IMSA e ACO dão mais um passo para a unificação da classe LMP2 a partir de 2017

Um das principais reclamações dos fãs de Endurance é a descarada “ajuda” que a IMSA, entidade organizadora do TUSC dá aos arcaicos modelos DP (Daytona Prototype). Se na primeira edição do campeonato em 2014 a diferença entre os modelos DP e os LMP2 mais modernos e seguros foi grande, para 2015 a pressão por parte de fabricantes e equipes está até então favorecendo os “Le Mans Prototypes 2”.

A pole obtida pela equipe de Michael Shank Racing com seu Ligier JS P2 Honda pelo brasileiro Oswaldo Negri, e a superioridade do carro nos treinos livres só mostra que as coisas estão mudando.

Assim está marcado par a próxima terça (27), uma reunião entre integrantes da IMSA, FIA e ACO para mais definições sobre a nova geração de modelos LMP2 que estarão nas pistas em 2017. A ACO espera que a unificação entre as séries (WEC, ELMS, Asian LMS e TUSC) de a oportunidade de equipes competirem em todas as series sem grandes alterações nos carros.

“É forte, cooperativa e produtiva”, disse Scoot Atherton presidente da IMSA ao site Sportscar365. “Eu acho que nós temos muitos objetivos comuns. Desde o início a intenção é fazer os protótipos que estão competindo no TUDOR serem elegíveis nas competições da ACO, e vice-versa, de modo que equipes que estão competindo na Ásia e Europa possam ser elegíveis aqui.”

Outro ponto é a redução do custo pera equipes. A meta é reduzir os gastos em 30%, vários pontos foram discutidos na última reunião que aconteceu em Setembro em Paris. Um dos pontos sugeridos foi o compartilhamento de peças entre os fabricantes.

Um ponto negado foi a “unificação” do desenho dos carros como é feito hoje com os modelos DP, proposta esta que foi negada pelos fabricantes. O regulamento final para 2017 pode ser finalizado ainda este ano.

Tempos do treino classificatório.

*Fonte: Sportcar365.com / Foto: IMSA.com

Porsche conclui primeira bateria de testes com o novo 919 Hybrid

A Porsche concluiu a primeira bateria de testes do novo 919 Hybrid no circuito de Abu Dhabi. Foram cinco dias de trabalhos depois das primeiras imagens do novo LMP divulgadas semana passada.

Participaram dos testes Timo Bernhard e Neel Jani. Também estiveram dando voltas no novo carro os pilotos do programa GT da marca, Earl Bamber, Fréderic Makowiecki e Nick Tandy. Um total de 4.092 km foram percorridos. Mesmo com fortes chuvas que assolaram a região do circuito nos dias de testes a direção da equipe classificou os trabalhos como excepcionais.

Para Fritz Enzinger, vice-presidente do programa LMP1 tudo ocorreu dentro da normalidade. “Foi um bom início de temporada para nós. Este primeiro teste foi muito produtivo e, portanto, um importante passo em nosso caminho para Le Mans. Toda a equipe está muito focada e extremamente ambiciosa. ” Frisou.

Já o chefe da equipe Andreas Seidl destacou que esta foi a primeira vez que o carro realmente foi ao limite, desde o lançamento. “Após o lançamento do carro em Weissach no dia 15 de dezembro, o primeiro teste se realizou para verificar todos os sistemas e componentes em condições de velocidade de corrida. No meio do teste, fomos capazes de começar a trabalhar no set-up, e no final conseguimos fazer corridas mais longas. Os testes com os pneus da Michelin foram muito produtivos. Reunimos muitos dados valiosos, que serão cuidadosamente analisados pelos nossos engenheiros. No geral o Porsche 919 funcionou bem.”

Seguindo o cronograma da equipe a próxima bataria de testes será também no Bahrain entre os dias 8 e 12 de Fevereiro. Os pilotos Romain Dumas, Brendon Hartley, Nico Hulkenberg, Marc Lieb e Mark Webber estarão testando o carro pela primeira vez.

*Fonte: Porsche AG / Foto: Porsche AG.

Alex Wurz satisfeito com mudanças nas regras de peso mínimo para o Mundial de Endurance

Com a primeira prova marcada para Abril e os testes oficiais para Março as equipes que irão competir no Mundial de Endurance estão realizando testes com as novas versões de seus carros. A classe LMP1, principal do certame e aonde estão as equipes de fábrica buscam qualquer meio para ganhar alguns segundos.

Para a temporada 2015 a organização do campeonato mudou algumas regras, a principal foi o aumento do peso mínimo dos carros, já pilotos com menos de 80kg estariam levando vantagem, enquanto os mais “pesados” tinham que recorrer a ajustes e por muitas vezes competir com menos combustível para se adequar ao regulamento.

Para o piloto da Toyota campeão da edição de 2014 Alex Wurz a mudança de regras é favorável. “Com os limites impostos à quantidade de energia que pode ser usar por volta e a diminuição da largura dos pneus, tornou o peso um fator primordial o que muitas vezes o piloto pode não compensar“, disse Wurz, que pesa 86 quilos, 28 a mais do que seu companheiro Anthony Davidson. “Você não pode superar as leis da física: se você tem uma certa quantidade de energia, um motorista mais pesado ​​não pode fazer o mesmo tempo de volta como um piloto mais leve se ambos estão no limite. Assim tornou-se o trabalho muito mais difícil para os pilotos mais pesados, como eu. É a mesma coisa que um corredor de maratona carregando uma mochila “.

A fórmula adotada pela organização do WEC para definir o peso mínimo do carro deve ser baseada na média dos dois ou três pilotos por carro. Se a média foi superior a 80kg, o peso mínimo do carro será de 870 kg para os modelos híbridos e 850 para os que adotam motorização convencional.

No caso de Wurz que vai dividir o carro com Stephane Sarrazin e Kazuki Nakajima e que pesam respectivamente 75 e 65 kg o peso médio será de 75,3 kg. Porém o regulamento implica que o peso precisa ser arredondado para cima, logo o Toyota teria que ter 5kg de lastro. Cada carro terá no máximo 20kg de lastro.

*Fonte: Racer.com / Foto: WEC.com.

Motors TV chega as américas e pode desembarcar no Brasil

Que o Brasil é órfão de programas ou eventos automobilísticos ao vivo ou em VT é notório. A grande imprensa só dá valor para os carros quando temos algum brasileiro postulante a um novo Senna ou que tenha chances de vencer. Infelizmente esquecem que ninguém corre sozinho.

Já critiquei e critico muito a imprensa automobilista brasileira, que é totalmente dependente da F1, e esquece outras categorias com uma melhor qualidade, seja de pilotos ou principalmente da esportividade.

Hoje o site Sportcar365.com lançou a notícia de que um dos principais canais automobilísticos da Europa chega as américas. O Motors TV. Presente em 42 países europeus e com uma base de assinante na casa dos 30 milhões o canal que é de propriedade a AlternaTV e Thema, deve estar disponível para as operadoras e TV a cabo a partir do dia 28 de Fevereiro nos EUA.

Na Europa o canal transmite grandes campeonatos como WEC, ELMS, GT Open e diversos campeonatos regionais, além de programas de corrida sobre barcos e aviões. O Anuncio será no NAPTE em Miami, uma feira do setor televisivo aonde serão revelados mais detalhes do projeto.

Claro que para cada país as transmissões serão segmentadas visto os direitos de transmissão. No Brasil os campeonatos aqui citados são transmitidos por SporTV, BandSports e FoxSports quando estes não têm nada mais importante ou algum jogo de futebol para televisionar.

Este canal vingaria no Brasil? Acredito que sim, o SPEED antes de virar o “bom” Fox Sports transmitia muitos eventos regionais, da américa latina o que acaba desenvolvendo as corridas locais e incentivando empresários a investir e a pilotos em busca de Ascenção.

Como sabem o Futebol impera e somos forçados a engolir uma programação pífia na maioria dos canais. Sem contar a qualidade técnica dos nossos principais narradores visivelmente descontentes em narrar uma corrida de automóvel por não saber absolutamente nada, e os poucos entendidos que sabem acabam falando mais abobrinhas do que realmente informações úteis para os assinantes.

Não se tem a cultura de cativar o fã, com programas temáticos sobre determinada categoria. Um dos casos mais grotescos acontece no Sportv aonde é transmitido o Blancpain Series é feita pura e simplesmente por termos uma equipe brasileira, esquecendo que temos Cesar Ramos competindo a anos no automobilismo Europeu.

Resta esperar e torcer que primeiramente este canal chegue em terras brasileiras. Ah não torcemos todos juntos 😉

*Fonte: https://sportscar365.com/industry/motors-tv-to-launch-in-north-america/

Primeiras imagens do novo Nissan GTR-LM NISMO são reveladas

A Nissan que desde o final do ano passado vem testando em segredo seu protótipo LMP1 para o Mundial de Endurance e 24 horas de Le Mans, não conseguiu esconder seu novo carro por muito tempo.
O GT-R LM NISMO, foi fotografado no circuito de Austin no Texas e divulgado pelo site Jalopnik.com. A Nissan, desde que anunciou que retornaria de forma oficial para as competições de longa duração, vem declarando que seu novo LMP batizado de GTR-LM NISMO seria bem diferente dos atuais Porsche, Audi e Toyota.
Pelas imagens o carro aparenta ser uma versão “anabolizada” do DeltaWing, protótipo revolucionário que compete atualmente no TUSC e que no inicio do seu desenvolvimento tinha apoio da Nissan.  O carro também lembra as primeiras gerações dos protótipos Panoz que competiram no inicio dos anos 2000.
O motor nitidamente frontal vai contra os demais LMPs. Outro detalhe é a largura dos pneus dianteiros mais largos e maiores do que os traseiros o que pode sugerir que o protótipo tenha tração dianteira.
As fotos não mostram detalhes dos difusores traseiros ou apêndices aerodinâmicos. Ainda segundo relatos do fotógrafo, o som do motor era característico de motores V6. Outro detalhe são os espelhos retrovisores colocados em cima das rodas dianteiras, em alusão ao Skyline GT-R, no qual o LMP se inspira em suas linhas.
O lançamento oficial do carro será durante o intervalo do SuperBowl no dia 1º de Fevereiro.
*Fonte e fotos: Jalopnik.com.

Corvette Racing também quer fazer bonito em Daytona

Uma das equipes mais carismáticas do automobilismo americano, a Corvette Racing se prepara a a segunda edição das 24 horas de Daytona desde que estreou o C7.R. Com mais experiência depois da primeira temporada a equipe volta a Daytona depois de um quinto lugar na corrida de 2014, quando por algumas vezes esteve na segunda posição.

Em entrevista ao site Sportcar365, Olivier Gavin comentou como será esta segunda participação na mítica pista americana. “Fomos competitivos na corrida do ano passado, fomos capazes de lutar com a Porsche. Nas últimos três horas, parecíamos ser melhores do que os Porsche, mas os problemas na transmissão acabaram atrasando nossos planos e nossa corrida. O início da temporada passada do Campeonato foi incomum e diferente para todos, por causa da fusão, o número de equipes que nunca tinham corrido em Daytona antes, ou que não o faziam a muito tempo, além de entender que o C7.R precisava ser mais rápido. Agora temos tudo em cima da mesa. ”

Além de participar do “Roar” em Daytona a equipe participou de testes no NOLA Motorsports Park na Louisiana. “No geral, foi uma temporada boa a de 2014. A classe GTLM foi competitivo e deu boas corridas. É uma pena que o Viper não está mais com a gente. Eles foram muito fortes no ano passado. Perder um fabricante, com certeza, não é bom. No entanto, com a Porsche, Ferrari e BMW, temos rivais muito difíceis com equipes e pilotos altamente profissionais “

Para a atual temporada o BoP inicial prevê um aumente nos flanges de motor (0,6mm) e uma redução de peso de 25 quilos, o que deve deixar o carro mais competitivo. “É muito melhor do que no ano passado. Ninguém sabia como o carro iria se comportar na corrida. Em seguida, ele não saiu como esperávamos. Em um ponto, tivemos problemas com coisas sem importância. Durante toda a temporada, nós demonstramos que podemos fazer bem em Le Mans, fizemos uma corrida quase sem problemas.Temos muito mais dados. Nós trabalhamos no carro, e isso é positivo para a preparação “. Completou.

Os pilotos já foram escolhidos e confirmados. No carro #3 Garcia, Magnussen e Briscoe, enquanto no #4 Gavin, Milner e Simon Pagenaud, que é o estreante na equipe.

*Fonte: Sportcar365.com / Foto: Corvette Racing.

Porsche busca mais uma vitória nas 24 horas de Daytona

Na busca por mais uma vitória nos EUA, a Porsche North América, realizou em conjunto comas demais equipes uma extensa bateria de testes na última semana no circuito de Daytona como preparação para a prova de 24 horas que acontece entre os dias 24 e 25 de Janeiro.

Ao lado das 24 horas de Le Mans, Daytona é um dos circuitos que mais deu vitórias para a Porsche. Os principais feitos do fabricante remetem a época de ouro do automobilismo. A primeira vitória em Daytona veio em 1968 com Vic Elford, Jochen Neesparsch, Rolf Stommelen, Jo Siffer e Hans Herrman com um Porsche 907.

A última vitória foi em 2010 com João Barbosa, Terry Borcheller, Ryan Dalziel e Mike Rockenfeller em um Porsche Riley. Em classes GT a marca soma 76 vitórias. Coube a Richard Lietz, Nick Tandy e Patrick Pilet vencer em 2014.

Para a corrida o time oficial de fábrica vai alinha dois modelos 911 RSR na classe GTLM que serão guiados por oito pilotos. Para o #911 teremos Nick Tandy, Patrick Pilet e Marc Lieb, já no #912 estarão Jorg Bergmeister, Eal Bamber e Frédéric Makowiecki. Já o Team Falken que também compete com um modelo 911 RSR na classe GTLM o #17 será pilotado por Wolf Henzler, Patrick Long e Bryan Sellers.

Na classe GTD, a Muehlner Motorsports vai alinhar um 911 GT América para o piloto do programa Junior da Porsche Connor De Phillipi. Ao todo oito pilotos oficiais estarão disputando a prova.

Os carros sofreram pequenas mudanças aerodinâmicas, mas são os mesmos utilizados em 2014. A versão 2014 do 911 RSR venceu as 24 horas de Daytona do ano passado além das 12 horas de Sebring e Petit Le Mans. Já a versão GT3 América, construída exclusivamente para o campeonato americano é um dos modelos mais vitoriosos da história do automobilismo em suas diversas gerações.

*Fonte: Porsche AG / Foto: Porsche AG.

Porsche revela versão 2015 do 919 Hybrid

Como parte do desenvolvimento do 919 Hybrid, protótipo da Porsche que disputa as 24 horas de Le Mans e o Mundial de Endurance, sua segunda geração foi revelada nesta sexta (16). O LMP foi fotografado ainda sem sua pintura definitiva na pista particular da Porsche em Weissach na Alemanha

As especificações mecânicas do carro não mudam, já que o conjunto de um motor V4 turbo de 2 litros a gasolina e um motor elétrico no eixo dianteiro conta com dois sistemas de recuperação de energia. Os primeiros testes de rodagem foram no dia 15 de Dezembro.

Pelo cronograma da montadora o novo LMP irá realizar uma extensa bateria de testes no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi, além de participar dos testes coletivos do WEC entre os dias 27 e 28 de Março em Paul Ricard. A primeira prova do Mundial será realizada no circuito de Silverstone entre os dias 11 e 12 de Abril.

Hobsbury 1.00 by R Soul para Rfactor

Ao contrário dos modernos e muitas vezes chatos circuitos atuais o desafio nos primórdios do automobilismo era além de terminar a corrida vivo, conseguir terminar a prova muitas vezes disputada em circuitos esburacados ou pistas sem as mínimas condições de segurança.

Assim podemos classificar o circuito de Hobsbury, com seu traçado fictício mas que remete bem as características dos circuitos dos anos 60 e início dos 70. Com uma extensão de pouco mais de 6 km o traçado é rico em elevações e uma textura limpa, o que vai dar um bom ganho de FPS.

AS curvas são rápidas, mas com pouco aderência, o que faz o piloto dosar a aceleração para não dar de cara com as cercas e morros em torno da pista. Para quem vai competir com mods de endurance o desafio será, já que o traçado é estreito. O único “senão” é pela falta de uma iluminação noturna.

https://www.rfactorcentral.com/dloader.cfm?dlID=17E932E0-B8F8-9104-78463D2052F1465B

IMSA confirma 53 carros para as 24 horas de Daytona.

A IMSA divulgou na manha desta Quinta (15) a relação das equipes que irão disputar as 24 horas de Daytona, prova que abre o TUSC em 2015.
Um total de 53 carros são esperados. Na classe P teremos 16 participantes (6 LMP2, 9 DP e Delta Wing. Entre os brasileiros confirmados temos Christian Fittipaldi com o Corvette DP #5 da equipe Action Express, Rubens Barrichello com o #7 da equipe Starworks Motorsport, Oswaldo Negri com o Ligier #60 da Michael Shank Racing e Tony Kanaan com o Riley DP da Chip Ganassi Racing.
Na classe PC, 8 carros vão estar alinhados. Destaque para Bruno Junqueira no #11 da RSR Racing. Os campeões da classe em 2014 Colin Braun e Jon Bennett estão confirmados no #54 da equipe Core Autosport.
Entre os GTs da classe GTLM Augusto Farfus compete com o BMW #25 da equipe RLL. Serão 10 carros na classe que conta ainda com a Ferrari #51 da AF Corse para François Perrodo, Emmanuel Collard, Gianmaria Bruni e Toni Vilander. Matthias Lauda faz sua estreia com o Aston Martin #98 com Pedro Lamy, Paul Dall Lana, Darren Turner e Stefan Mucke.
Na GTD, 19 carros são esperados. A Ferrari #64 da Scuderia Corsa terá Francisco Longo, Daniel Serra e Marcos Gomes.
*Fonte e fotos: IMSA.com