LMS–1000km Hungaroring
Corridas de automóvel tem aquela máxima que vale para toda categoria, classe ou tipo de competição aonde os objetos são movidos por combustível… O mais rápido sempre vence o mais lento. 98% dos casos são resolvidos assim, dois carros se alinham ou mais e o mais rápido vence.
Na LMS isso fica mais evidente pois a classe dominante é a P1 com seus protótipos movidos a diesel e equipes com orçamentos milionários. Pois bem na prova de ontem da LMS ocorreu o oposto. Os protótipos da P2 ficaram com os seis primeiros lugares no geral!!!. Sorte? Não.
As características dos carros que são mais leves, somado ao tráfego e aos poucos P1 participantes e a pista travada possibilitaram isso. Com 37 carros e muita disputa o primeiro lugar ficou com o Acura #42 da Strakka Racing pilotado por Danny Watts, Nick Leventis e Jonny Kane. Em segundo os portugueses da Quifel Asm Team Miguel Amaral e Olivier Pla. Fechando o pódio o PEscarolo da OAK Racing de Matthieu Lahaye e Jacques Nicolet. O brasileiro Tomas Erdos acabou em quarto com seus Lola HPD.
Mesmo com a vitória do Acura o líder do campeonato entre os P2 é o Lola da RML com 65 pontos seguido pelo #42 com 52 e OAK Racing #24 com 47. Mais um bom resultado da RML em Silverstone já garante o título.
O primeiro P1 a chegar foi o Ginetta da família Mansel a 7 voltas do líder, assim com o #12 Lola da Rebellion que chegou a 13 voltas do líder. O Aston da Signature plus terminou em 23º e o Peugeot favorito da Oreca em um melancólico 31º depois de problemas no cambio. Lembrando que o #5 não corria desde as 24H de Le Mans, foi um belo retorno. Mesmo não pontuando o Team Oreca Matmut é o líder do certame entre os P1 com 49 pontos, seguido pelo Aston Martin da Signature com 47. O Audi #7 ainda tem chances com 44 pontos isto de vencer e torcer para um quebra do Peugeot em Silverstone.
Na GT1 com apenas 2 Saleen a vitória ficou com #50 da Larbre Competition com o brasileiro Fernando Rees dividindo o carro com Gabriele Gardel e Patrice Goueslard. O outro Saleen da Atlas FX não completou a prova. Assim o título já é do #50 que tem 79 pontos contra 25 da Atlas.
Na GT2 a eterna disputa entre Ferrari e Porsche culminou com a vitória do #77 da Ferbermayr Proton com Marc Lieb e Richard Lietz. Em segundo a Ferrari #91 da CRS Racing com Andrew Kirkaldy e Tim Mullen, e em terceiro outro Porsche o #76 da IMSA Matmut com Patrick Pilet e Raymond Narac. A Ferrari das estrelas da AF corse com Fisichella e Alesi terminou em 4º. Aqui o Porsche #77 leva vantagem de 78 contra 63 da Ferrari #95 de Alesi e companhia. Em terceiro fica outro Porsche da Felbermayr com 51 pontos
Na FLM a vitória ficou com o #43 do time DAMS com Andrea Barlesi, Alessandro Gouslard e Gary Chalandon, em segundo ficou o #46 da JMB Racing e em terceiro o #47 Hope Polevision Racing. A próxima etapa será em Silverstone que também valerá como a primeira etapa da Copa Le Mans. Para este evento é esperando um número maior de protótipos principalmente os times de fábrica como Peugeot e Audi. Abaixo a classificação.
Final Race.
Final Race.