A IMSA revisou o processo de Balanço de Desempenho para as classes GTD Pro e GTD, começando pela etapa de Sebring da IMSA. O BoP parte para um sistema baseado no ano passado, mas com maior transparência do fabricante.
De acordo com informações da IMSA, o ajuste tem o apoio dos fabricantes. e retornará o por parte da entidade. Assim, um sistema que foi implementado antes da temporada de 2024, em que os fabricantes nomearam as suas próprias expectativas de desempenho.
Esse sistema, que levou em conta os dados do teste sancionado pela IMSA em dezembro em Daytona, levou a penalidades pós-corrida tanto para a Ferrari quanto para a BMW por terem “excedido as expectativas da IMSA conforme compartilhadas nos grupos de trabalho técnicos dos fabricantes de GT”.
BoP para as 12 Horas de Sebring
Em vez disso, o comité técnico da IMSA irá agora declarar eles próprios os números do BoP para a plataforma GT3. Com total transparência entre os fabricantes, como acontecia anteriormente.
Foi citado que a falta de um teste de BoP para Sebring antes do evento, juntamente com o feedback do fabricante, levou à reversão do seu sistema anterior.
Mudanças foram necessárias
Além disso, o diretor técnico sênior da IMSA, Matt Kurdock, explicou: “Concluímos ontem um grupo de trabalho técnico com os fabricantes discutindo o processo. Discutindo as metas de desempenho para Sebring. Assim, os fabricantes sentiram que continuar de uma maneira em que trabalhar em direção a metas de desempenho comuns provaria ser difícil, especialmente porque houve a oportunidade de realizar um teste sancionado por Sebring.
“A IMSA combinou alguns dos dados de 2023 com alguns dos dados de Daytona deste ano. E desde então, desenvolveu uma solução BoP para Sebring que é basicamente uma combinação das fontes de dados disponíveis com a tentativa de atingir uma meta de desempenho comum para o GTD e o GTD Pro para o evento de Sebring”.
Kurdock acrescentou: “Os fabricantes sentiram que era muito difícil trabalhar para atingir um objetivo comum. Ter que realizar o trabalho de definição dos parâmetros que atingem uma série de alvos comuns”.
“Eles pediram à IMSA que mantivesse o controle em Sebring. Especialmente porque não há oportunidade para um teste sancionado e recolher ainda mais dados sobre os carros são apropriados”.
“Neste caso, optámos por um método mais tradicional de definição da BoP. Mas continuamos com a maior transparência que a IMSA desenvolveu com o grupo de fabricantes ao fornecer um fórum comum para discutirmos o assunto coletivamente”.
Punições de Daytona causaram a discussão por um BoP eficiente na IMSA
Contudo, o vice-presidente de competição da IMSA, Simon Hodgson, indicou que o resultado de Daytona levou à decisão do fabricante de pedi que retomasse o BoP sob o controle da própria IMSA.
“Acho que houve uma constatação, um reconhecimento por parte do grupo fabricante de que a complexidade na definição de metas de desempenho é difícil”, disse ele. “Portanto, eles pediram à IMSA que voltasse a controlar o processo do BoP à medida que avançamos para o resto deste ano”.
Sendo assim, o BoP para Sebring apresentou mudanças no peso, potência e capacidade de combustível para quase todos os 11 modelos GT3 desde a abertura da temporada em janeiro.
Kurdock disse que os parâmetros do BoP são independentes das penalidades aplicadas após a corrida em Daytona.
Além disso, a classe GTP teve ajustes. Incluindo o BoP inicial do novo Lamborghini SC63, que fará sua estreia na série no próximo fim de semana.
Kurdock confirmou que a classe GTP terá em um sistema BoP diferente daquele do GTD Pro e GTD. E o procedimento permanece inalterado em meio à reversão das classes baseadas em carros de produção.
Por fim, ele acrescentou que não há outros testes oficiais planejados para o restante desta temporada.