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Endurance tratado a sério!
Aston Martin poderá utilizar Fernando Alonso em seu retorno ao WEC

Após anunciar o seu retorno ao Mundial de Endurance com o Hypercar Valkyrie na quarta-feira, 04, o chefe da Heart of Racing, equipe que dará o suporte técnico a Aston Martin revelou os planos nesta primeira fase do projeto.

Em entrevista ao site Sportcar365, Ian James, chefe da Heart of Racing, explicou que a equipe utilizará recursos técnicos da equipe Aston Martin da Fórmula 1, inclusive, deu a entender que os pilotos poderão ser utilizados, inclusive, Fernando Alonso.

Aliás, o espanhol venceu as 24 Horas de Le Mans em 2019 ao lado de Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima, no Toyota TS050 #8. A experiência de Alonso no desenvolvimento do Valkyrie seria primordial para a Aston Martin.

Mesmo tendo à disposição um dos melhores pilotos da F1, James, acredita que nesta fase inicial do projeto não é algo essencial. “Do ponto de vista do HoR, não é uma ambição ter um piloto de grande nome”, disse ele.

Alonso venceu as 24 Horas de Le Mans de 2019 com a Toyota. (Foto: José Mário Dias)

“Isso acrescentaria ao programa? Sim. Esses caras são pilotos de corrida incríveis? Sim. E eles provaram o quão bem-sucedidos nas corridas de carros esportivos”, explicou.

“Tenho estudado o cenário e esta geração de carros Hypercar é mais relevante para os pilotos de GT, e se você viu o sucesso da Porsche e da Ferrari, eles fizeram isso. “Assim, mas hoje, consumo de combustível e pneus e coisas assim”.

Predileção para pilotos de GT

James continua. “Acredito que os pilotos de GT podem gerenciar o tráfego, ver o panorama geral [melhor] do que alguém que vem de um cenário como a F1 e é muito insular e tenta fazer o melhor para si”, disse.

“Nenhuma porta está fechada com certeza, e se você tiver um piloto de classe mundial como Fernando Alonso, você estará pulando de alegria. Mas não é crucial para o sucesso do programa”, enfatiza.

Os planos da Aston Martin no endurance

Aston Martin volta ao WEC com o Hypercar Valkyrie
Valkyrie estreia no Mundial de Endurance e na IMSA em 2025. (Foto: AMR)

Além disso, durante o lançamento do programa do Valkyrie, Lawrence Stroll, dono da Aston Martin, revelou que o carro competirá tanto no WEC quanto na IMSA, com um carro em cada campeonato.

Assim, a Aston Martin desenvolverá uma versão Hypercar para corrida do Valkyrie. Ele será alimentado por um motor V12 aspirado, projetado pela AMR em suas instalações nos arredores do circuito de Silverstone, na Inglaterra. Mesmo assim, a Heart of Racing será responsável pelo trabalho nas pistas.

“A Aston é responsável pelo carro e por preparar um carro pronto para corrida”, disse James. “Contudo, a Heart of Racing fará a operação nos circuitos”.

Por fim, O carro está programado para começar os testes de pista no início de 2024, antes da homologação planejada para o próximo ano. Nesse interím, a estreia planejada para o carro acontecerá nas 24 Horas de Daytona de 2025.