Garantir oportunidades nas 24 Horas de Le Mans para as equipes clientes da Mercedes-AMG continua sendo “uma prioridade” para o chefe de corridas de clientes Stefan Wendl. A decisão permanece firme mesmo após a marca ser informada de que não haverá espaço para novos fabricantes de LMGT3 no grid do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2025.
Wendl revelou ao Sportscar365 que os esforços da Mercedes-AMG para garantir uma vaga na LMGT3 para a segunda temporada da classe foram frustrados, com o tamanho limitado do grid sendo o principal obstáculo.
Expansão Limitada do Grid
Embora o WEC esteja programado para expandir sua capacidade de grid de 37 para 40 carros no próximo ano, espera-se que as três vagas adicionais sejam destinadas a equipes de Hypercar, em meio à introdução de um mandato de dois carros para fabricantes de primeira classe. Isso sugere que o grupo de 18 carros do LMGT3 não aumentará, mantendo a composição atual de Aston Martin, BMW, Chevrolet, Ferrari, Ford, McLaren, Lexus, Porsche e Lamborghini.
Como resultado, a Mercedes-AMG deve se ausentar do WEC pelo segundo ano consecutivo das regras LMGT3, apesar dos esforços contínuos de Wendl para dialogar com o ACO, inclusive visitando as 6 Horas de Spa-Francorchamps no início deste ano.
Estratégias Alternativas da Mercedes
“Também no ano que vem não há espaço para adicionar outra marca, que seríamos nós, ao grid GT3”, afirmou Wendl. “Então, esse é o status atual. É difícil.”
Contudo, Wendl enfatizou que a Mercedes-AMG continua comprometida em encontrar uma maneira de competir em Le Mans, mesmo sem uma vaga no WEC. Ele sugeriu a ideia de participar da European Le Mans Series como um caminho para garantir possíveis convites automáticos.
Com a presença no WEC praticamente descartada para 2025, Wendl sugeriu que a European Le Mans Series poderia se tornar a próxima abordagem da marca. Antes de tentar se juntar ao grid do WEC em 2026.
“Para nós, seria absolutamente uma opção seguir esse caminho”, disse Wendl. “Também coletamos o interesse de nossos clientes para a Asian Le Mans Series durante o inverno. Primeiro, coletamos o interesse de nossos clientes e, então, tentamos torná-lo possível. É nisso que estamos trabalhando.”
Participação no Road to Le Mans
Aliás, a Mercedes-AMG marcou presença durante as corridas de apoio do Road to Le Mans no Circuito de la Sarthe no mês passado. Com a Team Motopark, a GetSpeed Performance e a Heart of Racing by SPS cada uma escalando um único carro.
Embora seja apenas parte do pacote de suporte, Wendl acredita que a presença da marca no Road to Le Mans trará potenciais “benefícios práticos” caso as inscrições do LMGT3 para Le Mans socorram no futuro.
“Cada volta que fazemos nesta pista é única, e não há oportunidades de testes, então isso nos faz aprender”, disse Wendl. “Isso nos ajuda com os dados para preparar um esforço potencial no WEC e em Le Mans mais tarde.”
Por fim, aparticipação da Mercedes-AMG no Road to Le Mans ocorreuoi puramente pelos clientes. Que desejavam competir na pista de Le Mans em um AMG. “E é por isso que estamos muito gratos que essas inscrições tenham sido permitidas.”