Vitória da Audi com bom desempenho da Toyota

(Foto: Divulgação)

O Circuito das Américas provou neste final de semana, que além de muito bonito é funcional é perfeito para um tipo de categoria, o Endurance. Com suas retas longas e cotovelos foi o cenário perfeito para ultrapassagens e é claro toques. Assim como alguns voos já que muitas zebras tinham uma espécie de lombada o que acabou determinando o destino de muitos carros.

A primeira vítima foi o Audi #1 dos pilotos André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fassler que ainda nas primeiras voltas e na pressa e alcançar o Audi #2 acabaram voando e logo na sequência acertado por um dos Porsche da classe GTE-PRO, resultado. Uma parada longa nos boxes e qualquer chance de lutar pela vitória indo por terra ainda mais depois de receber uma punição por “usar” a pisa de forma incorreta já nas horas finais. O fato é que o trio em nenhum momento do final de semana foi páreo para os vencedores Tom Kristesen, Loic Duval e Allan McNish que foram impecáveis na condução e até surpresos com o desempenho do Toyota #8 do trio Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin que deu um certo trabalho parta os vencedores principalmente durante as paradas para troca de pilotos e reabastecimento. O Toyota tinha um menor consumo e nos trechos sinuosos do circuito tinha um rendimento melhor do que os Audi. A diferença de apenas 23.617 segundos mostra que a história teria sido outra em Interlagos se o carro não tivesse sofrido um acidente nas voltas iniciais.

#26 repete vitória da etapa de Interlagos. (Foto: Divulgação)

Tanto que na saída do carro nos boxes a comemoração efusiva de McNish, mostra que a coisa não foi tão fácil como era esperado. Para a próxima etapa em Fuji a coisa será interessante. Em quarto lugar na classe o #12 da equipe Rebellion Racing chega a 4 voltas do vencedor e apenas cumpre tabela já que não tem adversários diretos.

Bruno Senna com ótima pilotagem vence na GTE-PRO

Na classe LMP2 a falta de controle, acabou tirando uma dobradinha certa da equipe OAK Racing. Os dois carros da equipe o #24 e #35 que vinham muito próximos, acabaram se chocando depois de um deles ter perdido o controle no final da grande reta, e “voado” em cima do carro irmão. Os dois acabaram voltando para os boxes perdendo muito tempo com reparos. Assim a vitória ficou com o #26 da equipe G-Drive Racing, de Roman Rusniv, Mike Conway e John Martin, que repetiram o feito de Interlagos. Em segundo, o #49 da equipe Pecom Racing de Luiz Perez Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer. O terceiro lugar ficou com o Lotus T128 #32 de Thomas Holzer, Dominik Kraihamer e Jan Charouz, que conquistou o primeiro pódio da temporada. O outro carro da equipe #31 teve problemas ainda na largada e abandonou sem completar nenhuma volta.

Entre os GTs da classe PRO a vitória incontestável do #99 o Aston Martin de Bruno Senna e Fréderic Makwiecki. Senna que fez a volta mais rápida nos treinos, ganhou praticamente de ponta a pontaae vem se firmando com um dos novos talentos do Endurance. Seria de muita burrice querer abandonar a carreia vitoriosa, que está tendo nas corridas de longa duração para pilotar em alguma equipe medíocre na F1. A Ferrari reagiu e conquistou os outros lugares no pódio, em segundo com o #51 de Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella e o #71 de Kamui Kobayashi e Toni Vilander. Em quarto o Porsche #92 de Marc Lieb e Rrichard Lietz. O segundo carro da equipe acabou abandonando depois de problemas incendiários quando na sua parada dos boxes.

Dobradinha da Aston Martin na GTE-AM com #96 e #95

Na classe GTE-AM, a dobradinha da Aston Martin mostra a força que a equipe apresentando no campeonato mesmo depois dos ajustes de desempenho. O Vencedor foi o #96 de Stuart Hall, Jamie Campbell, seguido sempre de perto pelo #95 de Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Nick Thiim. Fechando o pódio o Porsche 911 #76 da equipe IMSA Performance Matmut de Raymond Narac e Jean-Karl Vernay.

A prova foi boa com pegas em praticamente todas as classes. Claro que o bom desempenho do Toyota ajudou em muito no bom andamento da prova visto que teremos dois TS030 na prova de Fuji que será realizada no dia 20 de Outubro.

Classificação final das 6 horas de Austin

Asian LMS–Vitória da KCMG em Fuji

Era um ou outro… A vitória no “geral” da segunda etapa da Asian LMS teria que ser o #24 da OAK Racing ou do #18 da KCMG. Coube ao AOK azul e branco da dupla James Winslow e Hiroshi Koizumi vencer as 3 horas da segunda etapa e consecutiva. O #24  de Cong Fu Cheng e David Cheng chegou em segundo.

Com o sol brilhando todos os carros largaram de forma limpa, o que não demorou muito para o #18 da KCMG atacar. Na primeira curva Hiroshi Koizumi fez uma bela manobra em torno Jeffrey Lee com o OAK Racing # 24. No entanto, como sempre acontece nas corridas de endurance este foi apenas o começo de uma alternância na liderança que mudou de mãos algumas vezes durante as primeiras voltas. O #18 estava na liderança quando da sua primeira parada os boxes , quando James Winslow assumiu, assim como David Cheng que começou no #24 ambos mantendo um bom ristmo. No #24 entrou Cong Fu Cheng iniciando uma caçada já que voltou uma volta atrás do #18 KCMG. Com uma série de voltas rápidas cravou a melhor da prova com 1’35 0,843 . No entanto , apesar de todos os esforços Cong Fu Cheng não foi capaz de superar seu adversário e assumir a ponta. No último turno da prova Winslow fez conduziu o carro a vitória.

Ferrari #70 da equipe Taisan vence na GTE

Na classe GTE a equipe Taisan Ken Endlees teve resultados regulares em todos os treinos livres e sessões de qualificação. A equipe de Akira Iida, Shinji Nakano, e Shogo Mitsuyama foram capazes de colocar um bom desempenho durante a corrida ficando em 12º no geral.

Já na classe GTC A Craft Racing fez uma boa qualificação largando em primeiro, e repetindo o feito de Inje. Richard Lyons foi capaz de manter um bom ritmo durante todo o primeiro turno e entregou o carro na liderança para Frank Yu que  que soube manter uma boa distancia da Ferrari #77 da AF Corse de Steve Wyatt e Michele Rugolo. A vitória do Aston #007 foi apertada terminando em 8º no geral, em segundo a Ferrari  #77 da AF Corse.  Houve uma forte batalha pelo terceiro lugar também entre o #9 da equipe Pacific Direction Racing com Porsche 911 e #26 Team Taisan Ken Endlees com seu segundo carro culmina. O #9 de Yuya Sakamoto e You Yokomatu acabaram subindo ao pódio.

Na SGT o Honda CR-Z vende sem grandes esforços

NA classe SGT  as equipes tiveram um desempenho muito equilibrados durante toda o final de semana e sem surpresa a vitória acabou com o #16 do Team Mugen de Hediki Mutoh e Yuhki Nakayama que ao longo da corrida foram capazes de evitar os problemas técnicos que afetaram seus principais adversários e conquistaram o primeiro lugar. Em segundo o #11 com um Mercedes SLS GTE da equipe Gainer dos pilotos Katsuyuki Hiranaka e Bjon Wirdheim e fechando o pódio o Subaru BRZ GT300 #61 da R&d Sport  de Tetsuya Yamano e Kota Sasaki.

#007 Aston Martin vence na GTC

A próxima etapa será no dia 13 de Outubro em Zhuhai na China. Abaixo a classificação final da prova.

Classificação final das 3 horas de Fuji.

Atuais carros da classe LMP2 na pista até 2016

Em reunião entre a IMSA e a ACO ficou acordado que as atuais regras dos carros da classe LMP2 serão validas até 2016. No encontro se discutiu a equivalência entre modelos P2 e DP para o próximo ano mas sem maiores detalhes. Tais regras valem para o novo campeonato americano, ELMS, Asian LMS e Mundial de Endurance.

Jim France, presidente da IMSA. “Isso proporciona estabilidade a longo prazo, tendo em conta as realidades econômicas atuais para todos e que estão ansiosos para participar de competições de resistência ao mais alto nível. Assim, a equipe que comete com Daytona Prototype no Campeonato TUDOR United SportsCar Campeonato ou com um LM P2 ou em qualquer outro lugar no mundo, tem a oportunidade de investir em equipamentos que serão utilizados durante os próximos três anos. Este é um grande passo em frente para o futuro destes carros, tanto na América do Norte quanto na Europa.”

Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest. “Estendendo as regras até 2017 permite garantir ainda mais sucesso por três anos e ao mesmo tempo dando às equipes um período suficientemente longo de amortização de custos. Este, finalmente, permite que o Automobile Club de l’Ouest e seus parceiros técnicos, IMSA e FIA façam um protótipo que no futuro a partir de 2017 substituir os atuais LMP2 e DP “.

ALMS Austin–Corrida fora dos padrões da ALMS coroa mais uma vitória da Muscle Milk

Assistir os carros da ALMS correndo no Circuito das Américas foi estranho. Acostumado a ver os carros em pistas esburacadas, apertadas foi no mínimo inusitado por conta de um traçado tipicamente europeu e os pilotos não desapontaram o público. Acredito que esta foi uma das poucas provas da história da categoria que não teve uma bandeira amarela sequer, e muito se deve a estrutura da pista com áreas de escape asfaltadas o que possibilitou um retorno rápido a pista depois de uma escapada.

Se o aspecto em torno do circuito mudou e muito a cara da ALMS o primeiro lugar no geral foi o mesmo de sempre. O #6 da equipe Muscle Milk da dupla Lucas Luhr e Klaus Graf tiveram a prova mais fácil de suas vidas sem qualquer problema com adversários e o tráfego, tanto que acabou duas voltas a frente do #16 Lola da equipe Dyson Racing. O DeltaWing que chegou a marcar o melhor tempo nos treinos fez uma corrida tranquila e acabou em terceiro na classe e em 29º no geral e segue firme e forte para a próxima etapa em Virginia.

Dobradinha tranquila da equipe Level 5 com a vitória do #551

Na classe LMP2 uma dobradinha da equipe Level 5 com o #551 em primeiro da dupla Tucker e Briscoe e #552 que também conta com Tucker ao volante com Franchitti e Cosmo. Terminaram uma volta a frente do terceiro colocado o #02 da EMS com Scoot Sharp e Anthony Lazzaro. Se esperava uma disputa mais acirrada entre os carros da classe LMP2 pelas condições iguais em termos de equipamento e pela qualidade da pista mas já na largada o os dois carros da Level dispararam e o tráfego e problemas com os rivais acabaram minando qualquer disputa.

Entre os Oreca FLM 09 da classe LMPC, vitória do #8 da equipe BAR1 Motorsports da dupla Kyle Marcelli e Chris Cumming. Em terceiro o #52 da equipe PR1 Mathiasen Motorsports de Mike Guasch e Dane Cameron. Em terceiro o #05 da equipe Core Motorsports de Jonathan Bennet e Tom Kimber-Smith. O brasileiro Bruno Junqueira da RSR Racing acabou em 6º a  uma volta do líder da classe.

Covette segurou pressão de BMW e Viper e venceu com #3

A disputa sempre atraente na classe GT nos brindou com belos pegas desde as primeiras voltas. A disputa entre a equipe Corvette com seus dois carros e o Viper da equipe SRT foram intensos mas a dupla do carro #3 Jan Magnussen e Antonio Garcia soube suportar a pressão dos companheiros de equipe Oliver Gavin Tommy Milner que acabaram abandonando por conta de problemas mecânicos e do Viper #93 dos pilotos Jonathan Bomarito e Kuno Wittmer que nas voltas finais travaram uma bela disputa roubando o segundo lugar do BMW #56 que tentava chegar na primeira posição mas com um desgaste acentuado nos pneus acabou não suportando e acabou cedendo a posição. A disputa durou até a ultima curva entre o Corvette #3 e o Viper #93 culminando com a vitória do carro amarelo.

#8 da equipe BR1 vence na LMPC

Os equipes com modelos Ferrari e Porsche tiveram corridas discretas e em nenhum momento foram fator na classe. O Porsche #06 da Core Motorsports que ano que firmou parceria com a Porsche Nort América para alinhar de forma oficial dois 911 acabou tendo problemas e também abandonou. Os 5 primeiros lugares na classe foram conquistados por carros com motor dianteiro. Seria uma tendência para 2014?

Boa disputa nas voltas finais coroa o bom trabalho da equipe TRG com o #66

Na classe GTC o pega durou também até as últimas voltas entre o #66 da equipe TRG e o #30 da equipe NGT com manobras ousadas Damien Faulkner usou a pista além das áreas de escape para superar o #30 pilotado por Sean Edwards. Um belo pega que muitas vezes é mascara pela geração de TV que prefere dar prioridade as classes importantes. Em terceiro o #27 da equipe Dempsey Del Pierro Racing com Patrick Dempsey e Andu Lally

Se o WEC tiver a emoção que teve hoje a ALMS a corrida amanha promete.

Classificação final.

Asian LMS–Fuji–OAK Racing marca a pole.

A pole para a etapa de Fuji ficou nas mãos da de equipe OAK Racing com o #24. David Cheng marcou 1:34.253 e superou por milésimos o tempo do #18 da equipe KCMG com Horoshi Koizumi que cravou 1:34.311.

Na classe SGT o número 16 Honda CR-Z #1 do Team Mugen fez o melhor tempo com 1:38.241 com Yuhki Nakayama. Na classe GTC com modelos GT3 o Aston Martin #1 007 da Craft Racing marcou 1:39.520 e o único modelo GTE Ferrari da Taisan Endless marcou 1:41.399.

Porsche confirma 2 911 no USCC em 2014

A Porsche anunciou hoje que vai alinhar 2 911 RSR no Tudor United SportCar Championship na classe GT. Os dois modelos estarão sob supervisão da Porsche Nort América em uma parceria com a Core Motorsports que compete este ano com um 911 na classe GT da ALMS. Os pilotos ainda não foram divulgados.

Hatmut Kristen presidente da Porsche comemora esta parceria. “A América do Norte é o maior mercado em termos de carros esportivos da Porsche mas também existe uma forte a concorrência  na ALMS e é por esta razão que decidimos participar no novo Campeonato Tudor United SportsCar com um compromisso semelhante ao que temos no Campeonato Mundial de Endurance com a equipe Manthey Porsche AG. O fato de que agora há um campeonato de alto nível na América decidimos participar oficialmente pela primeira vez em um campeonato americano. “

ALMS Austin–Mesmo com pista molhada Mulcle Milk marca pole.

Todo mundo se perguntou hoje como pode o DeltaWing fazer o melhor tempo nos treinos livres e o que teria acontecido com o HPD da equipe Muscle Milk. Pois bem quando o carro devia realmente andar as coisas voltaram a sua normalidade e o #6 de Lucas Luhr e Klaus Graf novamente marcaram o melhor tempo com 2:07.851.

Com a pista molhada tivemos algumas surpresas. O segundo colocado foi o #552 da classe LMP2 da equipe Level 5 sob o comando do piloto Marino Franchitti marcando 2:10.573. Na classe GT o BMW #55 com Joey Hand ao volante marcou 2:17.178. Na classe PC o #81 da equipe DragonSpeed Mishumotors marcou 2:17.865.

Entre os Porsche da classe GTC o #66 da equipe TRG marcou 2:27.816.

Tempos da seção classificatória.

United Sports Car Racing e WEC divulgam calendários para 2014

Demorou mais saiu. Depois da unificação da ALMS com a Grand Am uma das coisas que mais se especularam sem dúvida foi o calendário para 2014. Depois de muitas discussões hoje em Austin a organização da “Tudor United SportCar Championship” revelou as datas para as 12 etapas do certame.

Os trabalhos começam nos dias 25 e 16 de Janeiro com as 24 horas de Daytona e se encerram em 4 de Outubro com as 10 horas de Petit Le Mans. O campeonato vai ter algumas particularidades com etapas aonde algumas classes de carros irão correr como o caso de Long Beach aonde os protótipos e apenas os GTLM estarão na pista ou em Detroit aonde Protótipos, PC e GTD serão os carros da vez.

25-26 de Janeiro – Rolex 24h de Daytona
15 de Março – 12h de Sebring
12 de Abril – Long Beach (Protótipos e GTLM)
4 de Maio – Mazda Raceway Laguna Seca
31 de Maio – Detroit (Protótipos, PC e GTD)
29 de Junho – 6h de Watkins Glen
13 de Julho – Canadian Tire Motorsports Park
25 de Julho – Indianapolis Motor Speedway
10 de Agosto – Road America
24 de Agosto – Virginia International Raceway ( PC, GTLM e GTD)
20 de Setembro – Circuit of The Americas
4 de Outubro – Petit Le Mans

Além da USCC (nova sigla que deverá ser usada) a FIA divulgou o calendário para o mundial de Endurance. Serão 8 etapas com as mesmas pistas desde ano. Se esperava uma prova na Alemanha em Nurburgring mas a organização da pista e a do evento não chegaram a um acordo. Tudo começa nos testes oficiais em Paul Ricard no dia 28 e 29 de Março. O campeonato começa oficialmente em Silverstone entre os dias 18 e 20 de Abril e se encerra no Bahrain entre 13 e 5 de Novembro. Le Mans ficou para os dias 14 e 15 de Junho. Falta ainda a provação por conta do conselho mundial da FIA. Abaixo as datas.

28 a29 de Março – Testes oficiais em Paul Ricard
18 a 20 de Abril – Silverstone
9 a 10 de Maio – Spa
14 a 15 de Junho – 24 horas de Le Mans
29 a 31 de Agosto – Interlagos
19 a 21 de Setembro – Austin
10 a 12 de Outubro – Fuji
31 de Outubro a 1º de Novembro – Shanghai
13 a 15 de Novembro – Bahrain.

ALMS Austin–DeltaWing marca o melhor tempo!

Se em sua versão aberta o polémico DeltaWing foi um fracasso a versão fechada é bem mais promissora. Nos primeiros treinos da ALMS em Austin o carro #0 marcou o melhor tempo com 2:14.909. O segundo melhor tempo ficou com o HPD #02 da equipe Extreme Speed da dupla Brown e van Overbeek.

Na classe PC o #81 da equipe Draghon Speed de Mirco Schultis e Renger der Sande marcou 2:18.602. Entre os GT o BMW #55 marcou 2:17.370 com Auberlen e Hand.

Entre os Porsche da classe GTC o melhor tempo ficou com #30 da equipe NGT Motorsports com 2:23.996. Abaixo os tempos completos.

Tempos ALMS Austin

Asian LMS Fuji–Morgan da equipe KCMG na frente.

Os trabalhos já começaram em Fuji para a segunda etapa da Asian LMS. E nos primeiros treinos o melhor tempo ficou com o Morgan da equipe KCMG dos pilotos JAmes Winslow e Hiroshi Kozumi com o tempo de 1:33.917. Em segundo o Morgan da OAK Racing com 1:35.848.

O melhor tempo na classe SGT com modelos da Super GT ficou com o Subaru da equipe R&D Sport com 1:39.049. Na GTC a Ferrari da equipe AF Corse #77 marcou 1:40.725. Na GTE com apenas 1 carro inscrito da equipe Taisan Ken Endle Ferrari 458 marcando 1:42.989.