Core Autosports lidera treinos livres para etapa do Kansas do TUSC

 

Neste final de semana acontece no Kansas mais uma etapa do TUSC, o evento inédito para carros com regulamentação da ACO e o formato já que apenas LMPC e Prototypes Lites estarão presentes na disputa.

Ao todo serão 10 Oreca FLM 09 e 19 Élan DP02. Nas duas primeiras baterias de treinos livres o melhor tempo na classe PC, ficou com o o #54 da Core Autosport, que no segundo treino marcou 1:11.715. O brasileiro Bruno Junqueira da equipe RSR Racing marcou o 6º tempo na segunda seção de treinos.

O blog noticiou a algum tempo que a etapa de Kansas não seria televisionada, pois segundo a IMSA, não seria “importante” suficiente para justificar o investimento na montagem do sistema de transmissão. Além desta péssima notícia, vários mudanças na condução da corrida também foram divulgadas a algum tempo.

Abaixo os tempos das seções de treinos livres.

Treino 1 – PC.

Treino 2 – PC.

Treino 1 – Prototypes Lites.

Le Mans Legends 2014: Grupo C com belos exemplares em Sarthe.

 Principal prova preliminar as 24 horas de Le Mans, o Le Mans Legend, deste ano contará com carros do extinto Grupo C e GTP. O evento é alternado a cada 2 anos com carros históricos que participaram de Le Mans, antes da existência do Grupo C.

Hoje (05) a ACO e a organização da prova revelaram a lista com os carros que irão participar do evento. Ao todo 26 carros estão confirmados, mas até o dia da prova muitos outros poderão fazer parte do plantel que deve fazer a alegria dos fãs.

Atualmente o grupo é dividido em 3 classes. Classe 1 para protótipos que participaram originalmente da classe C1 e IMSA entre os anos de 1982 e 1990, Classe 2, que compreende a C2 original e IMSA entre os anos de 1982 a 1990 e a Classe 3, que compreende os carros do Grupo C e IMSA entre os anos de 1991 e 1993. Abaixo a lista com todos os carros confirmados até o momento.

Classe 1:

#2 Mercedes C11  1990 : (livrée Argent Mercedes) – Shaun Lynn

#4 Lancia LC2 1983 (livrée Martini) – Roger Wills

#5 Porsche 962 1988 (livrée Jagersmeister) – Peter Harburg

#7 Porsche 962 1990 (livrée Primagaz) – Manuel Monteiro

#9 Porsche 956 1982 (livrée Rothmans) – Kriton Lendoudis

#12 Porsche 956 1984 (livrée Iseki) – Russell Kempnich

#14 Porsche 962 1988 (livrée Leyton House) – Tommy Dreelan

#15 Spice SE89 1989 (livrée Applebee) – Adrian Watt

#16 Porsche 962 1986 (livrée Blaupunkt) – Zak Brown

#17 Porsche 962 1990 (livrée Jagermeister) – Christophe D’Ansembourg

#18 Aston Martin AMR1 1989 (livrée Mobil) – Paul Wright/Tom Kimber-Smith

#21 Lola T711 1984 (livrée rouge et blanche) – Paul Stubber

#25 Nissan R90CK 1990 (livrée bleu, blanc, rouge) – Katsu Kubota/Joaquim Folch

#31 Mercedes C11 1989 (livrée Argent Mercedes) – Gareth Evans/Bob Berridge

#33 Porsche 962 1989 (livrée Tic Tac) – Henrik Lindberg

#51 Porsche 962 1990 (livrée Kenwood) – Stéphane Verbeeck

#60 Cheetah G606 1990 (livrée verte) – Eric Rickenbacher

#77 Mazda 767B 1989 (livrée orange et verte) – Max Werner/Moritz Werner

Classe 2:

#111Spice SE88 1988 (livrée bleue et blanche) – Mike Donovan

#116 Spice SE89 1989 (livrée blanche) – Pierre-François Rousselot

#170 Spice SE86 1986 (livrée Listerine) – Aaron Scott

Classe 3:

#3 Jaguar XJR16 1991 (livrée Bud Light) – Richard Eyre

#6 Porsche 962 1989 (livrée FAT) – Mark Sumpter/Derek Bell

#8 Jaguar XJR14 1991 (livrée Silk Cut) – Bob Berridge

#29 Gebhardt C291 1992 (livrée MOMO) – Frank Lyons/Michael Lyons

#38 Jaguar XJR12D 1991 (livrée Silk Cut) – Peter Garrod

Apresentação do novo Lotus T129 será em Le Mans

 Ausente deste a primeira etapa do WEC em Silverstone, o novo Lotus T129 era esperado para disputar as 24 horas e Le Mans. Por conta de problemas de homologação e de fornecimento de peças o carro deve competir apenas na etapa de Austin do Mundial.

Porém, aproveitando o final de semana na principal prova do campeonato, o carro será apresentado semana que vem em Sarthe,como confirma um porta voz da equipe ao site motorsports.com “O carro está acabado, a carenagem está chegando na sexta-feira e vamos levar o carro para Le Mans na próxima semana. ” O novo LMP1 inicialmente seria equipado com um motor V8 baseado em um bloco Audi, mas por conta de problemas e atrasos a equipe optou por um V6 bi-turbo da AER.

Apenas Christian Alberts foi confirmado para competir em Le Mans, antes do cancelamento da equipe. Se especula que Pierre Kaffer e Christophe Bouchut seriam os parceiros de Albers na empreitada.

Porsche 991 RSR GTE by MegaRacingHD para Rfactor

O belo Porsche 991, estreou ano passado no mundial de Endurance e conquistou em seu primeiro ano de vida Le Mans, com uma dobradinha. O modelo aqui retratado foi convertido para Rfactor do jogo Real Racing 3.

A física pelo menos para mim se mostrou melhor do que a oferecida pelo mod Enduracers. Claro que ajustes devem ser feitos, principalmente nos freios que são, um tanto quanto lentos, mas o carro em si se mostrou compatível e competitivo frente aos demais carros do mod.

Sendo a primeira conversão do Mega Racing, alguns erros são encontrados como a falta de um mostrador interno, bem como algo voando em cima do carro. Porém nada que desabone o bom trabalho feito. O carro não vem configurado para o mod Enduracers, mas é facilmente adaptado editando o arquivo GEN.

Download Porsche 991 RSR GTE

Aston Martin admite que será difícil vencer Le Mans

 Campeã do WEC em 2013, a Aston Martin tinha tudo para ser uma das favoritas a luta pelo mundial deste ano além é claro de Le Mans. Porém o BoP e o domino da Porsche e Ferrari estão complicando a vida do construtor Inglês. Com uma redução de 5 litros na capacidade do tanque de combustível que fica em 95 litros as chances de vitória n grande clássicas são pequenas.

O último ajuste antes da prova foi feito semana passada na pista de testes da Michelin com todos os fabricantes envolvidos nas classe GT. “Isso é fundamental para vencer a prova”, disse John Gaw, chefe de equipe da Aston Martin. “Sem os cinco litros por estaríamos fazendo 13 voltas e com os 5 litros seriamos capazes de fazer 14”. Comenta.

Para a coordenação da prova todos os carros devem se capazes de fazer a mesma média de consumo e assim parar sem um levar vantagem sobre os demais. Além da Aston Martin, a Ferrari também recebeu um novo kit aerodinâmico que vai produzir mais arrasto aerodinâmico, porém alguma equipes da classe GTE-AM, optaram por não utilizar o kit. Já a Corvette teve uma redução de peso em relação a versão C6R do ano passado, perdeu 10 kilos, e teve o restritor de ar aumentado para 1,3mm. Mas nem tudo são flores já que também perdeu 5 litros de capacidade de combustível.

Estranhamente o Porsche 911 não sofreu alterações.

Toyota obtém os melhores tempos em treinos oficiais para Le Mans

Quem esperava uma reação da Porsche ou Audi sob a Toyota, terá que esperar as 24 horas. Durante os treinos oficiais para a corrida neste domingo a equipe Toyota fez os melhores tempos. Com seções durante todo o dia as melhores marcas foram obtidas na segunda seção. Com 3:23.014 o Toyota #8 pelas mãos de Sébastien Buemi marcou 3:23.014. Em segundo o #7 com Kazuki Nakajima ao volante marca 3:23.156. Em terceiro vem o Audi #3 de Marco Bonanomi com 3:23.799. O melhor Porsche vem apenas na 5º posição com #14 pelas mãos de Nell Jani com 3:24.692.

Para Buemi o resultado é fruto da dedicação de todos a equipe. “Fizemos um bom trabalho e completamos uma grande quantidade de quilômetros, por isso estou muito feliz”, disse. “Vimos algumas indicações úteis sobre qual direção tomar; agora só precisamos analisar tudo porque ainda há muita coisa que podemos aprender. “ Conclui.

A Audi atual campeã da prova teve que se contentar com um terceiro lugar obtido pelo #3. Ao todo a equipe Alemã completou 125 voltas (1.703,625 km) na primeira seção de testes, aonde foram testados pneus, e seu comportamento durante as mais diversa situações. Com interrupções por conta de acidentes no treino vespertino mais 159 voltas em um total de 3.870,636 km) percorridos. Para o diretor da Audo Dr. Wolfgang Ulrich os testes foram produtivos mesmo não obtendo os melhores tempos. “Nossos pilotos do Audi Sport Team Joest e todos os funcionários Audi Spot realizaram hoje um programa ambicioso e um trabalho valioso “, disse Ullrich . “O time superou as nossas expectativas. Agora, nas semana que falta para o evento, vamos analisar estes dados , a fim de encontrar um set-up ideal para todos os três carros de corrida . “

Por outro lado a Porsche, com sua primeira participação na principal classe da corrida desde 1998 ficou com a 5º posição com o #145, porém obteve a maior velocidade máxima com o #20 pelas mãos de Mark Webber, 339,1 km/h, que acabou apenas na 7º posição com Timo Bernhard marcando 3:24.911. Para Andreas Seidl o dia foi extremamente produtivo. : “Este foi um dia muito bom. Nós viajamos para Le Mans com uma longa lista de objetivos e conseguiu marcar  e conseguimos concluir o programa sem surpresas desagradáveis. Ambos os carros correram sem problemas e todos os pilotos foram para a pista. Com o #14, nós nos concentramos em avaliação de pneus na parte da manhã , enquanto o carro #20 trabalhos set-up mecânico e aerodinâmico . Na parte da tarde foram trocadas as listas de trabalhos para os carros. O controle da corrida fez várias simulações , que foram bons treinos para a nossa equipe e os pilotos também. Por exemplo os períodos de safety car e as chamados “zonas lentas ‘ foram praticadas . Agora temos uma grande quantidade de dados para estudo. Hoje foi uma boa preparação para os pilotos, engenheiros e mecânicos, na verdade, para todos na equipe. Nós nunca teríamos chegado tão longe sem o nosso departamento de desenvolvimento em Weissach, portanto, muito obrigado a todos os nossos colegas em casa . “

Além da volta da equipe, Mark Webber, que faz sua reestreia na pista, se mostrou animado, além de marcar a maior velocidade do dia. “Eu estava realmente ansioso entrar no carro. Eu sempre gostei desta pista. Poder vir aqui com o 919 Hybrid foi um ótimo dia e tudo sem problemas. Nós , fomos capazes de começar a trabalhar no equilíbrio e set-up do carro. Estamos constantemente melhorando e, novamente, nós aprendemos muito “.

Única equipe presente na classe LMP1-L a Rebellion Racing não fez frente aos modelos de fábrica. Os dois carros ocuparam as últimas posições da classe com o #12 na 8º posição marcando 3:31.700 a 8.686 segundos do primeiro tempo e o #13 com 3:33.043 a 10.029.

Na classe LMP2 a briga entre Oreca, Morgan, Zytek e Ligier será intensa. Quem larga na frente com o melhor tempo foi Morgan-Nissan #26 da G-Drive Racing que pela pilotagem precisa de Roman Rusnov marca 3:37.795. Em segundo o Oreca #48 da Murphy Prototypes com Karun Chandhok marcando 3:38.286. Em terceiro o Alpine #36 com Nelson Panciatici marcando 3>39.026. Em comum aos três primeiros é fato de usarem motores Nissan.

O novo Ligier #35 da OAK Racing ficou com o 4º tempo, surpreendendo já que fez poucos testes de rodagem desde que foi lançado a pouco mais de um mês. O melhor Zytek vem apenas na 7º posição na classe, sendo este da Jota Sport com o tempo de 3:39.849. Outro fato curioso é o tempo do Nissan ZEOD RC que compete pela “garagem 56”. Pelas mãos de Wolfgang Reip o exótico modelo ficou na 27º geral, sendo último dos protótipos com o tempo de 3:52.574.

 Na classe GTE-PRO a Porsche mesmo com lastro adicional, marca o melhor tempo com o #92 de Frédéric Makwiecki com 3:37.403. Espantosamente o segundo melhor tempo das duas classes GT vem do #90 Ferrari da 8Star Motorsports que compete na GTE-AM com 3:57.403. Giancarlo Fisichella vem na terceira posição com a Ferrari #51 da AF Corse com 3:57.483. O novo Corvette C7-R, que estreia este ano na prova ficou com o 4º na GTE-PRO, obtido por Olivier Gavin com 3:58.403.  A equipe Aston Martin ficou apenas na 15º posição com o #97 de Stefan Mucke com 3:59.561, carro que tem Bruno Senna como piloto. Fernado Ress ficou na 18º posição marcando 3:59.966.

Tempos do dia.

Velocidades máximas obtidas.

Vitória sofrida para os irmãos Taylor em Detroit

Corridas de automóvel podem ser monótonas ou emocionantes, e quando vem na última volta deixam a coisa mais legal ainda. Foi assim que os irmãos Ricky e Jordan Taylor venceram de forma surreal a etapa de Detroit do TUSC.

Na Largada o pole #90 com Michael Valiente começando os trabalhos conseguiu manter a primeira posição seguido por Christian Fittipaldi que superou o HPD da Extreme Speed Motorsports. Um dos líderes do campeonato o Ford Riley #01 da Chip Ganassi não completou a prova por problemas na caixa de Marcha.

Sendo este um circuito de rua, apertado e com muitos pilotos amadores na disputa as batidas e bandeiras amarelas foram inevitáveis. O choque entre o Viper e o Audi da classe GTD, que acabaram molhando a pista com a água acumulada nos pneus acabou ocasionando a entrada do Safety Car já que tanto o Porsche #30 quanto a Ferrari #64 escorregaram no piso molhado.

Com a corrida em ritmo lento os carros da classe P pararam para realizar suas paradas nos boxes. O #10 agora sob comando de Ricky pegou a liderança, seguido pelo #5 com João Barbosa ao volante.

Depois de uma nova interrupção e com um carro em melhores condições João Barbosa conseguiu administrar melhor o tráfego e alcançou Ricky, o ultrapassando na última volta. A sorte e o bom desempenho do português acabaram metros depois, já que durante a manobra, um toque entre os dois carros acabou danificando a carenagem, que ficava raspando no pneu traseiro esquerdo. Mesmo com o ritmo mais lento o #5 acabou na sexta posição.

A vitória ainda não estava garantida, já que com o toque o #90 pilotado por Michael Valiente, tentou pôr todo custo superar o líder, o que acabou não acontecendo. Osvaldo Negri com todos os contratempos terminou em 4º lugar.

Na classe GTD a vitória ficou com a Ferrari #8 da equipe Scuderia Corsa de Alessandro Balzan e Jeff Westphal. Na segunda posição o Porsche #23 do Team Seatle/Alex Job Racing de Mario Farnbacher e Ian James. Fechando o pódio o Audi #48 da Paul Miller Racing dos pilotos Byre Miller e Christpher Haase.

A próxima etapa será no ótimo traçado de Watkins Glen, em uma prova de 6 horas, a terceira de longa duração do ano entre os dias 28 e 29 de Junho.

A classificação final da prova.

Porsche com irregularidades para Le Mans?

 Durante a foto oficial para as 24 horas e Le Mans, os olhos (principalmente) da Audi estavam sob os 919 da Porsche. O Motivo? A carenagem traseira, flexível demais pode se deformar em altas velocidades, influenciando na velocidade final do carro.

O artigo 3.4 é claro “Peças de carroçaria móvel ou  elementos são proibidos quando o carro estiver em movimento”. Na edição de 2013 a Toyota chegou a usar um artifício semelhante na tampa do motor, que gerou ganhos aerodinâmicos significativos, porém como não venceu a prova acabou não sendo punida, porém aceitou não usar tal peça em 2014.

Outro ponto questionável é o artigo 3.4.1c que afirma que a carenagem traseira vista de cima deve ter “Uma superfície contínua sem cortes.” Além disso, a lataria traseira se estende alguns milímetros além da parte traseira do difusor algo que pode violar o artigo 3.5.2 do regulamento técnico que estabelece que “Nenhuma parte do difusor deve ser mais de 200 mm acima do plano de referência e sua extremidade traseira deve ser igual com o perímetro da carroçaria (asa traseira removido).”

Resta saber se alguma equipe vai realizar algum protesto formal junto a ACO.

Westbrook com Corvette, marca o melhor tempo no treino classificatório para Detroit.

Com o tempo de 1:25.011 o Corvette #90 da equipe Spirit of Daytona, pilotado por Richard Westbrook superou por apenas 0,18 segundos o HPD #02 da equipe Extreme Speed Motorsports e fatura a pole para a etapa de Detroit do TUSC. Ryan Dalziel bem que tentou, mas nos últimos minutos, Westbrook foi mais rápido.

Esta foi à primeira pole do Corvette #90 e pela diferença de tempo entre os primeiros colocados a luta pela vitória está totalmente aberta. Em terceiro o Corvette #5 da equipe Action Express do brasileiro Christian Fittipaldi e João Barbosa com 1:25.139. Em quarto o Morgan #42 da OAK Racing com 1:25.555. Oswaldo Negri conseguiu o sexto tempo com o Ford #60 da Michael Shank Racing marcando 1:25.776.

Já na classe GTD a pole ficou com o Audi #45 da equipe Flying Lizard pelas mãos de Spencer Pumpelly, que marcou 1:32.914. Pumpelly que também marcou a pole para a etapa de Laguna Seca, mostrando que fez bem a troca da Porsche pela Audi na atual temporada. Infelizmente o Audi, que liderava a prova em Laguna Seca acabou abandonando a 15 minutos do fim sem combustível.

Em segundo o Viper #33 da Riley Motorsports marcou 1:33.192 com Jeroen Bleekemoloen ao volante. Fechando os três primeiro o Porsche #73 da Park Place com Kevin Estre marcando 1:33.246.

Programa LMP1 da Nissan para 2015, pode não estar 100% concentrado no Japão e sim nos EUA

Desde que revelou seus planos de voltar a Le Mans, a Nissan vem escondendo o jogo. Se durante a apresentação do programa apenas o básico foi apresentado, e que o novo LMP1 seria totalmente diferente dos seus pares atuais, pouca coisa foi divulgada. Até agora.

Segundo informações do site racer.com, o ex-piloto Dan Gurney por meio da sua empresa AAR seria um dos parceiros por trás da contrução do GT-R NISMO LM, já que é uma das referencias em termos de fibra de carbono nos EUA.

Quando questionado sobre tal Darren Cox diretor da Nissan, não negou nem confirmou. “Eles seriam um bom parceiro, não é?”

Cox ainda salientou que a volta da Nissan ao Mundial de Endurance é bem mais do que um projeto feito pela divisão esportiva do grupo a NISMO. Quem está a frente do projeto do no LMP é Ben Bowlby, engenheiro que desenvolveu tanto o Delta Wing, quanto o Zeoad RC que vai participar neste ano da garagem 56 em Sarthe.

“NISMO não fazer tudo sozinha, temos um fornecedor “B”envolvido. Você provavelmente só precisa estar na Europa por três meses durante o ano, a partir de três semanas antes de Silverstone após Le Mans”, explicou. “Os testes de inverno estão ficando cada vez mais difíceis na Europa, porque todo mundo está tentando correr no mesmo lugar. Encontrar pistas disponíveis é um grande problema.”

Assim como a Toyota, que conta com a estrutura da Oreca, em seu programa no WEC, além de ter sua base na Alemanha, não é de estranhar uma parceria semelhante com alguma empresa independente.