Imola se prepara para a segunda etapa do ELMS
A primeira etapa do ELMS em 2015 disputada no circuito de Silverstone deixou claro que a atual temporada será muito disputada.
Com as vitórias das equipes Greaves Motorsport (LMP2), Team LNT (LMP3), o Porsche 911 RSR #86 da equipe Gulf UK levou na classe LMGTE e o BMW Z4 GT3 da TDS Racing na GTC, as equipes do ELMS visitam pelo terceiro ano consecutivo o célebre circuito de Imola, rebatizado como Autódromo Enzo & Dino Ferrari depois da morte do ‘Commendatore’, em 1988.
Planeamento
Dentro de exatamente três semanas, as equipas vão estar instaladas nas boxes de Imola na sexta-feira, 15 de Maio. A ação em pista começa no sábado (16), com treinos livres e o treino classificatória, para que no Domingo a corrida com duração de 4 horas aconteça.
O Circuito
Modernizado em 2007 com o traço do famoso arquiteto de circuitos, o alemão Hermann Tilke, o Autodromo Enzo & Dino Ferrari é conhecido por ser uma pista muito técnica e nada fácil de interpretar pelos pilotos. Com curvas e chicanes complexas, obrigando a um elevado nível de pilotagem. É também um dos poucos circuitos europeus onde os carros evoluem no sentido anti horário.
O Grande Premio de San Marino de Fórnula 1 teve lugar neste traçado entre 1981 e 2006, Mas também as corridas de Endurance conheceram grandes momentos de glória, com provas entre os 250 e os 1000 quilômetros, e as três e seis horas de duração. Uma prova de Le Mans Series, as 6 Horas de Imola aconteceu em 2011, então pontuável para o Intercontinental Le Mans Cup (ILMC).
Em 2013, o regresso da endurance ao traçado italiano foi um sucesso, tanto para a nova regulamentação como para a pista. Em 2014, a corrida do ELMS foi um verdadeiro filme de suspense. Quando se esperava o triunfo da equipa NewBlood by Morand Racing, o carro teve problemas nos últimos minutos e com isso a vitória foi parar às mãos da JOTA Sport.
Resultados 2014:
LMP2: JOTA Sport – Zytek SN Z11 #38 – Albuquerque/Tincknell/Dolan
LMGTE: SMP Racing – Ferrari 458 Italia #72 – Zlobin/Bertolini/Shaitar
GTC: Formula Racing – Ferrari 458 Italia #60 – Laursen/Mac
Resultados 2013:
LMP2: Thiriet By TDS Racing – Oreca 03-Nissan #1 – Thiriet/Beche
LMGTE: RAM Racing – Ferrari F458 Italia#52 – Mowlem/Griffin
LMPC: Team Endurance Challenge – FLM Oreca 09#49 – Chatin/Hirsch
GTC: SMP Racing – Ferrari F458 Italia GT3#69 – Babini/Shaitar/Ladygin