Porsche define pilotos para as 24 horas de Daytona

Vencedora da edição 2014 das 24 horas de Daytona a Porsche North América divulgou os pilotos que irão tentar mais um trunfo para o mítico 911.

Em um dos 911 estarão Fred Makowiecki, Jorg Bergemeister e o novato Earl Bamber. O segundo será de Nick Tandy, Patrick Pilet e Marc Lieb. Não se sabe se esta formação vai continuar nas provas restantes do campeonato, até por que Marc Lieb também corre no WEC com o LMP1 da marca.

Outros pilotos da marca não foram citados, como Patrick Long e Michael Cristensen que venceram com Bergmeister as 12 horas de Sebring, além de Richard Lietz.

Tanto Christensen, Makowiecki e Tany testaram o 919 LMP1 esta semana em Aragon na Espanha e podem fazer parte do terceiro carro para Le Mans.

* Fonte: Porsche AG / Foto: Porsche AG.

Em parceria com a Nissan, Ginetta oficializa participação no ELMS na classe LMP3

Uma das primeira equipes a oficializar sua participação na nova classe LMP3 na ALMS a Ginetta firmou uma parceria com a Nissan e vali alinhar um Ginetta-Juno.

Os pilotos escolhidos foram Sir. Chris Hoy, seis vezes campeão olímpico de ciclismo e Charlie Roberton. Hoy que é piloto oficial da Nissan competiu este ano no campeonato de GT Britânico com um Nissan GT-R NISMO e vai estrear nos protótipos com este LMP3. Já Charlie tem apenas 17 anos e também vai estrear com o LMP3.

Mesmo com pouca idade já foi campeão a copa Ginetta com um modelo GT4, além de fazer provas na série VdeV com um Ginetta G55 GT3.

Chris Hoy: ” Estou muito feliz de dar este passo e correr na LMS no próximo ano para a Nissan. Isto será uma nova na minha carreira além de realizar um sonho, competir em Le Mans. Este ano, foi uma experiência fantástica correr na British GT, mas ainda tenho um longo caminho a fazer e muito a aprender fazer um curso, a fim de ser competitivo em Le Mans. Também é um prazer se juntar com meu compatriota  Charlie Robertson. “

Gulf Racing Uk volta ao WEC

Equipe participante da ELMS com um Aston Martin e um Porsche 911, a Gulf Racing Uk anunciou que para 2015 vai alinhar um Aston Martin Vantage GTE no Mundial de Endurance.
A parceria será com a Aston Martin Racing, no qual irá dividir toda a estrutura logística. Até o momento Roald Goethe e Stuart Hall são os pilotos confirmados. O terceiro será anunciado em breve.
“Vamos dirigir um Aston Martin Vantage GTE no FIA WEC na próxima temporada”, disse Roald Goethe no paddock das 12 Horas de Abu Dhabi. “O carro vai ser a mesmo que competimos em  2013 , mas com algumas atualizações. Stuart será meu parceiro. Procuramos um bom piloto prata para completar nossa equipe.”
 
Para o ELMS a equipe deve alinhar o Porsche 911 RSR. Espero que a equipe realinhe seu 911 RSR no ELMS, além de um pedido para as 24 Horas de Le Mans. Se o BOP foi bastante favorável para a Aston Martin no FIA WEC, não podemos dizer o mesmo para o ELMS com a Ferrari dominante. Em Paul Ricard, o Vantage GTE fez 25 km/ h em uma linha reta a menos que a Ferrari 458 GTE. Em paralelo, o Lamborghini Gallardo FL2 também poderia estar na ELMS na classe GTC se conseguirmos reunir uma tripulação. “ Disse.
Já os dois McLaren MP4-12C a história é um pouco diferente. “O MP4-12C GT3 é para nós uma grande decepção. Compramos dois carros, e eles têm sido muito difícil de pilotar, especialmente para os gentleman drives . Nós pensamos em ir para  Le Mans com um  versão GTE mas acabou não acontecendo.  Agora é difícil vender o MP4-12C GT3 . Várias equipes têm o mesmo problema.Finalizou.
*Fonte: Endurance.Info / Foto: Gulf Racing UK.
 
 

Strakka Racing em Paul Ricard testando o Dome 103s. Equipe portuguesa compra Ligier da TDS Racing

Ausente durante todo ano por conta dos atrasos na construção e depois por conta de um acidente a Strakka Racing está testando o Dome 103s em Paul Ricard com um programa de 3 dias.
O LMP2 teve várias datas para estrear este ano, mas não o fez por conta da falta de peças, troca de motores e ajustes para tornar o carro seguro. O último atraso se deu por conta de uma má fixação do encosto da cabeça que impossibilitou sua participação nas 6 horas de São Paulo, última etapa do WEC em 2014.
Além da Strakka a SMP Racing está com todos os seus carros (2 Oreca 03, 3 Ferrari GT3 e 1 GTE) além da do BMW Z4 d equipe TDS Racing.
TDS Racing que tinha posto a venda seu Ligier JS P2, já não é mais dona do LMP2. A Algerve Pro Racing, equipe portuguesa oficializou a compra do carro esta semana e já agendou uma bateria de testes entre os dias 17 e 18 de Dezembro.
A equipe que já competiu na ELMS em 2013 na classe PC. Nenhuma corrida ou campeonato foi oficializado pela equipe para o ano que vem.
Por trás da estrutura portuguesa está Michael Munemann, que competiu este ano nas 24 horas de Le Mans pela equipe Greaves Motorsport com o Zytek Z11SN. A TDS Racing ainda não divulgou seu programa para 2015.
*Fonte: Sportcar365.com.

David Heinemeier Hansson e Jon Fogarty reforçam a ESM para a próxima temporada

Uma das novidades do WEC para 2015, a Extreme Speed Motorsports, confirmou os últimos pilotos que vão competir ano que vem. Davir Henemeier Hansson foi campeão desde ano na classe GTE-AM pela Aston Martin se junta a Ryan Dalziel e Scott Sharp, enquanto Jon Fogarty  se une a Ed Brown e Johannes van Overbeek no segundo HPD ARX-04b.

Além do título deste ano Henemeier foi vice campeão no WEC em 2013 pelas OAK Racing, enquanto Fogarty venceu duas vezes a Grand-AM em 2007 e 2009 pela equipe Gainsco.

David Heinemeier Hansson-:  “Eu ouvi grandes coisas sobre o Honda LM P2 durante anos, por isso estou feliz em saber que estarei pilotando um. O mesmo vale para o motor. Eu nunca tive a chance de correr um carro com um motor turbo antes, então estou ansioso para ver o que posso aprender.”

Jon Fogarty: “Estou muito feliz em participar ESM em  2015Ter a chance de correr com uma equipe tão forte e bem estabelecida é a meta de todos os pilotos, então eu sei que tenho uma forte oportunidade de correr e ganhar .Me honrado por ter sido escolhido para voar com ESM no WEC. Jogar tanto o NAEC (Tequila Patron North American Endurance Cup) e o WEC será épico. Estou contente por ter a oportunidade de participar em todos estes eventos de endurance, que culminará em Le Mans.”

* Fonte: Comunicado de imprensa ESM / Foto: ESM.

Hulkenberg testa em Aragon com o 919 Hybrid

A Porsche está realizando uma bateria de testes no circuito espanhol de Aragon como preparação para a temporada 2015. O destaque é sem dúvida a de Nico Hulkenberg que vai competir pela marca no terceiro 919 nas etapas de Le Mans e SPA.

Para o testes Brendon Hartley, Nick Tandy Michael Christensen e Frédérick Makowiecki também foram escalados. Lembrando que o time Alemão ainda não definiu todos os pilotos para seu terceiro carro. O nome mais contato pela imprensa internacional é o de Jenson Button.

*Fonte: Twitter Porsche Motorsports.

Krohn Racing confirma participação no ELMS

Depois de testes no circuito de Austin no Texas com o novo Ligier JS P2 a Krohn Racing oficializou sua participação no ELMS em 2015, bem como nas 24 horas de Le Mans.

A abertura da temporada começa em Silverstone entre os dias 10 e 11 de Abril. Krohn é um piloto bronze e terá a oportunidade de competir com outros da mesma categorização na Europa. O time também anunciou que vai competir nas duas primeiras etapas do TUSC em Daytona e Sebring.

Nos testes que já foram realizados tanto em Estoril quanto em Auston Nic Jonsson Esteve presente e deve ser um dos escolhidos.

“Sentimos que já conseguimos melhorar o nosso conhecimento sobre o carro e sabemos a q direção que iremos trabalhar. Sentimos, que como equipe, Nic Johnson e Tracy Krohn e com os outros pilotos, temos aqui uma grande oportunidade de capitalizar o que até agora foram cinco dias de testes sem problemas.” Explica Gary Holland chefe da equipe.

“Vamos competir nas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring. É nossa intenção e competir em todas as provas da ELMS. Devido às classificações dos nossos pilotos, o ideal ao estar na classe LMP2 com Tracy, que é um piloto Bronze, competir contra outros pilotos em um campeonato nivelado, o que nem sempre tem acontecido. Também é nossa intenção obter um convite para as 24 Horas de Le Mans. Já obtivemos sucesso no passado e esperamos poder fazer o mesmo com uma vitória na LMP2.” Completou.

A equipe estuda participar das duas etapas restantes do NAEC, Whatkis Glen e Petir Le Mans.

*  Fonte: Assessoria de imprensa Krohn Racing / Foto: Site da equipe.


					

Lamborghini de olho na classe LMP1?

Muito tem se falado sobre um possível retorno de alguma marca do grupo VW a Fórmula 1. Em meio a tantos boatos e lendas a Lamborghini deu a entender que a história não é bem assim.

Em entrevista ao programa TOP GEAR Georgio Sanna, coordenador do programa esportivo da marca deu a entender que a equipe pode sim competir em Le Mans  e na classe LMP1.

Eu não só quero participar de Le Mans, eu quero ganhar“, disse Sanna. “Nosso programa de corrida e orçamento atualmente se estende até 2018. A  F1 está completamente fora da nossa mente, porque VW não está interessada. Mas corridas o endurance é um programa muito bom, e nós temos que olhar para LMP1.Mas nós temos que ir passo a passo. “

Mesmo com os boatos da Audi na F1 serem realmente boatos as opções da Lamborghini, poderiam ser no fornecimento de motores a classe LMP2 ou uma versão GTE do seu novo carro o Huracan.

Entrevista ao Top Gear.

ACO assume organização da Asian LMS

Depois e dois anos com grids pequenos e pouco interesse do público a ACO anunciou neste Domingo (07) que vai ser a responsável pela organização da Asian Le Mans Series a partir de 2015.

Lançado em 2013 o certame sempre foi organizado pela S2M, empresa com sede em Xangai e especializada em eventos esportivos. Mesmo com toda esta experiência foram raras as vezes que as disputas tiveram mais de 10 carros no grid.

Nós achamos que, se não se envolver diretamente e com os recursos adequados, vai demorar muito tempo para que façamos um grande avanço em termos de resistência na Ásia”, comentou Frederic Henry-Biabuaud. “Fizemos isso com a Le Mans Series Europeia por exemplo, que não estava funcionando. Queremos fazer a mesma gestão, se envolvendo diretamente com as equipes, parceiros, patrocinadores e pistas.”

Para o ano que vem o campeonato terá apenas três etapas com inicio no segundo semestre, provavelmente em Setembro. Uma delas será em parceria com o WEC, assim como é feito nos EUA com o TUSC e na Europa com o ELMS.

Em termos de categorias nada muda. Continuam sendo elegíveis modelos LMP2, NC, GT e LMP3 a partir de 2016. Os vencedores tem entradas automática para Le Mans.

OAK Racing vence em Sepang  e conquista título

Com uma pilotagem precisa o Morgan #1 da equipe OAK Racing vence a última etapa do Asian LMS em Sepang e conquista o título da temporada. Os pilotos Ho-Pin Tung, David Cheng e o estreante Yuan Bo não tiveram grandes dificuldades para superar o único concorrente direto da corrida o Oreca #27 da Eurasia Motorsport.

Cheng iniciou os trabalhos, largando na pole não teve dificuldades para manter a primeira posição e na primeira rodada de pitstops entregou o carro para o estreante Yuan Bo que não cometeu erros. Ho-Ping assumiu o volante e terminou duas voltas a frente do #27.

“Tem sido realmente dois bons anos, competindo com a equipe, e hoje com a conquista do título foi o resultado do que fizemos nesses dois anos”, disse Cheng. “Eu acho que é uma das minhas melhores performances no ano.”

Tung também comemora. “Quatro corridas nesta temporada, quatro vitórias, três poles, eu não acho que poderia ter feito muito melhor do que temos feito, e eu acho que mais uma vez mostra que OAK Racing, em corridas de resistência é o ponto de referência no mundo. “

Na classe GT a Ferrari #33 da ClearWater Racing superou os 4 carros da equipe AAI. Na classe CN o vencedor foi Ligier JS 53 EVO da equipe Caft-Bamboo Racing. Curiosamente todos os 8 carros que largaram completaram a prova.

Resultado final.

*Fonte: Sportcar365 e assessoria e imprensa Asian LMS / Fotos: OAK Racing e Assessoria de imprensa Asian LMS.

Tem RLL e BMW confirmam entrada no TUSC, Augusto Farfus confirmado para as 24 horas de Daytona

A parceria entre a BMW e a Rahal Letterman Lanignan vai continuar para 2015. Em nota o construtor alemão confirmou a parceria, que chegou a ser posta a prova por conta de novas equipes terem mostrado interesse em administrar os dois BMW Z4 GTE nos EUA.

A primeira mudança é em relação aos pilotos. Andy Priaulx volta a competir na Europa pela equipe VDS Racing na ELMS. Assim Dirk Werner, Bill Auberlen, John Edwards terão a companhia de Lucas Luhr, que competia na extinta equipa Muscle Milk.

Luhr que foi seis vezes campeão da ALMS entra no lugar de Dirk Mueller que vai se dedicar aos programas europeus da marca. Outra mudança é a numeração dos carros que passam a ser #24 e #25 em referencia ao modelo 3.0 CLS que completa este ano seu 40º aniversário.

Bruno Spengler, Augusto Farfus, Jens Klingmann e Graham Rahal se juntam aos time para participar das 24 horas de Daytona. Os lineups de cada carro serão divulgados nos próximos dias.  Joey Hand que competiu pela marca nas últimas duas temporadas na DTM além da ALMS não teve seu contrato renovado.

“Sete dos nossos oito pilotos da  DTM da última temporada também  estarão na pista em 2015”, disse Jens Marquardt, diretor da BMW Motorsport. “Joey Hand vai em busca de novos desafios em 2015. Gostaríamos de agradecer o grande trabalho que ele fez junto a BMW nos últimos anos, e desejar-lhe as maiores felicidades para o futuro.”

*Fonte: Comunicado de imprensa da BMW Motorsport / Foto: IMSA.