IMSA descarta adotar hypercars no Weathertech

Protótipos DPi devem continuar. (Foto: IMSA)

A direção da IMSA descartou  que a partir de 2022, adote os hypercars do Mundial de Endurance no WeatherTech SportsCar Championship, devendo desenvolver uma nova geração de protótipos DPi.

Em entrevista ao site sportscar365.com, o presidente da IMSA, Scott Atherton, aposta na estabilidade para os próximos regulamentos da categoria. Oreca, Ligier, Dallara e Multimatic são os construtores elegíveis para construir protótipos LMP2, que são a base dos DPi.

“O presidente da IMSA, Jim France é da opinião que é o fator decisivo e o que tornou a fórmula de DPi tão bem-sucedida, é que um fabricante não precisa construir e projetar um chassi sob medida, testá-lo, homologá-lo etc, o que torna o empreendimento muito caro”, disse Atherton.

“Nossa visão seria que nossa próxima geração incorporarmos uma abordagem semelhante, senão uma abordagem idêntica.”

“Se os construtores são ou não os mesmos isso precisa ser confirmado, mas essa fórmula que tem sido tão eficaz em termos de manter os custos baixos e de competir a um nível relativamente acessível, que tem sido considerado pelos fabricantes e equipes ser um modelo viável e sustentável é o que queremos manter”.

A entidade também descartou um acordo para futuras homologações da Classe 1, para que modelos que competem no ITT, Super GT, ITR e GTA, compartilhem chassis em comum. A proposta foi apresentada pelo diretor da BMW Motorsports, Jens Marquardt.

Os polêmicos hypercars não devem aparecer tão cedo na IMSA. Para o dirigente, o modelo não é mais viável. “Diretamente, não é para onde estamos indo”, disse Atherton. “Eu não posso prever o futuro. É um assunto muito delicado. Seria nossa opinião que a modificação, a inclusão de chassi de carro de estrada sob medida, não representa um modelo sustentável para nós com base em nossa análise.”

“Aqueles que já assumiram um compromisso com a DPi expressaram o desejo de uma próxima geração, tendo em mente que a nossa linha do tempo vai até janeiro de 2022”.

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