As novidades para a temporada 2024 do Mundial de Endurance não param. Após o anúncio da Aston Martin que competirá com o Hypercar Valkyrie a partir de 2025 no WEC e na IMSA, chegou a vez da McLaren anunciar que escolheu a equipe United Autosports como sua parceira para competir no Mundial.
Para quem não sabe, a United Autosports é de propriedade do CEO da McLaren Zak Brown. Assim, o fabricante britânico solicitou à organização do WEC um pedido para competir na classe LMGT3.
O pedido é para duas vagas para o McLaren 720S GT3 Evo, que serão administrados pela United Autosports. Aliás, a United compete no WEC desde 2020 na classe LMP2, que dará lugar aos LMGT3 no próximo ano.
Porém, a aceitação da Mclaren no grid do WEC dependerá da aprovação da organização da série. O campeonato está priorizando fabricantes que também tenham carros na classe Hypercar como Porsche, Ferrari e BMW, porém a McLaren não é uma delas.
Se aceita, a aprovação abriria caminho para a McLaren fazer sua primeira aparição nas 24 Horas de Le Mans em 26 anos.
“O automobilismo continua sendo uma parte fundamental da estratégia de desempenho futuro da McLaren, e há muito tempo vemos o WEC como um ajuste natural para demonstrar as capacidades de desempenho de nossos carros”, disse o CEO da McLaren Automotive, Michael Leiters.
“Isso inclui um retorno às 24 Horas de Le Mans, que é uma parte intrínseca do nosso sucesso duradouro no automobilismo e, em particular, da Tríplice Coroa, que é exclusiva da McLaren como fabricante de supercarros e construtor de carros de corrida”, enfatizou.
Mudanças na United Autosports
Com a exclusão da classe LMP2 do Mundial de Endurance, a United migrará o seu programa LMP2 para o IMSA WeatherTech SportsCar Championship no próximo ano.
Além disso, a equipe começou suas participações no automobilismo, em corridas de GT com a McLaren e a Audi, competindo em vários campeonatos, incluindo a Intercontinental Le Mans Cup e a Blancpain GT Series, antes de expandir para protótipos com modelos LMP3 em 2016.
Em 2021, a equipe retornou às raízes das corridas de GT por uma temporada. Quando venceu a GT4 European Series com um 570S GT4 dirigido por Charlie Fagg e Bailey Voisin.
“Este é um projeto muito importante para a McLaren em seu retorno às 24 Horas de Le Mans. Por isso estamos extremamente orgulhosos de termos sido selecionados como a equipe para representar a McLaren no LMGT3 em Le Mans e no WEC”, disse Dean.
Aliás, as equipes de clientes Optimum Motorsport e a Garage 59 demonstraram interesse em competir no WEC no próximo ano.