A equipe Akkodis AST Team confirmou nesta terça-feira, 24, que planeja ter dois Lexus RC F GT3 no mundial de Endurance em 2024. Mesmo com o interesse, os carros só participarão após o aceite do Comitê de Seleção do WEC.
Além disso, a Lexus faz parte do grupo Toyota, o que não seria impecílio em termos de regulamentos, já que para competir na nova classe LMGT3, o fabricante deverá ter um protótipo na classe Hypercar.
A equipe liderada por Jerome Policand testará o Lexus nesta quarta-feira, durante a sessão de testes de pneus organizada pela Goodyear, no circuito de Portimão, em Portugal. Assim, os pilotos Jack Hawksworth e José Maria Lopez estarão atrás do volante.
Mudanças para a Lexus
A Akkodis possui um histórico interessante, quando falamos de corridas GT. A Lexus será a quinta fabricante que a equipe bota em seu portfólio em 25 anos de vida. A equipe já teve carros da Renault e Porsche, antes de mudar para a Ferrari.
Em 2016, embarcou numa aliança de grande sucesso com a Mercedes-AMG. Ele ganhou vários títulos do Fanatec GT World Challenge Europe, incluindo os da Endurance Cup em 2022 e 2023. Também conquistou a primeira vitória da Mercedes nas 24 Horas de Spa com Jules Gounon, Daniel Juncadella e Raffaele Marciello.
Aliás, caso sua inscrição no LMGT3 seja aceita, isso provavelmente significará um hiato temporário na competição GTWC Europe para a equipe. Por fim, os possíveis pilotos para a participação no WEC não foram anunciados.