Os 75 anos de Walter Röhrl
Se você tiver a sorte de ter o número de telefone de Walter Röhrl dele, saberá que, quando liga, muitas vezes é recebido com as palavras: “Eu ligo de volta! Estou trabalhando agora”. E o trabalho que ele faz – com prazer e por vontade própria – mesmo completando 75 anos em 7 de março de 2022. Esse é o nosso Walter Röhrl.
Ele não apenas foi coroado campeão do mundo de rali duas vezes, mas também é um dos únicos pilotos a vencer rodadas do campeonato mundial em rallys e corridas. Ele foi vitorioso em todas as classes ou séries – seja TransAm, IMSA, subidas (Pikes Peak) ou no Campeonato Alemão de Carros de Turismo. Röhrl é considerado o maior piloto de rali do mundo de todos os tempos e, ao mesmo tempo, é conhecido por sua honestidade, sendo alguém que sempre diz o que pensa.
Röhrl é embaixador da Porsche desde 1993 e até recentemente também foi piloto de testes da Porsche, dando os retoques finais em todos os novos carros de produção no circuito de Nordschleife. Originalmente de Regensburg, Röhrl esteve particularmente envolvido no desenvolvimento dos supercarros 959, Carrera GT e 918 Spyder.
Ele ainda está na estrada hoje – predominantemente para ‘sua marca’, Porsche. Recentemente, por exemplo, ele ensinou jornalistas a aperfeiçoar o drifting no gelo em modelos Porsche e apareceu em podcasts respondendo a perguntas sobre combustíveis sintéticos, preservação de veículos históricos e sustentabilidade.
Os cursos de formação de condutores para clientes Porsche são obrigatórios. “E quando me perguntam o que acho de um carro esportivo puro-sangue como o novo 911 GT3, faço um test drive antes de responder”, diz o septuagenário. “Em suma, ainda estou na estrada por mais de 100 dias por ano”. E ele é sempre um entrevistado muito bem-vindo em eventos organizados pelo departamento Porsche Heritage and Museum. Ele conheceu fãs de automobilismo em uma variedade de eventos, inclusive durante aparições na Porsche Sound Night, em várias feiras comerciais e em eventos de direção.
Para Röhrl, trabalhar também significa cuidar de sua própria frota de veículos, que inclui vários derivados clássicos do 911. Aliás, seu primeiro veículo foi um Porsche 356 B Coupè com 75 cv. Mesmo como piloto de fábrica da Ford, Opel, Fiat, Lancia e Audi, Röhrl manteve seu relacionamento com a Porsche, incluindo entradas de rali com um cliente com o 911.
No ano passado, a Porsche agradeceu sua lealdade: para marcar o 40º aniversário da temporada de rali de 1981, o departamento de Museus e Patrimônio da Porsche surpreendeu Röhrl com o 924 Carrera GTS Rallye que ele dirigia na época – recém-restaurado. Juntamente com seu co-piloto Christian Geistdörfer, ele conquistou quatro vitórias gerais no Campeonato Alemão de Rally de 1981 no 924 ‘Monnet’ dourado e preto.
No entanto, o afiado esquiador e ciclista não está fazendo muito barulho por sua celebração de platina. “Vou esquiar nesse dia”, revela, confessando que sempre se sentiu um pouco constrangido com cerimônias de premiação em sua homenagem. Se ele será capaz de cumprir seu desejo de ter mais tempo para si mesmo nos próximos anos é discutível – considerando o quão ativo ele é. “Gostaria de pegar meus carros antigos com um pouco mais de frequência e visitar amigos”, diz ele. Uma coisa é certa, sua agenda para este ano já está lotada.