A McLaren anunciou oficialmente, nesta quinta-feira, 10, sua entrada na principal categoria do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) a partir da temporada de 2027. A confirmação veio por meio de um vídeo de 16 segundos divulgado nas redes sociais, acompanhado de uma breve declaração à imprensa.
O clipe revelou a silhueta do futuro hipercarro da marca britânica, remetendo à histórica vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1995. “1995. Vitória lendária em Le Mans. Glória da Tríplice Coroa. Prontos para deixar nossa marca no cenário mundial de endurance mais uma vez. Hipercarro. Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2027”, dizia a mensagem da McLaren.
Além disso, o CEO da McLaren Racing, Zak Brown, também se manifestou de forma sucinta: “Estamos de volta”.
A possibilidade de retorno da McLaren às corridas de endurance já vinha sendo especulada há algum tempo, mesmo antes da implementação do atual regulamento da classe Hypercar. Contudo, a convergência de regras com o IMSA WeatherTech SportsCar Championship tem sido apontada como um fator de atração para a entrada de novas marcas.
No ano passado, durante as 24 Horas de Le Mans, Brown declarou que a extensão do regulamento técnico até 2029 tornava o cenário mais favorável para a aprovação do projeto, que se somaria aos programas já existentes da McLaren na Fórmula 1, IndyCar e Fórmula E.
Os detalhes do programa da McLaren do WEC
Apesar de ainda não haver detalhes oficiais sobre o programa, espera-se que o projeto utilize a plataforma LMDh, com a Dallara como provável fornecedora de chassis. A operação da equipe de fábrica deverá ficar a cargo da United Autosports — equipe da qual Zak Brown é cofundador e coproprietário — com dois carros inscritos.
O anúncio da McLaren segue os passos da Ford, que também confirmou seu ingresso na categoria Hypercar para 2027, em comunicado divulgado em janeiro. Porém, as duas montadoras chegaram a considerar uma parceria, com a Ford fornecendo motores para o projeto da McLaren. Aliás, a fabricante norte-americana optou por seguir caminho próprio.
Com a confirmação da McLaren, o número de fabricantes esperados para a temporada de 2027 do WEC sobe para 11. Incluindo a estreia da Genesis em 2026. O grid de 2027 poderá contar com os atuais participantes — Toyota, Ferrari, Porsche, Cadillac, Peugeot, BMW, Alpine e Aston Martin — além das novas entradas.
Do mesmo modo, como no caso da Ford, o comunicado da McLaren não mencionou qualquer envolvimento no IMSA WeatherTech Championship.
Mais informações sobre o programa da McLaren deverão ser divulgadas durante a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, marcada para junho. A marca retorna ao cenário de La Sarthe após ter participado da edição de 2024 com o 720S GT3 Evo da Inception Racing e o LMGT3 da United Autosports. Marcando sua volta à tradicional corrida francesa após um longo hiato.
WE’RE BACK! 🤩@FIAWEC and @24hoursoflemans, see you on track in 2027 🧡#McLaren pic.twitter.com/EvnLhzTpCC
— McLaren (@McLarenF1) April 10, 2025