Michelin Le Mans Cup 2025 bate recorde de inscritos e estreia categoria LMP3 Pro/Am
A Michelin Le Mans Cup divulgou nesta terça-feira, 04, um recorde de 44 inscrições para a temporada completa. Contando pela primeira vez desde sua estreia em 2016 com três categorias distintas e introduzindo a nova geração de carros LMP3 equipados com motores Toyota.
Michelin Le Mans Cup temporada contará com seis etapas
A competição terá seis etapas, passando por Barcelona, Le Castellet, Spa-Francorchamps, Silverstone e Portimão, além de duas provas de 55 minutos no lendário circuito de La Sarthe, durante as 24 Horas de Le Mans, em junho.
Pela primeira vez em corridas de resistência, a categoria LMP3 permitirá equipes totalmente profissionais, com pilotos classificados como Prata e Ouro. Já a recém-criada classe LMP3 Pro/Am exigirá que ao menos um dos pilotos seja Bronze.
O grid contará com 29 equipes de 14 diferentes nacionalidades e um total de 88 pilotos inscritos para a corrida de abertura, que acontece no dia 5 de abril, em Barcelona, com duração de 110 minutos.
LMP3: 20 carros e nova geração de chassis
A classe LMP3 terá 20 carros no grid, representando todos os quatro fabricantes de chassis homologados: Ligier, Duqueine, Adess e Ginetta. O conjunto motriz será unificado, com todos os protótipos equipados com o motor Toyota V35A biturbo V6.
A CLX Motorsport, nova identidade da COOL Racing, defenderá seu título com dois Ligier JS P325s, com o campeão de pilotos David Droux ao lado de Cedric Oltramare no carro #97, enquanto Pierre-Alexandre Provost e Alvise Rodella estarão no #87.
Aliás, outras equipes de destaque incluem a Virage, campeã da Michelin Le Mans Cup em 2023, a Nielsen Racing, que migrará para o chassi Adess AD25, e a DKR Engineering, tetracampeã da categoria, que apostará no Ginetta G61.
LMP3 Pro/Am estreia com 16 inscrições
A nova classe LMP3 Pro/Am contará com 16 carros, sendo 14 Ligier JS P325s e dois Duqueine D09s. Dentre as equipes inscritas, destacam-se a Racing Spirit of Léman, campeã de 2022, e a Inter Europol Competition, que alinhará dois Ligiers.
O grid também contará com a participação de pilotos experientes como Romano Ricci (R-ace GP) e Eric De Doncker (Motorsport98), além das estreantes GG Classics e More Motorsport.
Oito carros no grid da GT3
Além disso, a classe GT3 reunirá modelos da Aston Martin, Ferrari, Mercedes-AMG e Porsche. A atual campeã AF Corse defenderá seu título com uma Ferrari 296 GT3 pilotada por Alessandro Cozzi e Eliseo Donno.
A Kessel Racing, campeã em 2018 e 2019, retorna com duas Ferraris, enquanto a Biogas Motorsport também aposta na Ferrari 296. A Motopark fará sua estreia na MLMC com um Mercedes-AMG GT3, enquanto a Code Racing Development será a única representante da Aston Martin.
Entre os destaques da GT3 estão a Ebimotors, que retorna com um Porsche 911 GT3 R. E as Iron Dames, que competirão com um Porsche 911. Tendo Marta Garcia e Vanina Ickx na dupla de pilotas.
Com um grid robusto e novidades técnicas e esportivas, a Michelin Le Mans Cup 2025 promete ser uma das edições mais competitivas da história da competição. Por fim, o campeonato inteiro será transmitido com qualidade pelo canal da categoria no YouTube.