A última etapa da IMSA em 2016, acontece neste sábado com a tradicional Petit Le Mans em Road Atlanta. A prova marca a despedida de dois carros do certame. Os Daytona Prototypes, alvos da já conhecida política descarada da IMSA em favorecer os modelos americanos, frente aos modelos LMP2, e o Porsche 911 RSR geração 991.
O começo da sua jornada foi em 2013, desde então disputou 72 corridas, no WEC, IMSA e ELMS. Foram 21 vitórias nas classes e 8 títulos de campeão. “Foram quatro anos intensos com o 911 RSR em pistas de todo o mundo”, diz Marco Ujhasi, chefe do programa GT da Porsche. “Estou muito orgulhoso de toda a equipe, nossos parceiros como a Michelin, e todos os outros que nos apóiam ativamente a cada dia. Juntos, temos trabalhado duro, nós nunca desistimos. Os sucessos que o 911 RSR alcançados em cima dos adversários em grandes campeonatos, são as recompensas para todos os nossos esforços. O 911 RSR é uma história de sucesso no automobilismo GT global”.
A primeira prova disputada pelo modelo, foi as 6 horas de Silverstone, em 14 de Abril de 2013. A primeira vitória veio no mesmo ano, na principal corrida do WEC, as 24 horas de Le Mans. Foi um dobradinha que surpreendeu até a equipe. Apesar desta vitória, os especialistas da Porsche em Weissach, continuaram a trabalhar para otimizar o desempenho do carro. Na última etapa de 2013 no Bahrein, a Porsche levou para a pista a versão 2014 do carro, mostrando que estava um passo à frente dos adversários.
Durante a temporada de 2014, a 911 RSR faturou o título no WEC, bem como no novo Tudor Sportscar Championship. A primeira vitória na nova série foi nas 24 horas de Daytona. Repetiu o feito nas 12 horas de Sebring. Ainda em 2014, a equipe Falken, venceu a última etapa do campeonato daquele ano, Petit Le Mans. Assim, em sua primeira temporada nos EUA, o 911 RSR ganhou as três corridas mais importantes de longa distância na América, e o título de construtores.
No WEC em 2014, após a vitória em Le Mans, a Porsche voltou a vencer em Xangai com nova dobradinha na classe GTE-PRO. Como no final de 2013, o carro que venceu a prova já tinha várias modificações, visando a temporada 2015.
Com as novas modificações, o carro não apresentou os resultados esperados nas primeiras etapas, muito por conta do polêmico BoP utilizado no WEC. O destaque naquele ano ficou com a estreia do astro de Hollywood, Patrick Dempsey. O piloto/ator venceu na classe GTE-AM em Fuji no Japão. Em Silverstone a Gulf Racing também chegou em primeiro entre os amadores.
Nos Estados Unidos, a Falken Tires vence a etapa de Watkins Glen e a equipe Porsche vence em Bowmanville, Road America e Virgínia. Na classe PRO do WEC, as vitórias vieram em Nurburgring, Austin e Xangai. O maior feito do carro foi na última etapa da IMSA em Petit Le Mans. Sob forte chuva o 911 venceu no geral, superando todos os protótipos. Foi a primeira vitória de um GT em cima de carros de categorias superiores. O ano de 2015 rendeu a marca os títulos de pilotos e equipes tanto na IMSA, quanto no WEC.
Na atual temporada, o 911 RSR venceu em Long Beach e Austin pela IMSA. No WEC, a equipe cliente Abu Dhabi Proton Racing, venceu na classe GTE-AM no México. Na ELMS a Proton Competition chegou em primeiro nas 4 horas de Imola.
O novo 911 RSR fará sua estreia nas 24 horas de Daytona no dia 28 de Janeiro de 2017, abertura da IMSA nos Estados Unidos. “Temos alguns meses agitados pela frente”, diz Marco Ujhasi. “No entanto, estou confiante de que vamos alinhar no grid com um digno sucessor do 911 RSR. Vamos trabalhar com grande concentração e dedicação, a fim de escrever mais um capítulo bem sucedido na história do automobilismo da Porsche.”