A equipe Heart of Racing anunciou que competirá com dois carros Aston Martin Valkyrie AMR LMH na temporada de 2025, em conformidade com a nova regra da FIA e ACO que exige a entrada mínima de duas unidades na classe principal.
As duas entradas oficiais, ainda sujeitas à aprovação do comitê de seleção do WEC, serão acompanhadas por um terceiro carro que a equipe pretende inscrever no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Inicialmente, a Aston Martin e a Heart of Racing tinham se comprometido a correr com “pelo menos um” Valkyrie no WEC no próximo ano. No entanto, a nova regulamentação obrigou a equipe a expandir seu programa para dois carros em sua temporada de estreia.
“Aston Martin e seu parceiro Heart of Racing estão satisfeitos em apoiar esta mudança nas regras, visando melhorar o ambiente esportivo para todos”, declarou o fabricante britânico. “A Aston Martin continuará trabalhando em estreita colaboração com ambas as organizações durante o programa Valkyrie AMR-LMH.”
Em outras palavras, os pilotos para o carro LMH com motor V12 ainda não foram anunciados. “Com a nova direção das regras do WEC, tivemos que ajustar nossos planos para incluir vários carros na classe Hypercar”, disse Ian James, diretor da equipe Heart of Racing. “Embora isso tenha acelerado nosso processo de construção, estamos muito entusiasmados com a perspectiva de ter dois carros na pista.”
Além disso, James também destacou o orgulho de participar de uma classe que tem crescido rapidamente e proporcionado corridas emocionantes e uma interação única com os fãs. “Contudo, o desafio à frente é imenso, mas estamos ansiosos pela jornada”, acrescentou.
Novos detalhes do Aston Martin Valkyrie
O chassi de fibra de carbono do Valkyrie AMR-LMH usará uma versão modificada do motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros da Cosworth. Originalmente projetado para o carro de estrada Valkyrie. Assim, este motor atinge 11.000 rpm e desenvolve mais de 1000 hp, mas será ajustado para atender aos requisitos de Equilíbrio de Desempenho da classe Hypercar, resultando em uma redução significativa de potência.
Aliás, diferentemente do carro de estrada, o Valkyrie AMR-LMH não terá o sistema híbrido de bateria-elétrico.
O desenvolvimento do Valkyrie AMR-LMH já está avançado, com testes recentes ocorrendo em Silverstone e Portimão. A Heart of Racing estabeleceu uma base no Reino Unido para seu programa WEC, com o suporte da Multimatic Motorsports. Enquanto isso, o programa IMSA da equipe americana continuará operando a partir de sua sede em Phoenix.
“Em 2025, pretendemos colocar dois hipercarros Aston Martin Valkyrie AMR-LMH no grid. Competindo ao lado dos melhores fabricantes de carros esportivos do mundo”, afirmou Adam Carter, chefe de automobilismo de resistência da Aston Martin. “Estamos trabalhando intensamente para garantir que possamos competir na frente do pelotão.”
O programa Valkyrie AMR-LMH está no cronograma, com uma significativa quantidade de desenvolvimento ocorrendo nos bastidores. Por fim, a estreia oficial na pista está prevista para o final do verãona Europas. Seguida por um intenso período de testes antes da homologação planejada para o outono.