StarWorks Motorsports planeja volta a classe LMP2 em 2015, IMSA divulga lista com 56 entradas para Petit Le Mans

Atualmente competindo com os arcaicos modelos DP, a StarWorks Motorsport planeja um retorno ao cenário Europeu e Le Mans com os novos modelos HPD Coupe. A informação foi revela pelo site Sportcar365.com e dão conta que o time liderado por Peter Baron está oficializando a compra de 2 HPD ARX-04bs, tanto para o TUSC, e um eventual retorno a Le Mans, aonde venceu em 2012.

“Tivemos várias conversas com o pessoal da Honda na semana passada em COTA”, disse Baron ao Sportscar365. “Assim que começamos a conversar com alguns potenciais clientes sobre um carro P2, as conversas estão mais avançadas. Se nós vamos estar na classe P próximo ano, seria com o carro P2. O mais oportunidade e atraente negócio agora é em P2. E, neste ponto, não há razão para não seguir em frente com um carro Honda. “

Desde sua participação no WEC e em Le Mans, a equipe se voltou para os EUA aonde compete no TUSC. Este ano testou em Sebring e Road América um DP equipado com um propulsor da Honda. Como o campeonato a partir de 2017 vai aceitar somente modelos LMP2 nada mais natural do que começar o desenvolvimento e ambientação agora.

“Com um carro P2, você pode ir a Le Mans e fazer algumas corridas no ELMS também”, disse ele. Outro motivo que acabou encorajando Baron, foi o BoP da etapa de Austin. “O desempenho do Ligier equipado com um propulsor HPD acabou sendo decisivo na escolha da equipe para o futuro. “ A coisa mais encorajadora é que IMSA ainda está trabalhando no BoP. Eu acho que os carros, com mais potência e mais peso, vai ser um pouco mais semelhante[ao PD. Então eu acho que essa parte é boa. A única coisa que é desanimadora é que não há nenhum teste em Daytona. Então você tem um carro P2 e ir direto para o Roar e não lhes dá muito tempo para testar.Teria sido bom ter um teste em Novembro. “

Em relação a pilotos a expectativa é a contratação de pelo menos três pilotos com classificação prata, para Le Mans e provas longas. Maiores detalhes serão revelados nos próximos dias. O novo carro é esperado para a abertura do TUSC em 2015 nas 24 horas de Daytona.

A IMSA também revelou hoje a lista com os 56 carros esperados para a última etapa do TUSC 2014 em Petit Le Mans. A lista completa pode ser conferida aqui.

Sorte, chuva e estratégia garantem dobradinha da Audi

(Foto: Audi)

A Audi venceu com dobradinha as 6 horas de Austin, primeira prova do Mundial de Endurance desde as 24 horas de Le Mans, em Junho. Prova esta que teve como fator determinante, a chuva que ocorreu nas primeiras horas e foi determinante para o resultado final.

Com um começo espetacular o Toyota #8 do trio Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi, que marcou a pole abriu uma considerável vantagem sobre os demais competidores. Tudo parecida decidido, visto que a Audi nos primeiros momentos não conseguia acompanhar sequer os modelos da Porsche.

Tendo como principal deficiência a velocidade em reta os 4 carros das equipes alemãs pareciam estar em uma corrida paralela até que uma forte chuva caiu no circuito levando vários carros a sair da pista, principalmente o Toyota #8 líder, bem como o #7 que tinha nas primeiras posições.

A corrida deve quer ser interrompida, visto a grande quantidade de chuva e as condições adversas da pista. Por sorte ou destino nenhum dos carros da Audi sofreu qualquer toque ou escapa de pista durante o dilúvio, e mesmo com um carro mais lento abriu uma vantagem considerável, já que seu principal adversário o Toyota #8 recomeçou a prova com uma volta de desvantagem.

Oreca da equipe KCMG vence na LMP2. (Foto: WEC)

Depois se viu uma grande alternância pela liderança da prova, e a estratégia foi determinante para a vitória do Audi #2 de Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Tréluyer. Mesmo não tendo um carro competitivo a Porsche chegou a liderar nas horas finais, mas perdeu rendimento deixando o caminho livre para a dobradinha da equipe irmã.

O rendimento da Toyota e o trabalho que a equipe fez durante as “férias” surtiram efeito e o #8 acabou chegando em terceiro na mesma volta do líder. Já na classe LMP1-L o melhor carro foi o Rebellion #12 de Nicolas Prost, Nick Heidfeld e Mathias Beche, que acabou na sétima posição no geral. A grande decepção da classe foi o Lotus que começou a corrida largando dos boxes e não foi competitivo em nenhum momento da prova. Terminou na 17º posição no geral a 19 voltas do líder e atrás de vários carros da classe LMP2.

Classe essa que teve um animo com a chegada da equipe ESM com seu HPD. A equipe americana que já anunciou que desistiu de competir em Petit Le Mans, última prova do TUSC pelo fato de não ter condições de ganhar a prova por conta de um favorecimento escancarado dos modelos DP vai jogar suas fichas e dinheiro no WEC a partir da etapa de Xangai.

O vencedor foi o Oreca 03 da equipe KCMG de Matt Howson, Richard Brandley e Tsugio Matsuda. Em segundo o também Oreca #27 da SMP Racing e em terceiro o HPD da Extreme Speed. Assim como no TUSC o Ligier JS P2, desta vez da G-Drive Racing vinha em bom ritmo mas depois de “voar” sob uma das zebras acabou danificando a suspensão traseira, obrigando o carro a ficar um bom tempo nos boxes para reparo. Terminou em 4º na sua classe e 14º no geral.

Aston Martin #97 vence na GTE-PRO. (Foto: WEC)

Entre os GTs da classe GTE-PRO, a competitividade foi intensa. Mostrando um desempenho superior durante todo o final de semana, a Aston Martin teve que enfrentar um forte concorrente, a Porsche que chegou a liderar boa parte da prova com o #91 mas durante uma das paradas nos boxes teve problemas para ligar o carro. Deixando o caminho livre para o Aston #97 de Darren Turner e Stefan Mucke. Em segundo chegou o Porsche #92 de Patrick Pilet e Fréderic Makowiecki, fechando o pódio a Ferrari #71 da equipe AF Corse de Davide Rogon e James Calado. O “estreante” da prova o Corvette #65 pilotado por Rick e Jordan Taylor e Tommy Milner, não teve ritmo para acompanhar os adversários da classe, culpa da escolha errada dos pilotos já que os irmãos Taylor competem com um Corvette DP no TUSC e não tiveram tempo suficiente para se adaptar ao carro. Mas valeu pelo fato de vermos um Corvette em uma das etapas do Mundial. O Aston Martin #99 aonde compete o brasileiro Fernando Rees acabou na 6º posição.

Disputa entre os dois carros da equipe na classe GTE-AM, dá vitória para o #98. (Foto: WEC)

Entre os amadores da classe GTE-AM a Aston Martin conseguiu uma dobradinha. Esta foi a terceira vitória da equipe no ano e a segunda consecutiva. A briga entre os dois carros durou até as voltas finais com o #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard, chegando a menos de 1 segudo do #95 de Kristian Poulsen, David Heinemeier Hansson e Richie Stanaway.

O Porsche #88 da Proton Competition liderou mais da metada da prova, mas com a perda de rendimento deixou o caminho livre para os modelos ingleses, mesmo assim terminou na terceira posição. O Porsche #75 da ProSpeed Competition perdeu 24 voltas depois de ter batido seu carro durante a quarta hora, terminando em oitavo.

A próxima etapa do mundial será no dia 12 de Outubro em Fuji.

Classificação final da prova

Velocidades obtidas

Classificação construtores classes GT

Classificação construtores LMP1

Classificação de pilotos LMP1

TUSC Austin–Ganassi vence superando Ligier da OAK Racing

Na base da estratégia, foi assim que a vitória do Ford #01 da equipe Chip Ganassi, neste sábado (20) em Austin no Texas. Com uma estratégia de uma parada a menos do que seus competidores Scott Pruett e Memo Rojas vencem uma prova que contou com a superioridade do novo Ligier JS P2 da equipe OAK Racing.

Mesmo largando na frente os DPs diveram que assistir o novo carro da equipe Francesa mostrar um desempenho superior. Em condições normais dificilmente a vitória escaparia da dupla do carro #42 de Gustavo Yacaman e Alex Brundle. Mesmo com uma parada a mais a diferente no final da prova foi de pouco mais de 2.3 segundos.

O carro #42 ainda sofreu um toque do Corvette DP #90 da equipe Spirit os Daytona pilotado por Michael Valiante, que acabou sofrendo uma punição das quatro impostas durante toda a prova.

Em terceiro o Corvette #5 da equipe Action Express de João Barbosa e Christian Fittipaldi, mantendo a liderança do campeonato. Em quarto e enfrentando muitos problemas o HPD da equipe ESM que vai se dedicar ao WEC.

Já na classe PC a vitória ficou com o #25 da 8Star Motorsport de Luiz Dias e Sean Rayhall. Esta é a segunda conquista da dupla na temporada. o #25 se recuperouy de um toque que sofreu no início da prova pelo #54 da Core AutoSport na curva 1. Por conta disso Colin Braun acabou recebendo também uma punição o que ajudo e muito a vitória do carro #25.

Mesmo com a punição a Core Autosport é matematicamente campeã da classe PC Com Colin Braun e Jon Bennett. Em terceiro o #8 da equipe Starworks Motorsport com Rengger van der Zande e Mirco Shultis.

Já na classe GTLM um dobradinha para a equipe Viper com o #93 e #91 em primeiro e segundo respectivamente. A vitória só foi possível depois que o Porsche #911 que liderada a prova teve que ir para os boxes faltando pouco mais de 20 minutos para o fim da prova.

Esta é a primeira dobradinha da equipe no ano e a primeira desde que voltaram ao endurance em 2012. Jonathan Bomarito e Kuno Wittmer também marcam a segunda vitória da dupla na atual temporada. Com a vitória a dupla lidera a classe já que o líder o Corvette #3 chegou apenas na 9º posição.

O terceiro lugar ficou com o Porsche #912 de Patrick Long e Michael Christensen. Em quarto o #62 da equipe Rizi Competizione. Líderes por praticamente toda a prova o a dupla do #911 Nick Tandy e Jorg Bergmeister, chegaram na 11 posição da classe e 45º do geral.

Na classe GTD também foi um dia de felicidade para Dodge que viu o #33 vencer com Ben Keating e Jeroen Bleekemolen. Em segundo o Porsche #44 da equipe Magnus Racing e completando o pódio o BMW #300 da equipe Turner Motorsport com BMW Z4 GT3.

Resultado completo da prova.

Endurancers Modding Team lança Pescarolo 02

Prestes a lançar uma grande atualização do seu mod para Rfactor 1 e começar a conversão para o Rfactor 2 o Endurancers Modding Team finalizou o desenvolvimento do Pescarolo 02, que é usado atualmente pela ACO em seu centro de formação de pilotos ou para aquelas pessoas que queiram sentir o gostinho de pilotar um protótipo.

A versão virtual do carro será usada no centro de simulação “Le Vingt Quatre” que fica dentro do circuito de Le Mans. Não a qualquer menção de que o carro será disponibilizado para download.

Para maiores informações.

Ficha técnica:

  • Motor: GM V8 LS3.
  • Potência: 360 cv a 6500 RPM.
  • Torque: 600 Nm.
  • Cambio: Sequencial de 6 velocidades.
  • Freios: Brembo.
  • Tanque: 80 litros.

Atual política da IMSA faz Extreme Speed optar por competir no WEC do que em Petit Le Mans

A política errônea da IMSA fez mais uma vítima. A EMS que compete com dois HPD e tem o patrocínio da Tequila Patron, decidiu cancelar sua participação em Petit Le Mans, evento esse com um forte apoio financeiro da empresa de bebidas, e optou por competir na etapa de Xangai do WEC com seus dois carros.

Com reais chances de vitória na classe LMP2 do WEC, Scott Sharp fez o anúncio na manha desde sábado em Austin. “O mais importante é o nosso próximo de competir com os dois carro no topo do mundo”, disse Sharp. “Estamos igualmente animados, para utilizar o investimento da Tequila Patrón no automobilismo e ajudarsuas expor suas marcas para um de seus mais quentes mercados globais.”

Scott, vai fazer dupla com Ryan Dalziel e Ed Bronw no #30 e no #31 com Johannes van Oberbeek e David Brabham e Ricadod Gonzalez. Lembrando que para o próximo ano independente do campeonato a se disputar a equipe terá nos novos modelos HPD Coupe.

Toyota larga na frente em Austin

Surpreendeu a todos a pole conquistada pela Toyota agora a pouco no circuito de Austin no Texas. Mesmo não sendo um fator determinante para uma prova de 6 horas o tempo de 1:49.093 obtido pelo carro #8 espantou a todos.

Até por que o melhor Audi vem apenas na quarta colocação sendo o #2 com 1:50.340. Na segunda e terceira posição estão os Porsche #14 e #20 respectivamente. Se esta é uma estratégia do time Alemão para surpreender os adversários.

O melhor LMP1-L foi o da equipe Rebellion Racing na 7º posição marcando 1:54.665. Seu adversário direto o Lotus CLM P1/01 AER não participou do treino, logo irá largar em último.

Na classe LMP2 o Ligier da equipe G-Drive fez como seu irmão n TUSC e marcou a pole com o tempo de 1:56.075. Em segundo e terceiro o Oreca da equipe KCMG e o HPD da ESM que estreia este final de semana no WEC com os tempos de 1:56.371 e 1:57.262 respectivamente.

Já na classe GTE-PRO a pole ficou com a Ferrari #51 da equipe AF Corse com o tempo de 2:06.456. Em segundo o Aston Martin #97 e terceiro e quarto os dois Porsche 911. O brasileiro Fernando Rees vai largar na quinta posição na classe com o Aston #99.

Na classe GTE-AM o Porsche #75 da equipe Prospeed Competition superou o Aston #95 e faturou a pole marcando 2:08.271.

Tempos completos da seção classificatória.

Com certa “facilidade” Ligier JS P2 faz a pole para a prova de Austin do TUSC

Assim como em Le Mans quando chegou a lidera a prova o Ligier JS P2 da OAK Racing começou bem a sua luta no TUSC. Com o tempo de 1:57.809, superou com folga os antiquados DP. Em segundo com uma diferença de 0,834 veio o Corvette DP da Wayne Taylor Racing.

O feito da pole para o novo carro saiu das mãos de Alex Brundle que conquistou sua terceira pole este ano o TUSC. Em terceiro veio outro DP o #01 da equipe Chip Ganassi, em quarto o Corvette da equipe Action Express na qual compete Christian Fittipaldi.

Apenas na quinta posição vem o HPD da equipe Action Exprees que pelas mãos de Johannes van Overbeek marcou 1:59.072.

Pela classe LMPC o piloto Sean Rayhall marcou a pole para a equipe 8Star Motorsports #25. Em segundo e terceiro estão Colin Braun (Core AutoSport) e Bruno Junqueira (RSR Racing)

Na classe GT a Pole que foi conquistada pelo Porsche #910, foi sumariamente perdida e dada para o Viper #93 da SRT Motorsprots, depois que o modelo Alemão não passou na inspeção técnica depois do treino classificatório. Com o resultado, é a segunda vez na temporada que o Viper vai largar na frente na classe. Em segundo e terceiro no grid vem os Porsche #911 e #912 respectivamente.

Já na classe GTD o pole foi o Aston Martin #007 que pelas mãos de James DAvison marcou 2:08.503. Davison, que irá fazer dupla com Al Carter. Em segundo vem o Viper da Riley Motorsports e em terceiro o #300 BMW Z4 da Turner Motorsports.

Tempos completos da seção classificatória.

WEC Austin – Em terceiro treino Audi mantêm a liderança

A Audi vem mostrando superioridade nos treinos para a etapa de Austin do Mundial. No terceiro treino livre Loic Duval, a bordo do #1 marcou o melhor tempo com 1:49.480.

O tempo foi obtido em pista seca. Em segundo e com uma diferença de apenas 0,680 segundos vem o segundo Audi #2 pilotado por Marcel Fassler. Em terceiro o Toyota #8 com mais de um segundo de diferença para o primeiro Audi.

Já na classe LMP1-L o melhor foi o #12 da equipe Rebellion, marcando 1:54.417. A estreante Lotus marcou apenas 2:01.558, tempo superior e pior do que os LMP da classe LMP2.

Ma segunda classe do certame a LMP2 a disputa também está acirrada. O melhor tempo ficou com o Ligier da equipe G-Drive com 1:56.601, seguido pelo Oreca 03R da KCMG com 1:57.438.

Na classe GTE-PRO o BoP auxiliou a Aston Martin a obter os melhores tempos, que marcou 2:05.382 e 2:05.422 com o #99 com Fernando Ress ao volante e #97 respectivamente. Também é da Aston o melhor tempo na GTE-AM com 2:06.198.

Wec e TUSC–Últimas notícias

· Toyota lidera na segunda seção de treinos livres.

· Richard Westbrook lidera primeira seção se treinos no TUSC.

· Ligier lidera a segunda seção de treinos no TUSC.

· A Krohn Racing que anunciou ontem a compra de um Ligier JS P2, confirmou que vai competir em 2015 as 24 horas de Daytona, 12 horas de Sebring e as 24 horas de Le Mans, esta última na dependência de um convite. O time vai tester o novo carro no NOLA Motorsports Park no dia 25 de Setembro e fica no aguardo para receber o seu chassi em Novembro.

· A ACO Confirmou que a Nissan será o fornecedor exclusivo de motores para a classe LMP3. A empresa Xtrac será a responsável pelo sistema de câmbio. O motor será um 5 litros aspirado V8 batizado de NISMO VK50. Todo o aparato será fornecido e mantido pela ORECA.

· A Rebellion Racing vai correr neste final de semana com um novo pacote de alto poder de Downforce em Austin. Mudas são perceptíveis no nariz e asa traseira. A equipe recebeu um terceiro carro sem motor apenas para ser doador de peças caso um dos modelos titulares precise.

· Austin será a última corrida da equipe Porsche supervisionada por Hartmut Kristen como chefe do departamento esportivo. O alemão que completa 10 anos no cargo cede a vaga para Dr. Frank Walliser que coordenou o programa do Porsche 918 Spyder.

· Depois de competir as três primeiras rodadas do WEC com um Porsche 911 versão 997 a ProSpeed Competition vai estrear o novo 911 RSR. O carro que é de um colecionador foi o mesmo que a equipe Dempsey Racing competiu em Le Mans.

Circuitos de Montreal e México na mira do WEC para o continente Americano

O anúncio oficial do calendário 2015 do WEC deve ser confirmado durante a etapa de Fuji do Mundial. Porém as negociações com novos circuitos estão em andamento. Em entrevista ao site Sportcar365, Gerar Neveu CEO do WEC, revela que busca uma maior presença do certame na América do Norte.

Nos planos da categoria estão provas no circuito Gilles Velleneuve no Canadá e o Autódromo Hermanos Rodriguez no México.

“Sempre procuramos lugares interessantes ao redor do mundo,” Disse Neveu. “Montreal e México estão na lista, pois há interesse. Mas nós temos que levar em consideração, muitas coisas como espaços nos boxes, instalações, um promotor local e o interesse dos fabricantes e parceiros. Isto está em discussão, e queremos definir isto logo.” 

Nos dois casos algumas ponderações devem ser consideradas. No caso do México o circuito está recebendo reformas para se “adaptar” a F1, mas que ainda não foram concluídas. Já Montreal deve receber independente da escolha do WEC uma nova área de pits.

O circuito de Interlagos também está passando por reformas e Neveu não sabe se isso vai impactar na edição de 2015. Até o momento apenas Le Mans e Bahrein estão confirmadas para o próximo ano.

A prova de Austin que se realiza neste final de semana, também corre o risco de não ser renovada para 2015, já que vai depender do lucro e audiência para se tornar viável. Um dos pontos foi dividir o final de semana com a ALMS no ano passado e o TUSC este ano.

“Nós sentimos que neste ano as coisas estão melhores. A venda de ingresso foi maior, não estamos aonde gostaríamos, mas é um começo. Austin é o melhor lugar para estarmos nos EUA, nosso único problema é que a IMSA vem organizando eventos em Sebring e existe uma tradição nisso.” Finalizou.