A Hyundai está prestes a ingressar nos campeonatos de protótipos de elite do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar. De acordo com fontes ouvidas pelo site Sportscar365 a montadora sul-coreana está próxima de uma decisão sobre o programa. Que será lançado sob a marca de luxo Genesis na América do Norte.
A estreia da Hyundai no WEC e no WeatherTech Championship pode ocorrer já em 2026, com um carro LMDh. A equipe Chip Ganassi Racing, que encerrará sua parceria com a Cadillac no final deste ano, é apontada como a principal candidata para obter o contrato de fábrica no WeatherTech Championship.
Cyril Abiteboul, diretor da equipe Hyundai Motorsport, participou das 24 Horas de Le Mans este ano. Sendo assim, segundo informações da Hyundai Auto Motor und Sport, realizou reuniões com o ACO. A publicação alemã também informa que a Hyundai provavelmente faria parceria com a Dallara ou a ORECA para o chassi. E com a Pipo Moteurs para o motor.
Rumores sobre a entrada da Hyundai no LMDh surgiram em 2020, quando a plataforma conjunta ACO-IMSA foi anunciada. Inicialmente, a operação TCR vencedora do campeonato, Bryan Herta Autosport, estava posicionada para o programa. Mas a equipe técnica e operacional de nível sênior não está mais envolvida.
Mais detalhes da chegada da Hyundai
Aliás, acredita-se que a decisão da FIA, ACO e IMSA de estender os regulamentos das classes Hypercar e GTP por mais dois anos, até 2029. Foi um fator crucial para a Hyundai reavaliar sua participação na competição de protótipos de primeira classe.
O presidente da IMSA, John Doonan, mencionou ao Sportscar365 no último fim de semana em Watkins Glen que “vários” novos fabricantes estão em negociações para programas LMDh. Caso a Hyundai/Genesis entre na competição, se juntará a marcas como Acura, Alpine, BMW, Cadillac, Lamborghini e Porsche. Que já possuem protótipos conforme os regulamentos LMDh. Além dos modelos LMH da Ferrari, Isotta Fraschini, Peugeot e, a partir do próximo ano, Aston Martin.
Por fim, po cronograma para uma decisão final ou anúncio oficial do programa da Hyundai ainda não está claro.