BMW apresenta M6 GT3

Modelo começa sua carreira em 2016. (Fotos: BMW)

A BMW anunciou nesta Terça (15) durante o Frankfurt Auto Show, seu novo modelo para competições, o M6 GT3.

O modelo substitui o atual Z4 GT3 nas mais diversas competições de carros GT3 ao redor do mundo. Nas últimas semanas o M6 esteve na pista francesa de Ladoux para homologação e ajustes de BoP para o próximo ano.

A Turner Motorsport foi a primeira equipe a confirmar a compra do carro para competir no Weathertech em 2016, além do Pirelli World Challenge. Pela Europa a Marc VDS ainda não confirmou a compraa do modelo, mas deve alinhar no Blancpain Endurance Series e Sprint Series.

O carro deve ter uma versão GTE em breve.

Ele é alimentado por um motor V8 de 4,4 litros com tecnologia M TwinPower Turbo, que foi modificado para corridas. O motor tem uma lubrificação por cárter seco e oferece até 585 PS – em um veículo com peso inferior a 1.300 kg.

Outras características técnicas do BMW M6 GT3 são o conceito de unidade transversal, uma transmissão sequencial de corrida de seis velocidades e um poderoso sistema eletrônico. O chassi foi optimizado aerodinamicamente no túnel de vento da BMW. Os engenheiros já refinaram e aperfeiçoaram o chassi que é baseado no BMW M6 de série.

A segurança teve prioridade. A fim de melhor proteger o condutor do BMW M6 GT3 dos efeitos de um acidente, BMW Motorsport tem desenvolvido uma gaiola de segurança especial certificada pela FIA, de acordo com os padrões de segurança atuais. 

No desenvolvimento do  M6 GT3 fluiu toda a experiência da BMW Motorsport, desde 2010 com o Z4 GT3. Assim, muitas melhorias são alcançadas com o novo carro, especialmente nas áreas de dirigibilidade e economia. O carro será vendido por 379 mil Euros.

 

 

 

Porsche apresenta novo conceito de veículo elétrico

Mission E chega para brigar com Telsa Model S. (Fotos: Divulgação Porsche)

Carros elétricos estão em evidencia nos últimos anos. Se hoje a grande maioria das montadoras busca soluções em substituição a combustíveis fósseis, a Porsche deu um importante passo durante o salão de Frankfurt. Após anunciar que os futuros Porsche 911 estarão vindo com propulsores turbo, o fabricante Alemão apresentou o conceito “Mission E”, um protótipo, o primeiro da marca 100% elétrico.

O carro conceito combina o design emocional inconfundível de um Porsche com o excelente desempenho e praticidade com  uma visão de futuro do primeiro sistema de acionamento que gera 800 volts. As principais especificações deste carro mostram que ele não deve nada para outros esportivos elétricos: quatro portas e quatro assentos individuais, mais de 600 hp (440 kW) de energia do sistema e uma autonomia de mais de 500 km. Uma aceleração de 0 a 100 km/k em 3,5 segundos e um tempo de recarga das baterias de 15 minutos para chegar a 80% de energia acumulada.Com um painel todo digital e sensível ao toque, os mostradores com várias “telas” se adaptam ao angulo de visão do condutor e mostram todas as informações dos sistemas do carro.

O sistema elétrico.

Para obter os 600 hp do sistema, a Porsche usou e se baseou nos sistemas presentes no 919 Hybrid que compete no Mundial de Endurance. Mesmo assim o sistema do Misson E”, é totalmente novo. Ele é formado por dois motores elétricos sincronizados como no 919, que são recarregados pela energia oriunda do sistema de freios.

Assim os dois propulsores produzem os 600 hp informados, além da excelente aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e de 12 segundos quando levado a 200 km/h. Além de sua alta eficiência, densidade de potência e desenvolvimento de energia uniforme, eles oferecem outra vantagem: ao contrário dos sistemas atuais de acionamento elétrico, eles podem desenvolver seu pleno poder, mesmo após várias acelerações em intervalos curtos.

O sistema de tração integral batizado de “Porsche Torque Vectoring”, que distribui automaticamente o torque para as rodas individualmente, e  transfere o poder do sistema de acionamento para a estrada dando o torque e condução desejada pelo motorista. Isso faz com que o Mission E, faça uma volta no circuito de Nürburgring Nordschleife abaixo dos 8 minutos.

Economia e autonomia.

Com tal sistema híbrido o protótipo pode rodar mais de 500 km, sem precisar recarregar suas baterias. e pode ser recarregado com energia suficiente para rodar mais de 400 km, isto com 15 minutos de parada. Para tal a Porsche introduziu um sistema que gera potência na casa dos 800 volts, duplicando a tensão. Atualmente os modelos elétricos operam na casa de 400 volts. Tal medida tem suas vantagens, menor tempo de recarga, redução de peso já que menos baterias são necessárias para acumular energia. O acesso a tomada de recarga é feito na frente do carro,  cm um compartimento na asa dianteira ao lado da porta do motorista.

Batizado de “Porsche Turbo Charging”, a bateira pode ter 80% de sua capacidade carregada em 15 minutos, um recorde para modelos elétricos. As baterias estão posicionadas na parte inferior do carro e são construídas e lítio. Estão entre o eixo dianteiro e traseiro. Assim o peso é melhor distribuído, aumentado a sensação de carro esporte. A carroceria do carro é construída em alumínio, fibra de aço, carbono e polímeros reforçados. O Mission E usa pneus de 21 polegadas na dianteira e 22 na traseira.

Design e projeto.

Mesmo sendo um modelo futurístico, o DNA da Porsche está presente em todos os ângulos do carro, que tem perfil, com baixo tem pouco mais de 130 cm de altura. Conta com entradas de ar na parte da frente, atrás e laterais, para refrigerar o sistema elétrico além de melhor o desempenho aerodinâmico. As saídas de ar nas laterais reduzem a pressão excessiva nas caixas de roda.

A frente do carro baixa remete ao modelo 918 Spyder. O sistema de iluminação é formado por LED com quatro pontos em cada farol. As asas dianteiras são uma referencia ao 911 GT3 RS. Assim como no 911 o porta malas fica na frente do carro. As janelas também são parecidas com as usadas no 911, porém sem a coluna B. Câmeras estão instaladas e fazem a função dos espelhos retrovisores para melhorar a aerodinâmica do carro. As janelas traseiras, baixas também lembra a e outros modelos Porsche como o 911 e o Panamera.

O Interior

Por dentro o carro será a referência dos próximos modelos da marca. Um ambiente limpo, com poucos botões e todas as funções serão acessadas por meio dos painéis sensíveis ao toque. Sem um motor a combustão o túnel de transmissão não se faz necessário, dando mas espaço para os ocupantes. Mesmo com assentos individuais na parte traseira, existe espaço de sobre para os dois ocupantes. Para os ocupantes da frente um grande console central aonde se pode configurar várias opções do carro além de um confortável apoio de braço.

O painel que tem o formato padrão da Porsche, abriga um complexo sistema digital, curvo. O painel apresenta cinco instrumentos “reloginhos” mas que são exibidos em telas com a tecnologia OLED de alta definição, formados por dois diodos de luz orgânicos. O visor é configurado de acordo com as preferências do motorista, como “Connected”, “Performance”, “Drive”, “Energy” e “Sport Chrono”.

Por meio de câmeras o sistema “eye-tracking” detecta qual instrumento o motorista está visualizando. O condutor pode então ativar o menu de instrumento que está focando, pressionando um botão no volante e navegar nele.  Mas isso não é tudo: o display segue a posição do assento e atitude corporal do condutor no que é conhecido como um efeito de paralaxe. Se o condutor fica mais baixo, mais alto ou inclina-se para um lado, o visor 3D dos instrumentos redondos reage e se move com o condutor. Isso elimina as situações em que o volante bloqueia a visão do motorista. em uma curva por exemplo.

Além disso uma câmera montada no espelho retrovisor filma as feições do motorista e reflete no painel o “humor” do condutor, e pode ser compartilhada em redes sociais. O sistema também permite compartilhar rotas ou outras informações do carro. O painel também mostra informações do tempo, tráfego e notícias da estrada.

O condutor pode também através do “Porche Car Connect” escolher por meio de computador ou celular, configurações do carro como, música a ser ouvida, modo de direção, temperatura do ar condicionado entre outras, além de travar ou destravar o carro para que outras pessoas possam guia-lo. Assim quando o motorista entra no carro tem um tempo limite para liberar todas as funções por meio de uma senha pré estabelecida.

Os retrovisores tem suas imagens refletidas no canto inferior do para brisa, local que segundo a marca é o ideal para que o condutor não perca tempo mudando seu angulo de visão, o que poderia ocasionar um acidente.

Porsche realiza três corridas no próximo final de semana em Austin

Equipes do WEC esperam novas vitórias. (Foto: Porsche AG)

A próxima etapa do Mundial de Endurance e do TUSC serão no próximo final de semana (19 e 20) no circuito de Austin no Texas. Assim o fabricante Alemão vai estar alinhado seus carros nas duas corridas nas classes GTLM no TUSC e na LMP1 e GTE-PRO no WEC.

Na classe LMP1 os dois 919 Hybrid serão pilotados por Timo Bernhard, Brendon Hartley e Mark Webber com o #17. Já o #18 será comandado por Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb.

Para o diretor do programa Fritz Enzinger as próximas etapas irão ser cruciais para a definição do campeonato. “As próximas corridas em Austin, Fuji, Xangai e Bahrein são decisivas para o título.” Disse. Atualmente a Porsche lidera o campeonato com 184 pontos, contra 151 da Audi. “A corrida do ano passado se revelou extremamente difícil para nós. Agora estamos em posição de lutar pela vitória, mas nós não estamos esperando o domínio que tivemos em Nürburgring.” Comentou.

Já o Team Manthey que alinha dois Porsche 911 na classe GTE-PRO para os pilotos Michael Christensen e Richard Lietz com o #91, Frédéric Makowiecki e Patrick Pilet com o #92 na mesma classe. Richard Lietz lidera o campeonato de pilotos GT.

Além dos dois carros oficiais, duas equipes de clientes vão estar brigando pela vitória na classe GTE-AM. O 911 #77 Dempsey Proton Racing, dos pilotos Patrick Dempsey, Patrick Long e Marco Seefried. O segundo carro é o #88 da Abu Dhabi-Proton Racing dos pilotos Christian Ried, Khaled Al Qubaisi e Eral Bamber.  

Pelo TUSC trabalho dobrado para Earl Bamber e Patrick Pilet

Favoritismo também no TUSC. (Foto: Divulgação Porsche AG)

Já pelo TUSC, a Porsche alinha seus dois carros que participam do campeonato integral. Para Earl Bamber o trabalho será dobrado, já que vai estar se dividindo com o Porsche #88 no WEC e o #912 ao lado de Jorg Bergmeister.

O trabalho também será dobrado para Patrick Pilet que vai estar no WEC no Porsche #92 e no TUSC ao lado de Nick Tandy no #911. Tanto Tandy quanto Pilet, são os líderes da classe GTLM.

Para o chefe da Porsche Motorsports, Dr. Frank-Steffen Walliser o esforço da marca para estar em Austin, só aumenta a vontade pela vitória. “A Porsche traz uma grande trabalho para Austin este ano. É uma tremendo evento com todas as três equipes de fábrica competindo. Isto é perfeito para nós, porque estamos todos juntos na pista e vai ser ótimo para os muitos fãs da Porsche. Austin é um fantástico circuito, muito exigente e, portanto, representa um verdadeiro desafio para os nossos pilotos e equipes. Depois de um total de cinco vitórias consecutivas no TUSC e WEC estamos bem preparados e ansiosos para mais uma vez dar o melhor desempenho possível com o nossa 911 RSR.” Concluiu.

Gibson é escolhida como fornecedora de motores para a classe LMP2

Acabou o mistério. (Foto: Gibson)

Na manhã desta Segunda (14) a FIA e ACO anunciaram o fornecedor de motores para a classe LMP2 a partir de 2017. A Gibson.

Para a central eletrônica dos futuros LMP2 a Cosworth será a responsável pelo fornecimento. A Gibson que atualmente fornece os motores Nissan para a classe LMP2, irá produzir V8 com 4 litros aspirado, com uma potencia na casa dos 600 cavalos.  

O motor será usado tanto no WEC, ELMS, Asian LMS e Weathertech SportsCar Championship. A Gibson superou outros quatro fabricantes que também enviaram propostas para ACO. Os novos motores não terão nome de nenhum fabricante de automóveis, mas poderão ser batizados com marcas ou montadoras como no caso da Alpine atualmente

Unidades eletrônicas Cosworth, por sua vez, estarão equipado em todos os carros LMP2, incluindo aIMSA, onde o ECU irá desempenhar um papel no equilíbrio de desempenho entre os carros.

As quatro fabricantes de chassis também confirmadas são  Oreca, Onroak Automotive, Riley-Multimatic e Dallara que foram conhecidas em Julho.

Virtual Bongasat Endurance Series abre inscrições para campeonato on line

As inscrições para o primeiro campeonato da liga Virtual BONGASAT Endurance Series estão abertas. A liga terá seu primeiro 4fun no dia 19 de Setembro as 16:00 horas no circuito de Road América. O jogo utilizado será o Rfactor1.

O mod escolhido é o popular WES Mod, desenvolvido pela Simtek, e que conta com os mais novos LMP e GT que competem no Mundial de Endurance da atualidade.

Com o campeonato se iniciando no dia 03 de Setembro em Paul Ricard com duração de 2 horas, se estende para Le Mans no dia 31/10 (3 horas), SPA 14/11 (2 horas) e fechando os trabalhos com Interlagos no dia 11/12 (2 horas).

Download do mod. 

Utilitário 4G Patch.

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Fórum com regulamentos, download de pista.

 

Circuito de Empoli para Rfactor

A tela de abertura é da versão para GTR2, já que a do Rfactor é horrível.

Sempre adorei circuitos fictícios pois a grande maioria dos atuais reais não traduzem mais uma emoção real aos pilotos, seja pela dificuldade de ultrapassar ou pelas regras congeladas das categorias.

Por outro lado muitos traçados fictícios poderiam ser realmente aproveitados no mundo real por ter tamanho, e um traçado interessante. Este é o caso de Empoli.

Com uma extensão de 5.048 km, a pista foi criada por Barcika para GTR2, porém não sei quem realizou a conversão para Rfactor.

O traçado é rápido com uma boa variação de traçado, curvas rápidas. As curvas “Stagno” e “Gricciano” são traiçoeiras, já que tem uma súbita elevação. O traçado vale muito a pena. Abaixo link e mais fotos.

Circuito de Empoli

 






 

 

 


 

Curiosidades sobre as 6 horas de Austin e do WEC nos EUA

Primeira etapa do Mundial de Endurance foi em Sebring em 2012. (Foto: Getty Imagens)

A próxima etapa do Mundial de Endurance será no próximo final de semana (20), no circuito de Austin no Texas. A etapa americana acontece desde 2012 (a primeira etapa foi em Sebring), e desde então as provas são realizadas no Circuito das Américas.

Cobertura da edição 2012. 

Cobertura da edição 2013. 

Cobertura da edição 2014.

Abaixo algumas curiosidades sobre as 6 horas:

1 – A primeira corrida do atual Mundial de Endurance foi realizada em Sebring em Março de 2012. Nos anos seguintes por questões de segurança e estrutura a  prova passou a ser feita em Austin.

2 – O evento recebe o nome de  Lone Star Le Mans em 2014. A corrida “6 Horas de Circuito das Américas.”

3 – O evento Lone Star Le Mans apresenta uma rodada do TUSC, e é um dos três finais de semana ‘Super’ endurance do calendário 2015 WEC. Em Silverstone, em abril em parceria com a ELMS e Fuji no Japão em Outubro em parceria com a Asian LMS.

4 – Audi está invicta no Circuito das Américas, na verdade, eles estão invictos nos EUA depois de vencer as 12 Horas de Sebring em 2012. Tom Kristensen / Loic Duval / Allan McNish venceu em 2013 e Marcel Fässler / Andre Lotterer / Benoit Treluyer ganhou no ano passado.

5 – Aston Martin também está invicta após vencer ambas as classes de LMGTE Pro e AM em 2013 e 2014. Na GTE Pro Bruno Senna / Fred Makowiecki venceu em 2013 e Darren Turner / Stefan Mücke ganhou em 2014. Na GTE Am Stuart Hall e Jamie Campbell -Walter venceu em 2013 e Paul Dalla Lana / Pedro Lamy / Christoffer Nygaard ganhou no ano passado.

6 – Oreca está invicta na classe LMP2.  As equipes vencedoras foram a G-Drive Racing e KCMG. Roman Rusinov / John Martin / Mike Conway venceu em 2013 e líder do campeonato LMP2 atual Richard Bradley / Mark Howson, juntamente com Tsugio Matsuda, ganhou no ano passado. Ambos os times correram um Oreca-Nissan – G-Drive com um 03 em 2013 e KCMG um 03R em 2014.

7 – Registros de volta:

LMP1  B. Treluyer  Audi R18 e-tron quattro  1:47.375 com 184.9 km/h em22 de setembro de 2013

LMP2  M. Conway  Oreca 03 – Nissan  1:54.559 com 173.3 km/h em 22 set 2013

LMGTE Pro  K. Kobayashi  Ferrari F458 Italia  2:03.520 160.8 km/h em 22 de setembro de 2013

LMGTE Am  N. Thiim  Aston Martin Vantage V8  2:04.830 159.1km/h em 22 de setembro de 2013

8 – 31 carros do WEC irá competir no Texas, representando 10 nações diferentes – AUT, CHE, DEU, FRA, GBR, HKG, ITA, JPN, RUS, USA

9 – 86 pilotos estarão no grid representando 19 países – são, AUS, AUT, BRA, CAN, che, COL, DEU, DNK, FRA, FIN, GBR, ITA, JPN, MEX, NZL, PRT, RUS, EUA

10 – As 6 Horas de Circuito das Américas é apenas uma das duas corridas noturnas no calendário WEC (excluindo as 24 Horas de Le Mans), a outra, as 6 Horas de Bahrain é realizada em em novembro.

11 – Desde março de 2012, a Audi é a equipe que mais venceu no WEC com 15 vitórias na classe LMP1.

12 – Na LMGTE, a Aston Martin tem 22 vitórias desde março de 2012, com 9 na GTE-PRO e 13 na GTE-AM LMGTE Am em 13

13 – Gianmaria Bruni é o piloto com mais vitórias no WEC, com 11, desde Março de 2012.

14 – Marcel Fassler, Benoit Treluyer e Andre Lotterer ter marcado 10 vitórias desde 2012

15 –  Roman Rusinov é o piloto mais bem sucedido LMP2 desde 2012 com 9 vitórias pela G-Drive Racing.

16 – O Circuito das Américas é o único certificado pela FIA nos EUA.

17 –  O Circuito tem pouco mais de 5.470 km de extensão.

18 –  A construção da pista começou em janeiro de 2011

19 – A faixa tem 20 curvas, sentido anti-horário e é baseado nos  melhores circuitos ao redor do mundo. A principal característica é a primeira curva feita com um grande elevação. As curvas 3 a 6 lembram a curva de Magootts de Silverstone. As curvas 12 e 15 remetem a entrada do estádio do circuito de Hockenheim.

20 – O complexo ocupa 375 acres, e custou 400 milhões de dólares, gerando cerca de 1.700 empregos na construção civil.

Aston Martin apresenta Vantage V8 2016

Modelo com visual mais agressivo. (Foto: Divulgação Aston Martin)

A Aston Martin revelou nesta Sexta (11) a versão 2016 do Aston Martin Vantage V8. (Muitos pensam que é um carro novo mas no é), para disputar o Mundial de Endurance de 2016.

Além do WEC o carro também é aceito na IMSA e ELMS. As novas atualizações deram um ar mais agressivo, com um novo difusor traseiro, além de uma nova frente e apêndices aerodinâmicos.

Por regulamento, o difusor pode agora prolongar 100 milímetros a parte traseira do carro, além da asa traseira podendo ser maior. “A FIA quer aumentar a diferença de desempenho entre GTE e GT3 focando na parte aerodinâmica, isso significa que os carros ainda vão manter uma identidade que lembra seus modelos de rua.”, disse Dan Sayers, diretor técnico da Aston Martin Racing.

“Além disso, o foco foi todo na aerodinâmica, em vez de motor ou alterações mecânicas, também significa que assim evitamos extensos testes de resistência.” Comentou. 

Grande parte do carro é novo, além de atender as novas regras de segurança da FIA, como o teto escamoteável, para ser usada em casos de acidente, espumas de impacto na porta do motorista.

Segudo John Gaw, diretor da Aston Martin o carro ganhou cerca de 50 cavalos de potencia. Um modelo construído em cima do #97 que competiu em 2014 está sendo usado em testes no circuito de Ladoux na França para ajustes de desempenho com os demais carros da categoria GTE, já em suas versões 2016.

As atualizações também foram feitas para o Vantage GT3 e GT4, incluindo um nova cabeça de cilindro e comando de válvulas para a versão GT3 6,0-litros V12, bem como radiadores de óleo e água atualizados.

Alterações no Vantage GT4 2016 incluem nova carenagem e cambio de 7 marchas atualizado.

38 carros pelo TUSC em Austin

Equipe Lone Star Racing estreia no TUSC. (Foto: Divulgação / John Dagys)

A IMSA divulgou nesta Quinta (10) a relação de equipes que irão competir no TUSC em Austin. Ao todo serão 38 carros, sendo essa um dos maiores grids da temporada.

Serão 9 carros na classe P, 9 PC, 8 GTLM e 12 GTD. Na classe P o Mazda #70 volta desde a etapa de Laguna Seca. Os pilotos serão Jonathan Bomarito e Tristan Nunez.

Lista de inscritos. 

Já na classe PC, várias equipes estão com uma nova formação de pilotos. A Starworks Motorsport tem um segundo carro listados pela primeira vez, com Alex Popow e Mike Hedlund com o #88. No primeiro carro da equipe, falta ser definido um piloto para correr ao lado de Renger van der Zande. Pela Bar1 Motorsports também corre com dois carros pela primeira vez desde Daytona, com Todd Slusher e John Falb no #16 e Don Yount e Ryan Lewis no #61 definido para compartilhar os dois carros.

Outras alterações incluem Matt McMurry de volta para JDC / Miller Motorsports, que ele pilotou em Mosport. Conor Daly confirmado Performance Tech Motorsports, apesar de não ter sido inicialmente programado para competir nesta rodada.

Não ocorreram alterações na classe GTLM, embora Pierre Kaffer, Patrick Pilet e Earl Bamber vai correr tanto no TUSC, quanto no WEC no mesmo dia.

Pela GTD, 12 carros são esperados. A  Flying Lizard Motorsports volta com seu Audi R8 LMS pilotado por Mike Vess e Jason Hart e o novo Viper GT3-R pela equipe Lone Star Racing que irá fazer o resto da temporada. Os trabalhos começam na próxima Quinta (17) com a corrida no Sábado (19).

Cinco construtores na briga para fornecer motores a classe LMP2

Quem vai levar? (Foto: FIAWEC)

A briga para ser o fornecedor único de motores para a classe LMP2 a partir de 2017 está longe de terminar. Um levantamento do site Racer.com, aponta que até o momento 5 fabricantes entregaram propostas para a ACO na esperança de ser o escolhido.

Os nomes não foram revelados, e mesmo a FIA e a ACO comentarem que existe “um bom número” de interessados. Até o momento se sabe que a Gibson (ex Zytek)  Judd e Mecachrome entregaram uma proposta para a entidade.

O site também levantou que um fabricante Japonês também está na disputa pela vaga, mas sem confirmar o nome, além de outro fabricante europeu. O nome do escolhido deve ser revelado em Outubro, durante a reunião do conselho mundial de automobilismo.

Uma das regras será o uso de injeção direta, porém o diretor esportivo da ACO Vincent Beaumesnil afirma que poderá ocorrer mudanças. “O que disse sobre injeção direta é que é preferível, mas não obrigatório,” disse ao site Autosport. “Você poderia ter o melhor em outros aspectos, serviço, qualidade, pode e preço, e nenhuma injeção direta. Podemos ter um motor que é a injeção direta, mas a oferta pode não ser tão forte em outras áreas. O que você escolheria?”

Os novos motores serão mais poderosos que os atuais, além de ter uma vida útil maior. Estas regras não vale para a IMSA que deixara a critério das equipes escolher seu fornecedor de motores. Além dos quatro construtores conhecidos a Dallara, também poderá fornecer chassis para a IMSA.