Acidentes marcam o inicio das 24 horas de Le Mans

 Os acidentes se perpetuaram nas primeiras horas da edição 2014 das 24 horas. Os principais acabaram envolvendo carros da Toyota e Audi. Como a chuva apareceu de repente na pista as equipes foram pegas de surpresa. Triste sorte para o Toyota #8 pilotado por Nicolas Lapierre e o Audi #3 de Marco Bonanomi que vinha bem e chegou a incomodar o multi-campeão Tom Kristensen.

Quem também não passou da primeira hora foi o Nissan ZEOD RC que abandonou por problemas mecânicos. Abaixo o vídeo do acidente e o resultados das primeiras 2 horas.

Hora 1

Hora 2

 

WEC garantido até 2017

 O acordo que rege o Mundial de Endurance entre a ACO e a FIA foi perpetuado até 2017. A ratificação da parceria foi realizada hoje pela manha antes da prova, entre Jean Todt presidente da FIA e Pierre Fillon presidente da ACO.

Estamos muito satisfeitos por renovar e estender-se por três anos; esta é uma grande notícia para todos “, disse Fillon. Jean Todt também comemorou “Hoje, estamos aqui com muita satisfação após os três primeiros anos. Eu nunca estou satisfeito … nós sempre vamos continuar a trabalhar em direção a objetivos mais ambiciosos. Mas se analisarmos por um minuto, as coisas estão indo bem. “

Nenhum novo fabricante foi anunciado par ao próximo ano. Lembrando que o acordo não envolve as 24 horas Le Mans.

Lotus T129 antes tarde do que nunca!

 Com a apresentação do novo Lotus T129 em Le Mans alguns detalhes começam a ser revelados. Durante a coletiva de imprensa Boris Striker diretor da marca, comentou as intempéries que a equipe passou para aprontar o modelo depois de vários atrasos no projeto e uma onerosa troca de motores.

O LMP1-L se assemelha muito ao Rebellion R-One e as cores tradicionais da Lotus são um charme a parte. Striker comenta que a maior dificuldade na troca do V8 da Audi, pelo V6 turbo da AER foi mais complicada do que parecia. “O corpo do carro teve que ser substancialmente revisto. A correta fixação do novo motor, bem como os suportes foram totalmente revisados. A transmissão teve que ser redesenhada, porque a curva de torque é completamente diferente entre os dois motores. Levou um bom tempo. O motor está entre 3 e 4 litros, mas com as regras atuais da LMP1, não temos nenhum limite quanto ao motor. Nossa única limitação é o consumo de combustível que é controlado. O projeto do motor permite uma certa flexibilidade em seu deslocamento, vamos refinar a nossa escolha.” Concluiu.

Apenas 1 carro estará presente na próxima rodada do WEC em Austin, e muito provavelmente no restante da temporada. Cinco pilotos estão sob contrato e passando por processos seletivos. Durante a apresentação estavam três deles, Christian Albers, Christophe Bouchut e Pierre Kaffer. Os demais James Rossiter e Thomas Holzer também estão escalados.

AF Corse domina e marca os melhores tempos nas duas classes GT em Sarthe

 Em maior número entre as classes GT a Ferrari F458, teria matematicamente falando mais chances de conquistar a pole para Le Mans. O que não se esperava era que uma mesma equipe fizesse isso, a AF Corse. Na classe GTE-PRO, com o tempo de 3:53.700a Ferrari #51 pilotada por Gianmaria Bruni marcou o melhor tempo. Bruni que divide o carro com Toni Vilander e Giancarlo Fisichella.

O segundo carro da equipe na classe PRO o #71 não fez tomada de tempo devido a um acidente e largará em último, por conta disso um dos pilotos do carro  James Calado não vai poder competir. Em seu ligar está escalado Pierre Kaffer, que vai dividir o carro com Davide Rigon e Olivier Beretta.

Na Classe AM o #81 pilotado por Sam Bird marcou o melhor tempo. Bird que vai dividir o carro com Michele Rugolo e Steve Wyatt. Os demais carros da equipe se espalharam pelo grid. O número #61 ficou com a 4º posição, #60 com a 9º e #62 com a 18º.

Pole conquistada pela Ligier na classe LMP2 surpreende a própria equipe e coroa um projeto bem desenvolvido

 Em sua primeira prova oficial o novo Ligier JS P2 conquistou a pole na classe LMP2 para as 24 horas de Le Mans, vencendo rivais mais maduros como Oreca e Zytek. O #46 da equipe TDS Racing marcou 3:37.609. Para comprovar o bom projeto o #35 da OAK Racing conquistou o terceiro tempo e o quarto com o Morgan #26 da G-Drive Racing, também construído pela ONROAK Automotive.

O terceiro Ligier da da OAK Tem Ásia teve problemas elétricos na última seção e por conta das poucas voltas dadas ficou com o 13º tempo da classe. Os demais modelos Morgan tiveram resultados modestos. O #43 da Newblood Racing ficou em 10º, o #50 da Larbre Competition que estreia na classe marcou o 14º tempo e o #29 da Pegasus Racing acabou não marcando tempo depois de perder o controle e ser seriamente avariado. Segundo a equipe o carro vai estar pronto para a prova.

Para Jacques Nicolet, presidente da Onroak Automotive o bom trabalho e os investimentos resultaram nas primeiras posições no grid. “Esta é uma grande satisfação ver o Ligier JS P2, da Thiriet por TDS Racing na pole position. Este é o resultado de uma bela parceria a TDS Racing e  Onroak Automotive. Nosso primeiro cliente do novo Ligier JS P2  foi pole. Para completar este magnífico resultado, o Ligier  # 35 G-Drive que compete pela Racing OAK e o Morgan-Nisan LM P2 #26 G-Drive ficaram com o terceiro e quarto tempo. O outro Morgan LM P2 também se saíram bem. Infelizmente a Pegasus Racing, foi vítima de um acidente, felizmente sem danos para Leo Roussel. Faremos o nosso melhor para ajudar a equipe para começar a corrida. “

Toyota supera a Porsche e conquista a pole para Le Mans

A primeira fila para a edição de 2014 será bem diferente se comparada a dos últimos anos. Pela primeira vez em anos não teremos um Audi em nenhum das duas primeiras posições. O feito de marcar a pole foi do Toyota #7 do trio Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima. Com o tempo de 3:21.789, superaram por 0,357 segundos o Porsche #14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb. Em terceiro o segundo Toyota #8 de Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi.

O melhor Audi vem apenas na 4º posição. O #3 ficou a 1.575 segundos do líder marcando 3:23.364. O autor da pole Kazuki Nakajima foi o primeiro Japonês a conquistar o feito em Sarthe. O Audi do multi campeão Tom Kristensen e do brasileiro Lucas di Grassi larga apenas na sétima posição.

Já na classe LMP2 a pole ficou com o estreante Ligier JSP2 da equipe TDS Racing com o tempo de 3:37.609. Em segundo o zytek #38 da equipe Jota Sport com 3:37.674. Um segundo Ligier, desta vez da OAK Racing fecha os três primeiros com o tempo de 3:37.892.

Na classe GTE-PRO, um contraste. A Porsche que fez bonito nas primeiras etapas do WEC, além de estar sempre na frente nos testes oficiais em Sarthe vai largar nas últimas posições da classe. A pole ficou com a Ferrari #51 da AF Corse com 3:53.700. Em segundo o Corvette #73 com 3:54.777 e o Aston Martin #97 com 3:54.891. Apenas lembrando que é este o carro em que compete Bruno Senna.

Na GTE-AM o melhor tempo ficou com a Ferrari #81 da AF Corse com 3:54.665, foi seguida pelos dois Aston Martin da classe o #98 e #95 marcando 3:55.644 e 3:55.944 respectivamente. O Nissan ZEOD ficou com a 26º posição no geral marcando 3:50.185.

Tempos da terceira seção de classificação.

Toyota marca os melhores tempos na segunda seção classificatória

Se na primeira seção a Porsche ditou o ritmo, na segunda classificatória, foi a Toyota que ditou o ritmo e marcou os melhores tempos. Com 3:22.589 o #7  pilotado por Kazuki Nakajima, superou por apenas 0.119 segundos o Porsche #14 com Timo Bernhard ao volante e #20. O melhor Audi vem apenas na quarta posição com o #3 marcando 3:23.271 com Oliver Jarvis.

O treino como os demais foi marcado por graves acidentes. Inesperadamente o Audi #1 que foi literalmente reconstruído em tempo recorde, depois do acidente de ontem, novamente viu a cor do muro depois que Lucas diGrassi perdeu o controle. Desta vez os danos se limitaram a carenagem. Além do acidente do brasileiro a Ferrari #71 da AF Corse pilotado por James Calado se perdeu também nas Curvas Porsche . O piloto foi levado ao centro médico do circuito e o carro seriamente danificado.

Por conta do acidente do Audi #1 o Morgan 329 da Pegasus Racing acabou se perdendo e se chocado contra o muro. Fechando os desastres o Porsche da equipe ProSpeed também acabou se perdendo na curva Dunlop.

Na classe LMP2 tudo indicava que o Oreca 03 da equipe Murphy Prototypes iria marcar o melhor tempo da seção, porém em sua última tentativa o Ligier #46 da TDS Racing pilotado por Tristan Gommendy marca 3:38.094.

Já na classe GTE-PRO o Corvette #73, surpreendeu  e marcou 3:55.038, Em segundo a Ferrari #51 da AF Corse com 3:55.552 e o Aston Martin #97 com 3:56.516. Na GTE-AM a Ferrari #61 da AF Corse marca 3:56.917.

Tempos da segunda seção de classificação.

Le Mans pode ser a última etapa do Mundial de Endurance

 Se a proposta sugerida pelo presidente do WEC Gerard Neveu se concretizar, os próximos campeonatos do WEC serão realizados de um ano para o outro, culminando com as 24 horas de L e Mans fechando a temporada. Tal decisão deve ser tomada ainda este ano, e será levado em conta a opinião dos construtores e equipes.

“Neste momento, estamos terminando as diferentes consultas que temos a fazer”, disse Neveu. “Ainda estamos alimentando a ideia. Imagine ter um calendário começando no final do verão / outono, e terminando em Le Mans, em junho. Faz sentido, porque Le Mans é o maior evento da temporada. É melhor terminar no ponto alto. Estamos trabalhando para isso. “ Comenta.

A próxima etapa do mundial será apenas em Setembro em Austin, um longo tempo, o que pode fazer o público perder o interesse. “Se colocarmos  esta ideia em prática, temos a aprovação de várias pessoas e alguns construtores”, disse ele. “Então nós temos que encontrar o melhor entendimento com os fabricantes envolvidos e um potencial novo [fabricante] que vêm muito em breve.”

Para Allan McNish um dos “promotores” da prova este ano, tal mudança beneficia todos. “Do ponto de vista desportivo, há muita concorrência muito grande na  televisão e fãs”, disse McNish. “Se o automobilismo pode colocar-se em um lugar diferente, então isso é muito bom. Le Mans é definitivamente um dos grandes eventos. Terminar a temporada em Le Mans,é também uma ideia positiva. “

Aston Martin cancela participação do #99 em Sarthe aonde competia o brasileiro Fernando Rees

O acidente sofrido nos primeiros treinos pelo Aston Martin #99 foram mais sérios do que se esperava. Assim a equipe cancelou a participação visto dificuldades em concertar o carro a tempo.  O acidente ocorrendo quando o brasileiro Fernando Rees estava ao volante. Com a batida teve o seu tornozelo fraturado, porém sem riscos.

“O impacto foi contra as barreiras de pneus em alta velocidade, a coisa mais importante é que Fernando está bem,” Richard Coleman, chefe da equipe “É decepcionante ter que retirar-se da corrida, mas o carro não pode ser reparado aqui.Nossos mecânicos trabalharam incansavelmente no carro durante toda a noite, mas foi impossível restaurá-lo para as normas de segurança exigidas para a corrida. “

Além de Rees o carro também seria pilotado por Darryl O’Young e Alex MacDowall.

Lotus apresenta T129 em Sarthe

Demorou mais saiu. Na manha desta quinta (12) a Lotus apresentou em Le Mans o seu protótipo que vai disputar na classe LMP1. Devido a atrasos no projeto e no fornecimento de peças o carro só deve competir na próxima rodada do WEC em Austin.

Os pilotos Christijan Albers, Christophe Bouchut, Pierre Kaffer, James Rossiter e Thomas Holzer, foram selecionados para guiar o carro nas rodadas restantes do mundial, porém não foi dito qual piloto iria dividir o carro com qual, além das especificações do modelo.

Ao contrário do que se pensa o T129, não tem nenhum peça ou divide o projeto com seu “irmão” T128 que competiu na classe LMP2 ano passado. O carro foi construído na Alemanha e Inglaterra, e mesmo com seus fornecedores estando na Europa, sua licença de uso bem como a estrutura da equipe está baseada na Romênia.

O LMP deve iniciar seu programa de testes nas próximas semanas. Ainda segundo Boris Bermes, chefe da equipe, o principal atraso se deu pela troca de motores Audi pela AER.