FIA, ACO e IMSA confirmaram nesta sexta-feira, 09, a unificação das classes de Hypercars e LMDh. Agora os dois tipos de protótipos poderão competir tanto no Mundial de Endurance, quanto na IMSA.
O documento divulgado pelas entidades, determinou alguns pontos que serão necessários para que fabricantes possam competir nas duas séries. As principais áreas entre as duas plataformas são a montagem dos pneus, o perfil de aceleração, a capacidade de frenagem e a aerodinâmica, com os carros LMDh adotando amplamente o perfil técnico de tração traseira delineado nos regulamentos atuais do LMH
Os carros LMDh usarão o mesmo tipo de pneus dos Hypercars, com 34 polegadas na parte traseira e pneus de 29 polegadas na frente. Isso se compara aos pneus de 31 polegadas (dianteiro / traseiro) usados atualmente em carros LMH equipados híbridos de eixo dianteiro, como o Toyota GR010 Hybrid e permanecerão inalterados em 2023.
O perfil de aceleração para carros AWD, no entanto, agora será controlado por meio do Balanço de Desempenho em vez de ser escrito nos regulamentos técnicos, com duas velocidades de ativação de BoP (seco / molhado) a serem utilizadas em cada circuito, provavelmente entre 120-160 km / h.
Este método, que será ajustado pelas características de cada circuito, já foi testado na última corrida do WEC em Portimão, quando a Toyota teve um perfil de aceleração ajustado.
Os carros LMDh terão software de controle para limitar o seu motor elétrico montado no eixo traseiro para recursos de controle de tração. Ambos os tipos de trem de força terão capacidades de desaceleração idênticas, com carros AWD levando em consideração os níveis de torque do eixo dianteiro e traseiro.
Além disso, o diferencial dianteiro dos carros com tração integral terá agora um mecanismo de trava zero ativado durante a desaceleração. Na parte aerodinâmica, os carros LMH continuarão a ser homologados no túnel de vento Sauber na Suíça, enquanto os carros LMDh passarão por homologação em Windshear na Carolina do Norte.
No entanto, os carros LMH que participam do Campeonato WeatherTech e LMDh do WEC devem passar por testes de “caracterização em túnel de vento” nas instalações uns dos outros.
“Este grande anúncio surge da nossa ambição de forjar um futuro comum para as corridas de endurance”, disse o presidente da ACO, Pierre Fillon.
“Todos nós trabalhamos juntos para alcançar este acordo histórico e gostaria de agradecer sinceramente a todas as partes interessadas. É uma notícia maravilhosa para times e fãs e traz um futuro brilhante para o endurance”.
“Os fabricantes sonhavam em poder participar das maiores corridas de endurance do mundo com o mesmo modelo de carro: isso agora será realidade.”
O presidente da IMSA, John Doonan,também considerou o acordo benéfico para o esporte. “O palco está armado para uma categoria superior altamente competitiva que incluirá muitos dos maiores fabricantes automotivos do mundo, apresentando tecnologia relevante nas corridas de enduro de maior prestígio do mundo”, disse ele.
“Coletivamente, temos a oportunidade de nos envolver com a próxima geração de fãs de corrida de carros esportivos de resistência e elevar nosso esporte aos níveis mais altos”.
“Não posso estar mais orgulhoso do espírito de colaboração entre nossa equipe IMSA, nossos colegas na ACO e FIA, e todos os nossos parceiros automotivos”, explicou.
O presidente da Comissão de Resistência da FIA, Richard Mille, acrescentou: “Os princípios foram acordados por todas as partes. O sonho de equipes e fabricantes serem capazes de competir em todas as corridas de endurance com o mesmo carro pela primeira é real”.
“Isso representa um momento significativo na história do automobilismo”, finalizou.