Durante a reunião do Conselho Mundial de Endurance da FIA em Genebra na última quinta-feira, 19, em Genebra, a Gibson continuará fornecendo motores para as classes LMP2 organizadas pelo ACO.
Mesmo ausente do Mundial de Endurance, a classe LMP2 estará presente nas 24 Horas de Le Mans (15 vagas), IMSA, ELMS e Asian LMS. O período de fornecimento de motores será até o fim da temporada de 2026.
Aliás, o procedimento licitatório levou em consideração diversos fatores, como desempenho, peso e confiabilidade, custos de operação e manutenção da unidade. Além do custo de peças de reposição, bem como a infraestrutura e capacidade de atendimento ao cliente da empresa candidata, sua sustentabilidade e seus impactos ambientais e pegada de carbono.
Assim, o motor continuará sendo um V8 de 4,2 litros com aspiração natural. A fabricante britânica equipa a categoria desde 2017.
WEC terá mudanças no formato de classificação para 2024
Importantes alterações no formato de classificação do WEC. Durante a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, nesta quinta-feira, 19, ficou decidido que o formato do treino classificatório mudará em 2024 no Mundial de Endurance. A reunião ocorreu em Genebra.
De acordo com o novo formato, as classes de protótipos e GT3 terão duas partes. Assim, cada classe irá para a pista para uma sessão de 12 minutos, seguida por uma sessão de superpole de 10 minutos para os 10 carros mais rápidos.
Além disso, assim como o sistema atual, que conta com sessões de 15 minutos para as classes Hypercar, LMP2 e GTE Am, cada classe terá a sua sessão separada. Porém, a superpole só ocorreu durante as 24 Horas de Le Mans.
A reunião ocorreu com a presença do Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. Além de Robert Reid, vice-presidente esportivo da FIA e os membros do WMSC. O encontro ocorreu presencialmente na sede da FIA e por meio de videoconferência.
Na oportunidade, os regulamentos técnicos para a nova classe LMGT3 também foram aprovados. Aliás, a nova classe GT do WEC, se baseará na plataforma técnica GT3 já existente da FIA e substituirá a classe GTE-AM. Por fim, os carros contarão com diversas adaptações específicas do WEC, como painéis numéricos luminescentes, luzes líderes e sensores de torque.