A organização do Mundial de Endurance divulgou nesta quarta-feira, 28, que não fará um BoP antes da etapa de Spa-Francorchamps, que ocorre neste final de semana. A decisão foi confirmada pelo chefe de competição do Automobile Club de l’Ouest, Thierry Bouvet.
Os testes oficiais do WEC comprovaram que os Hypercars são mais lentos que os protótipos LMP2. Bouvet explicou que o departamento técnico do WEC decidiu não implementar mudanças entre o Prólogo e as 6 Horas de Spa.
“Para colocar um pouco de contexto e ter uma visão mais ampla, fizemos muito trabalho em termos de trabalho de simulação e análise de carro antes deste evento”, disse Bouvet durante coletiva de imprensa na Bélgica.
“Fizemos, com o novo processo de homologação do Hypercar, colocar o carro em túneis de vento. Agora temos medidores de torque que medem a potência do motor. Obviamente o peso é outro parâmetro importante para o desempenho. Por fim, temos duas opções de pneus para o Hypercar”.
“O trabalho que foi feito, parte dele foi feito em conjunto com os fabricantes. Sabemos que tivemos que reposicionar LMP2 para permitir a ‘estratificação. Isso é o que fizemos. Houve algumas mudanças e algumas delas recentemente. Isso é puramente para estratificação”.
“Para responder mais sobre o fato – a questão era se haverá mais mudanças – a resposta é, claramente, não neste momento”, enfatizou.
Foi emitido um BoP para tentar equalizar o desempenho dos Hypercars embora Bouvet tenha explicado que isso apenas “corrige alguns erros” da versão original.
O Alpine A480 LMP1 precisou ser corrigido para a temporada 2021 do WEC para competir com os novos Hypercars, deixou o carro mais lento que a versão 2020. O BoP original da Alpine, o deixou com 450 kw (603 cv) e 930 kg. A potência agora é de 454 kW (608 HP).
“O BoP ou os primeiros elementos de parâmetro do Hypercar permanecerão inalterados”, disse Bouvet.
“Você encontrará algumas mudanças no BoP… mas isso não é realmente alterado no BoP porque os carros já estavam nessa posição durante o prólogo”.
O dirigente afirmou durante a coletiva que descarta novas mudanças na classe LMP2. Essas alterações deixaram o protótipo 20 kg mais pesado, indo para 950 kg.
“A ideia é ter estabilidade para o LMP2, a partir de agora”, disse Bouvet. “Tivemos que fazer uma mudança, mas a ideia é claramente permanecer nesta estrada e parar de mover as coisas”.
O Diretor de Esportes e Carros de Turismo da FIA, Marek Nawarecki, acrescentou “Quanto mais estáveis forem os regulamentos após esse ajuste, mais fácil será para as equipes se adaptarem a ele. Este é o nosso objetivo”, finalizou.