A Genesis Magma Racing realizou no final de fevereiro o primeiro teste de aceleração do motor V8 biturbo que estará no Hypercar GMR-001. A informação foi confirmada nesta semana pela fabricante sul-coreana, que destacou o procedimento como um “marco importante” rumo à estreia no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2026.
O motor de 3,2 litros está sob supervisão de Julien Moncet, chefe de trem de força da Hyundai Motorsport, e tem como base o propulsor de quatro cilindros em linha que está atualmente pela Hyundai no Campeonato Mundial de Rally (WRC). As duas unidades compartilham cerca de 60% das peças.
“O motor I4 é muito sofisticado e eficiente. É um verdadeiro motor de corrida, o que o torna uma base excelente para o WEC”, afirmou François-Xavier Demaison, diretor técnico da Hyundai Motorsport. “O rali é uma forma de corrida de resistência. Por isso, ele é um bom ponto de partida para algo como as 24 Horas de Le Mans.”
Segundo Demaison, o aproveitamento da arquitetura do motor já existente foi uma escolha estratégica, diante do tempo limitado disponível para o projeto. “Projetar e validar um motor do zero leva tempo. Como o I4 já está bem testado e comprovado, decidimos adaptar o máximo possível dessa base.”
O projeto do novo motor V8 começou em junho do ano passado e findado em outubro, antes da primeira partida. A Genesis revelou ainda que mais detalhes técnicos sobre o motor e o conjunto motriz ocorrerão nas próximas etapas do desenvolvimento.
Por fim, além da estreia no WEC, a Genesis planeja participar do IMSA WeatherTech SportsCar Championship a partir de 2027.