Lotus T129 antes tarde do que nunca!

 Com a apresentação do novo Lotus T129 em Le Mans alguns detalhes começam a ser revelados. Durante a coletiva de imprensa Boris Striker diretor da marca, comentou as intempéries que a equipe passou para aprontar o modelo depois de vários atrasos no projeto e uma onerosa troca de motores.

O LMP1-L se assemelha muito ao Rebellion R-One e as cores tradicionais da Lotus são um charme a parte. Striker comenta que a maior dificuldade na troca do V8 da Audi, pelo V6 turbo da AER foi mais complicada do que parecia. “O corpo do carro teve que ser substancialmente revisto. A correta fixação do novo motor, bem como os suportes foram totalmente revisados. A transmissão teve que ser redesenhada, porque a curva de torque é completamente diferente entre os dois motores. Levou um bom tempo. O motor está entre 3 e 4 litros, mas com as regras atuais da LMP1, não temos nenhum limite quanto ao motor. Nossa única limitação é o consumo de combustível que é controlado. O projeto do motor permite uma certa flexibilidade em seu deslocamento, vamos refinar a nossa escolha.” Concluiu.

Apenas 1 carro estará presente na próxima rodada do WEC em Austin, e muito provavelmente no restante da temporada. Cinco pilotos estão sob contrato e passando por processos seletivos. Durante a apresentação estavam três deles, Christian Albers, Christophe Bouchut e Pierre Kaffer. Os demais James Rossiter e Thomas Holzer também estão escalados.

AF Corse domina e marca os melhores tempos nas duas classes GT em Sarthe

 Em maior número entre as classes GT a Ferrari F458, teria matematicamente falando mais chances de conquistar a pole para Le Mans. O que não se esperava era que uma mesma equipe fizesse isso, a AF Corse. Na classe GTE-PRO, com o tempo de 3:53.700a Ferrari #51 pilotada por Gianmaria Bruni marcou o melhor tempo. Bruni que divide o carro com Toni Vilander e Giancarlo Fisichella.

O segundo carro da equipe na classe PRO o #71 não fez tomada de tempo devido a um acidente e largará em último, por conta disso um dos pilotos do carro  James Calado não vai poder competir. Em seu ligar está escalado Pierre Kaffer, que vai dividir o carro com Davide Rigon e Olivier Beretta.

Na Classe AM o #81 pilotado por Sam Bird marcou o melhor tempo. Bird que vai dividir o carro com Michele Rugolo e Steve Wyatt. Os demais carros da equipe se espalharam pelo grid. O número #61 ficou com a 4º posição, #60 com a 9º e #62 com a 18º.

Pole conquistada pela Ligier na classe LMP2 surpreende a própria equipe e coroa um projeto bem desenvolvido

 Em sua primeira prova oficial o novo Ligier JS P2 conquistou a pole na classe LMP2 para as 24 horas de Le Mans, vencendo rivais mais maduros como Oreca e Zytek. O #46 da equipe TDS Racing marcou 3:37.609. Para comprovar o bom projeto o #35 da OAK Racing conquistou o terceiro tempo e o quarto com o Morgan #26 da G-Drive Racing, também construído pela ONROAK Automotive.

O terceiro Ligier da da OAK Tem Ásia teve problemas elétricos na última seção e por conta das poucas voltas dadas ficou com o 13º tempo da classe. Os demais modelos Morgan tiveram resultados modestos. O #43 da Newblood Racing ficou em 10º, o #50 da Larbre Competition que estreia na classe marcou o 14º tempo e o #29 da Pegasus Racing acabou não marcando tempo depois de perder o controle e ser seriamente avariado. Segundo a equipe o carro vai estar pronto para a prova.

Para Jacques Nicolet, presidente da Onroak Automotive o bom trabalho e os investimentos resultaram nas primeiras posições no grid. “Esta é uma grande satisfação ver o Ligier JS P2, da Thiriet por TDS Racing na pole position. Este é o resultado de uma bela parceria a TDS Racing e  Onroak Automotive. Nosso primeiro cliente do novo Ligier JS P2  foi pole. Para completar este magnífico resultado, o Ligier  # 35 G-Drive que compete pela Racing OAK e o Morgan-Nisan LM P2 #26 G-Drive ficaram com o terceiro e quarto tempo. O outro Morgan LM P2 também se saíram bem. Infelizmente a Pegasus Racing, foi vítima de um acidente, felizmente sem danos para Leo Roussel. Faremos o nosso melhor para ajudar a equipe para começar a corrida. “

Toyota supera a Porsche e conquista a pole para Le Mans

A primeira fila para a edição de 2014 será bem diferente se comparada a dos últimos anos. Pela primeira vez em anos não teremos um Audi em nenhum das duas primeiras posições. O feito de marcar a pole foi do Toyota #7 do trio Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima. Com o tempo de 3:21.789, superaram por 0,357 segundos o Porsche #14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb. Em terceiro o segundo Toyota #8 de Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi.

O melhor Audi vem apenas na 4º posição. O #3 ficou a 1.575 segundos do líder marcando 3:23.364. O autor da pole Kazuki Nakajima foi o primeiro Japonês a conquistar o feito em Sarthe. O Audi do multi campeão Tom Kristensen e do brasileiro Lucas di Grassi larga apenas na sétima posição.

Já na classe LMP2 a pole ficou com o estreante Ligier JSP2 da equipe TDS Racing com o tempo de 3:37.609. Em segundo o zytek #38 da equipe Jota Sport com 3:37.674. Um segundo Ligier, desta vez da OAK Racing fecha os três primeiros com o tempo de 3:37.892.

Na classe GTE-PRO, um contraste. A Porsche que fez bonito nas primeiras etapas do WEC, além de estar sempre na frente nos testes oficiais em Sarthe vai largar nas últimas posições da classe. A pole ficou com a Ferrari #51 da AF Corse com 3:53.700. Em segundo o Corvette #73 com 3:54.777 e o Aston Martin #97 com 3:54.891. Apenas lembrando que é este o carro em que compete Bruno Senna.

Na GTE-AM o melhor tempo ficou com a Ferrari #81 da AF Corse com 3:54.665, foi seguida pelos dois Aston Martin da classe o #98 e #95 marcando 3:55.644 e 3:55.944 respectivamente. O Nissan ZEOD ficou com a 26º posição no geral marcando 3:50.185.

Tempos da terceira seção de classificação.

Toyota marca os melhores tempos na segunda seção classificatória

Se na primeira seção a Porsche ditou o ritmo, na segunda classificatória, foi a Toyota que ditou o ritmo e marcou os melhores tempos. Com 3:22.589 o #7  pilotado por Kazuki Nakajima, superou por apenas 0.119 segundos o Porsche #14 com Timo Bernhard ao volante e #20. O melhor Audi vem apenas na quarta posição com o #3 marcando 3:23.271 com Oliver Jarvis.

O treino como os demais foi marcado por graves acidentes. Inesperadamente o Audi #1 que foi literalmente reconstruído em tempo recorde, depois do acidente de ontem, novamente viu a cor do muro depois que Lucas diGrassi perdeu o controle. Desta vez os danos se limitaram a carenagem. Além do acidente do brasileiro a Ferrari #71 da AF Corse pilotado por James Calado se perdeu também nas Curvas Porsche . O piloto foi levado ao centro médico do circuito e o carro seriamente danificado.

Por conta do acidente do Audi #1 o Morgan 329 da Pegasus Racing acabou se perdendo e se chocado contra o muro. Fechando os desastres o Porsche da equipe ProSpeed também acabou se perdendo na curva Dunlop.

Na classe LMP2 tudo indicava que o Oreca 03 da equipe Murphy Prototypes iria marcar o melhor tempo da seção, porém em sua última tentativa o Ligier #46 da TDS Racing pilotado por Tristan Gommendy marca 3:38.094.

Já na classe GTE-PRO o Corvette #73, surpreendeu  e marcou 3:55.038, Em segundo a Ferrari #51 da AF Corse com 3:55.552 e o Aston Martin #97 com 3:56.516. Na GTE-AM a Ferrari #61 da AF Corse marca 3:56.917.

Tempos da segunda seção de classificação.

Le Mans pode ser a última etapa do Mundial de Endurance

 Se a proposta sugerida pelo presidente do WEC Gerard Neveu se concretizar, os próximos campeonatos do WEC serão realizados de um ano para o outro, culminando com as 24 horas de L e Mans fechando a temporada. Tal decisão deve ser tomada ainda este ano, e será levado em conta a opinião dos construtores e equipes.

“Neste momento, estamos terminando as diferentes consultas que temos a fazer”, disse Neveu. “Ainda estamos alimentando a ideia. Imagine ter um calendário começando no final do verão / outono, e terminando em Le Mans, em junho. Faz sentido, porque Le Mans é o maior evento da temporada. É melhor terminar no ponto alto. Estamos trabalhando para isso. “ Comenta.

A próxima etapa do mundial será apenas em Setembro em Austin, um longo tempo, o que pode fazer o público perder o interesse. “Se colocarmos  esta ideia em prática, temos a aprovação de várias pessoas e alguns construtores”, disse ele. “Então nós temos que encontrar o melhor entendimento com os fabricantes envolvidos e um potencial novo [fabricante] que vêm muito em breve.”

Para Allan McNish um dos “promotores” da prova este ano, tal mudança beneficia todos. “Do ponto de vista desportivo, há muita concorrência muito grande na  televisão e fãs”, disse McNish. “Se o automobilismo pode colocar-se em um lugar diferente, então isso é muito bom. Le Mans é definitivamente um dos grandes eventos. Terminar a temporada em Le Mans,é também uma ideia positiva. “

Aston Martin cancela participação do #99 em Sarthe aonde competia o brasileiro Fernando Rees

O acidente sofrido nos primeiros treinos pelo Aston Martin #99 foram mais sérios do que se esperava. Assim a equipe cancelou a participação visto dificuldades em concertar o carro a tempo.  O acidente ocorrendo quando o brasileiro Fernando Rees estava ao volante. Com a batida teve o seu tornozelo fraturado, porém sem riscos.

“O impacto foi contra as barreiras de pneus em alta velocidade, a coisa mais importante é que Fernando está bem,” Richard Coleman, chefe da equipe “É decepcionante ter que retirar-se da corrida, mas o carro não pode ser reparado aqui.Nossos mecânicos trabalharam incansavelmente no carro durante toda a noite, mas foi impossível restaurá-lo para as normas de segurança exigidas para a corrida. “

Além de Rees o carro também seria pilotado por Darryl O’Young e Alex MacDowall.

Lotus apresenta T129 em Sarthe

Demorou mais saiu. Na manha desta quinta (12) a Lotus apresentou em Le Mans o seu protótipo que vai disputar na classe LMP1. Devido a atrasos no projeto e no fornecimento de peças o carro só deve competir na próxima rodada do WEC em Austin.

Os pilotos Christijan Albers, Christophe Bouchut, Pierre Kaffer, James Rossiter e Thomas Holzer, foram selecionados para guiar o carro nas rodadas restantes do mundial, porém não foi dito qual piloto iria dividir o carro com qual, além das especificações do modelo.

Ao contrário do que se pensa o T129, não tem nenhum peça ou divide o projeto com seu “irmão” T128 que competiu na classe LMP2 ano passado. O carro foi construído na Alemanha e Inglaterra, e mesmo com seus fornecedores estando na Europa, sua licença de uso bem como a estrutura da equipe está baseada na Romênia.

O LMP deve iniciar seu programa de testes nas próximas semanas. Ainda segundo Boris Bermes, chefe da equipe, o principal atraso se deu pela troca de motores Audi pela AER.

Porsche marca melhor tempo na primeira seção de qualificação

 O primeiro dia de treinos oficiais para as 24 horas de Le Mans começou de forma intensa. A briga pelos melhores tempos acabou vitimando o Audi #1 pilotado por Loic Duval, ainda na primeira seção de treinos livres.

A batida ocorreu na sequência de curvas Porsche, pouco antes da reta dos boxes. O piloto que foi levado de ambulância para o hospital, estava consciente o tempo todo, porém a suspeitas de uma fratura na tíbia.

“O acidente foi horrível”, disse Chris Reinke, Chefe do programa LMP da Audi Sport. “O choque foi forte e Loïc sobreviveu ao enorme acidente quase ileso. Estamos aliviados ao ver que ele está bem, considerando as circunstâncias. “

Ainda durante a noite a Audi começou a preparar um carro novo este estar pronto para a segunda sessão de qualificação na quinta-feira. Em vez de Loïc Duval, que permaneceu no hospital durante a noite sob observação, Marc Gené vai competir em seu lugar.

Mesmo o R18 não tendo um bom rendimento o chefe do departamento de competição da marca se mantem otimista para as próximas seções de tempo. “É por isso que os tempos de volta que vimos esta noite não são muito conclusivos”, disse Dr. Wolfgang Ullrich. “Marcel Fässler definir um tempo nos treinos livres que foi dois segundos abaixo de seu tempo de qualificação. As coisas devem mudar de novo amanhã. Mas a coisa mais importante para o momento é que Loïc Duval está bem e vai poder comemorar seu aniversário de 32 anos na quinta-feira “.

Na pista os melhores tempos da primeira seção foram obtidos pelo Toyota #8 de A. Davidson, N. Lapierre e S. Buemi que marcou 3:23.652. Em segundo veio o Audi #2 com 3:23.976 e fechando os três primeiros o outro Toyota #7 com 3:24.291. Até então e com melhores condições e pista o tempo obtido neste treino foi cerca de 6 décimos a cima do obtido nos treinos oficiais.

Mesmo com as mudanças que deixaram os Rebellion R-One mais rápidos, os tempos estão longe de serem um fator para uma disputa direto com os modelos de fábrica. O #12 marcou 3:31.212, quase 8 segundos de desvantagem.

Já no primeiro treino classificatório a Porsche mostrou força e marcou os melhores tempos. Com 3:23:157 obtido pelo #20 e 3:23.928 pelo #14 superou com mais de 2 segundos o terceiro colocado o Toyota #7. O melhor Audi vem apenas na 5º posição com o #2 marcando 3:26.388.

Na classe LMP2 o Morgan #26 da G-Drive Racing marcou 3:28.843. Ainda no primeiro treino a surpresa foi o tempo conquistado pelo Ligier #35 da OAK Racing com 3:40.611, mostrando que o novo LMP2 tem potencial.

Entre os GTs o melhor tempo da primeira seção foi obtido pelo Aston Martin #95 da classe GTE-AM com 3:57.015, em segundo o a Ferrari #51 da AF Corse com 3:57.028. O Aston #97 no qual compete Bruno Senna ficou com o terceiro tempo, marcando 3:57.086.

Os acidentes também foram uma constante nesta segunda seção. Com apenas 31 minutos os trabalhos foram paralisados por conta do acidente envolvendo o Oreca #37 da SMP Racing pilotado por Nicolas Minassian.

Além do carro #37, Stephane Sarrazin saiu da pista pouco antes da ponte Dunlop. Fernando Rees também conheceu as entranhas da sequência de curvas Porsche e danificou seriamente o Aston Martin #99, o brasileiro saiu do carro sem maiores dificuldades.

Tanto o Corvette #74 que teve problemas nos primeiros treinos devido à quebra do diferencial conseguiu completar 3 voltas e marcar 3:59.445. O Nissan ZEOD RC também enfrentou problemas e sequer marcou tempo.

Também está marcado para o final deste mês os novos regulamentos que vão reger a classe GTE. Depois da recusa de uma possível unificação com a classe GT3, o projeto não foi abandono e o novo carro deve ser a base de uma nova geração de carros GTE.

Se tudo ocorrer dentro do cronograma os novos GTE estarão na pista em 2016. “Nesta fase estamos em discussão com, todos os fabricantes, para decidir se vamos manter as regras atuais ou se vamos apresentar as regras que foram discutidas no quadro de convergência GT”, disse Beaumesnil Sportscar365. “Tudo tem que estar pronto em 2016”, disse Beaumesnil. “Nós não queremos ter atrasos e passar mais seis meses de discussões e reuniões. Os fabricantes precisam lançar seus projetos e construir seus carros. Queremos uma resposta clara até o final deste mês. “ Concluiu.

Tempos dos treinos livres.

Tempos da primeira seção de classificação.

Zytek começa desenvolvimento de novo LMP2 para 2016

Um dos mais tradicionais fabricantes de protótipos da atualizada, a Zytek anunciou o início do desenvolvimento de um novo LMP2 que deve estar nas pistas em 2015. Atualmente o Zytek Z11SN é o único modelo oferecido pelo fabricante e que está na “ativa” desde 2011.

“O nível de interesse no chassi Zytek tem sido tremendo devido a sua dirigibilidade e segurança,” disse o presidente da Zytek Bill Gibson. “O novo chassi será compatível com a atual geração de motores e eletrônica embarcada.” Disse.

Maiores detalhes não foram revelados, mas o novo LMP2 se enquadra nas novas normas da classe e pode ser adaptado para competir na classe LMP1. Os primeiros testes de pista devem ser realizados no final de 2015 e entregues para os clientes nos primeiros meses de 2016.