Segundo presidente da ACO, Pierre Fillon Asian LMS continua em 2015

Amargando a pior temporada desde que voltou a ativa a Asian LMS, campeonato organizado pela ACO em circuitos Asiáticos volta com novidades para 2015, que serão anunciadas neste final de semana na última etapa do certame em Sepang.
Em entrevista ao site Sportcar365.com, Pierre Fillon presidente da ACO garantiu que o certame mesmo com poucos carros em 2014 permanece com novidades anunciadas em breve.
“Foi um ano difícil para nós”, disse Fillon Sportscar365. “Foi muito difícil porque a cultura do automobilismo é muito recente na Ásia. Nós vamos ter uma conferencia de imprensa neste final de semana durante a etapa de Sepang.”
 
“Em Xangai, nos reunimos com várias equipes sobre o futuro do campeonato. Eles nos apoiaram e vamos continuar para o próximo ano.”
 
Praticamente em todas as provas deste ano o grid não chegou a 10 carros, e mesmo com a adição de modelos CN e GT3 o grid teve números modestos. O promotor local a S2M renovou a parceria com a ACO e deve anunciar o calendário de 2015 também neste final de semana.
Fillon ainda ressaltou a importância do Asian LMS no esquema global da ACO. “É muito importante não só para o mercado asiático, mas para toda a pirâmide do Endurance”, disse ele. “Nós temos na América o TUSC, temos  um forte campeonato europeu e precisamos de um campeonato asiático . Para Le Mans,  é muito importante . Nossa outra meta é ter pilotos da região bem como um construtor chinês ou de Taiwan , por isso é muito importante o campeonato. “
 
*Fonte: Sportcar365.com / Foto: Site Asian LMS.

Mark Webber sai do hospital em São Paulo

O australiano Mark Webber que sofreu um grave acidente faltando poucos minutos para acabar as 6 horas de São Paulo foi liberado pelos médicos depois de passar a noite de domingo e parte de segunda feira em observação em um hospital em São Paulo.

Webber não sofreu grandes lesões, apenas dores no corpo e uma concussão, de acordo com informações da assessora da Porsche. O piloto deve permanecer no Brasil até o final de semana quando embarca para a Inglaterra.

 
*Fonte: Assessoria de imprensa Porsche / Foto: divulgação Porsche.

Ibanez Racing volta a competir no ELMS com dois Oreca 03R Nissan

Presente atualmente na série VdeV a equipe Ibanez Racing confirmou nesta terça (02), sua participação no ELMS com 2 Oreca 03 equipados com motor Nissan.

Um dos seus LMP2 será o da equipe Millenium Racing, que fez algumas provas este ano, porém fechou suas atividades por problemas financeiros.

“Compramos três chassis e peças que foram realizadas pela ADR- Delta”, disse Jose Ibanez ao site Endurance -Info em entrevista. “Dois carros irão competir nas ELMS sob a bandeira Ibanez Racing.” Disse.

Os primeiros testes serão Motorland Aragon entre os dias 22 e 25 de Janeiro e Silverstone entre 13 e 27 de fevereiro. O time já competiu na ELMS em 2009 com um Courage LC75 AER e teve uma parceria com a DKR Engineering ano passado com o Lola B11/40.  Grande parte do aporte financeiro, vem de um acordo feito por Pierre Perret que comandou a Belmondo Racing a alguns anos.

“Gostaríamos de competir com um LMP2, mas não conseguimos para 2015. No entanto, a ideia é passar ter dois modelos fechados para 2016. ” Finalizou.

* Fonte: Endurance.info / Foto dailysportscar.com

Porsche vence em Interlagos e assusta com grave acidente evolvendo Mark Webber

Não faltou emoção na última etapa do Mundial de Endurance disputado neste domingo (30) no circuito de Interlagos. A primeira vitória da Porsche desde seu retorno a competição de forma oficial teve um sabor especial.

A prova que teve uma grande simbologia foi uma das mais disputadas do calendário visto as características do circuito. Desde os primeiros trenos livres a Porsche mostrou o melhor conjunto, o que não é algo novo, já que tem feito um bom trabalho nos trenos livres das últimas etapas, mas quando a corrida começava o ritmo dos carros da Toyota acabava maculando o trabalho do time Alemão.

Desta vez foi diferente, ou quase. O #14 de Romain Dumas, Nell Jani e Marc Lieb, conseguiu segurar as investidas do Toyota #8 de Anthony Davidson e Sébastien Buemi. Buemi que errou por diversas vezes e deu aquela ajuda para os pilotos do carro #14. Pela primeira vez na temporada a Porsche teve um carro, não superior ao modelo Japonês, mas em condições de brigar pelo primeiro lugar.

Na hora final o ritmo do Toyota #8 era superior ao do Porsche, que se valia do tráfego para se manter na frente. Na última rodada de troca de pneus e reabastecimento a diferença entre ambos era de quase 16 segundos, o que dava uma boa margem para a Porsche administrar a prova, até o acidente envolvendo o #20 pilotado por Mark Webber e a Ferrari #90 da 8Star Motorsports. O acidente que aconteceu faltando pouco mais de 30 minutos para o fim da prova levantou novamente a necessidade de uma reforma na curva do café, palco de vários acidentes, inclusive com o próprio Webber quando estava ainda na F1 em 2003.

Prova rendeu muitas homenagens a Tom Kristensen, reverenciado por pilotos e equipes.

Como a retirada dos carros demorou para acontecer, já que Webber teve que ser levado de ambulância ao centro médico do autódromo a corrida acabou com o carro de segurança limitando a performance dos carros. Sorte da Porsche ou azar da Toyota?

A vitória da Porsche coroa um projeto que por vezes foi questionado pelo grupo VW (dona da Porsche e Audi) já que as duas marcas estão gastando dinheiro em tese da mesma conta bancária, porém com tecnologias diferentes que mais cedo ou mais tarde estarão nos nossos carros de rua.

O segundo lugar da Toyota que ganhou o campeonato de construtores e de pilotos mostra que os japoneses quando decidiram largar a F1 e investir em uma categoria nova não estavam errados. Presentes no mundial desde 2012 quando não fizeram muita coisa, começaram o ano de 2013 vencendo e só não ganharam por conta de erros normais em uma corrida, ainda mais em uma categoria onde os carros são levados à exaustão. Não venceram Le Mans mas convenceram no WEC e prometem muito para 2014.

A Audi que vem levando o Endurance nas costas nos últimos anos amargou uma das suas piores temporadas desde que investiu em modelos a Diesel. O erro para muitos foi a escolha de apenas 2MJ de capacidade para recuperação de energia. O R18 não foi mal construído, os demais fabricantes investiram pesado, além é claro de optarem por números maiores em termos de recuperação de energia.

A temporada 2014 da Audi, lembra muito o que foi o ano de 2009, quando o R15 foi lançado e se esperava uma nova onda de vitórias tanto em Le Mans, quanto em algumas provas da extinta ALMS. O carro não quebrou, não apresentou problemas, mas não era rápido para enfrentar os 908 da Peugeot. Mesmo em 2011 com a versão R15+ o carro venceu Sarthe mais por azar dos adversários do que por mérito próprio. Apenas em 2012 com o lançamento do R18 é que as coisas voltaram a sua normalidade.

Oreca da equipe KCMG venceu na classe P2, que tem como campeão a equipe SMP Racing

Para 2015 a Audi promete reagir, envolta em boatos sobre sua ida para a falida F1, o construtor das 4 argolas deve aumentar sua capacidade de recuperação energética, e voltar a vencer. A corrida também marcou a despedida de um dos maiores pilotos de todos os tempos. Tom Kristensen, que venceu por nove vezes Le Mans e provou que é possível sim ter sucesso fora da F1. Terminou sua carreira no auge e foi ovacionado por pilotos de todas as equipes, mostrando o melhor lado que o esporte pode ter, o do companheirismo fora das pistas.

O abraço dos pilotos tanto da Toyota, Porsche e Audi antes de irem receber seus prêmios demostram que a rivalidade esperada em uma corrida de automóvel é somente dentro da pista, sem politicagem ou jogos de equipe. Quem dera outras categorias tivessem esta mentalidade em suas organizações.

Entre as equipes privadas da classe LMP1, apenas o Lotus #9 não completou a prova por problemas mecânicos. Já os dois carros da Rebellion Racing também enfrentaram problemas e terminaram na 18º posição (#13), e 19º (12). Para 2015, é esperado um melhor rendimento da equipe Lotus, bem como a chegada da Strakka Racing com seu Dome 103.S que deveria ter sido apresentado este final de semana em Interlagos, mas por problemas de suspensão e motor acabou ficando mesmo para o ano que vem.

Na classe LMP2 o título quase certo para o Ligier #26 da equipe G-Drive dos pilotos Roman Rusinov, Olivier Pla e Julien Canal, acabou sendo perdido ainda nas primeiras horas da corrida, quando o carro não conseguiu parar no início do “S” do Senna por conta de problemas de freio. O carro que estrou em Le Mans, foi um dos projetos mais vitoriosos do Endurance em 2014, mas sucumbiu com a forte pancada que o impossibilitou de voltar aos boxes para algum reparo. Assim dependia de uma quebra do seu rival direto o Oreca #27 da equipe SMP Racing de Sergey ZLobin, Nicolas Minassian e Maurizio Mediani.

Aston Martin venceu na classe GTE-PRO

O LMP2 não chegou a quebrar mas perdeu quase 30 minutos nos boxes para reparo, mas mesmo assim completou a prova na 20º posição, e segundo na classe que era suficiente para a conquista do título. A equipe Russa que sofreu no meio do ano problemas financeiros oriundos do embargo dos EUA aos recursos de bancos e indústrias Russas em todo mundo acabou dando a volta por cima. Além de vencer na classe LMP2, também conquistou os títulos de GT no ELMS. A vitória ficou com o Oreca #47 da equipe KCMG Racing de Matt Howson, Richard Bradley e Alexandre Imperatori.

Para 2015 a classe vai ganhar novas equipes. A Extreme Speed Motorsports, oriunda do TUSC vai alinhar para uma temporada completa com novos modelos HPD ARX-04b, bem como uma possível volta da OAK Racing com um modelo Ligier, além de participações esporádicas da Krohn Racing que comprou um Ligier JS P2.

Na classe GTE-PRO a vitória ficou com o Aston Martin #97 de Darren Turner e Stefan Muck em cima do Porsche #92 de Patrick Pilet e Fréderic Makowiecki. Em terceiro a Ferrari #71 de Davide Rigon e James Calado. A história e o vencedor da classe poderia ter sido outro, já que o Aston #99 de Alex McDowall, Darryl Young e Fernando Rees poderia ter vencido a prova.

Mesmo andando na grama Aston Martin #98 venceu na GTE-AM

O brasileiro foi protagonista de dois acidentes que acabaram minando suas chances de vitória. No meio da prova acabou se envolvendo em um acidente com outro carro da Aston Martin o que o fez sair da pista. Faltando pouco para o final em uma tentativa de ultrapassagem em cima do Porsche #91 de Jorg Bergmeister no “S” do Senna foi empurrado para fora da pista de forma totalmente irregular. Bergmeister é conhecido como um piloto que vende caro suas ultrapassagens e já fez épicas batalhas quando competia na extinta ALMS com o brasileiro Jaime Mello. Fernando fez uma as suas melhores corridas, mas acabou sendo prejudicado por toques, uma pena.

A Aston Martin também fez um bom trabalho na classe GTE-AM com a vitória do #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard, seguido pelo Aston #95 de Kristian Poulsen, David Heinemeier e Nicki Thiim. Mas o nome da corrida, além da despedida de Tom Kristensen, foi a estreia de Emerson Fittipaldi em corridas de longa duração.

Fittipaldi gostou e promete voltar.

Com a Ferrari #61 em parceria com Alessandro Pier Guidi e Jeff Segal, Emerson teve dificuldades para se “achar” com o F458 GTE. Saiu algumas vezes da pista e perdeu bastante tempo nos boxes depois que o carro apresentou problemas com o câmbio. Conseguiu tempos bem próximos dos seus colegas de carros e depois equipes, e chegou a andar em terceiro lugar. Teve pouco tempo para se adaptar ao carro e ao tráfego mas o talento que lhe corou como um dos maiores do automobilismo ainda estava lá.

O próximo evento será os testes oficiais no circuito de Paul Ricard entre os dias 28 e 29 de Março, a primeira prova apenas nos dias 11 e 12 de Abril em Silverstone.

Classificação final da prova.

* Fonte fotos: Facebook equipes e site WEC / Cronometragem site WEC.

OAK Racing não compete no TUSC em 2015

 A OAK Racing que competiu este ano no TUSC como equipe oficial, oficializou hoje em Interlagos que não vai competir ano que vem no campeonato norte americano. O motivo? Não competir contra seus clientes.

Em entrevista ao site sportcar365, Jacques Nicolet prefere que sua estrutura de suporte aos dois carros vendidos até o momento para a equipe Michael Shank Racing e Krohn Racing.

“Eu acho que o fato de termos tido sucesso este ano nos EUA, com o Morgan  e depois com o Ligier, prova que estamos muito envolvidos”, disse Nicolet ao site Sportscar365. “É complicado porque era difícil manter a fabricação dos carros e também a equipe, além de competir no WEC e no Asian LMS.  Eu acho que a IMSA vai entender o nosso envolvimento. Para mim, foi melhor do que eu esperava. Eles fizeram o melhor trabalho que poderia fazer nestas condições. A IMSA teve êxito em encontrar o melhor compromisso no BoP. É por isso que eu realmente quero ajudar nossos clientes a continuar. Eu acho que é apenas o começo.” Disse.

O carro equipado com motor HPD está a venda e segundo Nicolet existem equipes interessadas.

*Fonte: Sporcar365.com / Foto: Facebook OAK Racing.

Porsche larga na frente em Interlagos

A Porsche manteve o bom trabalho e marcou a pole para as 6 horas de São Paulo, última etapa do WEC em 2014. Esta é a terceira vez de forma consecutiva que o fabricante Alemão larga na frente no WEC e a quarta do ano.

Com o tempo baseado na média dos tempos de Mark Webber e Timo Berhard o #20 marcou 1:17.676. Em segundo o Porsche #14 que marcou 1:17.783.  A Toyota mostrou uma evolução que deve ser confirmada na prova e com o #8 ficou na terceira posição com 1:18.070. O melhor Audi foi o #2 com o tempo de 1:18.889.

Tom Kristensen que faz sua última prova no endurance acabou alinhando o Audi #1 na quinta posição. Na classe LMP2 a G-Drive também confirmou o bom trabalho nos treinos livres e acabou ficando com pole marcando 1:463. Em segundo o Oreca #47 da equipe KCMG marcando 1:24.843. Os dois carros da SMP Racing ficaram em terceiro e quarto lugares.

Na classe GTE-PRO o Aston Martin #97 de Darren Turnes e Stefan Muecke superaram o Porsche #92 e conquistaram a pole com o tempo de 1:30.111. Esta foi a terceira pole para o #97, que busca a segunda vitória na temporada neste Domingo. Em terceiro o outro Aston Martin, #99 de Darry´l Young e Fernando Rees.  Já entre os amadores da classe GTE-PRO a Aston Martin fez dobradinha com o #98 e 95 respectivamente.

O treno acabou se encerrando a três minutos do fim devido a uma bandeira vermelha ocasionada pelo Porsche #75 da equipe ProSpeed que parou na pista.

A prova acontece neste Domingo a partir das 13:00 horas.

Classificação final.

* Fonte: Cronometragem WEC / Foto: WEC.

WEC Interlagos–Porsche mantem liderança no segundo treino, Emerson Fittipaldi satisfeito e descobrindo um novo mundo

A Porsche vem mostrando um desempenho fora do comum para a última prova do Mundial de Endurance em Interlagos. No segundo treino livre novamente os carros do fabricante Alemão foram os mais rápidos.

Com o tempo de 1:18.349, Mark Webber fez o melhor tempo com o #20, seguido pelo e com uma diferença de 0,091 vem o #14 de Romain Dumas. Surpreendentemente a Audi veio melhor preparada para Interlagos, no que diz respeito a velocidade. Os carros das quatro argolas marcaram o terceiro e quarto tempo respectivamente. A diferença entre quatro primeiros foi de 0.266.

Em quinto e sexto os dois carros da equipe Toyota, que devem estar testando configurações de corrida. Na classe LMP2 o carro da equipe G-Drive manteve o primeiro posto marcando 1:24.306, seguido pelo Oreca #27 da equipe SMP.

Entre os carros da classe GT a Aston Martin fez dobradinha em ambas as classes. A Ferrari #61 da AF Corse aonde compete Emerson Fittipaldi ficou na sexta posição da classe.

Ele foi sem dúvida a maior atração da prova. Competiu ainda de manha com carros da Porsche Cup para ganhar ritmo de pista e participou ativamente dos dois treinos livres.

Tempos da segunda seção.

Velocidades finais.

Emerson e as primeiras impressões.

Aos 67 anos Emerson demostrava concentração e ouvia atentamente seus engenheiros. O primeiro contato com o mundo do endurance foi em 2013. “No ano passado Jacques Nicolet da OAK Racing me chamou e eu fiz um teste”, disse Fittipaldi ao site Sportscar365. “Eles disseram por que não competir em  Interlagos? Mas, em seguida, percebi o GT seria mais fácil do que o protótipo. É um novo desafio. Eu gosto dele e eu estou tendo muita diversão. “ disse.

Sobre a Ferrari os elogios são grandes. “O carro é bom”, disse Fittipaldi. “É um carro muito agradável de dirigir com um equilíbrio muito bom. É um grande desafio  pegar o ritmo de volta e tentar correr o mais próximo possível. Se eu puder ser um segundo e meio do melhor tempo, eu ficaria muito feliz.” Analisou.

Sobre competir em outras etapas Fittipaldi não descartou a possibilidade. “Depende de como eu vou me sentir durante a corrida”, disse ele. “Até agora, estou me sentindo muito feliz. Eu estou muito feliz com a minha velocidade que estou adquirindo. Eu estou esperando que eu possa continuar a ganhar um pouco mais de velocidade. Mas eu estou muito animado para o fim de semana. “ Finalizou.

*Fonte: Comunicado de imprensa Porsche e site Sportcar365.com / Foto: Porsche AG e Facebook Emerson Fittipaldi.

Porsche abre trabalhos marcando os melhores tempos em Interlagos

O primeiro treino livre para a última etapa do WEC em Interlagos foi dominado pela Porsche. O #20 pilotado por Brendon Hartley marcou 1:19.172, superando o #14 de Romain Dumas por 0,339 segundos.

A Audi conseguiu o terceiro melhor tempo pelas mãos de Lucas di Grassi, seguido pelo Toyota #8 e Audi #2.  Na luta pela liderança da classe LMP2 a G-Drive com o Ligier fez o tempo de 1:25.670, pelas mãos de Olivier Pla.

Já nas classes GT os melhores tempos ficaram com os carros da equipe Aston Martin.

SMP Racing e G-Drive Racing vão com tudo ou nada para Interlagos

 Com os campeonatos de pilotos decididos nas quatros categorias, a classe LMP2 vai assistir em Interlagos o belo duelo entre as equipes SMP Racing e G-Drive, pelo título de construtores.

Depois de uma corrida complicada no Bahrain a G-Drive leva a vantagem de 8 pontos para o Oreca #27 da equipe SMP. A sorte da equipe Russa poderia ser outra já que também enfrentou problemas na última etapa, quando Sergey Zlobin abandonou na última hora depois de problemas na embreagem.

Com quatro vitórias e seis pódios em sete corridas a G-Drive vem enfrentando resultados medianos desde Le Mans, ao contrário da SMP que com dois carros conseguiu encostar no Ligier JS P2. Mesmo chegando cada vez mais perto dos líderes a SMP ainda busca sua primeira vitória, muito deste desempenho se dá pelos pneus Michelin.

Para o #26 da G-Drive ganhar, basta Olivier Pla, Julien Canal e Roman Rusinov vencerem ou chegar em segundo, independente do resultado da SMP. Além disso o título vem para o #26 mesmo chegando em terceiro ou quarto, bastando o #27 não vencer.

É óbvio que é a posição mais confortável para se estar, mas como vimos na última rodada qualquer coisa pode acontecer”, disse Pla. “Nós temos que ficar bem concentrados até o fim para ter uma corrida sem falhas e ganhar o título LMP2.” Disse.

* Fonte: Comunicado de imprensa da equipe G-Drive Racing / Foto: Divulgação OnRoak Automotive.

Nico Hulkenberg assina com a Porsche para disputar as 24 horas de Le Mans

 Desde que a Porsche anunciou um terceiro carro para as 6 horas de SPA e Le Mans, muito tem se falado de quais pilotos estariam guiando o 919 Hybrid. Hoje (27) a Porsche anunciou o primeiro reforço para Le Mans, Nick Hulkenberg.

Atualmente competindo pela Force Índia na F1, Nico não terá problemas para os testes e provas já que as 6 horas de SPA e o teste oficial para Le Mans não coincidem com a agenda da F1. Esta é a primeira vez de 2009 que um piloto compete tanto na F1 quanto em Le Mans.

Nico Hülkenberg: “Porsche e Le Mans – esta combinação, provavelmente, atrai todos os pilotos de corrida. Eu tenho sido um fã da Porsche por um longo tempo e seu retorno a classe LMP1 assisti de perto. O desejo cresceu para pilotar em Le Mans. Estou muito satisfeito, pois em 2015 o calendário da F1permite isso e eu sou grato pela Force India deixar eu competir em Sarthe. Agora cabe a mim trabalhar duro para satisfazer tanto os compromissos.”

Aos 27 anos Hulkenberg nasceu em Emmerich, na Alemanha. Desde 2010 compete na Fórmula. Em 2014, ele conseguiu sua melhor posição geral do campeonato até agora com um nono lugar. Em sua temporada de estreia marcou uma pole pela equipe Williams. Seu melhor resultado foi um quarto lugar em 2012 para Force India no Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps. Nico Hülkenberg entrou para a F1 depois que foi campeão da GP2 em 2009.

* Fonte: Assessoria e imprensa Porsche AG / Foto: Porsche AG.