Porsche revela versão 2015 do 919 Hybrid

Como parte do desenvolvimento do 919 Hybrid, protótipo da Porsche que disputa as 24 horas de Le Mans e o Mundial de Endurance, sua segunda geração foi revelada nesta sexta (16). O LMP foi fotografado ainda sem sua pintura definitiva na pista particular da Porsche em Weissach na Alemanha

As especificações mecânicas do carro não mudam, já que o conjunto de um motor V4 turbo de 2 litros a gasolina e um motor elétrico no eixo dianteiro conta com dois sistemas de recuperação de energia. Os primeiros testes de rodagem foram no dia 15 de Dezembro.

Pelo cronograma da montadora o novo LMP irá realizar uma extensa bateria de testes no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi, além de participar dos testes coletivos do WEC entre os dias 27 e 28 de Março em Paul Ricard. A primeira prova do Mundial será realizada no circuito de Silverstone entre os dias 11 e 12 de Abril.

Hobsbury 1.00 by R Soul para Rfactor

Ao contrário dos modernos e muitas vezes chatos circuitos atuais o desafio nos primórdios do automobilismo era além de terminar a corrida vivo, conseguir terminar a prova muitas vezes disputada em circuitos esburacados ou pistas sem as mínimas condições de segurança.

Assim podemos classificar o circuito de Hobsbury, com seu traçado fictício mas que remete bem as características dos circuitos dos anos 60 e início dos 70. Com uma extensão de pouco mais de 6 km o traçado é rico em elevações e uma textura limpa, o que vai dar um bom ganho de FPS.

AS curvas são rápidas, mas com pouco aderência, o que faz o piloto dosar a aceleração para não dar de cara com as cercas e morros em torno da pista. Para quem vai competir com mods de endurance o desafio será, já que o traçado é estreito. O único “senão” é pela falta de uma iluminação noturna.

https://www.rfactorcentral.com/dloader.cfm?dlID=17E932E0-B8F8-9104-78463D2052F1465B

IMSA confirma 53 carros para as 24 horas de Daytona.

A IMSA divulgou na manha desta Quinta (15) a relação das equipes que irão disputar as 24 horas de Daytona, prova que abre o TUSC em 2015.
Um total de 53 carros são esperados. Na classe P teremos 16 participantes (6 LMP2, 9 DP e Delta Wing. Entre os brasileiros confirmados temos Christian Fittipaldi com o Corvette DP #5 da equipe Action Express, Rubens Barrichello com o #7 da equipe Starworks Motorsport, Oswaldo Negri com o Ligier #60 da Michael Shank Racing e Tony Kanaan com o Riley DP da Chip Ganassi Racing.
Na classe PC, 8 carros vão estar alinhados. Destaque para Bruno Junqueira no #11 da RSR Racing. Os campeões da classe em 2014 Colin Braun e Jon Bennett estão confirmados no #54 da equipe Core Autosport.
Entre os GTs da classe GTLM Augusto Farfus compete com o BMW #25 da equipe RLL. Serão 10 carros na classe que conta ainda com a Ferrari #51 da AF Corse para François Perrodo, Emmanuel Collard, Gianmaria Bruni e Toni Vilander. Matthias Lauda faz sua estreia com o Aston Martin #98 com Pedro Lamy, Paul Dall Lana, Darren Turner e Stefan Mucke.
Na GTD, 19 carros são esperados. A Ferrari #64 da Scuderia Corsa terá Francisco Longo, Daniel Serra e Marcos Gomes.
*Fonte e fotos: IMSA.com

Young Driver AMR com novos pilotos para o WEC

 

Os pilotos da equipe Young Drive AMR serão outros na edição 2015 do Mundial de Endurance. Campeões da classe GTE-AM em 2014, a equipe liderada por Jan Struve solicitou para a organização do WEC subir para a classe GTE-PRO.

Além da mudança de categoria os pilotos também serão outros. Saem Kristian Poulsen e David Heinemeier e entram Nicki Thiim, Christoffer Nygaard e Marco Sorensen.

“Depois de vencer a classe GTE-Am em 2014, sentimos que é o momento certo para elevar o jogo”, disse Struve. “É um desafio para competir contra as principais equipes, mas já em 2014 nós provamos que podemos vencer.”

Nick Thiim também está confiante pelo sucesso da equipa na nova classe. “Estou animado para começar na classe GTE Pro a classe Pro é emocionante e desafiadora para qualquer piloto, Marco que vai se juntar à equipe. Eu o conheço desde a época do kart e estou muito confiante e acredito que nosso time será forte”.

*Fonte: WEC.com / Foto: WEC.com

Em quarto treino em Daytona liderança para o Ligier JS P2

No quarto treino do ROAR em Daytona a equipe Michael Shank Racing conseguiu o melhor tempo com um modelo LMP2. Pelas mãos de AJ Allmendinger o #60 marcou 1:39.418. Não foi o tempo mais baixo do dia, que foi obtido esta manha no terceiro treino pelas mão de Jordan Taylor com 1:39.181.

Em segundo o Corvette DP #5 da Action Express com 1:39.445, seguido por outro Corvette desta vez o o #5 da Wayne Taylor Racing com 1:39.730. Na classe PC a Core Autosport liderou a seção com Colin BRau marcando 1:42.902.

Na classe GTLM o BMW #25 pilotado por Dirk Werner marcou 1:45.000, seguido pelo Porsche #911 com 1:45.023 e o BMW #24 com 1:45.106.  Na classe GTD o melhor tempo ficou comPorsche #28, seguido pelo Viper #93 e Aston Martin #007.

O principal destaque do treino foi o acidente com o DeltaWing  que acabou antecipando o término dos trabalhos para a equipe já que os danos foram extensos demais. O piloto Memo Rojas acabou perdendo o controle do carro e bateu depois de 5 voltas completadas.

 

 

Tempos da segunda seção.

Tempos da Terceira seção.

Tempos da Quarta seção.

*Fonte: Sportcar365 e IMSA / Fotos: IMSA e Darren Pierson.

Mais detalhes do programa LMP1 da Nissan

Cercado de grande mistério programa LMP1 da Nissan está prestes a ser revelado. Em primeiro de Fevereiro, durante o intervalo do Super Bowl a marca vai apresentar seu Nissan GT-R LM NISMO.

Se você é um fã de automobilismo, eu diria para assistir ao Super Bowl “, disse Darren Cox ao site Sportscar365. Cox que é diretor de Marketing da NISMO, não deu maiores detalhes mas confirmou que o Super Bowl é o lugar ideal para revelar o novo carro da montadora.

“Le Mans, para mim, é a maior corrida do mundo”, disse ele. “Sinceramente, acho que, mesmo com a força da Audi e Porsche, existe a oportunidade de trazer mais fãs para Le Mans. ESte é o nosso trabalho. Qual é a maior audiência da TV no mundo? É o Super Bowl, além de toda a expectativa para os comerciais que são os mais caros do mundo. É uma plataforma fantástica de como a Nissan vai usar o Super Bowl deste ano. “

Além da apresentação do carro propriamente dito deve ser revelados os nomes dos pilotos que irão competir no WEC e nas 24 horas de Le Mans. “É um projeto incrível”, disse Cox. “Eu acho que todo mundo está aprendendo muito. Você pode dizer que é excitante, mas essa fase de qualquer projeto é algo incrível.”

Não se sabe se dois carros vão estar presentes nos testes oficias do WEC na França em Março. Vale lembrar que é obrigatório pelo menos um carro de cada equipe estar presente em Paul Ricard. Outro ponto que não foi confirmado por Cox durante a entrevista é que o nono LMP teria mais de 2000 cv de potencia, números superlativos obtidos entre os motores elétricos e a combustão.

“Eu acho que a coisa mais fácil é você ler o livro de regras e afirmar que está usando 8MJ, são apenas regras “, disse ele. As regras são fantásticas na maneira que você pode ter com um Audi diesel com 2 MJ e Toyota com um V8 e super-capacitores. Estas regras podem ser interpretada de muitas maneiras diferentes. É estamos fazendo isso.”

*Fonte: Sportscar365.com / Foto: Divulgação Nissan.

Riley Motorsports confirma temporada completa do Dodge Viper no TUSC, Ganassi marca melhor tempo em Daytona

Mesmo sem o apoio da Chrysler, que fechou o seu departamento de competiçõs, a Riley Motorsports confirmou sua participação em toda a temporada TUSC com um Viper GT3-R, e um segundo carro para as provas longas do NAEC.

O carro de #33 de chassi 001 é o mesmo que foi totalmente queimado durante as 12 horas de Sebring ano passado. Mesmo sendo consumido pelo fogo os danos foram apenas estéticos. O segundo carro de #93 com o chassi nº 004 foi o que fez o restante da temporada 2014.

Jeroen Bleekemolen, Ben Keating serão os pilotos do #33, a dupla vai para seu segundo ano com a Riley. Kuno Wittmer, Dominik Farbacher e Marc Goossens estão participando do ROAR  e devem participar pelo menos das 24 horas de Daytona, porém não foram confirmados para o restante da temporada.

Em primeiro treino livre do ROAR Ghip Ganassi faz dobradinha.

Com o tempo de 1:39.406 o #2 da equipe Chip Ganassi pilotado por Scott Dixon marcou o melhor tempo no primeiro treino livre do ROAR em Daytona. Em segundo o carro #1 também da Chip Ganassi com 1:39.505, obtido pelo piloto Joey Hand.

O melhor LMP2 foi o da equipe Michael Shank Racing com o Ligier #60 pilotado por Osvaldo Negri com 1:39.656. Outro brasileiro, Bruno Junqueira marcou o melhor tempo na classe LMPC com o Oreca #11 da RSR Racong com 1:42.699.

Na classe GTLM O Aston Martin #98 fez o melhor tempo pelas mãos de Pedro Lamy com 1:44.414. A Porsche ocupou as três posições seguintes com os #911, #912 e o carro da Team Falken #17. Na classe GTD o Porsche #58 da equipe Dempsey/Whirht Motorsports ficou em primeiro com o tempo de 1:47.753.

Tempos da primeira seção.

*Fonte: Sportcar 365 e IMSA / Fotos: Darren Pierson e TI Automotive.

Lotus LMP1 muda de nome e reestrutura equipe

O ano de 2014 foi complicado para a equipe Lotus que disputa o Mundial de Endurance. Depois de um desempenho fraco em 2013 quando competia na classe LMP2. Para o ano seguinte anunciou a mudança para a LMP1, e por problemas financeiros e de construção acabou competindo com o novo carro apenas na segunda metade do Mundial.

Para 2015 uma nova tentativa. Segundo informações do site Alemão Motorsport-Total as mudanças começam pelo no que que passa a se chamar apenas ByKolles. Apenas um CLM P1/01 AER estará na competição.

Mudanças também no LMP1 que terá um retrabalho no eixo traseiro e a troca do sistema de câmbio da Hewland para Xtrac. Os pneus também devem ser substituídos, saem os Michellin e entram os Dunlop.

Em termos de pilotos Pierre Kaffer é o nome mais provável, já que competiu em quatro das cinco etapas que a equipe conseguiu alinhar o carro. Kaffer que já foi confirmado como um dos pilotos da equipe Rizi Competizione, tradicional cliente Ferrari que corre no TUSC nos EUA.

Este ano a classe LMP1 não será mais subdividida em LMP1-H (para modelos híbridos) e LMP1-L (para modelos sem sistema de recuperação de energia).

Abaixo o calendário do WEC 2015.

Março 27-28 — Prologue Test at Paul Ricard
Abril12 — Silverstone
Maio 2 — Spa-Francorchamps
Maio 31 — Le Mans Test Day
Junho 13-14 — 24 Hours of Le Mans
Agosto 30 – Nürburgring
Setembro 19 — Circuit of The Americas
Outubro 11 — Fuji Speedway
Novembro 1 — Shanghai
Novembro 21 — Bahrain

*Fonte: Motorsport-Total / Foto: Site WEC.

Michael Shank Racing satisfeita com primeiro teste do novo Ligier JS P2

A preparação da Michael Shank Racing para o TUSC com o novo Ligier JS P2 foi satisfatório segundo membros e pilotos da equipe. Os testes foram realizados e Palm Beach International Raceway  com os pilotos John Pew, Osvaldo Negri, AJ Allmendinger e Michael Shank. A nova contratação da equipe Matt McMurry também estava lá.

Os testes foram realizados entre segunda (05) e terça (06) e um total de 3.270 km foram percorridos. “Este teste foi uma bela integração entre equipe, carro e pilotos”, disse Shank. “Estou muito feliz com a forma como o carro se comportou. Tudo funcionou perfeitamente bem nos dois dias. É muito bom trabalhar com a Honda é um mundo totalmente novo. Eles têm uma boa equipe de suporte. Ainda há muito que aprender, é uma grande montanha para escalar. A Ligier fez um trabalho maravilhoso com o carro e estamos realmente impressionados com a Honda”. Disse.

A mudança de um arcaico modelo DP para um moderno modelo LMP2 surpreendeu a todos na equipe, principalmente os pilotos que nunca competiram um LMP antes. “Foi a minha primeira vez em um carro LMP2 e estou muito feliz com o manuseio do carro”, disse Pew. “O carro e o motor foram impecáveis. Fiquei muito impressionado com Matt  McMurry . Ele fez um grande trabalho e se encaixa bem com a equipe.  Os meios de comunicação da Honda Ligier são  impressionantes e eu estamos ansiosos para trabalhar com eles nesta temporada. Foi ótimo estar de volta com o Michael Shank Racing.”

Todos estarão de volta neste final de semana nos testes oficiais para as 24 horas de Daytona.

*Fonte: Sportcar365.com / Foto: AJ Allmendinger.

Riley anuncia AR-2 LMP3

Em parceria com a Ave Motorsports a Riley Technologies anunciou a construção de um novo LMP3 o AR-2.  O novo LMP3 é a mais recente criação da Riley. A parceria com a Ave é antiga já que foram construídos diversos AR-1 a alguns anos para a Trans Am.

“Eu estou ansioso por este projeto em parceria com a Riley”, disse um dos diretores da Ave. “A relação tem sido a base de Ave Motorsports desde o início, seja pela Oldsmobile Pro Series, e Trans Am, onde vencemos quatro dos últimos cinco campeonatos e produziram 17 carros de clientes nos últimos anos.”

A Riley de propriedade dos irmãos Bob e Bill tem uma longa experiência em carros de corrida. “Quando o ACO anunciou a categoria LMP3 ficamos animados”, disse Bill Riley. “Depois de analisar as regras, a ACO acertou na criação da categoria.O conceito o design e engenharia está a cargo de Bob Riley com Garrett Brady assumindo a liderança no design mecânico e carroceria. “

O carro deve começar a ser construído nas próximas semanas. “Estamos vendo várias oportunidades fora do negócio de carros GT.”, disse um dos diretores da Ave . “Eu tenho tanta familiaridade e confiança em projetos montados pela Riley, que não tenho dúvidas que será um carro bem nascido.”

A classe LMP3 estreia este ano tanto na ELMS e Asian LMS, além de fazer parte do TUSC nos próximos anos. Além dos campeonatos organizados pela ACO o carro também é elegível na Associação Nacional Auto Esporte (NASA), Super Unlimited class and the Sports Car Club of América (SCCA), Super Production Open (SPO), além de ventos como track-day.

* Fonte: Comunicado de imprensa Riley Technologies / Foto: Riley TEcnologies.