Lamborghini anuncia programa LMDh para a IMSA em parceria com a Ligier

Lamborghini anuncia programa LMDh para a IMSA em parceria com a Ligier

(Foto: Divulgação)

A Lamborghini anunciou nesta terça-feira (17), o início do desenvolvimento de um protótipo LMDh que estará competindo na IMSA e no WEC a partir de 2024. O departamento de corridas Squadra Corse do fabricante desenvolverá o protótipo de 500 kW, que usará o sistema híbrido comum necessário para todos os carros LMDh.

O site Sportscar365 afirma que a Ligier Automotive será a fornecedora do chassi básico.  “Este passo para o  mais alto escalão das marcas de corridas de carros é um marco importante para a nossa empresa”, disse o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann. “Estaremos nos medindo contra os melhores, nos campos de provas mais exigentes”.

“Por um lado, isso dará ainda mais visibilidade ao nosso programa de automobilismo, mas também nos permitirá testar tecnologias futuras: nossos protótipos LMDh se tornarão nosso laboratório aberto mais sofisticado sobre quatro rodas”. 

O programa LMDh da Lamborghini trará a empresa de volta a Le Mans pela primeira vez desde 2010 e abrirá o caminho para sua primeira tentativa de vitória geral na corrida. A Lamborghini está fortemente ativa com carros GT3 desde 2015 e estabeleceu um programa de vendas ao cliente com o modelo Huracan e suas variantes Evo. 

O chefe de automobilismo da Lamborghini, Giorgio Sanna, sugeriu que o programa LMDh complementará as atividades de corrida de clientes existentes da Lamborghini Squadra Corse.

“Estou absolutamente encantado que a Lamborghini dará o próximo passo em nossa jornada no automobilismo, o passo para a LMDh e o nível superior das corridas de carros esportivos”, disse ele.

“A LMDh desempenhará um papel especial na estratégia de automobilismo da Lamborghini, dando-nos a oportunidade única de expandir nossas atividades de corrida de clientes para novas plataformas e reforçar nossa parceria de longo prazo com equipes e pilotos de clientes”, explicou. 

“O programa é para o WEC e IMSA, a partir de 2024”, disse Sanna. “O objetivo é claramente estar nas 24 Horas de Le Mans em 2024 e, em seguida, vamos avaliar, provavelmente dentro do final deste ano, se e quando será possível a estreia”. 

“Espero que no primeiro trimestre de 2024, mas temos que avaliar onde e quando, e tudo depende do processo de desenvolvimento. No momento, é difícil dizer. “Onde e quando [o carro estreia] é provavelmente algo que definiremos nos próximos 12 meses”, finalizou 

Published
2 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.