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Endurance tratado a sério!
Carros das classes GTD da IMSA terão sensores de torque como o WEC

A IMSA trabalha para implementar sensores de torque nas classes GTD Pro e GTD no IMSA WeatherTech SportsCar Championship no próximo ano. Isso faz parte uma “mudança significativa” nos regulamentos técnicos” para as classes baseadas em produção, de acordo com seu diretor técnico sênior Matt Kurdock. O anúncio ocorreu na sexta-feira, 08.

Além disso, o desenvolvimento, que se tornou público durante uma entrevista coletiva promovida pela IMSA. A ideia é seguir o exemplo do Campeonato Mundial de Endurance, que estreou sensores de torque em sua nova categoria LMGT3 para 2024 este ano.

Os sensores foram introduzidos pela primeira vez na categoria Hypercar do WEC em 2021 e desde então têm sido utilizados em todos os protótipos LMH e LMDh como um meio de regular com mais precisão a produção de potência e também estão diretamente ligados ao equilíbrio de desempenho.

“Em 2025, estamos observando algumas mudanças significativas na regulamentação técnica para as classes GTD e GTD Pro com a introdução de sensores de torque semelhantes ao que foi feito no LMGT3”, disse Kurdock aos repórteres.

“Acho que a oportunidade não apenas de garantir que a tecnologia esteja integrada corretamente com a eletrônica da IMSA e o carro, mas também de obter alguns dados de amostra dos carros em condições controladas é algo que gostaríamos muito de fazer”. 

“Mas ainda estamos verificando a viabilidade de fazer isso”. 

Maior controle por parte da IMSA

De acordo com o questionamento do Sportscar365, Kurdock, os sensores devem ser instalados no próximo ano. “Isso é algo com que estamos trabalhando com o grupo de fabricantes. Agora, estamos avançando para trabalhar na atualização dos regulamentos técnicos”.

“Acho que tivemos uma experiência muito positiva com isso na classe GTP”. 

“Não apenas na capacidade de controlar a potência com uma metodologia comum e uma medição comum, mas também de implementar coisas como energia virtual. O que permite, acreditamos, uma melhor equivalência competitiva entre as diferentes arquiteturas de grupos motopropulsores e a capacidade de basicamente obter mais equivalência em desistir do ritmo para ganhar duração do período”. 

Nesse sentido, Kurdock disse que ainda estão trabalhando nos detalhes da revisão técnica e se eles usariam sistemas idênticos aos usados ​​atualmente no WEC e na categoria LMGT3 da European Le Mans Series.

Entende-se que os sensores de torque estão atualmente disponíveis apenas por um único fornecedor.

“Esses são detalhes nos quais ainda estamos trabalhando”, disse Kurdock.

“Reconhecemos que temos um diálogo muito aberto com a FIA e a ACO sobre o grupo de desempenho. Da nossa parte, e o grupo de desempenho da sua parte está constantemente troca de informações sobre o que vemos em nossos respectivos campeonatos”. 

“Certamente haveria muitos aspectos positivos em usar tecnologia e métodos semelhantes para continuar isso”. 

“Ainda estamos trabalhando nos detalhes da evolução técnica do GTD e GTD Pro para 2025 com nosso grupo de fabricantes. E provavelmente teremos mais informações que poderemos compartilhar em alguns meses”, finalizou.