Ford confirma programa para Le Mans em 2016

A Ford vai voltar para Le Mans de forma oficial a partir de 2016. Especulou-se que seria apenas como fornecedora de motores, mas o programa inclui um carro totalmente novo. Ainda não foi definido se será um GT ou um LMP.

Tal informação foi divulgada pela revista americana Autoweek, e o anuncio oficial será feito durante o North American International Auto Show em Janeiro.

Um dos parceiros segundo a revista seria a Chip Ganassi, com um programa incluindo Scott Pruett e Joey Hand. O modelo será construído pela Multimatic e utilizará o motor EcoBoost V6, contrariando uma tradição da marca em utilizar propulsores V8.

O ano de 2016 marca o 50º aniversário da primeira vitória da marca em Le Mans. Para 2015 o fabricante vai apoiar a Chip Ganassi com um DP Riley. Também se comenta que para o certame americano um sucessor do Ford GT está sendo desenvolvido.

Audi anuncia Oliver Jarvis como substituto de Tom Kristensen para o WEC

A Audi anunciou no seu tradicional evento de fim de ano que o britânicoOliver Jarvis será o substituto de Tom Kristensen, piloto nove vezes campeão das 24 horas de Le Mans. O dinamarquês deixou as pistas definitivamente após as 6 horas de São Paulo, última etapa do WEC. Jarvis será companheiro de carro de Lucas Di Grassi e Loïc Duval.

Muitos pilotos chegaram a ser cogitados para a vaga. Marco Bonanomi e Filipe Alburquerque, colegas do britânico no terceiro carro da Audi nas 24 horas de Le Mans deste ano, foram alguns deles, além de Jenson Button, caso este não continuasse na fórmula 1.

Oliver Jarvis já foi piloto regular da Audi no DTM. Ele participou quatro vezes das 24 horas de Le Mans, tendo dois terceiros lugares (2012 e 2013) como melhores resultados. Em 2014, além da participação das 6 horas de Spa-Francorchamps e das 24 horas de Le Mans, participou, também, do Super GT, pilotando um Lexus RC-F do Team SARD, tendo como companheiro de carro Hiroaki Ishiura. A dupla terminou a temporada na 13ª posição.

René Rast assume o lugar de Jarvis

Devido à promoção de Oliver Jarvis ao posto de piloto regular da Audi no WEC, uma vaga no terceiro R18 e-tron quattro para a disputa das 6 horas de Spa e das 24 horas de Le Mans de 2015 ficou em aberto. René Rast, campeão das 24 horas de Spa-Francorchamps e de Nurburgring em 2014, será o substituto. Com muito mérito, o alemão dividirá o carro com Marco Bonanomi e Filipe Alburquerque.

* Por Matheus Brandão.

Welter Racing visa novamente a “Garagem 56” com LMP movido à gás natural

A Welter Racing anunciou que pretende voltar à “Garagem 56” das 24 horas de Le Mans com um LMP – o mesmo chassi que fora apresentado em Outubro de 2013 para as categorias LMP1 e LMP2 – movido à gás natural. Porém, o histórico da equipe demonstra o provável fim de tal projeto.

O Green GT, o qual tinha a WR como responsável pelo desenho do modelo, movido por células de combustível de hidrogênio que iria correr em Le Mans ano passado tornou-se um fiasco e mal andou nas pistas.

Além disso, a WR anunciou o desenvolvimento de um chassi que poderia ser usado tanto na LMP1 e LMP2 como também como base para o “Garagem 56”. Eis aqui e nada do LMP2 apresentado, muito menos o LMP1. Pelo menos o “Garagem 56” fora apresentado. O chassi coupé será equipado com um motor de 3 cilindros com 1.6L de deslocamento movido à Gás Natural. Composto por Metano, predominantemente, e por dióxido de carbono. O combustível depositado e o sistema de injeção será em líquido. A construção do modelo terá início no próxim ano e deve ser apresentado nas 24 horas de Le Mans de 2015.

Vale ressaltar que há várias pessoas participando desse projeto que eram ligadas ao departamento de Motores dos programas de motorsport da Renault e da Peugeot do século passado. Um projeto inovador que vive às sombras de fiascos.

*Por Matheus Brandão.

Gibson atualiza Zytek para a temporada 2015

A Gibson Tecnology empresa que detêm e administra a Zytek anunciou uma atualização para o modelo Z11 SN LMP2. O novo carro será batizado de 015S e vai receber melhorias na parte de segurança.

Tanto a Greaves Motorsport, quanto a Jota Sport vão alinhar seus modelos em 2015 na ELMS. O chefe de operações da marca John Manchester avalia que este é o momento certo para mexer no carro.

Ao longo dos últimos meses, uma grande quantidade de trabalho tem sido feito para atualizar os modelos dos nossos parceiros Greaves e Jota”, disse Manchester.”Estamos ansiosos para continuar  nossa relação de trabalho com as duas equipes novamente em 2015.”

Atualmente a equipe tem para venda 14 chassis, mas apenas as equipes Greaves e Jota confirmaram que irão competir com os carros da marca. Para 2017 a empresa planeja a construção de um novo modelo LMP2 fechado.

“O carro existente é altamente competitivo durante a temporada 2014, mas a concorrência foi forte estão constantemente melhorando”, disse o gerente da equipe Greaves Motorsport Jacob Greaves. “Gibson  tem um histórico inigualável e estamos confiantes de que este novo desenvolvimento vai nos colocar de volta nas primeiras filas.”

*Fonte: Gibson Tecnology / Foto: ELMS

Wayne Taylor Racing e seus planos para as 24 horas de Le Mans

A equipe Wayne Taylor recebeu um convite automático para disputar as 24 horas de Le Mans em 2015. O chamado surpreendeu os membros da equipe já que apenas 2 convites foram oferecidos para os times que competem no TUSC.

Já que os arcaicos modelos DP não são elegíveis a Taylor está trabalhando para viabilizar sua ida a França. “Eu estou trabalhando na elaboração de um programa para correr “, disse Taylor ao site Sportscar365 .

Seu irmão Jordan Taylor já tem entrada automática já que compete pela Corvette Racing na classe GTE-PRO. Além da Taylor Racing a Scuderia Corsa que compete na classe GTD também recebeu um convite automático.

24 Hours of Le Mans:
LMP1 Audi Sport Team Joest
LMP2: Jota Sport
GTE-Pro: AF Corse
GTE-Am: Aston Martin Racing

European Le Mans Series:
LMP2: Signatech-Alpine
GTE: SMP Racing
GTE: AF Corse
GTC: SMP Racing (GTE-Am invite)

Asian Le Mans Series:
LMP2: OAK Racing Team TOTAL
GTC: AAI Motorsports (2) (GTE-Am invites)

TUDOR United SportsCar Championship:
LMP2: Wayne Taylor Racing
GTE-Am: Scuderia Corsa

*Fonte: Site ACO e Sportcar365.com / Foto: IMSA

 

Primeiro teste de rodagem da versão 2015 do Porsche 919 Hybrid ocorreu sem problemas em Weissach

Nesta segunda (15) a Porsche realizou os primeiros testes de rodagem do novo Porsche 919 Hybrid, em seu complexo de testes em Weissach. Os trabalhos ficaram por conta do piloto Marc Lieb. Com o cronograma em dia o carro deve participar de toda a temporada 2015 do WEC.

Para Alexander Hitzinger os testes foram bem sucedidos. “A implantação de um novo carro de corrida é sempre um marco, e aguardado com grande entusiasmo por todos os envolvidos. Nosso plano era de testar o novo carro antes do Natal, e estou feliz por ter conseguido isso “.

O carro vai participar de um teste “publico” entre os dias 18 e 22 de Abril em Abu Dhabi.

*Fonte: Release de imprensa Porsche.

Alonso descarta por enquanto sua estreia em Sarthe.

 

As chances de Fernando Alonso competir nas 24 horas de Le Mans de 2015, foram por terra. Em entrevista ao jornal espanhol Marca, o bi campeão disse que pelo menos por enquanto não pensa em se dedicar a outra categoria a não ser a F1.

“Eu não me sentiria confortável se eu não dedicar 100 por cento a McLaren ao longo do ano”, disse Alonso. “Tenho certeza de que eu pudesse me dedicar tanto a F1, quanto Le Mans, mas é uma questão pessoal. Há um monte de trabalho para fazer aqui na McLaren.”

Mesmo com seus compromissos com a nova equipe, e tendo dado a bandeirada para a edição deste ano das 24 horas, Alonso não esconde seu desejo de um dia participar da prova. “É uma corrida que eu amo e eu tenho certeza que haverá muitas oportunidades quando eu terminar minha carreira na F1, mas para este ano, não é possível”, disse ele.

Em paralelo a Porsche adiou a escolha dos dois pilotos faltantes que vão pilotar o terceiro carro da marca em Sarthe. Até o momento Nico Hulkenberg é o único que foi oficialmente anunciado. Vários pilotos oficiais da marca testaram o carro semana passada na pista de Aragon na Espanha.

*Fonte: Jornal Marca.com / Foto: WEC

ESM testa com sucesso HPD ARX-04b

O novo LMP2 da Extreme Speed Motorsprot o ARX-04b da Honda completou seu primeiro teste de rodagem sem grandes problemas de acordo com a nota divulgada pela assessoria de imprensa da ESM.

“Este HPD muito emocionante para nós, já que sua entrega foi antecipada, disse Scoot Sharp dono da equipe. “Um grande obrigado a toda equipe da Tequila Patrón ESM, HPD e Wirth por seus esforços em entregar o carro antecipadamente. Se passou muitos meses para chegar a este ponto a nossa equipe trabalhou muito, assim como a HPD, a engenharia da With. Eles fizeram enormes ganhos no carro, além da logística e todo o planejamento. Este tem sido.
“Há tantos elementos diferentes no carro. Do lado de fora, o para-brisa parece pequeno e nós pensamos que iria comprometer a visibilidade, mas foi uma impressão errada. A posição do assento é diferente e mais reclinada. Nós estamos começando a sentir como ele se comporta. Toda mudança  dá  mais feedback ao condutor. Todos os pilotos da Tequila Patrón terão que fazer uma verdadeira adaptação para este carro.
 
O segundo carro deve ser entregue nas primeiras semanas de Janeiro a tempo da equipe realizar os primeiros testes para Daytona. O time vai competir de forma integral no Mundial de Endurance, e nas provas longas do TUSC.
Os pilotos já foram confirmados. Scoot Sharp, Ryan Dalziel e David Heinemeier Hansson e Ed Brown, Johannes van Overbeek e Jon Fogarty.
*Fonte: Divulgação de imprensa ESM / Foto: ESM.

Killarney Motor Racing Complex by derDumeklemmer para Rfactor

Localizado em Cape Town na África do Sul o circuito de Killarney tem pouco mais de 3.367 km e foi reproduzido fielmente por Dumeklemmer para o Rfactor.

O traçado é rápido com curvas com um certo grau de inclinação. Para quem vai usar a pista em provas de longa duração o tráfego será um fator determinante já que a pista é estreita em alguns pontos. Com uma ótima textura as ondulações na pista dependendo do carro podem incomodar um pouco. Abaixo link e mais fotos.

https://www.rfactorcentral.com/dloader.cfm?dlID=B9AE356E-F38B-0F23-C87BED00F9C9855B

Porsche confirma dois 911 RSR na classe GTE-PRO do WEC 2015

Em paralelo com o programa LMP1 a Porsche confirmou que seus dois 911 RSR estarão no Mundial de Endurance em 2015. Os pilotos não estão 100% confirmados mas não devem mudar em relação a edição deste ano.

Patrick Pilet, Fred Makowiecki, Richard Lietz e Michael Christensen estão confirmados no programa GT, mas tudo pode mudar já que podem ir para o terceiro 919 Hybrid que vai participar de Le Mans e SPA. Os três fizeram uma bateria de testes na última semana no circuito de ARagon d na Espanha.

Por enquanto apenas Nico Hulkenberg está confirmado neste terceiro 919. Makowiecki e Pilet já foram confirmados para participar das 24 horas de Daytona em Janeiro.

* Fonte: Sportcar365.com / Foto: Porsche AG.