bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Honda poderá dar preferência no desenvolvimento de motor para Fórmula 1 do que ao WEC

A Honda USA estaria ajudando a matriz japonesa no desenvolvimento de motores para a F1, em detrimento aos planos de competir no WEC. A informação foi dada por Koji Watanabe, presidente da HRC, ao site Motorsports.com. 

De acordo com a matéria, existe uma “questão de prioridades” para a HRC, com um programa WEC apenas a ser considerado quando as coisas “se acalmarem” na frente de negócios da F1.

Aliás, na temporada de 2026 verá a Honda se unir à Aston Martin como parte da introdução de novos regulamentos de trem de força.

Além disso, quando questionado pela site Sportscar365 se os comentários de Watanabe correspondem ao ponto de vista da HRC US, o presidente da empresa, David Salters, disse: “Ele parece muito inteligente, não é?”

“Estamos na Fórmula 1 agora, então temos que ter certeza de que estamos cuidando disso. Veremos”. 

Os comentários ocorrem em meio à recente transição da Honda Performance Development, com sede na Califórnia, para a HRC dos EUA, como parte de um relacionamento fortalecido com a matriz no Japão. 

“Montamos esta organização, o que faz sentido”, explicou Salters. “É um grande passo. “Nossa primeira responsabilidade é a América do Norte, para a Honda e Acura americanas.

“Mas então abre mais possibilidades. Alguns de nossos homens e mulheres muito talentosos podem ajudar em algumas coisas da F1, conforme necessário. Estamos fazendo algumas coisas agora”.

“Poderia haver mais alguns. Veremos. Essa é outra oportunidade. Se o WEC for abordado, teremos o poder de cuidar disso também, o que significa que podemos fazer coisas globais”. 

“Conforme constantemente perguntado e discutido, essas são decisões de alto nível dentro do Japão porque é uma coisa global”. 

“Podemos fazer bem e isso faz sentido? Continuamos fazendo essas perguntas e continuaremos revisando-as”, explicou. 

Honda sem data para o WEC por enquanto

Salters recusou descartar um programa WEC com o carro em 2025, afirmando que “todas as coisas são avaliadas constantemente”.

“Vamos avaliar”, disse ele. “No momento em que fizer sentido para nós, descobriremos. Estamos constantemente avaliando isso. Todos nós sabemos que prever o futuro é muito difícil. Vamos ver onde chegamos”. 

“A responsabilidade número 1, porém, é fazer um bom trabalho aqui para a Acura. É com isso que estou mais preocupado agora”. Por fim, ele afirma, “Então analisaremos tudo isso e veremos onde chegamos, o que faz sentido para a Honda, o que faz sentido para a Acura.”