“Não tínhamos ilusões sobre o quão difícil esta corrida iria ser”, analisa Tom Ferrier da TF Sport

Equipe estreou na prova americana. (Foto: Divulgação)

A TF Sport ficou em sétimo lugar na classe GTD neste domingo, durante a edição 59 das 24 Horas de Daytona. Parecia certo que a estreia da equipe IMSA renderia um resultado superior, no entanto, o contato com o Porsche #64 Team TGM, enquanto Ben Keating estava a bordo do Aston Martin Vantage, resultou em danos que alteraram o desempenho e deixaram os pilotos para maximizar o potencial do GT3 atingido.

Ben Keating dividiu Aston # 97 com Maxwell Root, Charlie Eastwood e Richard Westbrook. A equipe aprendeu muito com o ROAR uma semana antes da prova. Apesar de ter corrido e vencido na América, no Campeonato Mundial de Endurance, as regras e regulamentos da abertura da temporada da IMSA são muito diferentes. A equipe rapidamente ganhou velocidade, porém um detalhe técnico durante a corrida de qualificação , deixou o # 97 na décima terceira posição na classe GTD. 

Maxwel iniciou a prova ao evitar confusões com um Porsche durante a largada. Apesar de isso ter feito com que ele perdesse um pouco de terreno, Root dirigiu de maneira constante  antes de passar o carro para Eastwood.

Um destaque foi durante o segundo procedimento FCY ​​(full course yellow), onde uma chamada estrategicamente cronometrada para os boxes o # 97 saltar 11 posições. A partir de então, o TF Vantage correu consistentemente em direção à frente do pelotão.

Durante a quarta hora, Charlie abriu caminho e depois de uma ultrapassagem sobre Mercedes # 57, assumiu a liderança da classe. Eastwood continuou enquanto a corrida avançava pela noite, antes de passar o carro para Richard.

Problemas na seis horas finais

 Keating começou a fazer alguns tempos de volta impressionantes. Com cerca de seis horas de corrida restantes, Keating foi atingido pelo Porsche # 64, fazendo-o rodar e teve que ir até os boxes para reparos. Infelizmente, a chance de lutar por uma vitória foi tirada e tudo o que os pilotos puderam fazer foi terminar a prova.Eastwood trouxe o # 97 na sétima posição.

Terminar uma corrida de 24 horas é um desafio em si, mas terminar entre os 10 primeiros da maior e mais competitiva é uma prova do incrível esforço feito pela equipe e pelos pilotos.

Um retorno a Daytona em 2022 é certamente uma consideração e a TF Sport estará procurando aumentar sua lista de vitórias em 24 horas. A equipe agora muda seu foco para o Asian Le Mans Series em Dubai, de 4 a 6 de fevereiro e em Abu Dhabi de 13 a 14 de fevereiro. 

“Não tínhamos ilusões sobre o quão difícil esta corrida iria ser. Viemos para a vitória, como sempre fazemos, e isso foi-nos tirado das mãos. Todos os pilotos fizeram um ótimo trabalho e, como de costume, a tripulação foi impecável. Certamente estaremos de volta para buscar outra vitória de 24 horas.”, disse Tom Ferrier, proprietário da equipe.