bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

maserati-mc12-san-luis-2010-FIAGT1
Quem acompanha a FIAGT sabe que a vários anos quem dá as cartas é o Maserati MC12. O carro que marcou o retorno da Maserati as corridas depois de 37 anos ausente.Seu desenvolvimento se deu a partir de uma Ferrari Enzo já que a Maserati é controlada pela Ferrari. Da sua “irmã” ele herdou a parte mecânica. Enquanto a Enzo chega a uma máxima de 350 km/h a MC12 por questões de regulamento vai até 330 km/h.

O carro teve sua produção iniciada em 2004 com 30 carros e marcou sua estreia no mesmo ano na FIA GT. Teve sua vitória já no circuito de Oschersleben já na segunda corrida do campeonato.  O modelo foi campeão de 2006 até 2010 mesmo a SRO impondo lastros e restrições aerodinâmicas.

maserati-MC12-zhuhai-FIAGT-2004
Modelo não chegou a disputar Le Mans.

Muito desse sucesso se deve a equipe Vitaphone Racing que tem o carro desde 2005. O time que é de origem Alemã  tem entre seus principais pilotos Michael Bartles e Andrea Bertolini. Para este ano o time vai participar da Blancpain Endurance sem modelo definido ainda. Por enquanto a única equipe que deve alinhar o vitorioso modelo é a Selleslagh Racing Team já que a Triple H Team voltou para a ADAC GT.

O carro nunca participou das 24 horas de Le Mans, mesmo com a ACO deixando o regulamento da classe GT1 em conformidade com o da FIA GT. Sua única aparição foi na ALMS em 2005 não podendo pontuar pois seu tamanho era maior do que o regulamento permitia e mesmo com uma redução de 20 cm o carro não ganhou nenhuma corrida.

Será que em 2011 ele continua com sua hegemonia? É esperar e ver.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.