Equipes Porsche vivem momentos distintos no Bahrain

O saldo para as equipes Porsche que disputam o Mundial de Endurance foram literalmente de 8 a 80. Enquanto os dois carros que competem na classe LMP1 conseguiram um bom resultado, seus “irmãos” da classe GTE-PRO amargaram a primeira corrida do certame sem estarem no pódio.

Esta foi a primeira vez que os dois LMP1 chegaram juntos ao pódio. Em segundo o #14 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb, seguido pelo #20 Timo Berhard, Brendon Hartley e Mark Webber. Esta foi a quarta vez que o #14 subiu ao pódio na temporada e quinta do #20. Os dois carros chegaram ao final da prova sem problemas, mesmo enfrentando superior a 30ºC durante toda a prova.

Para o #14 que marcou a pole conseguiu abrir uma boa vantagem ainda nas primeiras voltas, mas foi superado pelo #8 da equipe Toyota na 5º volta. Foi o único carro que não realizou pit-stop quando a primeira bandeira amarela foi acionada, retornou a liderança e por lá permaneceu até a volta 30 quando finalmente fez sua parada. Romain Dumas que começou a prova, entregou o carro a Marc Lieb e após 61 voltas o carro estava em segundo lugar. Lieb entrou para sua parada na volta 92, ainda na volta 100 superou o Audi conquistando a terceira posição.

Depois de 123 voltas Neel Jani assumiu o volante e voltou na segunda posição. Uma nova parada na volta 154 para troca de pneus e outra na 182 para combustível. Com novos pneus superou o Porsche #20 garantido a segunda posição.

Já para o #20 os trabalhos começaram com Brendon Hartley ao volante que se manteve na terceira posição, mas foi superado pelos dois carros da equipe Toyota se estabelecendo em quarto lugar. O carro enfrentou problemas com os freios. Durante a primeira bandeira amarela entrou nos boxes para troca de pneus e combustível voltando em quinto lugar. Após 48 voltas foi a vez de Timo Berhard assumir o volante, e conseguiu se manter na terceira posição, Berhard liderava a prova mas na volta 79 entrou nos boxes para troca de pneus e combustível. Na volta 110 Mark Webber assume o volante e para novamente na volta 141, Webber voltaria para os boxes na volta 169 porém apenas para completar o tanque. Foi superado pelo carro #14 terminando em quarto.

Para Fritz Enzinger chefe do programa LMP1 o resultado é mais do que satisfatório. “É inacreditável que, depois de comemoramos nossa terceira pole ontem, hoje fizemos um grande progresso. O que é realmente importante: Fomos capazes de melhorar nosso ritmo de corrida e chegar mais perto dos carros mais rápidos. No final, tentamos fazer um stint com os mesmos pneus duas vezes com o #20, o que realmente não funcionam. No entanto, parabéns para a equipe! Estamos ansiosos para São Paulo.

Campeonato LMP1 até o momento.
1. Davidson/Buemi (GB/CH), Toyota, 148 (Campeões)
2. Lotterer/Tréluyer/Fässler (D/F/CH), Audi, 117
3. Wurz/Sarrazin (A/F), Toyota, 104
4. Di Grassi/Kristensen (BRA/DK), Audi, 102
5. Lapierre (F), Toyota, 96
6. Dumas/Jani/Lieb (F/CH/D), Porsche, 92
7. Nakajima (J), Toyota, 71
8. Duval (F), Audi, 66
9. Bernhard/Hartley/Webber (D/NZ/AUS), Porsche, 63,5
10. Prost/Heidfeld/Beche (F/D/CH), Rebellion, 60,5

Campeonato de construtores:
1. Toyota, 259
2. Audi, 219
3. Porsche, 167

Problemas e estratégia errada marca final de semana da equipe GT.

Enquanto a equipe LMP1 comemorava o bom resultado, a equipe GT teve um trabalho bem mais penoso durante toda a prova. A disputa com os carros das equipes Aston Martin e AF Corse foi ferrenho. Tanto que foi a primeira vez em todo o campeonato que um Porsche 911 não chegou ao pódio. Isso mostra o alto nível de competitividade classe, já que a Porsche venceu a última etapa em Shanghai.

O #91 de Jorg Bergmeister e Richard Lietz chegou em quarto lugar, já os vencedores da última etapa Fréderic Makowiecki e Patrick Pilet com o #92 terminaram na quinta posição. O alto calor também influenciou no bom desempenho dos dois carros. Ainda durante a primeira bandeira amarela os dois carros foram chamados para os boxes enquanto seus adversários permaneceram na pista.

A mudança de planos deu resultados já que Richard Lietz liderava a classe e Makowiecki em segundo. Com duas horas de prova Bergmeister voltaria a liderança com o #91. Com metade da prova completada Richard Lietz também soube manter o carro na primeira posição.

Foi a última vez que a equipe permaneceu na liderança. Mesmo adiantando as paradas os adversários conseguiram obter um melhor ritmo e a falta de um carro de segurança também influenciou no consumo dos dois modelos 911. Neste momento Bergmeister assumiu o volante do carro #91 e com uma pilotagem ousada saiu a caça da Ferrari #71 da equipe AF Corse, mas não teve mais tempo de lutar pelo terceiro lugar. A diferença entre o terceiro e quarto foi de pouco mais de 2 segundos.

Para o Dr. Frank Walliser, chefe da Porsche Motorsports o desempenho da equipe e o resultado geral mostram o nível de competitividade que a classe enfrenta. “As equipes e pilotos novamente fizeram o máximo proveito de uma corrida difícil. No primeiro turno, fizemos a escolha errada dos pneus e, por essa razão, não foram capazes de garantir um melhor resultado na corrida. Os carros da classe estão tão perto que até mesmo o menor erro não pode ser corrigido. Este resultado tem reduzido significativamente as nossas chances de levar o título no final da temporada, em São Paulo. “

Campeonato de pilotos:
1. Giancarlo Bruni, Toni Vilander (Ferrari) 156 points (Campeões)
2. Frédéric Makowiecki (Porsche) 116.5
3. Richard Lietz (Porsche) 103
4. Jörg Bergmeister (Porsche) 91
5. Patrick Pilet (Porsche) 90.5

Campeonato de construtores:
1. Ferrari 261 points
2. Porsche 236
3. Aston Martin 196

FIA Endurance Trophy GTE-Pro Teams
1. AF Corse (Ferrari) 156 points
2. Porsche Team Manthey (Porsche #92) 130
3. Porsche Team Manthey (Porsche #91) 114
4. Aston Martin Racing (Aston Martin) 112

GT Open define calendário para 2015 e corre exclusivamente com modelos GT3

A organização do GT Open, campeonato Europeu de carros GT, divulgou o calendário de provas para o próximo ano, bem como modificações na escolha dos carros.

Com um total de oito provas, todas na Europa, tem como principal mudança a aceitação de apenas modelos GT3 ao contrário dos últimos anos que modelos GT1 e GT2 eram elegíveis porém com modificações para equalizar as classes.

Serão três classes dentro da mesma corrida, GTAM para Gentleman Drives(bronze(, GTPRO(Ouro ou platina) e GTS. Cada prova será dividida em duas baterias. Uma de 70 minutos no sábado e outro de 50 ou 60 minutos no domingo. O tempo da segunda bateria é para evitar o reabastecimento.

Assim como este ano a categoria vai ter três testes como preparação para a temporada. Jerez nos dias 20 e 21 de Fevereiro, Paul Ricard 06 e 07 de Março e Barcelona 16 e 17 de Março.

Calendário 2015:

Paul Ricard (Abril 24/26)

Nürburgring (Maio 22/24)

Silverstone (07/05 de Junho)

  Red Bull (05/03 de Julho)

Spa-Francorchamps (06/04 de Setembro)

Monza (Outubro 2/4)

Barcelona (30 de Outubro / 1º de Novembro)

Portimão (10/08 de Maio)

WEC altera método de treino classificatório para 2015

O atual método de classificação para o WEC, leva como base a média de pelo menos dois pilotos de cada carro para definir o melhor tempo. Para muitos é uma forma injusta de definir que fez o melhor tempo já que um dos pilotos para andar mal e mesmo assim ter conquistado a pole.

Para 2015 a direção do WEC vai simplificar o método para deixar mais atraente para o público não tão acostumado com a categoria. Assim o melhor tempo será definido pela melhor volta do piloto no treino e não baseado em uma média.

“É apenas algo para tornar tudo mais simples”, disse Vicent Beaumesnil diretor de esportes do WEC ao site Sportscar365. “O plano é que, em vez de ter duas voltas por carro vamos ver uma volta por motorista. Vamos manter a ideia de que a equipe deve fazer a qualificação, ou seja, dois motoristas e não apenas um. Isso vai ser de uma melhor compreensão para a mídia e os fãs. “

Outro ponto que será modificado é a quantidade de jogos de pneus disponíveis por treino.

LMP2 é atualmente a única classe que permite que dois jogos de pneus sejam utilizados na fase de qualificação, embora apenas um total de quatro conjuntos pode ser usado entre a qualificação e uma corrida de seis horas.

“Haverá também uma limitação de pneus para todas as categorias e serão combinados para qualificação e corrida”, disse Beaumesnil. “Isso significa que você pode usar dois jogos de pneus na qualificação, o que é diferente este ano.”

Tais mudanças precisão passar pelo conselho da FIA que se reúne no dia 03 de Dezembro no em Doha no Qatar.

Strakka Racing adia sua participação em Interlagos e almeja um melhor 2015

Os planos da equipe Strakka Racing novamente foram por terra. Desde o início do ano a equipe vem adiando sua entrada no WEC, por problemas com o Dome S103. Ainda durante as 24 horas de Le Mans se anunciou que o carro iria participar somente em Interlagos o que não vai mais acontecer.

A equipe chegou a realizar um teste de 5 dias na Hungria mês passado, porém um problema com a fixação com o encosto da cabeça mais uma vez atrasou o cronograma e posteriormente sua participação em Interlagos. O histórico de problemas incluem o desenvolvimento de uma nova traseira depois de testes antes das 24 horas de Le Mans, o que atrasou o cronograma em 6 meses.

“A temporada foi complicadas com vários problemas que enfrentamos”, disse o gerente da equipe Karl Patman. “Nós vimos o verdadeiro desempenho no carro e o que é capaz de fazer.Agora temos que esperar até 2015 para mostrar aos outros. “

Ao todo o carro já completou mais de 2 mil quilômetros de testes. O carro chegou a fazer um sakedown em Silverstone como preparação para o Brasil, aonde foi identificado os problemas dentro do cockpit.

Sem a equipe, teremos apenas 4 carros na classe LMP2 e um total de 26 carros para Interlagos.

Toyota vence as 6 horas do Bahrain e fatura título de pilotos

A Toyota garantiu o título de pilotos vencendo as 6 horas do Bahrain neste sábado (15). A vitória ficou com a dupla do carro #7 do tiro Alex Wurz, Stephane Sarrazin e Mike Conway. Esta foi a quinta vitória do fabricante Japonês na competição, na qual voltou a participar em 2012.

O título de pilotos ficou com o carro #8 de Anthony Davidson e Sebastien Buemi, que liderou boa parte da prova, mas acabou perdendo mais de 30 minutos nos boxes para reparo devido a problemas elétricos. Mesmo terminando em 8º na classe o a dupla conquistou o título.

Título esse merecido já que a equipe despontava como favorita para a conquista desde a segunda metade da temporada de 2013 aonde já demostrava uma superioridade sob os carroa da equipe Audi, até então único adversário na classe LMP1. Com os novos regulamentos valendo a partir de 2014, com carros totalmente novos e com a chegada da equipe oficial da Porsche, a Toyota foi a única a apresentar um modelo veloz e principalmente rápido a ponto de superar seus adversários diretos.

Pecou em não vencer as 24 horas de Le Mans, território dominado pela Audi, que venceu mais pelo azar dos seus adversários do que pelo carro que se mostrou lento em todas as provas da temporada. Tanto Davidson e Buemi e até a própria Toyota já tentaram sem sucesso buscar a glória na “principal” categoria do mudo a F1. A equipe japonesa teve um dos maiores orçamentos do circo durante os anos de 2002 e 2009. Seu melhor resultado foi 4º lugar entre os construtores em 2005 e alguns segundos lugares em provas esporádicas. A primeira vitória no WEC foi em 2012 em Interlagos.

KCMG venceu na classe LMP2.

Os pilotos também tiveram passagens pouco expressivas pela F1. Anthony Davidson competiu entre 2002 e 2008 pelas equipes Minardi, Jordan, BAR e Super Aguri, disputou 24 GPs. Já Sebastien Buemi, competiu entre os anos de 2009 e 2011 e disputou 55 corridas conquistando 29 pontos. Pilotos experientes que encontraram no Endurance uma nova “chance” em suas carreiras e demostraram o talento para vencer provas infinitamente mais difíceis do que as atuais corridas de F1.

A equipe Porsche que marcou a pole com o #14 não conseguiu ter ritmo de corrida para segurar os foguetes japoneses e se beneficiou com os problemas do Toyota #8. O Porsche #14 de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb terminou em segundo, seguido pelo Porsche #20 de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard.

Os alemães que conquistaram a segunda pole consecutiva, são favoritos a vitória na última etapa do campeonato, as 6 horas de São Paulo que acontece no dia 30 de Novembro em Interlagos. A evolução do carro é evidente e falta uma melhor velocidade final para conseguir rivalizar com os carros Japoneses.

A Audi novamente fez uma prova para ser esquecida. Os problemas começaram ainda durante a semana quando os dois carros tiveram que passar por uma completa substituição de monocoque. Drama maior ocorreu com o #1 que teve que substituir por duas vezes a estrutura. Não chegou a participar do treino classificatório, mas mostrou um bom desempenho dentro das limitações e desvantagem que a equipe Audi vem enfrentando este ano. A equipe terminou em 4º com o #2 de 5º com o #1.

Ferrari #51 da AF Corse garante vence e garante título para Toni Vilander e Gianmaria Brini

Já na sub classe LMP1-L que conta apenas com os dois carros da Rebellion Racing e um da Lotus, a melhor posição e “vitória” ficou com o Rebellion #13 de Fábio Leimer, Andrea Belicchi e Dominik Kraihamer, o segundo lugar ficou com o segundo carro da equipe, porém a três voltas do do #13. Tal diferença se deu por um toque durante as voltas iniciais da corrida.O Lotus CLM P1/01 ERA enfrentou problemas e abandonou na segunda volta da prova, com problemas de embreagem.

Na classe LMP2, a vitória fácil para a G-Drive acabou ainda na primeira volta depois de um toque que acabou avariando a suspensão e furando um dos pneus traseiros. A partir daí se viu uma batalha ferrenha entre os Oreca das equipes KCMG e SMP Racing. Depois de uma grande alternância de posições a vitória ficou com o #47 da KCMG dos pilotos Matt Howson, Richard Brandley e Alexandre Imperatori, segunda vitória da equipe na temporada.

Em segundo o Oreca #37 da equipe SMP Racing que chegou a tocar seu irmão o #27 que acabou abandonando a prova por problemas mecânicos. Em terceiro o Morgan #35 da equipe OAK Racing. Como o #27 não voltou a prova a liderança da classe que é de Nicolas Minassian, Sergey Zlobin e Maurizio Mediani, será decidido na última etapa em Interlagos.


Aston Martin vence na classe GTE-AM

Na classe GTE-PRO a vitória ficou com a Ferrari #51 da equipe AF Corse dos pilotos Toni Vilander e Gianmaria Bruni, que conquistaram o título da classe por antecipação. Em segundo o Aston Martin #97 que liderou boa parte da prova e em terceiro a Ferrari #71 da equipe AF Corse. A equipe Porsche que terminou em 4º e 5º se mostrou a mais fraca entre os times da classe. Mesmo optando por pneus macios para altas temperaturas os carros foram facilmente superados por seus adversários e chegaram a ser ultrapassados até pelos carros da classe GTE-AM.

Com a vitória a briga pelo campeonato de construtores pega fogo já que a Ferrari conquistou pontos preciosos e ampliou ainda mais sua vantagem no mundial. A diferença para as demais equipes é de 25 pontos. Na classe GTE-AM a vitória ficou com o Aston Martin #95, seguido pela Ferrari #81 da AF Corse e o outro Aston Martin #98.

Resultado final das 6 horas do Bahrain.

Ligier JS P2 da Krohn Racing pronto!

O primeiro Ligier JS P2 fora os modelos administrados pela OAK Racing acaba de ficar pronto. O modelo com as típicas cores da equipe americana Krohn Racing deve ser entregue nos próximos dias para que Tracy Krohn e Nic Jonsson possam testar o modelo inicialmente tanto no circuito de Estoril, quanto Magny-Cours, antes de ir para os EUA.

O carro é equipado com um motor Judd. O programa da equipe ainda não foi divulgado mas deve passar pelo TUSC e ELMS, e quem sabe Le Mans.

O calor do Barhein será o principal adversário dos pneus!

A fato das 6 horas do Bahrain serem a noite não é apenas para dar aquele ar de 24 horas para a prova. Com temperaturas superando facilmente os 40º C, além dos ventos que acabam deixando a pista cheia de areia.

Projetado por Hermann Tilke o circuito de Sakhir segue os mesmos moldes muito questionáveis, com um traçado trucado, curvas lentas ou inclinadas assim como outros projetos seus como Sepang e Shanghai. Com tais características os freios serão exigidos ao máximo bem como os pneus que estarão literalmente andando sob a areia.

A estratégia mais prudente é começar a prova com compostos duros, e os macios na parte final da prova já que será encerrada na madrugada com temperaturas mais amenas. Porém para que isto funcione o piloto tem um papel determinante, já que vai ter que ter uma condução limpa sem exageros.

A Michelin divulgou as especificações dos compostos que estarão disponíveis para as equipes. Estarão disponíveis 2400 pneus, somente deste fabricante!

LM P1 (dianteiro e traseiro = 31 / 71-18)

Slicks: Macios e médios
Intermediários
Chuva

LM P2 (dianteiro = slicks: 30 / 65-18 / Wet: 29 / 65-18 – traseiro = 31 / 71-18)

Slicks: Médios e Médios “+”
Intermediários
Chuva

LM GTE Pro (dianteiro= 30 / 68-18 – traseiro = 31 / 71-18)

Sliks: Médios e duros, a Porsche vai optar por compostos médios e médios para alta temperatura.
Intermediários
Chuva

LM GTE AM (dianteiro = 30 / 68-18 – traseiro = 31 / 71-18)

Slicks: Ferrari, Aston Martin optaram por Médio e Duro. Porsche optou por médios e médios para alta temperatura
Intermediários
Chuva.

 

Cadillac ATS-VR é apresentado em Austin

A Cadillac apresentou hoje na pista de Austin no Texas seu novo carro para competir nos campeonatos de GT3. O Modelo é equipado com um motor com cerca de 600 CV de potência e já foi homologado pela FIA, o que lhe dá direito de competir em mais de 60 campeonatos de GT3 ao redor do mundo.

O V-Series é a mais alta expressão do que é um Cadillac”, disse Johan de Nysschen, presidente Cadillac. “A expansão da V-Series é o próximo passo lógico no crescimento da Cadillac, incluindo este novo carro de corrida desenvolvido com especificações GT3, o que nos permite correr em uma escala mais global.”

Seu motor é um V6 bi-turbo 3.6 litros, e é uma evolução do motor LF4.R que equipa o modelo CTS Vsport. Recebeu melhorias como turbos maiores, atualizações que o deixam homologado para competir em provas GT3, aumento dos intercoolers, além de novo kit aerodinâmico.

Desde que foi criada em 2004 a divisão de corridas da Cadillac já venceu 26 provas, 91 pódios e 22 poles positions com os modelos CTS0V. A Cadillac é 5 vezes campeã do Pirelli World Challenge.

Porsche mantém bom desempenho e fatura pole para o Bahrain

Com um bom acerto já visível nos treinos a Porsche é franca favorita para vencer às 6 horas do Bahran que será disputada neste Sábado. Com o tempo de 1:43.145 Neel Jani e Romain Dumas alinharam o Porsche #14 em primeiro. Quem vai dividir a primeira fila com o Porsche será o Toyota #8 de Anthony Davidson e Sebastien Buemi com o tempo de 1:43.410. Em terceiro o Porsche #20 com 1:44.191.

Apenas o Audi #2 participou do treino classificatório, já que o #1 teve que trocar o monocoque por precaução e não ficou pronto a tempo de se classficar. Vai largar na última posição. Na classe LMP1-L o Rebellion #12 de Nick Heidfeld e Nicolas Prost obtiveram o melhor tempo na classe com 1:47.047, uma diferença para o primeiro colocado de mais de quatro segundos.

Mesmo com um bom tempo na terceira seção de treinos livres obtido pela SMP Racing, a pole ficou mesmo com o Ligier da G-Drive Racing, com o tempo de 1:50.236. Foi seguido pelos dois Oreca da SMP #27 e #37 com os tempos de 1:50.939 e 1:51.019 respectivamente.

Na classe GTE-PRO a pole ficou com o Aston Martin #97 de Darren Turner e Stefan Muecke que conquistaram o tempo de 1:58.805. Em segundo e terceiro as duas Ferrari da equipe AF Corse. O #51 marcou 1:59.075 e a #71 com 1:59.226.

O desempenho da Aston Martin também foi visto na GTE-AM com uma dobradinha dos dois carros da equipe o #95 conquistando o tempo de 1:59.589 e o #98 com 1:59.721. A Ferrari #61 da AF Corse completa o pódio com 2:00.068.

Porsche mantém liderança em terceiro livre no Bahrain

Depois de obter o melhor tempo no segundo treino livre, a Porsche repetiu o bom desempenho e superou a Toyota na terceira e última seção de treinos. Neel Jani marcou com o Porsche #14 marcou 1:43.571, mais de um segundo para o Toyota #7 com 1:44.710. Em terceiro o segundo Porsche com 1:44.821.

Na classe LMP2 o Oreca 03R da equipe SMP Racing superou o Ligier da G-Drive Racing com o tempo de 1:51.524, seguido pelo #26 com 1:54.638 e o segundo Oreca da SMP #37 com 1:52.438.

Na classe GTE-PRO o melhor tempo ficou com a Ferrari #51 da AF Corse com o tempo de 1:59.812 e na GTE-AM, o Aston Martin #98 com 2:00.735.

Tempos da terceira seção de treinos livres.