Os 80 anos de Manfred Schurti

Manfred Schurti conquistou em 1976, o primeiro lugar com o Porsche 935ao lado de Rolf Stommelen e Jochen Mass. (Foto: Porsche)

O piloto Manfred Schurti completou nesta sexta-feira, 10, 80 anos. O austríaco teve uma importante carreira com carros da Porsche vencendo diversas provas com os esportivos da marca alemã. 

De 1976 a 1979, Schurti terminou 24 corridas com o  Porsche 935 com um lugar no pódio. Seus maiores sucessos vieram com o carro de corrida, cujo design foi baseado na geração 930 Porsche 911 Turbo. “Parabenizamos calorosamente nosso ex-piloto por seu aniversário marcante e, ao mesmo tempo, agradecemos a ele por todo o seu desenvolvimento na direção e nas emocionantes corridas nos anos 70 e 80”, disse Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.

Schurti nasceu no dia 24 de dezembro de 1941 em Lustenau, Áustria. Após a Segunda Guerra Mundial, sua família mudou-se para o Principado de Liechtenstein e ele adquiriu a cidadania do sexto menor país do mundo. Ele começou sua carreira no automobilismo enquanto treinava como mecânico de automóveis e instrutor de motocicletas. 

Aos 21 anos, ele se tornou o campeão suíço de motocross de 250 cc. “A minha paixão sempre foi o motociclismo. Certo dia, quando dirigi um carro pela primeira vez em Hockenheim, percebi rapidamente que não sabia nada a respeito. Para tirar minha licença, tive que fazer um curso e a professora percebeu meu talento”,  conta Schurti. “Mas foi o sucesso que realmente me deu o gosto”, acrescenta.

Manfred Schurti na Porsche Sound Night em 2018. (Foto: Porsche)

Em 1966, ele entrou na Fórmula V e continuou sua carreira nas quatro rodas. Schurti competiu com Harald Ertl, Niki Lauda e Helmut Marko, entre outros. Em 1972 ele ganhou a Taça Europeia de Fórmula Super Vee e o Troféu Castrol Fórmula Super Vee. 

Um ano depois, ele assinou seu contrato de piloto de fábrica com a Porsche e em 1979, correu para oficialmente pela Porsche até 1981. Ele correu muitas vezes ao lado de Jacky Ickx, Jochen Mass e Rolf Stommelen. A partir de 1980, o modesto mecânico de automóveis se concentrou na gestão da Agência de Veículos Automotores da marca e encerrou sua carreira no automobilismo.

Resultados de Manfred correndo pela Porsche

1975

3º lugar nas 6 Horas de Monza, 911 Carrera RSR

1976

1º lugar nas 6 Horas de Watkins Glen, Porsche 935

3º lugar nas 6 Horas de Dijon, Porsche 935

1977

1º lugar pela DRM em Zolder, Porsche 935

1º lugar nas 6 Horas de Mugello, Porsche 935

2º lugar pela DRM nos 300km Nürburgring, Porsche 935

2º lugar em Nürburgring, Porsche 935

1º lugar Troféu Norisring, Porsche 935

2º lugar pelo DRM em Norisring, Porsche 935

2º lugar nas 6 Horas de Marcas Hatch, Porsche 935

3º lugar pelo DRM em Nürburgring, Porsche 935

1º lugar nas 6 Horas de Hockenheim, Porsche 935

1978

2º luga nas 24 Horas de Daytona, Porsche 935

2º lugar no DRM em Avus-Berlin, Porsche 935

2º lugar nos 1,000km Nürburgring, Porsche 935

2º lugar nas 6 Horas de Watkins Glen, Porsche 935

2º lugar no DRM em Hockenheim, Porsche 935

1º lugar no DRM em Zolder, Porsche 935

1º lugar no DRM em Norisring, Porsche 935

1979

1º lugar nas 6 Horas de Mugello, Porsche 935

3º lugar pelo DRM em Hockenheim, Porsche 935

2º lugar nas 6 Horas de Dijon, Porsche 935

3º lugar no DRM em Salzburgring, Porsche 935

1º lugar nos 1.000 km de Nürburgring, Porsche 935

3º lugar pelo DRM em Norisring, Porsche 935

Published
8 meses ago
Categories
Porsche
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.