dos pilotos Katsuyuki Hiranaka e Bjon Wirdheim e fechando o pódio o Subaru BRZ GT300 #61 da R&d Sport  de Tetsuya Yamano e Kota Sasaki.

#007 Aston Martin vence na GTC

A próxima etapa será no dia 13 de Outubro em Zhuhai na China. Abaixo a classificação final da prova.

Classificação final das 3 horas de Fuji.