WEC Austin – Em terceiro treino Audi mantêm a liderança

A Audi vem mostrando superioridade nos treinos para a etapa de Austin do Mundial. No terceiro treino livre Loic Duval, a bordo do #1 marcou o melhor tempo com 1:49.480.

O tempo foi obtido em pista seca. Em segundo e com uma diferença de apenas 0,680 segundos vem o segundo Audi #2 pilotado por Marcel Fassler. Em terceiro o Toyota #8 com mais de um segundo de diferença para o primeiro Audi.

Já na classe LMP1-L o melhor foi o #12 da equipe Rebellion, marcando 1:54.417. A estreante Lotus marcou apenas 2:01.558, tempo superior e pior do que os LMP da classe LMP2.

Ma segunda classe do certame a LMP2 a disputa também está acirrada. O melhor tempo ficou com o Ligier da equipe G-Drive com 1:56.601, seguido pelo Oreca 03R da KCMG com 1:57.438.

Na classe GTE-PRO o BoP auxiliou a Aston Martin a obter os melhores tempos, que marcou 2:05.382 e 2:05.422 com o #99 com Fernando Ress ao volante e #97 respectivamente. Também é da Aston o melhor tempo na GTE-AM com 2:06.198.

Wec e TUSC–Últimas notícias

· Toyota lidera na segunda seção de treinos livres.

· Richard Westbrook lidera primeira seção se treinos no TUSC.

· Ligier lidera a segunda seção de treinos no TUSC.

· A Krohn Racing que anunciou ontem a compra de um Ligier JS P2, confirmou que vai competir em 2015 as 24 horas de Daytona, 12 horas de Sebring e as 24 horas de Le Mans, esta última na dependência de um convite. O time vai tester o novo carro no NOLA Motorsports Park no dia 25 de Setembro e fica no aguardo para receber o seu chassi em Novembro.

· A ACO Confirmou que a Nissan será o fornecedor exclusivo de motores para a classe LMP3. A empresa Xtrac será a responsável pelo sistema de câmbio. O motor será um 5 litros aspirado V8 batizado de NISMO VK50. Todo o aparato será fornecido e mantido pela ORECA.

· A Rebellion Racing vai correr neste final de semana com um novo pacote de alto poder de Downforce em Austin. Mudas são perceptíveis no nariz e asa traseira. A equipe recebeu um terceiro carro sem motor apenas para ser doador de peças caso um dos modelos titulares precise.

· Austin será a última corrida da equipe Porsche supervisionada por Hartmut Kristen como chefe do departamento esportivo. O alemão que completa 10 anos no cargo cede a vaga para Dr. Frank Walliser que coordenou o programa do Porsche 918 Spyder.

· Depois de competir as três primeiras rodadas do WEC com um Porsche 911 versão 997 a ProSpeed Competition vai estrear o novo 911 RSR. O carro que é de um colecionador foi o mesmo que a equipe Dempsey Racing competiu em Le Mans.

Circuitos de Montreal e México na mira do WEC para o continente Americano

O anúncio oficial do calendário 2015 do WEC deve ser confirmado durante a etapa de Fuji do Mundial. Porém as negociações com novos circuitos estão em andamento. Em entrevista ao site Sportcar365, Gerar Neveu CEO do WEC, revela que busca uma maior presença do certame na América do Norte.

Nos planos da categoria estão provas no circuito Gilles Velleneuve no Canadá e o Autódromo Hermanos Rodriguez no México.

“Sempre procuramos lugares interessantes ao redor do mundo,” Disse Neveu. “Montreal e México estão na lista, pois há interesse. Mas nós temos que levar em consideração, muitas coisas como espaços nos boxes, instalações, um promotor local e o interesse dos fabricantes e parceiros. Isto está em discussão, e queremos definir isto logo.” 

Nos dois casos algumas ponderações devem ser consideradas. No caso do México o circuito está recebendo reformas para se “adaptar” a F1, mas que ainda não foram concluídas. Já Montreal deve receber independente da escolha do WEC uma nova área de pits.

O circuito de Interlagos também está passando por reformas e Neveu não sabe se isso vai impactar na edição de 2015. Até o momento apenas Le Mans e Bahrein estão confirmadas para o próximo ano.

A prova de Austin que se realiza neste final de semana, também corre o risco de não ser renovada para 2015, já que vai depender do lucro e audiência para se tornar viável. Um dos pontos foi dividir o final de semana com a ALMS no ano passado e o TUSC este ano.

“Nós sentimos que neste ano as coisas estão melhores. A venda de ingresso foi maior, não estamos aonde gostaríamos, mas é um começo. Austin é o melhor lugar para estarmos nos EUA, nosso único problema é que a IMSA vem organizando eventos em Sebring e existe uma tradição nisso.” Finalizou.

Nissan anuncia para dia 08 de Dezembro lançamento do seu LMP1

Durante entrevista coletiva no circuito de Austin, dirigentes da Nissan revelaram mais detalhes do programa da montadora para 2015. O novo GT-R NISMO LM deve ser oficialmente apresentando no dia 8 de Dezembro na Flórida.

O programa de desenvolvimento do carro será iniciado no dia seguinte da apresentação, muito provavelmente no circuito de Sebring.

Ainda segundo Darren Cox diretor global da marca todo o desenvolvimento do carro será feito nos EUA, e será feito antes do início do início do mundial de Endurance. Também está cogitada a realização de testes secretos.

Maiores detalhes são esperados ser anunciados durante a etapa de Fuji do WEC. Darren não confirmou pilotos, mas deve usar pelo menos 10 que estão no programa GT Academy. 

“Obviamente nós temos o brasileiro JP Oliveira que corre no Japão e há alguns outros pilotos brasileiros rápidos, então por que não?”, Disse Cox. “Existem vários pilotos que me procuram. Há alguns muito interessantes que você não imaginava que iriam nos procurar, estamos analisando todos.” 

Serão utilizados três carros, dois para todo o WEC e o terceiro para Le Mans.

Krohn Racing anuncia participação na classe LMP2 com um Ligier JS P2

Depois de anunciar que estava avaliando a possibilidade de entrar na classe LMP2 a Krohn Racing confirmou que para 2015 vai competir com o novo Ligier JP P2, seja no TUSC ou WEC, porém sem confirmação.

O novo LMP2 que é elegível até a temporada de 2017 será equipado com um motor Judd HK V8. O carro pode disputar todos os campeonatos em que a ACO tem participação ou organiza. O dono da equipe Tracy Krohn testou o carro no circuito de Magny Cours, aonde a Onroak Automotive tem uma base, junto com Nic Jonsson.

Estou muito ansioso para as possibilidades que se abriram para a próxima temporada”, disse Tracy Krohn. “Estávamos discutindo a mudança da nossa Ferrari para um carro LMP2 há algum tempo, e a decisão foi muito dependente da forma como o carro se comportaria em nosso teste.

“Tanto Nic quanto nós tivemos a oportunidade de pilotar o Ligier e realmente gostei de conduzi-lo. A ergonomia me agradou, o que tem sido historicamente difícil devido ao meu corpo.

“Conseguimos fazer uma parceria com Judd como nosso fornecedor de motores e acredito que vamos ter um carro formidável.” Disse.

Audi lidera primeiro treino livre em Austin

A Audi liderou em dobradinha a tabela de tempos no primeiro treino livre para a 6 horas de Austin, no Texas. O trio #2, vencedor das 24 horas de Le Mans, marcou 1:51.136, quase dois décimos mais rápido que o #1, o qual marcou 1:51.323. Em terceiro, apareceu o Porsche #20, seguido pelos Toyotas #7 e #8, aparecendo em sexto o #14 da marca alemã de Stuttgart.

Na subcategoria LMP1-L, marcada pela estreia do Lotus P1/01, a melhor marca foi do Rebellion R-One #12. O outro carro da equipe suíça ficou na décima primeira colocação, no geral, enquanto que o carro estreante fechou em décimo quarto.

Já Na LMP2, O HPD da “estreante” Extreme Speed Motorsports liderou a classe com o Morgan-Nissan da G-Drive e o Oreca 03R da KCMG em segundo e terceiro, respectivamente.

Entre os carros da classe LMGTE-Pro, Aston Martin liderou seguido pela Ferrari da AF Corse e pelos dois Porsches do Team Manthey.

Na LMGTE-Am, dobradinha da Aston Martin e em terceiro, a Ferrari da 8Star Motorsports com 1.5s de desvantagem.

Tempos da primeira seção de treinos.

Velocidades obtidas.

*Por Matheus Brandão.

WEC e TUSC Austin – Últimas notícias.

  • Em entrevista ao site Sportcar365 o presidente do WEC Gerad Neveu, confirmou que o calendário para a temporada 2015 será divulgado apenas na etapa de Fuji. Caso todos os embaraços sejam antecipados o anuncio também será divulgado antes.
  • Com os testes do novo Lotus  foram bem sucedidos na Europa, a procura e interesse pelo motor ERA V6 bi-turbo tem aumentando. Pelo menos três equipes entraram e contato com o fabricante.
  • Um possível cliente é a OAK Racing. Mesmo ocupada como desenvolvimento do novo Ligier JPS P2 para a classe LMP2 o projeto de um carro para a classe LMP1-L não foi totalmente abandonado. “O projeto não parou, estamos confirmando a chegada de novos parceiros. Estamos quase prontos.” Revelou o dono da equipe Jacques Nicolet.
  • É aguardado para hoje Quinta (18) um anúncio por parte da Nissan sobre detalhes do seu projeto LMP1, bem como fotos e especificações do novo carro.
  • A equipe americana Krohn Racing espera anunciar de forma oficial seu programa para a classe LMP2. Segundo boatos a equipe firmou contrato com a Onroak Automotive para a compra de um Ligier JS P2. Nos seus planos estão a ELMS, Le Mans e a Tequipa Patron North American Endurance Cup.
  • Pilotos da classe GTD do TUSC terão um tempo mínimo de permanência do carro diminuído de 50 para 60 minutos, apenas para Austin. Para a classe PC o tempo ficou em 60 minutos. O nível do tanque de combustível dos carros da classe PC voltou a ter 80 litros de capacidade.
  • O segundo LMPC da equipe BAR1 Motorsports volta a disputa desde o acidente que aconteceu nas 12 horas de Sebring. Os pilotos serão Martin Plowman e Marc Drumwright.
  • Um terceiro Porsche 911 RSR oficial de fábrica deve ser alinhado pela Porsche North América para a etapa de Petit Le Mans. O anuncio oficial depende de acordos entre a filial americana e a matriz na Alemanha.
  • Richard Lietz que sofreu acidente a algumas rodas do TUSC e que chegou a ser confirmado para participar no #911 não se recuperou a tempo. Assim Nick Tandy e Jorg Bergmeister irão competir no #910 no TUSC e o #91 no WEC.
  • O Porsche 911 GT América recebeu várias atualizações aerodinâmicas. As mudanças incluem um splitter dianteiro maior e um novo para choque traseiro. A equipe Park Place testou as atualizações na última semana em Austin.

 * Com informações dos sites Endurance.info e Sportcar365.com

 

Lotus pronta para o combate

Um dos destaques da rodada do WEC,é a estreia do Lotus CLM P1/01-AER, depois de vários cancelamentos desde o anúncio do carro ainda em 2013. O novo LMP1 irá competir na classe LMP1-L e será o concorrente direto do Rebellion R-One.

Entre os pilotos teremos o veterano Christophe Bouchut e James Rossiter com seus 20 anos de idade. Em entrevista ao site Sportcar365 o Bouchut foi realista quanto as ambições da equipe para Austin.

“Somos realistas”, disse Bouchut. “Sabemos que o carro tem um monte de possibilidades de ter problemas, mas ele foi confiável até agora. Corremos seis dias com o mesmo motor e não tevemos nenhum problema. Eu acredito que este carro é muito bem construído. Vamos ver aqui. É realmente as condições de calor em uma pista difícil. Nós todos queremos fazer tudo certo, mas temos de mostrar o carro e principalmente terminar a corrida.”

O Lotus passou por uma bateria de testes de seis dias em nos circuito de Monteblanco e Lausitzring entre Junho e Julho. O carro não deu grandes problemas e chegou a 292 km/h o que é considerado satisfatório para um carro praticamente zero. Tal velocidade foi obtidade e muito ao BoP da classe LMP1-L que deixou os carros mais rápidos.

“Ajudou muito, porque o motor, sem um sistema híbrido, esta fadado a ter pouca potencia se comparado aos modelos de fábrica”, disse ele. “Quando eu dirigi o carro falei: ‘Oh, o motor não é forte.” Mas [o FIA WEC] deu esse poder extra e o carro está completamente diferente. O motor AER é bastante forte. É muito fácil de conduzir e muito agradável. Não é como o Audi R10, o último LMP1 eu dirigi. Isso não tinha poder com o diesel em baixas rotações. Este carro, assim que você acelera, a velocidade chega muito rápido. Estou muito confiante e acredito que podemos lutar com muitos dos outros LMP1.”

Segundo Boris Bermes, chefe de operações da Lotus, todo o desenvolvimento do carro foi feito pela própria equipe, sem a ajuda da Adess AG que construiu o T128 . “Temos que ir passo a passo e desenvolver o carro  corrida a corrida”, disse Bermes. “Vamos ver o que vai acontece. É a primeira comparação do tempo com a Rebellion Racing]. Todas essas regras de equilíbrio e desempenho, não são muito claros no momento. Para conseguir um equilíbrio real, precisamos de mais algumas corridas e ajustes. Mas para isso, precisamos correr. ” Completou.

Mundial de Endurance chegou a sua maturidade?

Com uma pausa de aproximadamente três meses, o Mundial de Endurance retorna neste final de semana para o interessante traçado de Austin nos EUA. Sendo esta sua terceira edição o WEC vem se consolidando como um dos principais “mundiais” do automobilismo. Seja em termos tecnológicos ou do interesse de fabricantes.

Em entrevista ao site Endurace.info, Gerard Neveu revelou um pouco dos planos para 2015 e as perspectivas para os próximos anos.

P. Como a gestão da série se manteve ocupada durante as férias de verão?

“Passamos o verão estudando e planejando o campeonato de 2015, seja o WEC ou o ELMS, principamelmente em relação a novos circuitos. Estamos voltando a temporada com grandes viagens. Estou contente com a volta da OAK Racing nas últimas corridas deste ano.”

P. Qual a expectativa para a etapa em Austin?

“A etapa de Austin promete ser um grande evento com uma grande exibição. Esperamos reuniões com mais de 400 Porsche e um grande grupo de Corvettes.”

P. Os novos regulamentos da classe LMP1 ajudaram a desenvolver o campeonato?

“Graças aos regulamentos técnicos, mas também ao lado esportivo. O WEC se tornou o melhor campeonato do mundo. Prova disso foi à alta competitividade desde a etapa de Silverstone. O principal objetivo do WEC é difundir os valores das 24 horas de Le Mans em todo o mundo.”

“Há um grande interesse de construtores. Temos muitos dos maiores pilotos da atualidade. Basta ver o que André Lotterer fez, quando guiou um F1 em SPA. Deu-nos muito orgulho.”

P. O calendário 2015 será anunciado em Austin?

“Não há nenhuma obrigação em fazer isto. Não será revolucionário e será anunciado em breve.”

P. Depois de três corridas, qual é o resultado do APP do WEC?

“Ele tem sido um verdadeiro sucesso. Mas temos que continuar a desenvolver o produto. Não há uma equipe de engenheiros para desenvolver o aplicativo, mas sim um grupo de pessoas que tem conhecimento em automobilismo.”

P. Após três anos o WEC atingiu o final do seu ciclo de desenvolvimento de três anos?

“Exatamente. Estamos chegando perto do fim dos primeiros três anos, o que é um período de incubação e nascimento. Você não deve esquecer o ceticismo em Sebring em 2012, havia um relacionamento novo entre a FIA e a ACO. Também sentimos quando a Peugeot decidiu se retirar.”

“Dois anos depois onde estamos? Estas dúvidas foram embora.  A prova em Austin será transmitida ao vivo pela Fox Sports 2 (EUA) e FIA WEC APP. Vamos começar um novo ciclo de três aos e os laços entre FIA e ACO estão muito unidos. Precisamos aumentar o lado do Marketing, bem como melhorar o valor esportivo e organizacional. Estamos vivendo uma grande experiência humana. As pessoas que trabalham aqui são felizes e motivadas.”

“O bebê cresceu, ele está andando e agora cabe a nós fazê-lo correr”.

Um LMP2 inédito está nos planos da SMP Racing para 2015

Com um programa competitivo no ELMS com quatro carros, um Ferrari na classe GTE e três na GTC, a equipe Russa SMP Racing, vem se firmando na Europa como uma das equipes melhor estruturadas. Mesmo o embargo dos EUA sobre a economia Russa, o time liderado por Boris Rotenberg vem lutando e vencendo as adversidades.

No próximo final de semana os dois Oreca 03 do time estarão alinhados em Austin para mais uma etapa do WEC. O time que chegou a liderar em Le Mans ainda mantém viva as esperanças pelo título da classe.

Para 2015 o principal projeto é m LMP2 totalmente novo, desenvolvido na Rússia e assinado por Paolo Catone. “O projeto está em curso. O carro estará pronto no início de 2015, porém não sabemos se será com 1 ou 2 carros no campeonato. Estamos analisando as várias opções, mas no momento estamos focados na atual temporada.” Disse.

Com o projeto de um novo LMP, o programa GT será mantido sempre com modelos Ferrari. Nenhum detalhe maior foi dito durante a entrevista ao site Endurace.info. É esperado para Estoril mais novidades sobre pilotos, motorização do novo carro e o programa completo para 2015.