ELMS Red Bull Ring com 36 carros na lista de entrada

Após uma pausa de dois meses, (ELMS) regressa nos dias 19 e 20 de Julho, no circuito de Red Bull Ring, na Áustria. Ao todo serão 36 concorrentes para esta terceira etapa com 10 LMP2, 14 LMGTE e 12 GTC.

O destaque vai para Filipe Albuquerque. O piloto volta ao volante do Zytek Z11 SN Nissan da Jota Sport (#38), contando com a companhia de Simon Dolan e Harry Tincknell, com os quais venceu em Imola, na prova anterior. E no hiato entre as provas italiana e austríaca do ELMS, a Jota Sport levou o carro até às 24 Horas de Le Mans, impondo‐se na categoria LPM2.

A Thiriet by TDS Racing (segunda classificada em Le Mans na LMP2), vai alinhar pela primeira vez no Europeu de Endurance o novo Ligier JS P2 Nissan (#46), guiado por Pierre Thiriet, Ludovic Badey e Tristan Gommendy.

A Signatech Alpine, que completou o pódio LMP2 nas 24 Horas, vai estar no Red Bull Ring com o Alpine A450 Nissan (#36) entregue aos cuidados de Paul Loup Chatin, Nelson Panciatici e Oliver Webb.

Já o ORECA 03 Nissan da Sébastien Loeb Racing (#24), quer voltar a brilhar, como aconteceu em Imola, onde conquistou o pódio. O protótipo que ficou em quarto na classe em Le Mans será guiado por Vincent Capillaire e Jan Charouz, enquanto os dois Zytek da Greaves Motorsport terão uma nova equipa de pilotos num deles (#28), composta pelo britânico Luciano Bacheta, o russo da GT Academy, Mark Shulzhitskiy e Mark Patterson. No Zytek #41 vamos reencontrar o mais jovem piloto a participar e terminar as 24 Horas de Le Mans, o americano Matt McMurry, que voltará a fazer equipe com Tom Kimber‐Smith.

Para o Morgan Judd #46 da NewBlood by Morand Racing a etapa de Red Bull Ring será a “corrida caseira”, pois Christian Klien estará no seu “quintal”, acompanhado do suíço Gary Hirsch, os dois dispostos a vingar o azar de Imola, onde a vitória escapou a poucos metros do fim.

A Murphy Prototypes continuará a aventura no ELMS com os habituais pilotos. Rodolfo Gonzalez, Karun Chandhok e Nathanaël Berthon voltam a partilhar o volante do ORECA 03 Nissan (#48) da equipe irlandesa. Já Michel Frey e Franck Mailleux estarão no ORECA 03 Judd (#34) da Race Performance, enquanto a Pegasus Racing alinhará o habitual Morgan Nissan (#29) para Julien Schell, Niki Leutwiler e Jonathan Coleman.

Nove Ferrari F458 Italia, quatro Porsche 911 GT3 RSR e um Aston Martin Vantage V8 compõem o grid de 14 carros da LMGTE.

A AF Corse alinhará três Ferrari: o #54 será pilotado por Piergiuseppe Perazzini, Marco Ciocci e Michael Lyons, enquanto o #55 contará com Duncan Cameron, Matt Griffin et Michele Rugolo. No 458 Italia #70, uma estreia no ELMS 2014, estarão os franceses Yannick Mallegol, François Perrodo e Emmanuel Collard.

A equipa suíça Kessel Racing volta a contar com os dois pilotos vistos em Imola: no #80 teremos Michael Broniszewski e Giacomo Piccini, enquanto o Ferrari #81 estará entregue a Thomas Kemenater e Matteo Cressoni.

Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zlobin apostam em conseguir muitos pontos para o campeonato no F458 #72 da equipa SMP Racing. O mesmo acontece com o Ferrari britânico da JMW Motorsport (#66), guiado por Daniel McKenzie, Georges Richardson e Daniel Zampieri.

Já a equipa SOFREV‐ASP de Jérôme Policand quererá manter o embalo de uma bela performance nas 24 Horas de Le Mans, tentando levar o F458 com o #58 as primeiras posições, tripulado por Fabien Barthez, Anthony Pons e Soheil Ayari.

Para a prova onde estão em casa, os austríacos da AT Racing apostam forte. Pai e filho Alexander Talkanitsa estarão associados a Pierre Kaffer no Ferrari #56.

Na IMSA Performance Matmut, as equipes de pilotos dos dois Porsche 911 GT3 RSR (#67 e 76) não sofreram alterações. No Porsche #77 da Proton Competition voltam a pontificar os locais Horst Felbermayr e Horst Felbermayr Jr. O último Porsche do plantel será pilotado Michael Wright, Adam Carroll e Ben Barker (Gulf Racing UK #86), enquanto o único Aston Martin Vantage V8, também inscrito pela Gulf Racing UK, conta com Roald Goethe, Stuart Hall e Daniel Brown.

Na categoria GTC, os russos da SMP Racing voltam a dispor de três Ferrari F458 Italia GT3 com os #57, 71 e 73, sem qualquer alteração nas equipes de pilotos. O objetivo é recuperar a liderança da classe, agora na posse do Ferrari n°60 da Formula Racing, que se impôs em Imola guiado pelo trio dinamarquês Johnny Laursen, Mikkel Mac e Jan Magnussen. Dois outros Ferrari F458 Italia GT3 estão inscritos pela AF Corse: o #63 terá como pilotos Mads Rasmussen e Ilya Melnikov, sendo o #95 tripulado por Adrien de Leener e Cédric Sbirrazzuoli.

O sétimo e último F458 GTC é o da equipa SOFREV‐ASP, entregue aos gauleses Christophe Bourret, Jean‐Luc Beaubelique e Jean‐Philippe Belloc. Os dois McLaren MP4 12C GT3 da equipa francesa ART Grand Prix (#98 e 99) também não terão mudanças nas formações de pilotos, tal como acontece com o único BMW Z4 (#78), inscrito pelo Team Russia by Barwell.

Dois Porsche completam os inscritos na categoria GTC. O da ProSpeed Competition (#75) terá ao volante o trio Paul van Splunteren / Gilles Vannelet / Mike Parisy, enquanto o da Pro GT by Almeras (#93) será guiado por Franck Perera, Lucas Lasserre e Eric Dermont.

Mclaren pensa em retorno a Le Mans

 A McLaren participou pela última vez nas 24 horas de Le Mans em 1995, quando venceu com o mítico F1 GTR com parceria com a BMW em sua corrida de estreia. Passados quase 20 anos do feito os planos de voltar a grande corrida de resistência estão sendo analisadas pela equipe.

Durante o lançamento da versão GT3 do novo 650S em Goodwood, Andrew Kirlaldy, um dos diretores da marca esboçou a vontade de voltar a clássica francesa. “Eu ficaria muito surpreso se de não ver 650S correr em Le Mans, em algum momento, e esperamos estar lá a partir de 2016. ” Disse Kirkaldy.” Isso é o que nós queremos fazer, mas ainda precisamos de um conjunto de regras para construir o carro para. ”

As negociações tanto da ACO, quando da SRO por uma possível unificação das classes GT3 e GT2 (atual GTE), foram por terra quando Stephane Ratel, presidente da SRO, entidade que organiza a Blancpain Endurance Series, deixou claro que não iria aceitar a nova geração de carros em suas corridas.

Assim o novo carro que unificaria as duas classes, seria a base para uma nova versão dos futuros GTE, que seriam elegíveis tanto em Le Mans, quanto no Mundial de Enducance, TUSC, ELMS e Asian LMS.

Kirkaldy ainda revela que não seria necessárias grandes modificações para transformar o atual 650S GT3 em uma versão GTE. O novo carro não está longe de ser um carro GTE, em alguns aspectos, como, suspensão e rodas maiores e pneus, é um bom passo em direção a isso “, explicou.

Esta não é a primeira vez que o time planeja seu retorno a Sarthe. Em 2013 anunciou o desenvolvimento de uma versão GTE para o MP4-12C, porém o processo foi arquivado sem grandes explicações.

Primeira lista prévia para as 6 horas de Austin

 A próxima etapa do Mundial de Endurance acontece apenas nos dias 19 e 20 de Setembro, mas a direção do WEC, já revelou a primeira lista prévia de equipes que irão disputar a prova, em paralelo a etapa do TUSC. Até o momento  31 carros estão confirmados.

Em relação a última etapa regular do WEC, as 6 horas de SPA, algumas boa mudanças estão pelo menos confirmadas no papel. Na classe LMP1, a estreia do Lotus  que vai rivalizar com a Rebellion Racing na sub-classe LMP1-L. O time que realizou a poucos dias as primeiras voltas com o novo carro vai alinhar apenas 1 LMP1.

Já na LMP2, que sofreu uma debandada de equipes para o ELMS, É esperada a estreia do Dome S103 pelas mãos da equipe Strakka Racing, além da Millennium Racing que vai alinhar 2 Oreca 03. Nas classes GTE-PRO e GTE-AM, as equipes permanecem as mesmas. Abaixo a lista prévia.

Lista preliminar para as 6 horas de Austin.

Corvette C7.R disponível para equipes de clientes

Depois da vitória no último final de semana nas 6 horas de Glen, válida pelo TUSC, a Corvette anuncio que vai oferecer seu mais novo modelo o C7.R para equipes de clientes que queiram disputar, o TUSC, WEC, ELMS e Asian LMS.

Até o momento a única equipe interessada é a Larbre Competition que desde 2011 competia com o modelo americano. Para a atual temporada o time dirigido por Jack Leconte vem competindo com um Morgan LMP2 no ELMS.

A expectativa é que o carro seja aceito na classe GTE-AM, destinada primeiramente a modelos com 1 ano de vida, no caso 2013. Esta é intensão de Doug Fehan um dos diretores da Corvette para que um número maior de pedidos sejam realizados.

Nosso lobby é que o carro seja aceito na classe GTE-Am “, disse Doug Fehan para o site Sportscar365. “Meu sentimento era de que não seria aceito. Nós estamos dependendo de um ok da ACO. “

O homem forte da Corvette Racing continua otimista sobre o fato de que Larbre possa alinhar um C7.R na classe GTE-Pro no WEC ou no ELMS na classe GTE. “Cabe ao Jack  saber o que fazer ” Fehan continua. “Obviamente, podemos disponibilizar o carro para competir tanto no WEC, quanto no ELMS, basta ele decidir. “

3 horas de Inje tem cartaz revelado

 

A primeira rodada da temporada 2014 da Asian Le Mans Series acontecerá entre os dias 18 e 20 de Julho no autódromo de Inje na Coréia do Sul. A prova com 3 horas de duração será a primeira de um total de 5 provas. As categorias elegíveis para participar do certame são LMP2, GTE e GTC, além da classe CN com protótipos LMP3. Confira abaixo o calendário.

3 horas de Inje – 20 de Julho

3 horas de Fuji – 31 de Agosto

3 horas de Shanghai – 11 de Outubro

3 horas de Buriram – 23 de Novembro

3 horas de Sepang – 7 de Dezembro

StarWorks Motorsports planeja competir com Mercedes SLS GT3 no TUSC

 Sempre envolvida com protótipos a StarWorks Motorsports está avaliando a possibilidade de competir com um Mercedes SLS AMG GT3 na classe GTD do TUSC, como apurou o portal sportcar365.com

Atualmente a equipe compete na classe PC, porém com uma possível mudança em um futuro próximo para os LMP3, a possibilidade de dirigir o carro alemão não está descartada. Tal parceria seria feita com Mirco Schultlis proprietário do carro.

“Estamos à espera para saber o que vai acontecer com a classe PC para o próximo ano. Nosso plano de backup é talvez trazer um SLS para cá “, disse  Peter Baron, dono da equipe ao Sportscar365.

O carro já competiu nas 12 horas de Zandvoort e vai passar por uma avaliação para ver se é viável realizar as alterações para os padrões da IMSA. “Nós já estamos em contato com a IMSA sobre o que temos de mudar no carro”, disse Schultis. “O problema, como sempre, é quem paga por isso? Não é como tirar o ABS e controle de tração. Você precisaria de uma nova ECU completa, porque está tudo regulamentado em um sistema. Ainda estamos em negociações. Tudo é muito aberto. Não houve conversas profundas até agora. Peter falou com os caras IMSA”.

É de conhecimento que uma nova versão do SLS está em desenvolvimento, e não é de conhecimento que a Mercedes estaria disposta a desenvolver kits específicos para os EUA, já que a IMSA tem seus regulamentos próprios.

Spirit of Daytona vence a 6 horas de Watkins Glen

Poderia ter sido, mas não foi. A vitória das 6 horas de Glen ficaram mesmo com o Corvette DP #90 da equipe Spirit of Daytona de Richard Westbrook e Michael Valiente, que teve uma emocionante disputa por grande parte da prova com o #42 da OAK Racing do trio Gustavo Yacaman, Alex Brundle e Hopin Tung.

A briga se estendeu até os momentos finais e poderia ter sido a favor do #42 porém na última bandeira amarela a velocidade e as “ajudas” que a IMSA da para os carros DP acabaram beneficiando o #90. Independente da vitória os dois carros proporcionaram um belo espetáculo durante toda a prova, com o #42 a caça literalmente, não dando descanso para Westbrook e Valiente. Esta foi a primeira vitória da equipe no TUSC e a primeira de Valiente.

Em terceiro o #5 da Action Express de João Barbosa e Christian Fittipaldi, que lideraram a prova mas ficaram pelo caminho, o segundo carro da equipe o #9 de Burt Frisselle, Brian Frisselle e Jon Forgaty em quarto. Em quinto e com uma volta de defasagem por conta de uma punição chegou o #10 da Wayne Taylor Racing dos irmãos Ricky e Jordan Taylor e Max Angelelli.

Na classe PC a vitória ficou com o o Oreca #54 da Core Autosports de Colin Braun e Jon Bennett e James Gué, que venceu as duas primeiras provas do “American Endurance Cup”. Esta é quarta vitória da equipe no TUSC este ano.

O #88 da BAR1 Motorsports de Doug Bieldefeld, David Cheng e Martin Plowman marcou até agora o melhor resultado da temporada com o segundo lugar. A dupla do # 52 PR1/Mathiasen Motorsports de Gunnar Jeannette e Frankie Montecalvo completou o pódio em terceiro, depois de liderar a corrida no início, até realizar uma parada por problemas na suspensão, mesmo assim retornou a corrida.

Já na classe GTLM, a Corvette além de vencer a prova, lidera o campeonato depois da terceira conquista consecutiva. Com uma condução precisa de Antonio Garcia com o #4 não teve problemas com adversários ou falha mecânica. O trabalho ficou mais fácil pois durante a troca de pilotos recebeu o carro na liderança da classe das mãos de Jan Magnussen.

Em segundo e terceiro a dobradinha da equipe Dodge com os #91 e #93. Os dois carros chegaram a liderar momento distintos da prova, o que culminou com o bom resultado. Parece que o aporte financeiro, além das corres vitórias deram um novo animo a equipe. Em quarto o Corvette #4 seguido pelo Porsche #911 completaram os cinco primeiros.

O BMW que fez a pole #55 fez uma corrida para ser esquecida. Depois de três furos em seus pneus não pode fazer nada a não ser completar a prova em 10º na classe, para piorar recebeu uma punição de 75 segundos depois de um toque com um carro da classe PC, na terceira hora da prova.

Na classe GT Daytona, a vitória ficou com o BMW #94 da Turner Motorsport de  Dane Cameron e Markus Palttala, que venceram sem sustos. Esta é a  segunda vitória da equipe  nas últimas três corridas.  Em segundo o #555 AIM Autosport de Bill Sweedle e Townsend Belll , e aumentou a vantagem na classificação bem como na Endurance cup. A Magnus Racing de,Andy Lally e Sebastian Asch terminou em terceiro lugar, depois de uma luta com o Porsche #27 da Dempsey Racing.

Resultado final da prova.

Morgan marca a pole para Watkins Glen

 A pole para as 6 horas de Watkins Glean fora conquistada neste sábado pelo Morgan #42 da equipe OAK Racing. Alex Brundle ignorou a “superioridade” dos DP e marcou 1:37.902. O bom momento do piloto e do carro dão esperança para as equipes com equipamento LMP2 no rápido traçado americano.

Em segundo vem o Corvette #5 da Action Express que pelas mãos de Christian Fittipaldi marcou 1:38.560. Em terceiro outro Corvette, desta vez o #90 da equipe Spirit of Daytona com Michael Valiante com 1:38.692.

Na classe PC o melhor tempo ficou com #54 da Core Autosport pilotado por Colin Braun com 1:40.562. Em segundo na classe o #25 da 8Star Motorsports com Tom Kimber-Smith ao volante marcando 1:40.823, fechando os três primeiros o #8 da StarWorks Motorsports com 1:40.955.

Já na classe GTLM o BMW #55 fez o melhor tempo com Andy Proaulx ao volante marcando 1:44.084. Esta é a primeira pole da equipe na classe GTLM. Em segundo vem o Corvette #3 de Jan Magnussen, que marcou 1:44.376. Fechando os três primeiros o segundo BMW, #56 com 1:44.377.

Na classe GTD o melhor tempo foi do Porsche 911 #22 da Alex Job Racing, pelas mãos do experiente Leh Keen, marcando 1:48.831. Em segundo o BMW #94 da Turner Motorsprots com 1:49.023 e o Viper #33 da Riley Motorsports com 1:49.119.

Tempos da seção classificatória.

Audi R18 2011 – 2012 – 2013 v2.0 by nh Racing / Sadeternal e GT IMT

Depois do lançamento da versão 2013 do Audi R18 feita por Sadeternal, quem queria ter todas as pinturas do R18 desde 2011 tinha que ter várias instalações do mesmo carro. Com o lançamento desta versão seus problemas acabaram.

O carro pode ser instalado tanto no mod enduracers quanto no GRID. A física é condizente com o mod Enduracers e o som de muito boa qualidade. Vale a pena.

https://mega.co.nz/#!hVIjEAba!pVkGg2xN-_PiRlU7S4Fous25ty-h5TAQf_lHUsbadRo

McLaren apresenta em Goodwood 650S GT3

 Durante o festival de velocidade de Goodwood, a McLaren apresentou a versão GT3 do seu mais novo esportivo o 650. Batizado de McLaren 650S GT3, o novo bólido vem para substituir o bem sucedido MP4-12C.

Nas próximas semana o carro vai passar pela bateria de testes iniciais. Donos do MP4-12C poderão atualizar seus carros para o novo modelo, sem precisar comprar um carro totalmente novo.  Segundo a McLaren 15 carros deverão sem entregues para clientes em 2015.

O novo modelo terá a difícil missão de superar seu antecessor que venceu três títulos de campeonatos GT3 e 51 vitórias, desde que foi lançado a três anos. Com base no recém-lançado 650S, os engenheiros da McLaren usaram técnicas recentes de computação (CFD) para desenvolver a nova carroçaria em fibra de carbono, e gerir cuidadosamente o fluxo de ar através da parta traseira e embaixo do carro. O resultado é um modelo largo, com um nariz novo ameaçador, entradas laterais redesenhas,e uma nova asa traseira em fibra de carbono. Na carroceria, a geometria da suspensão também foi completamente revisada, com uma faixa de 52 milímetros mais larga e novas rodas e pneus, garantindo melhor aderência e dirigibilidade.

O cockpit foi completamente reformulado: A McLaren deu ouvidos ao feedback dos clientes dentro do programa GT3 12C, e o novo 650S GT3 apresenta melhor requinte e conforto do motorista, fatores essenciais para as corridas GT3. A  célula de sobrevivência aprovada pela FIA foi redesenhada para melhorar as acomodações da perna e pé direito; há um novo assento, além de um volante inspirado no carro da equipe na Fórmula 1, novos pedais e o sistema de ventilação foram melhorados.

O novo carro produz cerca de 500cv, o mesmo que o 12C GT3,  já que a potencia da classe GT3 também é controlada por regulamentos da FIA. O carro também apresenta uma nova central eletrônica que controla o V8 3.8 litros bi-turbo, além de uma nova caixa de 6 velocidades e cambio sequencial. A redução do custo de propriedade é outra prioridade durante o desenvolvimento do carro – isso tem sido conseguido através de prolongar a vida dos componentes, reduzindo os custos de peças e aumentando a motor e caixa de velocidades reconstruir intervalos.

Um ofertado pela montadora promete beneficiar proprietários dos modelos 12C, com um pacote de atualização, permitindo que os 12C existentes possam continuar a competir por mias seis temporadas. O carro custa a partir de 500 mil Euros.