Ausente do Mundial de Endurance desde 2016, a Audi espera retornar ao WEC com o seu R8 LMS GT3 na futura classe LMGT3. Para isso, um R8 da marca esteve nos testes dos pneus Goodyear no circuito de Portimão, na última semana.
Segundo informações do site Daily Sportcar, o carro já estava equipado com sensores binários obrigatórios para a nova classe do WEC para o próximo ano. Todo o trabalho foi acompanhado por técnicos da Audi.
Além disso, o piloto de fábrica Christopher Haase dirigiu o carro de teste e a Team Saintéloc, cliente da Audi Sport, esteve presente com o diretor da equipe Frédéric Thalamy, o proprietário Sébastien Chétail e equipe de engenharia adicional.
Por outro lado, a equipe está nos preparativos para a próxima temporada do Asian Le Mans Series, degrau para chegar até as 24 Horas de Le Mans e por consequência, o WEC. “Depois do próximo ano estará terminado”, disse ele.
“Estamos aqui para conseguir algo, para entrar no FIA WEC”, disse Thalamy ao site Daily Sports Car. “É WEC ou nada. Todo mundo está se esforçando muito para conseguir inscrições, estamos pressionando por duas. Gostaríamos de dois carros, mas levaríamos um”, explicou.
Ainda segundo a reportagem, os testes foram positivos e o avanço dos pneus da Goodyear. “Fiquei realmente surpreso, o carro funcionou imediatamente. Fiquei muito feliz com o nível de aderência e feedback. Foi uma alegria”, disse Haase.
Dificuldades para a Audi conseguir participar do WEC
Para conseguir uma vaga na classe LMGT3, o caminho da Audi é longo. Por regra, uma montadora só terá convites se estiver competindo na classe Hypercar. A Audi não tem, mas o Grupo VW tem algumas com seus Porsches e Lamborghinis.
Assim, o time das quatro argolas, que faz parte do Grupo VW, espera que o passado vitorioso em Le Mans e as demais marcas do grupo, ajudem no aceite dos pedidos. Além disso, o Team Saintéloc não possui planos de competir no European Le Mans Series (ELMS) e nem no Le Mans Cup.
Aliás, se o limite de inscrições para toda a temporada do WEC for de 36 (LMGT3 carros e a divisão entre as duas classes for de 18 a 18 , então a Audi, assim como a Mercedes-AMG, pareceria estar do lado de fora, olhando para dentro. Com a Aston Martin (Prodrive/Heart of Racing), BMW (WRT), Corvette (TF Sport), Ferrari (AF Corse), Ford (Proton Competition), Lamborghini (Iron Lynx), Lexus (ASP), McLaren (United) e Porsche (Manthey) estão todos em busca de duas vagas. Conseguirão?