A Honda Racing Corporation afirma estar em “avaliações sérias” para um possível programa no Campeonato Mundial de Endurance com o seu protótipo Acura ARX-06 LMDh. A informação foi confirmada pelo presidente de desenvolvimento de desempenho da Honda, David Salters, nesta quinta-feira, 21.
A Honda divulgou também que a Honda Performance Development (HPD), se chamará Honda Racing Corporation USA (HRC US). A mudança de nomenclatura faz parte de uma nova ligação global entre os braços de automobilismo japoneses e norte-americanos da Honda Motor Company.
Sendo assim, a entrada da Honda no WEC passa a ser considerada, bem como a participação nas 24 Horas de Le Mans. Salters disse que a mudança organizacional poderia agora permitir tal programa, embora a decisão ainda não tenha sido tomada.
A posição anterior da HPD sobre o ARX-06 competir no WEC era que dependia de uma decisão da HRC, da qual o grupo agora faz parte.
“Temos agora a missão de competir num cenário global e todos nos unirmos”, disse Salters aos repórteres. “Obviamente, temos que avaliar o que faz sentido comercial e competitivo”.
“Se vamos correr, precisamos ser capazes de competir. Esta nova mudança de organização certamente permite que isso seja mais possível, com certeza. E então precisamos ter certeza de que isso faz sentido para nossas marcas. Podemos ir e competir? É bastante interessante, eu acho”, explicou.
Programa no WEC além de 2024
Sendo assim, Salters explicou durante a coletiva de imprensa, que uma possível entrada no WEC não ocorrerá em 2024, e que não tem um programa definido agora.
“Acho que sempre fomos muito claros”, disse ele. “Precisamos olhar para o WEC. Na minha humilde opinião, temos um ARX-06 incrível, que tem sido o trabalho da nossa equipe, a Oreca fez um trabalho impressionante e as nossas equipes de corrida fizeram um trabalho impressionante”, salientou.
“Estamos apaixonados pelo nosso ARX-06. Nós amamos isso. Claro que é elegível para ir ao WEC. Mas sempre dissemos que precisamos avaliar o que faz sentido”.
“É preciso fazer sentido para os negócios, para o marketing, para a marca e, o que é mais importante para mim, para a competitividade. Precisamos ser capazes de competir. Não corremos para não competir. Avaliamos constantemente essas coisas”.
“Há um ambiente mais formal para avaliar agora porque todos estamos olhando para o automobilismo global. Mas as condições de contorno ainda são as mesmas. Precisamos avaliar se isso faz sentido”.
“Faremos isso e faremos nossa devida diligência e veremos o que faz sentido para nossa empresa e nosso pessoal”.
Aliás, a Wayne Taylor Racing, que terá dois Acuras no IMSA WeatherTech SportsCar Championship no próximo ano, já havia sinalizado interesse em correr no WEC, de acordo com o coproprietário da equipe, Michael Andretti.
A Honda Racing Corporation
A HRC foi fundada no Japão em 1982 como o braço de motociclismo da Honda e é reconhecida por mais de 40 anos em campeonatos nas principais categorias como WGP/MotoGP, Superbike, Motocross, World Trial e o rali Paris Dakar.
Sendo assim, em 2022, a HRC adicionou o programa F1 da Honda, às suas responsabilidades, com o Sakura Center dedicado ao automobilismo e o Asaka Center focado no motociclismo.
A HPD foi fundada pela American Honda Motor Co., Inc. em 1993, como um braço de corrida separado para competir na série IndyCar. Por 30 anos, HPD competiu em várias séries de corridas, incluindo IndyCar, IMSA, Baja Off-Road, Touring Cars e Formula Regional America.
Através da HPD, a Honda tem 280 vitórias em 510 corridas na Fórmula Indy, incluindo 180 vitórias em 410 eventos com competições de vários fabricantes. Assim, nas 500 Milhas de Indianápolis, a Honda venceu 15 vezes, nove delas em competições multifabricantes.
Além disso, a Honda venceu 13 campeonatos de pilotos e 10 campeonatos de fabricantes em anos com competições multifabricantes. HPD também levou a marca Acura a três vitórias consecutivas nas 24 Horas de Daytona e a três campeonatos de fabricantes, pilotos e equipes na IMSA desde 2018.
O centro de desenvolvimento de automobilismo da HRC no Japão atualmente oferece suporte à Red Bull Powertrains para unidades de potência de F1 e contribui para vitórias em campeonatos mundiais. A partir de 2026, a HRC fará parceria com a equipe Aston Martin Aramco Cognizant F1 como fornecedora oficial de motores.
Por fim,. com três corridas de F1 agora nos EUA (Austin, Miami, Las Vegas), a nova HRC US estará envolvida no desenvolvimento de unidades de potência da Fórmula 1 e no suporte às corridas a partir de 2026.